11 ferramentas para automatizar e gerenciar o seu negócio (5 são grátis!)

Atualizado há mais de 3 semanas

A vida de empreendedor é repleta de desafios e o principal deles é conseguir organizar milhares de tarefas que acontecem ao mesmo tempo. Mas, não é preciso se desesperar! A internet é uma aliada e oferece várias ferramentas para automatizar o seu negócio.

Mas, se você ainda utiliza métodos manuais, se livre deles agora. Afinal, são horas perdidas que poderiam ser utilizadas para desenvolver técnicas de vendas, melhorar processos de marketing, desenvolver conteúdos educativos e prestar um atendimento de qualidade.

Para te ajudar, separamos as melhores plataformas do mercado, aquelas que são indispensáveis para qualquer tipo de empresa. E tem mais: 5 delas são gratuitas. Confira!

1. Asana

ferramentas-para-automatizar-asana

O Asana é uma das ferramentas de gerenciamento de projetos mais completas. Por ser fácil de utilizar e possuir diversas funcionalidades, ela tem sido amplamente utilizada por vários empreendedores.

E não é à toa. Mesmo que você possua uma equipe pequena, mas com muitas ações a serem realizadas, o Asana é uma ótima opção para você. Assim, você organiza os seus projetos, gerencia os membros do time e ainda define suas metas.

E o mais interessante: se o seu time for de até 15 membros, você consegue utilizar a versão gratuita. Mas, se precisar de mais recursos, pode assinar o plano de 9,99 dólares por mês.

Não podemos deixar de citar também o Trello, que possui a mesma função do Asana e é uma ferramenta sem custo, mas oferece menos aplicações.

2. eNotas

ferramentas-para-automatizar-enotas

O eNotas é um software de emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e) automática. O que isso quer dizer? Que você não precisa se preocupar com questões burocráticas já que o próprio sistema faz isso por você.

Então, enquanto você aproveita o seu tempo para focar em estratégias que vão fazer o seu negócio crescer, a plataforma automatiza suas notas fiscais de serviço ou de produto.

E tem mais: ela ainda se integra aos principais meios de pagamento, com o PagSeguro, MoIP, iugu, Hotmart, Boleto Simples, Monetizze, Eduzz e Vindi.

3. Mailchimp

ferramentas-para-automatizar-mailchimp

O e-mail marketing é uma das principais maneiras de divulgação de qualquer negócio. Por isso, o Mailchimp é extremamente interessante e é uma das ferramentas para automatizar emails mais utilizadas no mundo.

Uma de suas principais vantagens é que ela é gratuita. E, mesmo assim, possui diversas funcionalidades que atendem muito bem micro e pequenas empresas.

Você ainda consegue gerenciar várias ações dentro da plataforma, já que ela é integrada ao Google Docs, Zapier, Salesforce, WordPress e outros.

Outra opção dentre milhares de ferramentas para automatizar seus e-mails é o E-goi, que possui variadas aplicações que podem ser interessantes para o seu negócio.

Podemos destacar os templates gratuitos, personalização de mensagens, análises de e-mails (detecta problemas e links quebrados) e design responsivo. Este software é pago.

4. Leadlovers

ferramentas-para-automatizar-leadlovers

O Leadlovers é uma plataforma de automação de marketing, ou seja, ela automatiza toda a sua relação com o cliente, desde e-mail marketing, gerenciamento de redes sociais até nutrição de leads.

O software conta com diversas funcionalidades e é um dos mais conhecidos do mercado. Vale destacar a hospedagem de domínio ilimitados, criação de páginas personalizadas e a possibilidade de inserção do seu curso online dentro da Área de Membros.

O Leadlovers possui diferenciados planos, mas se você está começando um novo negócio, o ideal é contratar o mais básico, de R$154/mês.

Não podemos deixar de citar o RD Station como uma importante plataforma de automação de marketing. Ela faz uma análise completa dos leads, baseada no perfil e interesse de cada um. Além disso, possui relatórios de redes sociais e SEO.

Porém, o sistema, que é brasileiro, é um pouco mais caro. O plano mais básico custa R$329/mês.

5. ContaAzul

ferramentas-para-automatizar-conta-azul

O ContaAzul é uma ferramenta que já está presente no dia a dia de muitas micro e pequenas empresas. Ele é um sistema de gestão que controla as suas demandas financeiras, vendas, estoque e emissão de nota fiscal eletrônica.

Com esse software, você, como administrador, define quem será responsável por cada tarefa e em qual área cada membro poderá acessar.

Além disso, a plataforma consegue se conectar diretamente ao seu banco, o que auxilia na sua gestão financeira.

O custo para adquirir o ContaAzul depende do tamanho do negócio, o de menor valor é direcionado aos autônomos e custa R$39/mês. Já o mais caro é voltado para médias empresas e pode ser comprado por R$279 ao mês.

6. iugu

ferramentas-para-automatizar-iugu

O trabalho da iugu é facilitar a sua vida de empreendedor sendo uma das melhores ferramentas para automatizar suas cobranças, inclusive os seus boletos online. Apesar de atenderem qualquer tipo de negócio, o público principal atualmente tem sido softwares SaaS, marketplaces, apps e e-commerce.

Essa plataforma é estratégica, pois oferece uma API completa e gatilhos que podem ser integrados a qualquer sistema. Por exemplo, se você possui trabalha com assinaturas e pagamento recorrente, a iugu faz as transações e débitos automaticamente.

Para acessar os benefícios e facilidades dela, você precisa adquirir algum plano. Se foram vendas avulsas ou recorrentes, o valor é de R$199/mês. Porém, se o seu negócio for um marketplace o custo será de R$699 por mês. Também há uma taxa de R$1,28 por boleto compensado.

7. Zapier

ferramentas-para-automatizar-zapier

Outra ferramenta indispensável para qualquer tipo de negócio é o Zapier. Ele faz a ligação entre diversas aplicações web de maneira automática. Assim, você consegue acompanhar todas as ações em um só lugar.

Veja como é simples: você pode receber um e-mail no Gmail que automaticamente será copiado para o Dropbox, seguindo a configuração determinada por você. Em seguida, caso uma palavra-chave específica seja encontrada no e-mail, uma notificação vai aparecer no seu Slack. Interessante, não é mesmo?

O Zapier possui uma versão gratuita, no qual algumas tarefas podem ser automatizadas. Porém, se você precisar de mais recursos, pode assinar o plano Premium que começa com 20 dólares por mês.

8. Slack

ferramentas-para-automatizar-slack

Comentamos sobre o Slack no exemplo acima, mas agora é hora de explicar porque essa ferramenta deve fazer parte do dia a dia da sua empresa. Ela é um canal de comunicação entre os membros da equipe extremamente útil e eficiente.

Nela, você pode criar grupos para tratar de assuntos específicos, como marketing, vendas, suporte e outros. A conta é única e permite enviar mensagens de texto, imagens e documentos.

Como a plataforma é integrada ao Google Hangout, é possível fazer uma chamada por voz ou vídeo com usuários de um grupo ou individualmente.

A versão gratuita atende aquelas empresas que não precisam de tantas integrações, mas buscam uma comunicação efetiva entre os membros da equipe. Para quem necessita de mais recursos, o ideal é contratar algum plano que custa $6,67 ou $12,50 ao mês.

9. Postcron

ferramentas-para-automatizar-postcron

Se você vende na internet, sabe que estar nas redes sociais é fundamental, não é mesmo? Mas, esse trabalho pode tomar muito tempo e ser pouco produtivo. Por isso, uma boa opção é utilizar o Postcron, um programador de postagens nas mídias sociais.

Esta é uma da mais completas ferramentas para automatizar as suas publicações no Facebook, Twitter, LinkdIn, Google+, Pinterest e Instagram.

Você adiciona a logomarca ou marca d’água da sua empresa e define quando cada conteúdo será divulgado. É possível programar até 1000 posts a partir do Google Docs ou de uma planilha do Excel.

O Postcron é um software pago e o valor varia com o número de contas nas redes sociais. Por exemplo, para 15 contas, o custo é de R$29/mês e para 100 contas, o preço é de R$299,99 por mês.

10. SemRush

ferramentas-para-automatizar-semrush

O SemRush é uma das melhores ferramentas quando o assunto é SEO e tráfego em geral. Ele possui uma pesquisa de palavras-chave, no qual é possível visualizar o volume de buscas, palavras relacionadas e correspondência de frase.

Também mostra os primeiros resultados de sites orgânicos e anúncios no Google Adwords. E o mais interessante: tudo isso gratuitamente, mas até 10 pesquisas diárias.

Lembrando que para pesquisas de palavras-chave você também pode utilizar o Google Keyword Planner que é totalmente gratuito.

Além disso, você analisa o tráfego de concorrentes e de outros em sites em geral. Isso é estratégico para visualizar com quais palavras eles estão rankeando no Google e traçar ações para melhorar o seu posicionamento.

Se você precisar de mais funcionalidades, terá que assinar um plano. O mais básico custa 99 dólares por mês.

ferramentas-para-automatizar-milanote

O Milanote é uma ferramenta excelente para organização de ideias e projetos criativos - especialmente aqueles que contam com muitas referências e recursos visuais. 

Com ele é possível: 

  • Escrever notas e criar listas de tarefas; 
  • Fazer upload de imagens e arquivo facilmente; 
  • Salvar textos, imagens e links direto da internet; 
  • Adicionar anotações e fotos diretamente do seu celular.

Tudo isso pode ser feito de forma compartilhada com a sua equipe - com total controle sobre quem pode acessar o quê. 

É uma plataforma pensada para Designer, Diretores Criativos, profissionais de Marketing, escritores, agências e startups. Entre os clientes da Milanote estão grandes empresas como a Uber e Chanel. 

 O plano mais básico, e gratuito, possibilita criar 100 notas, imagens e links, realizar o upload de 10 arquivos e criar uma quantidade ilimitada de quadros. 

O plano pago mais em conta sai por US$ 9.99 por mês/por pessoa, se você assinar a versão anual. Já nesse plano você pode acessar a maioria das ferramentas de forma ilimitada. 

Automatize agora mesmo

Para que você tenha sucesso, é imprescindível contar com as ferramentas certas para automatizar os seus processos. Por isso, se liga nessas dicas bônus que separamos para você: 

13 ferramentas extras para automatizar o seu negócio

    • Calendly: agendamento de reuniões de acordo com a preferência do usuário.
    • Intercom: plataforma de comunicação e atendimento entre empresa e cliente, mais voltada para SaaS / softwares house
    • Mindmaster: mapeamento mental para capturar, desenvolver e compartilhar as ideias visualmente.
    • Pingdom: monitoramento de sites.
    • Twilio: plataforma de comunicação na nuvem que permite automatizar o envio e recebimento de  mensagens de texto (SMS), ligações e vídeo na web e aplicativos.
    • SurveyMonkey: criação de pesquisas online.
    • Zendesk: relacionamento e atendimento ao cliente.
    • Hubspot: plataforma completa de automação de marketing, CRM e vendas.
    • Pipedrive: ferramenta de CRM e gestão de funil de vendas.
    • Google Docs: criação de documentos, imagens e apresentações na nuvem e facilmente compartilhado entre os membros da equipe.
    • Vimeo: plataforma de hospedagem e compartilhamento de vídeos de forma profissional.
    • Leadpages: criação de landing pages profissionais de forma rápida e com acesso a milhares de templates.
    • Scalehot: ferramenta completa de automação para Instagram. Traz o diferencial de utilizar inteligência artificial para entender o comportamento de cada conta a nível individual.

Sabemos que muitas pessoas têm dificuldades de deixar de lado os métodos manuais. E, se você for uma deles, perceba que está perdendo muitas horas com eles. Que tal usar essas horas para gerar mais receita para o seu negócio ou atender melhor seus clientes?

Automatizar as suas tarefas fará com que você aproveite melhor o seu tempo e consiga focar em ações que realmente importam para o crescimento da sua empresa.

Agora que você já sabe que essas ferramentas para automatizar são indispensáveis para o seu negócio, que tal conhecer os 13 melhores bancos de imagens gratuitos? Aproveite!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

  1. gostaria de saber se você conhece um site semelhante postcron…gostaria de publicar no instagram com a logo (marca da agua)… e agendar. mais não encontrei nenhum gratuito 🙁

  2. Excelente artigo! Eu utilizei uma ferramenta de automatização em meu Instagram, o Gerenciagram… Gostei bastante dos resultados.

    Rodrigo Faria.

  3. Olá, muito legal suas sugestões eu utilizo um sistema em minha empresa que automatiza várias atividades no meu processo comercial, é chamado de Atendare, vale a pena conferir. Custo-Benefício excelente

  4. Olá Gabriel, muito útil seu post! Tem uma ferramenta que não está em sua lista, porém é muito útil. A ferramenta é o GestorSoftware que é um ERP online poderoso e fácil de usar, que ajuda a melhorar a rotina do empreendedor e facilitar seu dia-a-dia pode experimentar grátis

    Obrigado por compartilhar seu conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.