Gestão de redes sociais
MARKETING DIGITAL

Gestão de redes sociais: 14 ferramentas que você deve conhecer

Atualizado há mais de 1 semana

As redes sociais possuem um papel fundamental no sucesso de qualquer negócio. Elas são um ótimo canal para estreitar o relacionamento com o seu público, conquistar uma audiência fiel e até aumentar as suas vendas. Porém, para obter resultados positivos, é imprescindível adotar estratégias de gestão de redes sociais.

Não adianta apenas divulgar os conteúdos, cada tarefa precisa ser pensada e analisada. Afinal, são 103 milhões de brasileiros presentes nas redes sociais, sendo que o Facebook é a mídia social mais popular por aqui.

Além disso, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de países que passam mais tempo na internet: 5,2 horas por dia via desktop e 3,9 horas por dia por dispositivos mobile, segundo a pesquisa do We Are Social. Está aí a importância da produção de um design responsivo.

Então, para que os seus objetivos sejam atingidos, a melhor alternativa é utilizar plataformas que vão otimizar as suas tarefas, aumentar a sua produtividade e mensurar os seus resultados.

Confira a nossa lista com as 14 melhores ferramentas para gestão de redes sociais.

Agendamento de publicações e monitoramento das redes sociais

automação instagram gerenciagram

O Gerenciagram é a ferramenta para quem deseja automatizar postagens, curtidas e stories no Instagram. 

A ferramenta de automação está disponível para iOS, Android e navegadores web — o que é ótimo para um empreendedor que quer ganhar seguidores e vender mais nas redes sociais

Diferenciais do Gerenciagram:

  • treinamento VIP de assinantes, com conteúdos ricos focados no aumento da conversão;
  • envio de directs automáticos;
  • relatórios completos sobre todos os indicadores do seu perfil;
  • período de teste de 5 dias;
  • configuração simplificada em 3 passos;
  • garantia incondicional de 7 dias;
  • aumento do engajamento de seus seguidores;
  • e muito mais!

2. Buffer

Gestão de redes sociais Buffer

O Buffer é uma das plataformas mais famosas e completas para programar e gerenciar as postagens do Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, LinkedIn e Google+.

O mais interessante é que a ferramenta otimiza o tamanho das imagens para cada rede social. Além disso, é possível criar as suas próprias imagens pelo Pablo, o mecanismo de edição do Buffer.

Ele possui um plano gratuito, no qual é permitido controlar somente uma conta e o acesso é habilitado para um usuário. As outras opções variam de $10 até $399 por mês.

Diferenciais:

  • Agendamento de publicações nas redes sociais;
  • Encurtamento de links dentro do Buffer;
  • Imagens otimizadas para cada rede social automaticamente;
  • Criação de imagens próprias;
  • Extensão do Chrome e app;
  • Relatórios completos;
  • Plano gratuito.

3. Hootsuite

Gestão de redes sociais Hootsuite

O Hootsuite também é amplamente utilizado por profissionais de marketing digital devido à sua facilidade de uso.

A plataforma oferece cursos gratuitos com certificação de como gerenciar a própria ferramenta, dicas de gestão de redes sociais e como conquistar mais seguidores e engajamento.

Não há plano gratuito, apenas uma versão de teste de 30 dias. Os valores variam de $19 a $99 ao mês e ainda conta com soluções personalizadas.

Diferenciais:

  • Certificações gratuitas com dicas sobre o software e como obter melhores resultados nas redes sociais;
  • Customização do dashboard;
  • Agendamento de postagens nas redes sociais;
  • Relatórios em tempo real;
  • Acompanhamento de hashtags no Instagram;
  • Programação de posts para mais de 35 redes sociais, incluindo perfil e página do Facebook;
  • Gerenciamento de equipe;
  • Versão de teste de 30 dias.

4. Postcron

Gestão de redes sociais Postcron

O Postcron é uma ferramenta para gestão de redes sociais. Com ela, é possível programar as postagens para o Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+, Pinterest e Instagram.

Além das fanpages, você também consegue automatizar as publicações para grupos e eventos do Facebook. Outra característica de destaque é a inserção automática da sua logomarca por meio de uma marca d’água em todas as imagens.

É uma das plataformas mais baratas do mercado, sendo que o plano básico custa R$29,66 com até 15 contas sociais e 3 membros.

Diferenciais:

  • Um dos softwares dos mais baratos do mercado;
  • Agendamento de publicações nas redes sociais;
  • Inserção de marca d’água com logomarca em todas as imagens;
  • Permissão de publicar em páginas, grupos e eventos do Facebook, além das redes sociais tradicionais;
  • Possibilidade de postar até 1000 conteúdos de uma vez só a partir do Google Docs ou do Excel.

5. RD Station

O RD Station é uma plataforma que incialmente era mais focada em automação de marketing, mas atualmente também oferece criação de landing pages,  disparo de email marketing, gestão de leads, análise de SEO e gestão de mídias sociais. 

Tem planos a partir de R$329 /mês e é possível fazer um teste gratuito. 

Diferenciais:

  •  Calendário de postagens com tudo que tem agendado e postado;
  • Agendamento de postagens no Facebook, LinkedIn e Twitter;
  • Monitoramento de menções no Facebook e Twitter;
  • Análise de resultados de cada postagem, inclusive, apresentando o número de conversões de leads gerado por cada uma;
  • Criação de anúncios no Facebook direto pelo RD Station Marketing. 

6. Sprout Social

Gestão de redes sociais Sprout Social

O Sprout Social apresenta inúmeras funcionalidades para a gestão de redes sociais, entre elas o monitoramento de perfis, bem como o acompanhamento de palavras-chave do seu interesse.

Com ele, você consegue acessar relatórios da sua concorrência, criar um calendário de conteúdo social e fluxos de trabalho.

Porém, essa é uma das ferramentas mais caras do mercado. O plano Premium custa $99 por usuário ao mês com a integração de 10 contas. Para quem está começando, o Sprout Social também oferece o pacote Deluxe no valor de $59 por mês por usuário.

Diferenciais:

  • Agendamento de postagens nas redes sociais;
  • Monitoramento de perfis e palavras-chave;
  • Relatórios de referência da concorrência;
  • Kit de ferramentas de CRM Social e atribuição de tarefas;
  • Diagnóstico em nível de perfil, post e grupo;
  • Criação de fluxos de trabalho;
  • Segmentação do público-alvo;
  • Criação de chatbots personalizados;
  • Relatórios agendados e API de relatórios;
  • Possibilidade de permanecer no mesmo plano e adquirir 5 contas sociais por $25,00 por mês;
  • Teste gratuito de 30 dias.

7. MLabs

Gestão de redes sociais MLabs

A MLabs também é uma plataforma brasileira, portanto, as cobranças são realizadas em real. Você pode programar as postagens para o Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, Youtube e Pinterest.

O principal diferencial é a capacidade de responder aos directs do Instagram e ao inbox do Facebook dentro da MLabs. Ela ainda permite a produção de posts em imagem, vídeo, gif, textos e links. Você tem a possibilidade de criar também um grupo de hashtags e assinaturas para as publicações.

Não há planos gratuitos, porém eles são personalizados de acordo com a sua necessidade. Por exemplo, para ter acesso às análises e agendar conteúdos de um perfil o valor é de R$12,90/mês no plano anual.

Se for utilizar apenas os agendamentos, nesse caso, o custo seria de R$4,13/mês anualmente.

Diferenciais:

  • Possibilidade de responder ao direct do Instagram e inbox do Facebook dentro do MLabs;
  • Agendamento de postagens nas redes sociais;
  • Criação de tags personalizadas e direcionamento de redes para cada membro da equipe;
  • Relatório sobre a concorrência;
  • Criação de grupos de hashtags e assinaturas para os posts;
  • Agendamento de publicações para as mídias sociais mais populares, além do Stories do Instagram e do Facebook;
  • Segmentação do público para postagens no Facebook;
  • Relatórios com a inserção da sua logomarca;
  • Diagnóstico dos melhores horários para postagens no Facebook, Twitter e Instagram;
  • Versão de teste de 7 dias e planos personalizados.

8. Agora Pulse

Gestão de redes sociais Agora Pulse

O Agora Pulse é uma ferramenta especializada na gestão de redes sociais, principalmente do Twitter, Facebook e Instagram. Com ela, você pode até republicar os conteúdos de acordo com a sua necessidade, principalmente aqueles que são evergreen.

A plataforma ainda disponibiliza uma calculadora do ROI do Facebook, análises dos concorrentes, perfis dos usuários e criação de fluxos de trabalho.

O pacote Small custa $49/mês com 3 anos e 1 usuário e o mais completo é o Enterprise que tem o valor de $299/mês com 40 contas e 12 usuários.

Diferenciais:

  • Calculadora do ROI do Facebook;
  • Agendamento de postagens nas redes sociais;
  • Relatórios dos concorrentes e perfis dos usuários;
  • App e e extensão do Chrome;
  • Criação de fluxos de trabalho;
  • Caixa de entrada para cada conta;
  • Gerenciamento de membros;
  • Moderação automática: o próprio software cria tags, sinaliza, oculta ou atribui as tarefas aos usuários;
  • Criação de tags personalizadas para tweets e comentários;
  • Monitoramento de palavras-chave e hashtags;
  • Possibilidade de criar um Quiz no Facebook dentro do Agora Pulse;
  • Transferência de relatórios para apresentações em Power Point;
  • Versão gratuita de teste de 15 dias. 

9. Everypost

Gestão de redes sociais Everypost

O Everypost oferece o agendamento de postagens nas mídias sociais de acordo com a sua necessidade e conveniência pelo celular.

Além disso, você gerencia os membros da sua equipe, tem acesso a relatórios do Twitter e Facebook e customiza o seu conteúdo como desejar.

A plataforma possui uma versão gratuita, no qual permite uma conta de rede social, um usuário para gerenciar e 10 programações de posts. Além desse, também existem planos que variam de $9,99 até $99,99 ao mês.

Diferenciais:

  • Agendamento de postagens nas redes sociais;
  • Customização do conteúdo como desejar pelo celular;
  • Relatórios com as melhores publicações, horários ideais para postar, concorrência, frequência e seguidores;
  • Gerenciamento de equipes;
  • Plano gratuito.

Monitoramento das redes sociais e acompanhamento de métricas

10. Cyfe

Gestão de redes sociais Cyfe

Se você gosta ou precisa de muitos relatórios, essa ferramenta é a ideal para você! Com ela, você monitora praticamente tudo que envolve a sua empresa, desde departamentos específicos como marketing e vendas até engajamento nas mídias sociais e posição dos conteúdos no Google.

Você deve apenas configurar o widget que você necessita com a plataforma. Por exemplo, o Cyfe se integra ao Facebook, Instagram, Google Analytics, MailChimp, Gmail e muitos outros.

Em relação às redes sociais, você pode acompanhar o número de seguidores, curtidas e tuítes e muito mais. São inúmeras opções!

Diferenciais:

  • Integração com diversas canais, como Facebook, Instagram, Gmail, MailChimp, Google Analytics e muitas outras;
  • Customização do dashboard como desejar;
  • Relatórios em tempo real;
  • Pode adicionar membros aos gráficos ou exportar os dados;
  • Totalmente gratuita.

11. Quintly

Gestão de redes sociais Quintly

O Quintly é uma ferramenta bem completa de análise dados. Com ela, você cria benchmarks do mercado e ainda acompanha os números dos concorrentes.

Dessa forma, é possível traçar estratégias para conseguir mais engajamento nas mídias sociais e melhorar o desenvolvimento das suas campanhas de anúncios.

Todos os planos são pagos, mas você pode testá-los gratuitamente por 14 dias. Os valores variam entre $129 e $479 por mês.

Diferenciais:

  • Completa análise de dados de acordo com a sua necessidade;
  • Criação de benchmarks do mercado e acompanhamento dos concorrentes nas redes sociais;
  • Teste gratuito por 14 dias.

Relevância da marca nas redes sociais

12. Mention

Gestão de redes sociais Mention

O Mention tem como objetivo verificar a reputação da sua marca online. Portanto, ele acompanha em tempo real o que estão falando sobre a sua empresa. Assim, você tem a chance de responder as críticas e elogios o quanto antes.

Você ainda pode customizar os seus relatórios, acompanhar a concorrência e identificar os influenciadores da sua marca nas redes sociais.

A ferramenta é paga, mas oferece uma versão de teste gratuita. Os planos custam entre $29 e $99 por mês.

Diferenciais:

  • Acompanhamento do que estão falando sobre a sua empresa na internet;
  • Possibilidade de identificar oportunidades e problemas rapidamente nas mídias sociais;
  • Versão de teste gratuita.

13. How Sociable

Gestão de redes sociais Everypost

O How Sociable analisa o impacto da sua marca nas redes sociais. Ele apresenta a pontuação geral em cada mídia social durante uma semana.

Com ela, você consegue acompanhar as citações, curtidas, likes e compartilhamentos relacionados à sua empresa.

Há uma versão gratuita com recursos limitados, mas você pode assinar algum plano, sendo: $9 por 3 meses, $19 por 3 meses ou $99 por um ano.

Diferenciais:

  • Mostra a relevância da sua marca nas redes sociais;
  • É possível acompanhar o engajamento do público com conteúdos relacionados à sua empresa;
  • Versão gratuita.

Conteúdos mais relevantes nas redes sociais

14. Buzzsumo

Gestão de redes sociais Buzzsumo

Sem dúvida, quem trabalha com mídias sociais tem que utilizar o Buzzsumo. Essa ferramenta mostra os conteúdos mais relevantes e com maior engajamento nas redes sociais.

Para utilizar é bem simples: você busca por uma palavra-chave e tem acesso aos 10 melhores resultados sobre o assunto no Facebook, LinkedIn, Twitter, Pinterest e Google+.

Esse é um mecanismo extremamente interessante quando você vai produzir um novo texto para o seu blog, por exemplo. Lá você verifica quais são os posts mais “bombados” e tira insights.

A versão gratuita é bem completa e atende a maioria dos negócios. Mas se você precisar de mais recursos pode contratar planos que vão de $79 até $559 por mês.

Diferenciais:

  • Apresenta os conteúdos com maior engajamento nas mídias sociais de acordo com a palavra-chave pesquisada;
  • Mostra influenciadores no assunto;
  • É possível filtrar as pesquisas por língua, localidade, período e tipo de conteúdo;
  • Versão gratuita bem completa.

11 ferramentas extras de gestão de redes sociais

  1. Free Review Monitoring: monitoramento de reviews da marca em diversos sites, como FourSquare, Reclame Aqui e Yelp.
  2. Bit.ly: encurtamento de URL’s e monitoramento delas.
  3. BuzzBundle: monitoramento de menções na internet por meio do nome da marca e palavras-chave.
  4. Powtoon: criação de vídeos com animações.
  5. Canva: criação de gráficos e imagens para as redes sociais.  
  6. Easel.ly: criação de infográficos de acordo com a necessidade da empresa.
  7. Swayy: recomendação de conteúdo para o blog, de acordo com público-alvo.
  8. FanpageKarma: monitoramento detalhado da página do Facebook com identificação de influenciadores.
  9. Feedly: agrupamento de notícias que interessam em um único ambiente.  
  10. Instamizer: agendamento de publicações e interação com os seguidores no Instagram. 
  11. Bume: busca seguidores no Instagram de acordo com o perfil do seu público.


Escolha a ferramenta de gestão de redes sociais que melhor se encaixa ao seu negócio

Essas são as melhores plataformas para gestão de redes sociais disponíveis no mercado. Agora é com você, escolha qual delas melhor se adequa ao seu orçamento e a realidade da sua empresa.

Assim, você consegue documentar as suas estratégias, identificar influenciadores e traçar ações para melhorar a reputação da sua marca online.

E aí, já conhecia essas ferramentas de gestão de redes sociais? Aproveite também para saber como anunciar no Instagram!

Gabriel Nascimento - Analista de marketing, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!
Comentários
  1. Muito bom o texto, Gabriel! Acho que faltou apenas mencionar o Etus, que é sem dúvida uma das melhores opções de app para agendamento de postagem, geração de leads, cobertura de redes sociais e custo.
    Valeu aí!

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