Aumentar as vendas e reduzir o custo de aquisição de clientes é o sonho de toda empresa. Afinal, esses dois indicadores estão diretamente relacionados com a lucratividade e o sucesso do negócio. Para alcançar esse objetivo, as empresas estão investindo cada vez mais em estratégias de marketing de conteúdo.
Mas o que é isso e como elas podem influenciar nos números da sua empresa?
No artigo de hoje, nós vamos explicar um pouco mais sobre esse assunto. Fique de olho nas nossas dicas!
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo, como o próprio nome diz, são as ações de marketing com foco em conteúdos diversos. Essa técnica tem como objetivo engajar o seu público-alvo e prospectar novos clientes por meio de conteúdos relevantes e valiosos.
Com materiais completos, você gera valor para as pessoas de maneira que elas enxerguem a sua empresa com uma percepção positiva, o que, consequentemente, gera mais negócios.
Essa prática é diferente do marketing tradicional que “empurra” os produtos e serviços ao consumidor. O marketing de conteúdo educa o mercado para guiar o lead naturalmente pelo funil de vendas.
E o mais importante: ele encontra materiais que respondem às suas dúvidas e solucionam às suas dores sem que você tenha que ficar o forçando a fazer alguma ação. Assim, ele descobre que você é o que ele busca!
O foco é criar conteúdos evergreen (atemporais), no qual é possível aumentar o retorno sobre o investimento (ROI), uma vez que conteúdos antigos continuarão dando resultados depois de meses!
Como as estratégias de marketing de conteúdo podem ajudar a sua empresa?
As estratégias de marketing de conteúdo podem ajudar a sua empresa a:
- educar o mercado;
- se tornar referência na sua área de atuação;
- aumentar a visibilidade do seu negócio;
- melhorar o ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca;
- aumentar a captação de leads qualificados;
- aumentar as vendas;
- melhorar o pós-venda;
- melhorar a fidelização de clientes;
- diminuir o custo de aquisição de clientes;
- aumentar o ROI;
Quais são as estratégias de marketing de conteúdo mais comuns?
Dentro do marketing de conteúdo, existem diversas ações fundamentais para o sucesso do marketing digital:
1. SEO
O investimento em SEO é um dos primeiros cuidados para quem está investindo em estratégias de marketing de conteúdo.
Nesse momento, é hora de cuidar do SEO on page do seu site, blog e e-commerce. Você deve se certificar se todas as páginas estão adequadas para o seu mercado, usando as palavras-chave corretas e seguindo as regras de escaneabilidade.
Para isso, é importante fazer pesquisas de termos para descobrir quais são os mais interessantes para o seu segmento e para o seu público consumidor.
Existem ferramentas gratuitas que dão insights importantes, como o Google Keyword Planner, SemRush (possui uma versão gratuita com algumas limitações) e o Keyword Tool.
Aí é hora de verificar se elas estão ou estarão presentes no seu conteúdo. Isso ajudará diretamente no ranqueamento das suas páginas nos mecanismos de busca, tornando seu site mais fácil de ser encontrado pelos usuários.
Depois disso, é importante também adotar estratégias de SEO off page para que o seu blog ganhe autoridade e se torne referência no mercado.
O foco sempre deve ser em entregar um conteúdo de qualidade ao seu leitor para que ele sane as suas dúvidas e considere o seu site confiável. Você pode acompanhar a evolução do seu tráfego pelo Google Analytics, que é uma excelente plataforma.
2. Promoção de conteúdo
A promoção de conteúdo também é uma ação que precisa de atenção. Após criar os seus conteúdos (como artigo para o blog), é hora de promover esses materiais tanto via email quanto nas redes sociais.
Aí você pode aproveitar de diversos canais, como Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, newsletter e outros.
Essa promoção irá te ajudar a alcançar cada vez mais pessoas e aumentar a visibilidade do seu negócio, educando o mercado e melhorando as visualizações dos seus conteúdos.
3. Geração de materiais ricos
A geração de materiais ricos também é importante. Além dos artigos para o blog, é preciso criar conteúdos mais completos e complexos em diversos formatos.
Nesse momento encontramos algumas opções como:
- ebooks;
- infográficos;
- webinars;
- planilhas;
- testes;
- simuladores.
Eles serão responsáveis pela geração de leads e qualificação dos mesmos.
4. Redes sociais
As redes sociais são essenciais para quem está investindo em estratégias de marketing de conteúdo. Com elas, além de promover os seus materiais, é possível estimular o engajamento dos seus potenciais clientes e descobrir mais sobre a sua persona.
Nesses canais, é imprescindível estimular o diálogo para entender quais são as maiores necessidades do seu público. É fundamental compreender o que eles precisam, quais são suas maiores objeções, opiniões e reclamações sobre o seu mercado.
Dessa forma, você aproveita todo esse conteúdo para melhorar as suas ações e a sua empresa de modo geral.
5. Conteúdos para fidelização de clientes
Para estimular a fidelização de clientes, o marketing de conteúdo também permite a criação de conteúdos personalizados.
Vamos supor que você trabalhe com a venda de imóveis e quer que os clientes te indiquem para amigos e familiares. Então, uma opção é criar materiais e enviar para quem acabou de fechar a venda.
Se o cliente comprou um imóvel pequeno, você pode enviar materiais sobre como otimizar espaços, dicas de mudança, dicas de cuidado com a casa, com os móveis, etc.
Tudo isso passa a sensação de que a sua empresa não está apenas focada em vender. A preocupação vai além disso, engloba a necessidade de garantir que as pessoas tenham experiências cada vez melhores e mais completas.
Quais são os erros mais comuns no marketing de conteúdo?
Assim como todo plano de marketing, o marketing de conteúdo também possui alguns erros comuns.
Ao considerar a sua execução, é preciso ficar de olho em determinados detalhes que não podem ser ignorados.
1. Não fazer um estudo de personas
O primeiro problema é não fazer um bom estudo de personas. Sem conhecê-las, você não saberá para quem está fazendo os conteúdos, dificultando a eficácia dos seus investimentos.
O estudo de persona irá te ajudar a entender quem é o seu cliente ideal, quais são suas maiores necessidades, suas maiores objeções e suas maiores dificuldades.
Também é possível entender como a sua empresa realmente pode ajudá-lo, quais formatos de conteúdo ele prefere e onde ele busca informações sobre o seu mercado.
Com esse conhecimento, você poderá direcionar suas estratégias de maneira eficiente e melhorar o retorno do investimento. Pois, assim, você poderá atingir a pessoa certa, no momento certo, com o conteúdo certo e no local certo!
2. Criar conteúdos temporais
Um outro erro comum é a criação de conteúdos temporais. Dentro do marketing de conteúdo, o ideal é criar materiais evergreen, que não perderão a sua validade e continuarão dando resultados depois de muito tempo.
Uma das premissas dessa técnica é aumentar o ROI e diminuir o custo de aquisição de clientes. Os conteúdos atemporais irão ajudar a alcançar esses dois objetivos.
3. Não ter um planejamento de conteúdo
O planejamento é primordial para garantir a recorrência, frequência e uma linha lógica de pautas e conteúdos para o blog.
Sem organização, os resultados serão prejudicados, uma vez que não haverá frequência nem lógica por trás dos conteúdos que estão sendo produzidos naquele mês.
Uma dica interessante é criar meses temáticos. Em cada mês, um tema específico é trabalhado e você terá materiais para blogs, ebooks, infográficos e tabelas sobre esse assunto. Dessa forma, é possível criar um fluxo de nutrição mais completo e sucinto para os seus leads.
4. Não fazer pesquisa de palavras-chave
Assim como o planejamento de conteúdo, a organização de palavras-chave é fundamental. Não fazer uma pesquisa completa significa produzir conteúdos com baixa probabilidade de ranqueamento para as suas páginas.
É preciso entender quais termos os seus clientes e possíveis clientes têm procurado. Depois disso, você estrutura estratégias de SEO para aumentar as chances de ser encontrado nos motores de busca.
5. Não divulgar o conteúdo
Um erro muito comum é não trabalhar a promoção dos seus conteúdos. De que adianta criar materiais incríveis e cheios de informações mega relevantes para o seu público se eles não têm como encontrá-los?
Você deve aproveitar os canais de contato que tem com seus clientes, como a newsletters e redes sociais, para divulgar os novos materiais que estão sendo lançados.
Dessa forma, você irá aumentar a visibilidade dos seus conteúdos e a chance de eles serem compartilhados.
Como colocar uma estratégia de marketing de conteúdo em prática?
Para colocar em prática suas estratégias de marketing de conteúdo, você precisa ter alguns cuidados:
1. Crie personas
Como dito anteriormente, entender as personas é importante para garantir um bom resultado para as suas ações. Conheça o seu público e compreenda como a sua empresa pode ajudá-lo. Aprenda também a se comunicar com ele e descobrir quais são as suas maiores objeções de compra.
2. Não se esqueça dos planejamentos
Para não cometer erros, planeje-se! Tanto o planejamento de palavras-chave quanto o de conteúdo são essenciais para garantir bons resultados.
3. Faça parcerias com empresas do mesmo segmento
Para aumentar o alcance das suas ações e melhorar os resultados, encontre empresas que possuem o mesmo público que você, mas que não são concorrentes.
Dessa forma, você poderá fazer estratégias de guestposts, convidando redatores da empresa parceira a escrever conteúdos periódicos no seu blog e vice-versa.
Também é possível criar materiais ricos de forma conjunta: vocês produzem ebooks, infográficos, tabelas e compartilham as listas de leads adquiridos.
4. Trabalhe com uma agência e empresa de conteúdo especializadas
Por último, é fundamental ter empresas que entendam do assunto te ajudando a colocar essas estratégias em prática. Encontre uma agência especializada e uma empresa parceira (como a Rock Content) para te guiar rumo ao aumento das vendas!
Agora que você descobriu quais são as estratégias de marketing de conteúdo, que tal aprender mais sobre SEO? Confira o artigo “Verdades sobre SEO que aprendi trabalhando na Rock Content!”
*Artigo produzido pela equipe da Rock Content.
Obrigado pelo artigo, Gabriel! Excelente conteúdo 🙂
Pergunta: como você faz para mostrar a clientes o real valor do marketing de conteúdo VS publicidade? Na maior parte das vezes os clientes querem “resultados imediatos” e não estão dispostos a esperar 6 meses até começar a ver resultados.
Curioso sobre como aborda isso!
Obrigado,
Ei Tiago, que bom que você gostou 🙂
Você pode, por exemplo, mostrar quanto é possível economizar com o marketing de conteúdo com o passar do tempo.
Faça uma conta rápida sobre quanto seria gasto com um anúncio no Google durante alguns meses para uma palavra-chave importante para o negócio do cliente.
Compare esse valor com o que se gasta com a produção de um bom conteúdo, otimizado para SEO.
Com uma boa estratégia, é possível alcançar os primeiros lugares no Google e conseguir leads com “baixo custo”.
Digo “baixo custo” porque nada é de graça né.
O tempo e os recursos financeiros gastos com a hospedagem de site, o pagamento de salários de produtores/freelas, a assinatura de softwares e de ferramentas e etc precisa ser considerado.
Mostre resultados que você obteve em situações anteriores também. Os cases de sucesso ajudam demais nessas horas!
Quero parabenizar você Gabriel por este rico material que você nos disponibilizam gratuitamente. Sigo você a pouco tempo, e já aprendi muito sobre estrategias de marketing digital.
Parabéns pelo seu conteúdo, me ajudou muito nesse seu artigo. Tem muitas coisas que fazemos errado e você ajudou a identificar. Obrigada
=)