Google Ads: saiba como fazer anúncios qualificados para o seu e-commerce!

Atualizado há mais de 1 semana

Uma campanha de marketing digital precisa aplicar diversas estratégias de divulgação, como utilizar o Google Ads para aumentar a taxa de visitação nos sites, principalmente quem trabalha no setor de e-commerce. 

Para assimilar a importância do emprego de mídias pagas dentro de um planejamento de marketing, é preciso conhecer as ferramentas que estão à disposição das empresas.

O próprio Google oferece uma plataforma que permite a divulgação de marcas, produtos e serviços, ganhando grande destaque nas páginas de resultados de buscas. 

Além dos links que são patrocinados, tendo a indicação no topo e no rodapé de cada página em que é feita a pesquisa, os internautas também encontram banners em sites relacionados à marca, ou então em portais de notícias.

Muitos blogs são construídos e possuem como rendimento esses anúncios que a plataforma do Google oferece às empresas. 

Dessa maneira fica mais fácil alcançar um grande público para os sites corporativos, ou então para as lojas virtuais e o e-commerce em geral, visto que serão vistos por pessoas que apresentaram um perfil estabelecido pela marca ou apresentaram algum interesse nos produtos da empresa. 

Os marketplaces, locais que reúnem diversas empresas sobre uma mesma plataforma digital, podem ganhar destaque aplicando estratégias e técnicas de divulgação. Tudo isso para ganhar relevância, como a prática de SEO (Search Engine Optimization).

Esse modelo de estratégia é encontrado dentro da plataforma de Google Ads e permite que os resultados tenham origens diferentes, como:

  • Banners;

  • Imagens relacionadas;

  • Links patrocinados;

  • Vídeos de divulgação.

A divulgação ocorre em diferentes sites e blogs, seguindo um algoritmo próprio da plataforma do Google. Tudo para proporcionar uma experiência personalizada de cada internauta, que deixa rastros que indicam o que pode aparecer como propaganda.

Integração estratégica gera leads no e-commerce

Toda expectativa em torno do uso da ferramenta do Google Ads está em como vai funcionar com outras estratégias de marketing digital. 

É possível fazer uma integração entre as ações propostas pela plataforma de buscas em conjunto à estratégia de Inbound Marketing ao longo da campanha publicitária. 

Assim, o acesso se expande conforme as ações relacionadas à:

  • Atração;

  • Conversão;

  • Vendas;

  • Encantamento.

Com isso é possível empregar palavras-chave que sejam destaque no setor de atuação e dentro de conteúdos que fazem sentido para a busca, sendo relevante para o próprio algoritmo da ferramenta de busca. 

Desde o primeiro momento é necessário atrair os leads para que possam se aprofundar no assunto, ou mesmo na busca por uma solução a partir de um problema apresentado, motivo da pesquisa inicial. 

Dessa forma, a estratégia de inbound marketing deve aplicar técnicas que sejam chamarizes para o lead, como o CTA (Call To Action), e proporcionar uma experiência sem igual dentro da jornada de compra. 

A disponibilidade de landing pages específicas para os leads forma uma base de dados, o que pode ser utilizado por equipes de marketing e de vendas, em propostas específicas e que podem ser segmentadas ao longo do tempo. 

A promoção de uma landing page pode partir da própria ferramenta do Google Ads, pois os cliques são provenientes da plataforma de busca em forma de link ou anúncio em destaque em sites ou portais. 

A segmentação de público pode ter início a partir da CTA empregada e os dados fornecidos ao longo do processo. As ações empregadas pelos próprios internautas, com uso de inteligência artificial e algoritmos específicos, destacam os conteúdos mais buscados e de interesse.

SEO dentro do planejamento de marketing 

A mídia paga possibilitada pela ferramenta do Google Ads permite criar anúncios de qualidade, conforme a proposta e permite criar uma experiência única e personalizada para cada internauta. 

Sendo assim, o Marketing de Conteúdo é essencial dentro das estratégias propostas pela campanha de divulgação de uma marca, um serviço ou um produto novo no mercado. 

A relação está no uso de SEO para que o algoritmo possa compreender que a pesquisa realizada está associada ao que uma empresa, ou um e-commerce, tem a oferecer ao público-alvo.

Nesse estágio da jornada de compra, o lead está partindo da conversão para a venda propriamente dita, e esse afunilamento teve início no SEO compreendido pelo Google Ads. 

Dessa forma, é importante que a empresa reconheça qual é a área de atuação, para que possa contar com conteúdos que estejam relacionados ao que o público-alvo procura nas plataformas de busca.

Apresentar soluções específicas é uma proposta interessante em manter o tráfego nas lojas virtuais, utilizando um conteúdo relacionado aos produtos e serviços oferecidos para o mercado consumidor. 

Com isso é possível reforçar o SEO e manter as buscas mais orgânicas em relação ao Google Ads, reforçando ainda mais uma campanha publicitária. 

Além do próprio conteúdo ser exclusivo e apresentar ideias e soluções que podem ser empregadas no dia a dia, a estratégia de conversão pode aumentar conforme a página de destino. 

Automação de página explora tecnologia de IA

A IA (Inteligência Artificial) presente nas ferramentas de busca se alimentam das muitas informações pesquisadas pelos usuários de internet. 

Utilizando dados que se complementam, se cruzam e se dividem, o Google Ads se torna mais útil para as próprias empresas visto que permite avaliar os potenciais clientes de forma adequada.

A automação inserida na base de dados pode ser explorada com a tecnologia da IA permitindo que os resultados possam ser identificados a partir da origem e sendo mais precisos.

Isso torna as buscas mais fluidas e acessíveis aos assuntos de relevância, o que ajuda no marketing produzido pelas empresas e que absorve metadados para ter controle do investimento no Google Ads.

Dessa forma fica mais restrito ao público-alvo um produto ou um serviço que emprega as estratégias de inbound marketing, incluindo o pós-venda, que trata do encantamento e participação dos próprios internautas.

A transmissão de dados que corre pela internet passa por diversos caminhos, inclusive por equipamentos tecnológicos que estão presentes no dia a dia das pessoas. 

Por isso, muitas empresas que fazem uma campanha de Marketing digital precisam entender que o campo de atuação se expande de tal maneira que fica impossível não alcançar um público-alvo específico. 

Os chamados equipamentos inteligentes estão associados às IAs que podem ser encontradas em:

  • Assistentes virtuais;

  • Celulares;

  • Computadores;

  • Relógios;

  • Tablets.

Todos esses equipamentos podem se comunicar a partir da inteligência artificial empregada na IC (Internet das Coisas ) e TI (Tecnologia da Informação).

Portanto, um smartphone (celular), smartwatch (relógio) e smartv são equipamentos que podem receber uma propaganda a partir de pesquisas realizadas entre diferentes plataformas. 

Buscadores estão por toda parte

A tecnologia empregada na plataforma de busca pode ser a base de muitos outros sites e portais espalhados por toda a internet.

As próprias redes sociais utilizam os buscadores como uma forma de facilitar a vida de usuários quando demonstram interesse por um assunto específico. 

Por isso eles também permitem utilizar as mídias pagas nesses ambientes, como o Twitter Ads, em que é possível utilizar a hashtag (#) acompanhada de palavras-chave que podem levar a uma empresa ou um produto específico.

O compartilhamento de postagens estão nas mais diversas redes sociais e por isso toda empresa que está inserida no modelo de e-commerce precisa se fazer presente. 

Nesse ponto, o inbound marketing funciona como atração, dando um novo sentido ao ciclo que se forma em uma jornada de compra. 

Além disso, é possível empregar links patrocinados que serão identificados pelo Google Ads qualquer que seja o buscador utilizado.

Basta identificar qual a rede social que mais se aproxima do público-alvo, ou como a campanha de marketing digital vai se comportar ao longo do tempo, para investir de maneira adequada nas palavras-chave.

Assim elas são encontradas com mais facilidade pelos próprios usuários e dentro da inteligência artificial presente tanto pelo Google Ads quanto por tantas outras plataformas digitais, com campanhas pagas ou orgânicas.

Conclusão

As métricas devem ser acompanhadas conforme a campanha publicitária está em execução. 

Apesar de estar à disposição desde o início dos anos 2010, há mudanças que permitem ser uma proposta completamente inovadora, tanto para as empresas quanto para os leads.

O emprego de estratégias que provêm das métricas pode ser a partir do ROI (Return Over Investiment), o retorno sobre investimento a partir do orçamento disponível para a divulgação nos meios digitais.

Os profissionais que trabalham nesse setor devem fazer avaliações e utilizar métricas associadas ao modelo de e-commerce. Isso permite incluir mais verba ou reduzir os valores dentro das campanhas, e rearranjar os anúncios dentro das plataformas digitais. 

Por fim, é importante destacar a importância da inteligência sobre o funcionamento do algoritmo, mesmo com um SEO evidente nos conteúdos digitais.

Além disso, a criatividade faz parte da propaganda, e despertar a curiosidade de quem navega pela internet ainda é um atrativo para qualquer pessoa, qualquer que seja o local onde esteja instalado.

O importante é oferecer uma experiência única e personalizada, respeitando a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e a apresentação de soluções para cada lead, tornando-o um cliente fiel e entusiasta das marcas, produtos e serviços oferecidos pelas empresas.

Esse artigo foi escrito pela Ideal Marketing.

Conteúdo produzido por um dos parceiros da eNotas. Quer participar do nosso programa de parcerias? Então, envie a sua proposta para [email protected] :)
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.