GissOnline: o que é, como acessar e alterar dados

Atualizado há mais de 3 semanas

Atualmente, empreendedores e donos de pequenos negócios se encontram diante de uma série de responsabilidades fiscais e tributárias. Com tantos tributos e deveres, muitas pessoas podem ficar confusas, especialmente sobre os processos e sistemas que devem ser utilizados para cumprir essas obrigações. 

Um desses sistemas é a GissOnline, ferramenta muito utilizada para emissão de Nota Fiscal Eletrônica. Se você quer entender melhor o que é esse sistema, para que serve e como utilizá-lo, vem com a gente!

O que é GissOnline? 

A GissOnline é um sistema de escrituração eletrônica para as notas fiscais de serviços tomados e prestados, onde consta a movimentação  econômica das empresas e dos livros fiscais. Também possibilita o controle e gestão completa do  Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISSQN ou ISS - e que possui diversos facilitadores para o registro por meio da internet e offline. 

A ferramenta permite que municípios introduzam controles de Retenção na Fonte (por Substituição Tributária), evitando assim a perda de arrecadação. O sistema também é uma forma de garantir que as empresas mantenham sua escrituração e, consequentemente, a declaração do ISSQN. 

Assim, o sistema fornece informações sobre a economia dos municípios no setor de serviços, disponibilizando dados em tempo real. Assim, o processo de análise do comportamento econômico e fiscal por parte da administração pública também é facilitado.  

Para que serve?

A GissOnline é uma ferramenta necessária para empresas e prestadores de serviços, uma vez que os municípios estipulam a obrigação de emissão de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e). Por meio da GissOnline, pode ser solicitada a autorização do AIDF/NFS-e para que os contribuintes possam emitir documentos fiscais. 

Em algumas cidades, a emissão da NFS-e é realizada pelo Ambiente de Gestão Inteligente da Nota Fiscal Eletrônica (GINFES). Mas não se preocupe: se a prefeitura usar o GissOnline, o sistema é integrado automaticamente. 

Além disso, a GissOnline foi criada, conforme consta no próprio portal "para fornecer subsídios para que o Administrador Público possa, no tempo necessário, reduzir ou aumentar alíquotas de determinado segmento econômico com a correta previsão de ganho ou perda da arrecadação".

A partir do momento da sua implantação, o sistema já disponibiliza de forma individualizada a escrituração para cada empresa do seu município, conforme a sua legislação, respeitando o sigilo da informação.

Você deve estar se perguntando: mas, afinal, eu sou obrigado usar a GissOnline? Por isso, fique atento, pois a utilização da ferramenta é obrigatória e é regulamentada através de Decreto ou Lei do município

atenção

Todos os prestadores e tomadores de serviço, sejam eles pessoas jurídicas (empresas) ou equiparadas, estabelecidas ou sediadas no município devem usar a Giss Online. Isso também vale para contribuintes de fora do município, cujo imposto é devido no local da prestação de serviços!


Como acessar a GissOnline?

O acesso ao site é realizado através do site. Para autorizar a liberação, o usuário deve fazer uma solicitação no ambiente do provedor no GissOnline e, em seguida, aguardar que o departamento de fiscalização tributária do governo municipal verifique as informações. 

Já nos casos de emissão de documentos fiscais, o contribuinte deve utilizar seu nome de usuário e senha para acessar o ambiente disponibilizado pela prefeitura municipal e preencher os dados para a emissão dos documentos

Assim que a fatura for emitida pelo prestador de serviços, o sistema GissOnline integrará automaticamente os dados do documento ao ambiente eletrônico e fornecerá as informações necessárias para o preenchimento do cadastro fiscal dos serviços prestados.

Além disso, levando em consideração as informações do arquivo, o sistema determina o valor do imposto devido ao município (se for por conta do mutuário ou prestador de serviço).

gisso-nline

Como alterar dados na GissOnline? 

Caso você tenha errado na hora de preencher os dados ou precise atualizar alguma informação, também é possível fazer isso facilmente no portal da GissOnline. Para isso, basta ir em “Contato”, nas “Opções de atendimento” e alterar os dados necessários. Depois, é só salvar!

Hora de usar!

Agora que você já entendeu melhor o que é a Giss Online, para que serve e como acessá-la, garantimos que o processo para utilizá-la será mais rápido e fácil! Sabemos que ter ou administrar um negócio requer uma série de tarefas e conhecimentos em ferramentas. 

Portanto, esperamos ter conseguido solucionar suas dúvidas sobre como a GissOnline e como ela funciona!  

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.