Gamificação: descubra como implementar na sua empresa

Atualizado há mais de 3 semanas

Acompanhe o nosso post e descubra quais os benefícios de implementar a gamificação à sua empresa. Confira!

A partir do avanço da tecnologia e da implementação de novas estratégias para crescer no mercado, muitos negócios precisaram reinventar a forma de como lidam com seu público e com suas próprias equipes. 

Assim, surge o objetivo de aumentar cada vez mais o engajamento desses dois grupos com a marca, de forma a elevar o faturamento e garantir uma base mais sólida. A gamificação nas empresas é um bom exemplo disso.

Neste post vamos esclarecer o que é a gamificação e quais os benefícios de sua implementação nas empresas, acompanhe!

O que é Gamificação?

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A gamificação é uma estratégia de engajamento que busca estimular os colaboradores com jogos, mantendo-os sempre envolvidos com o trabalho.

Com jogos corporativos ou ações gamificadas, você consegue moldar comportamentos e gerar motivação entre clientes e colaboradores.

A ideia partiu do seguinte pressuposto:  

“Se nós já temos uma predisposição para nos engajarmos nos jogos, por que não utilizá-los para estimular esse comportamento no ambiente corporativo?”. 

A partir de então, essa técnica passou a ser implementada e se tornou uma tendência por trazer muitos resultados positivos.

De modo geral, a gamificação é capaz de contribuir para uma equipe e em diversos pontos, tais quais: 

  • Aumento de produtividade;
  • Senso de urgência;
  • Foco nas atividades;
  • Autoavaliação e evolução;
  • Motivação para cumprir responsabilidades;
  • Reconhecimento.

Quais resultados podem ser alcançados com a gamificação?

Dependendo do seu objetivo com as ações gamificadas, vários resultados podem ser alcançados. Destacamos abaixo alguns exemplos, veja:

  • Aumento da produtividade e da motivação de equipe;
  • Melhoria do clima organizacional e das relações sociais;
  • Mais disposição e organização para trabalhar em equipe;
  • Aprimoramento das rotinas de trabalho;
  • Feedback constante aos funcionários por meio dos resultados do jogo ou ação;
  • Ampliação da divulgação da marca;
  • Aumento nas vendas de um determinado produto;
  • Auxílio na captação de clientes e leads;
  • Mais engajamento entre os consumidores;

Como implementar a Gamificação na sua empresa?

Inovação é uma palavra que está inserida no dia a dia de muitas empresas, uma vez que o mercado é super competitivo e, quem não se reinventa, é deixado para trás.

E, é a partir daí que a Gamificação para atividades internas acaba entrando no cenário. Mas como implementá-la? Bom, separamos algumas dicas, observe::

Atividades Diárias 

Esta é uma  técnica que contribui principalmente para produtividade e engajamento. 

Considerando que a equipe tenha  em mente de modo claro suas responsabilidades semanais, o jogo pode se organizar no cumprimento de cada tarefa e com isso, obter o feedback delas por parte do gestor. 

Esse feedback pode mostrar as razões pelas quais o jogo do dia/semana foi vencido ou perdido e o que pode ser feito para melhorar o resultado. 

Metas do time

Todos os times de uma devem possuir metas (KPIs, OKR…) Nesse sentido, utilizar elementos de jogos para as metas da equipe, contribui ainda mais para o engajamento. 

Um exemplo prático seria gerar premiações por metas atingidas: mini prêmios, objetos personalizados, promoção, dia de folga, bonificações, etc.

Engajamento geral

Um dos critérios mais importante para atrair e reter talentos está na forma como é gerenciada a cultura de uma empresa e o que é feito para que os colaboradores se sintam parte da instituição

Tendo em vista essa dinâmica, é importante possuir um ambiente interno acolhedor, mas além disso, é fundamental estimular a participação com recompensas. 

Veja os motivos pelos quais você pode beneficiar o colaborador, seja com presentes ou pontos para resgatar prêmios no final. 

  • Tempo de casa
  • Participação de eventos (festas juninas, palestras)
  • Interação nas redes sociais (compartilhamento de publicações)
  • Contribuição intelectual (produção de artigos para o blog, treinamentos, palestras)
  • Ideias de melhoria (produtos, departamentos, etc)

 

A Gamificação funciona mesmo?

Se você ainda não está convencido, então separamos aqui 3 casos de sucesso da gamificação nas empresas, confira: 

1. Vivo

“A qualidade do Call Center é a essência de qualquer operadora de telefone”.

Pensando nessa afirmação, a Vivo resolveu utilizar uma plataforma interativa baseada em storytelling para capacitar seus atendentes com mais eficiência. 

Cada um cria um avatar para interagir com outros colaboradores e 4 personagens fictícios que auxiliam no processo de desenvolvimento de competências.

São mais de 8 mil usuários, com 95% deles bem ativos, com duas campanhas realizadas por ano até hoje. 

Graças a esse recurso, foi possível elevar a qualidade do atendimento e melhorar o desempenho geral da empresa.

2. Netflix

Entender os jogos como “filmes interativos” não é uma ideia fora da realidade. Tanto que eles já fazem parte da gamificação nas empresas. 

Na Comic Con 2015, por exemplo, a Netflix usou uma plataforma que integra um acesso via smartphone com uma atividade realizada em uma grande tela.

Dessa forma, várias pessoas puderam jogar simultaneamente, sem necessidade de fios ou de uma grande rede. 

Ela continua utilizando essa ferramenta até hoje, com mais de 15 mil participantes nos 5 dias da Comic Con 2017.

3. Starbucks

A gamificação também pode ser realizada de formas mais simples, como é o caso do Starbucks Rewards. 

Por meio de um aplicativo no celular, o cliente recebe uma pontuação de acordo com seu nível de fidelidade, ganhando algumas recompensas relacionadas. 

É uma forma bem prática e eficaz de manter os clientes interessados e mais satisfeitos.

Conclusão

Viu só como a gamificação pode ser uma estratégia eficiente e como ela pode ajudar a escalar a sua empresa se bem implementada?

Por falar em escalar,  como tem funcionado os meios de pagamentos na empresa? 

Não deixe de conferir o nosso post e conhecer as 7 ferramentas de emissão de boleto automático que consideramos as melhores do mercado. Quer saber quais são? Então, siga o link!

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Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

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