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NEGÓCIOS

Desafios de vendas: como as empresas de tecnologia os enfrentam?

Atualizado há mais de 3 semanas

O setor de tecnologia sempre está em alta. 

O que não significa que há comodismo nos empreendedores do ramo. Justamente por ser um mercado cheio de ofertas, há sempre de se estar antenado no mercado para não ficar para trás. 

E como em todo segmento do mercado, há os desafios de vendas. 

Se um empreendimento de tecnologia quer de fato crescer, há de se pensar em prospecção, sem esquecer da inovação e do constante processo de atualização que requerem as empresas desse segmento. 

Por isso mesmo, as vendas são parte de um conjunto de estratégias que possuem suas particularidades para o mundo tecnológico. E se você está interessado em conhecer mais desses desafios e como superá-los, acompanhe esse conteúdo! 

Como superar os desafios de vendas de sua empresa?

Se você ainda não teve os resultados que esperava para a sua empresa de tecnologia, significa que a sua estratégia não só pode estar errada como também você possui um desafio. 

E para superar, você precisa seguir a um passo a passo simples, observe:  

Identifique qual é o seu desafio

É impossível falar sobre um ou outro de maneira geral. É preciso, primeiramente, entender cada caso e indicar quais são os principais desafios da empresa no cenário em que ela se coloca. 

Nesse sentido, algumas opções poderão aparecer. Os principais desafios de venda que uma empresa de tecnologia pode ter são:

  • Atração de leads
  • Volume de vendas; 
  • Custo alto de vendas; 
  • Dependência dos sócios; 
  • Falta de previsibilidade; 
  • Volume de reuniões baixos; 
  • Taxas de fechamento baixa.

Saber quais são os principais desafios que você pode ter que enfrentar gerindo uma empresa de tecnologia é o primeiro passo. 

Entenda os 4 Pilares de Vendas 

Identificado qual é o seu desafio, você poderá já vislumbrar algumas saídas. Mas antes de achar uma, você precisa conhecer os quatro pilares de vendas: processos, gestão, tecnologia e pessoas. 

Eles tornarão a sua vida um tanto quanto mais fácil para elaborar as estratégias para superar esse desafio. Já que os processos precisam ser bem elaborados. A gestão deve ser eficiente, enquanto a tecnologia precisa ser o canal de comunicação entre a gestão e o processo. 

Tudo isso é conduzido por pessoas, que são a alma, corpo, coração e mente de todo e qualquer negócio. 

É analisando esses quatro pontos que a luz começará a brilhar indicando um caminho para a solução. Mas calma, ainda há mais o que se pensar. 

Verifique as causas 

Essa é uma parte que definitivamente você não encontrará receita pronta. Mas, partindo do ponto que você analisará os quatro pilares de vendas, algumas causas podem vir de diferentes aspectos: 

  • Questões políticas e estruturais;
  • Conflitos dentro da empresa;
  • Ausência de um gestor de marketing que age como líder e profundo especialista em sua área;
  • Poucos gestores com capacidade de conciliar marketing e vendas. 

Obviamente, esses quatro causadores não são os únicos, mas em geral, as causas passam por eles, dependendo, claro, de qual seja o seu conflito de venda. 

Encare os desafios!

Bom, agora é preciso ir para o combate! 

Como você já leu nesse texto, é impossível falar de maneira geral sobre algo que pode ser particular de cada empresa. 

Mas, até aqui, o caminho traçado pode indicar que será preciso trabalhar com: recursos e pessoas, treinamento e motivação e geração de leads. 

Você percebe que essas soluções precisam entender o momento da empresa. Por exemplo, o ritmo de crescimento estipulado para ela. 

Se você quer acelerar esse ritmo, será preciso mais recursos e pessoas. Com mais pessoas, é preciso mais treinamentos e motivação. Por sua vez, para que o crescimento seja sustentável é preciso gerar leads. 

Quais as principais dicas para superar esses desafios?

O conteúdo até agora mostrou caminhos que permitirão que você encontre a solução ideal para a sua empresa encarar seus desafios. 

Mas uma mãozinha nunca é demais, certo? 

Padronize processos

Uma das medidas mais assertivas para conseguir enfrentar os desafios das vendas é a padronização de processos. 

É preciso ter um desenho bem elaborado de tudo que sua organização faz para conseguir vender. As funções, os seus responsáveis, metas, prazos, cronogramas... 

Tudo isso ajuda a manter a organização e, quando for diagnosticado o que causa o desafio de vendas, possibilita também uma fácil resolução.  

Invista em capacitação 

Ainda há pouco, você leu que as pessoas são a alma e um pouco mais do negócio. 

Mas elas não fazem nada sozinhas. Nem aprendem do nada. É preciso capacitar, treinar e orientar todos os colaboradores, em todos os âmbitos. 

Faça um plano anual de capacitações em treinamentos a respeito de uma nova atualização em sistemas. 

É preciso também que se estimule as pessoas a se capacitarem, continuarem estudando, não apenas participando dos treinamentos da empresa – o que já é um ótimo passo!

Tenha um ritmo certo

Aqui, a dica é saber exatamente o momento em que sua empresa vive e a sua capacidade. Não que você tenha que se conformar com isso, mas sim saber que o crescimento nem sempre vem rápido. 

Investir em metas muito arrojadas com pouco recurso em um mercado muito competitivo pode ser fatal. 

Por isso, tenha metas baseadas na realidade e que o mantenham com o pé no chão. 

Nesse sentido, vale também mencionar que é preciso se adequar a novas realidades. Ser resiliente a mudanças que possam acontecer no mundo e aproveitar a adaptação, mesmo que isso não dê o crescimento esperado. 

Essa consciência pode fazer com que seu desafio de vendas seja menos impactante.

Amplie sua visão de futuro

Se antes você deu uma puxada de freio nas suas expectativas, aqui pode pisar no acelerador novamente. Mas com calma! 

Vislumbrar um futuro melhor é importante e sempre mirar no crescimento de sua empresa, fazendo aumentar as vendas.

Por isso, esteja sempre atento aos caminhos que o mercado indica. O segmento de tecnologia é cheio de novidades e algumas é possível antecipar. E, por que não você mesmo criar uma?! 

Ter processos automatizados pode ser uma saída?

Não só pode, como é a melhor alternativa!

Os desafios de venda das empresas de tecnologia podem ser causados por muitos motivos e a solução, como você viu, passa por ter processos organizados. 

E automação é uma ferramenta capaz de te ajudar nisso. 

Por isso mesmo, mais uma dica para você: o eNotas Gateway!

Algumas das empresas que mais crescem no mercado — como a TOTVS, Conta Azul e Sankhya — contam com a ajuda do eNotas Gateway para impulsionar suas vendas.  

Você vai ficar fora dessa?

Conheça o eNotas Gateway!
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Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!
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