Como a entrega dinâmica pode levar à grandes transformações no mundo dos negócios

Atualizado há mais de 3 semanas

As empresas hoje estão em um dilema. Muitas pessoas estão trabalhando em casa devido à pandemia. Ao mesmo tempo, as organizações precisam garantir a continuidade de seu trabalho, bem como continuar buscando por transformações digitais.

Para ter sucesso, elas precisam conduzir sua agenda de transformação digital em meio a interrupções e certificar-se de que podem se adaptar com velocidade e resiliência à medida que as condições de negócios continuam a mudar.

É responsabilidade das empresas responder rapidamente à interrupção da prestação de serviços com inovação. Elas sabem que a interrupção causada pela Covid-19 não é um evento singular, e o sucesso e a competitividade futuros dependerão de sua adaptação. 

Felizmente, surgiu uma fresta de esperança que se tornou indispensável para as empresas: o Modelo de Entrega Dinâmica.


Como funciona o modelo de entrega dinâmica

A entrega dinâmica está surgindo como uma abordagem rica e holística que vai além da mera colaboração virtual e automação de alguns processos. 

O modelo de entrega dinâmica amálgama três blocos de construção principais: 

  • processos virtualizados sob medida para entrega sem contato; 
  • os humanos na rede;
  • e uma base de tecnologia para ajudar as empresas a se adaptarem às condições de negócios em evolução. 

O modelo integra novas tecnologias, como inteligência artificial (IA) e automação para permitir a entrega de serviços no padrão da próxima geração que é essencial no novo normal e para gerar valor sustentado.

Essa abordagem se baseia no conceito de oficinas virtuais que permitem às empresas co-criar, cooperar e coexecutar em escala. 

As oficinas virtuais aproveitam os princípios do design thinking, ferramentas ágeis e técnicas para entrega contínua, juntamente com talento digital e mudança de cultura. 

As empresas que buscam adotar o modelo devem ter em mente que características como motivação e capacitação dos funcionários, liderança inspiradora (virtual) e plataformas e processos de conhecimento digital interconectados são igualmente fundamentais.

E tudo isso depende de uma infraestrutura resiliente e escalável como uma nuvem híbrida que pode dar suporte ao trabalho em casa, em locais não tradicionais ou na localização física em sites.

Nuvem híbrida é a base para entrega dinâmica

Uma plataforma robusta, como uma nuvem híbrida, é um habilitador para o modelo de entrega dinâmica. 

Ele oferece suporte a ferramentas e tecnologias para colaboração virtual contínua, gerenciamento de projetos digitais, automação e técnicas de gerenciamento de conhecimento que auxiliam no compartilhamento de dados e experiência em toda a empresa.

A nuvem híbrida também pode ajudar a lidar com as barreiras de segurança - ela permite que vários aplicativos sejam executados e os dados sejam armazenados de acordo com as condições de segurança, regulatórias e de governança. 

Além disso, a nuvem híbrida permite que as nuvens públicas e privadas e a TI local interoperem perfeitamente em interfaces de tecnologia padrão, como Kubernetes, Linux e Open Container Initiative. 

Essas interfaces de tecnologia ajudam as empresas a inovar com agilidade e em escala, melhorando a capacidade de resposta e reduzindo custos, apesar das crescentes complexidades.

Vantagens da entrega dinâmica

As principais vantagens de adotar uma abordagem de entrega dinâmica são velocidade e escala de entrega acelerada, maior confiança nos prazos de entrega, melhor acesso à experiência e segurança geral dos negócios. 

O modelo promove a continuidade dos negócios mesmo quando eventos inesperados acontecem - sejam esses eventos flutuações na atual situação de pandemia, clima severo ou alguma outra interrupção. 

Além disso, a maioria das empresas hoje está planejando acelerar sua agenda de transformação digital, mas seus modelos de entrega existentes não podem acomodar os padrões de trabalho remotos do novo normal. 

Portanto, eles precisam reimaginar seus modelos de entrega de serviço para atingir seus objetivos de transformação. A solução para esses desafios é um modelo de entrega dinâmico.

As organizações que recebem entrega dinâmica de provedores de serviços também podem colher benefícios para sua transformação interna. 

Eles podem desenvolver rapidamente sua cultura para se concentrar na liderança inspiradora, se adaptar a novas formas de trabalho e adotar ferramentas de colaboração digital e virtual.

O modelo deve incluir plataformas virtualizadas e habilitadas para inteligência artificial (IA) e ferramentas para colaboração e inovação dos funcionários. 

Além de práticas e políticas de privacidade incorporadas para proteger dados proprietários e reduzir a exposição a riscos. Para otimizar a segurança é melhor obter o antivírus com VPN incorporado do que dois softwares distintos, por exemplo.

Tudo isso é essencial para empresas que desejam se tornar empresas cognitivas - empresas em constante evolução e reinvenção, impulsionadas por fluxos de trabalho inteligentes e IA, e sustentadas por multicloud híbrido.


antecipaca-de-recebiveis
[Ebook] Antecipação de recebíveis: como receber hoje o que se vendeu a prazo

Estratégias inteligentes emergentes devido ao COVID-19 

Para a IBM, a pandemia serviu para estimular seus clientes a realizar em meses o que eles acreditavam que levaria anos.  

A empresa acredita que a combinação dos três componentes da entrega dinâmica fornece o potencial para acelerar a velocidade de entrega e escala, bem como aumentar a confiança na linha do tempo, melhorar o acesso à experiência e construir resiliência e segurança.

No cerne do modelo estão processos automatizados e aprimorados sob medida para entrega sem contato, independentemente de o cenário de entrega ser 20%, 40% ou 100% virtual.

Este componente envolve métodos de entrega de automação e visualização, além de governança comercial e transparente. 

O modelo vai além dos processos por si só. Requer liderar, envolver e capacitar os humanos na rede para trabalhar onde quer que estejam, com o desenvolvimento de habilidades virtuais e comunidades de prática. 

Significa desenvolver a capacidade de mobilizar rapidamente conhecimento por meio de esquadrões virtuais que podem inovar ou resolver problemas rapidamente. 

Também deve incluir padrões globais de talento para acesso a expertise flexível e disponível e gerenciamento de conhecimento onipresente. 

A IBM também acredita que o modelo requer uma base de entrega que, em primeiro lugar, tenha uma infraestrutura resiliente e escalável. 

Ninguém pode prever eventos futuros que podem causar grande impacto social e econômico. No entanto, com modelos de entrega de serviço como entrega dinâmica, as empresas podem continuar a prosperar mesmo em face de eventos perturbadores.

Em essência, eles podem enfrentar interrupções hoje e amanhã.

*Este conteúdo foi produzido por um parceiro eNotas.  

Conteúdo produzido por um dos parceiros da eNotas. Quer participar do nosso programa de parcerias? Então, envie a sua proposta para [email protected] :)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.