Quem trabalha com marketing digital gosta de ferramentas que possam ajudar em estratégias de conteúdo, a ver tendências e em pesquisas sobre qualquer tipo de assunto.
E quando se fala em tudo isso, um nome logo vem à cabeça, certo?
Sim, o Google. O buscador é onipresente quase tudo na internet. E, cada vez mais, ele vem se aperfeiçoando e auxiliando muitos produtores de conteúdo.
Dentre as opções que ele oferece nesse universo, o Google Trends ganha certo destaque. Se você ainda não conhece esse recurso, fique tranquilo, porque é neste post que você vai saber tudo a respeito dele.
PS: clique em todas as imagens do post para ampliá-las!
O que é o Google Trends
Se você é realmente daqueles que não conhecem essa ferramenta, saiba que pode estar perdendo muita oportunidade de conhecer mais sobre tendências na internet.
Isso porque o trends oferece informações sobre o que as pessoas andam pesquisando na web por meio do Google e do YouTube.
E não só: com ele, é possível visualizar a popularidade de determinadas palavras-chave, o que permite ver sua sazonalidade e entender, assim, o que é tendência — o “trends” em inglês.
“Veja o que o mundo está pesquisando”. Não há como ser mais direto do que isso para explicar a plataforma.
Graças a essa ela, você pode entender como a palavra-chave “se comporta” em qualquer região do mundo, podendo fazer o recorte que quiser, numa linha temporal que você achar melhor.
E mais: ainda é possível comparar termos — o que é ótimo para quem procura a keyword perfeita para um conteúdo.
Bom, mas como ele trabalha? Quais são esses recursos? Como eles te ajudam, na prática, a fazer conteúdos mais relevantes? E, principalmente, como entender sobre tendências de pesquisa?
Você pode jogar no Google todas essas perguntas.... Ou continuar lendo este texto, porque você saberá disso tudo agora.
Como usar o Google Trends
A primeira coisa a se saber sobre o Google Trends é como usá-lo. E como quase tudo do buscador, a usabilidade é bem prática e intuitiva. E não é preciso se cadastrar ou realizar login para usar o Google Tendências.
Já na página inicial, é possível perceber não só a barra de pesquisa, como também algumas tendências. Por exemplo, essas eram as opções enquanto este texto era escrito.
Ao rolar a página, você vê outros assuntos do momento e em quais locais eles são mais destaques.
No caso da imagem abaixo, o Google te mostra “Copa do Mundo de Futebol Feminino” e quais são as seleções de mais repercussão e quais são os países que mais dão relevâncias a elas.
Mais abaixo, ele ainda destrincha alguns pontos de alta tendência. No caso, a “Seleção Brasileira de Futebol Feminino”. O gráfico mostra uma linha do tempo com o interesse de algumas das principais atletas.
E, ao lado, outro assunto que repercute muito na internet enquanto esse texto era feito: o “Pride 2019”
Ainda, mais abaixo, ele mostra quais são os assuntos que estão em alta no momento em que navega.
Mas todos esses recursos apenas mostram o que o Google Tendências pode te proporcionar. Na prática, você deve incluir um termo na caixa do buscador, no cabeçalho da página.
Ao incluir, por exemplo, “Belo Horizonte” e pesquisar, você encontra o seguinte resultado.
Veja que, além do gráfico, ele oferece uma caixa para comparar pesquisas, filtros que podem classificar os resultados por: região, tempo, categoria e pesquisa, que ainda pode ser classificadas como na web, de imagens, de notícias, shopping e Youtube.
Bem-parecido com os filtros utilizados por quem pesquisa no Google, né?
E mais abaixo, há um gráfico que mostra onde o termo é mais buscado
Por fim, quais são os assuntos relacionados a Belo Horizonte que as pessoas mais pesquisam atualmente.
Ok, mas o que eu faço com isso?
De maneira simples, você percebeu como o Google Trends ajuda a descobrir o que é tendência no mundo. Agora, deve estar se perguntando o que fazer, certo?
Bom, três aspectos importantes você encontra até aqui:
- Ideias de conteúdo: por ter em mãos uma ferramenta que te possibilita ver quais são os termos mais pesquisados pelos usuários da internet, você consegue elaborar algumas boas técnicas de SEO. E elaborar conteúdos primorosos com isso.
- Entender as tendências: por que elaborar um material sobre “copa do mundo feminina” é uma boa nessa época e não em outra ou vice e versa? Esse exemplo ilustra bem o que você consegue entender graças a linha do tempo dos resultados dados pelo Google Trends; a sazonalidade.
- As melhores palavras-chave: se você tem dúvidas entre usar “Belo Horizonte” ou “Capital de Minas” (por exemplo), o Google Tendência de ajuda a mostrar qual é a mais forte, o que pode ser a solução do quebra-cabeça que é escolher uma palavra-chave verdadeiramente forte.
Comparar termos é tão importante que você vai ter um tópico só sobre isso agora.
Termo A x Termo B
Esse recurso, como você já sabe, te ajuda muito a escolher determinada palavra-chave. Para ilustrar, os termos “Belo Horizonte” e “Rio de Janeiro”.
O gráfico mostra como o nome da capital carioca tem mais força que a da mineira ao longo dos últimos 12 meses. E mais interessante que isso, é saber onde cada uma tem mais força, como mostrado nos gráficos abaixo:
Como é de se esperar, apenas em Minas Gerais “Belo Horizonte” vence. Depois, há uma análise separada para cada termo.
Também nesses casos, há um resultado para pesquisas relacionadas para cada termo.
Por que usar o Google Trends?
Ao longo do texto, você deve ter percebido como o Trends é essencial para quem trabalha, sobretudo, com marketing digital e produção de conteúdo.
As suas vantagens vão além do que conhecer o que é tendência no mundo – ou qualquer recorte geográfico que queira. Ele é uma plataforma completa de análise de palavra-chave o que inclui termos associados.
Com ele, é possível criar conteúdo mais relevante para o blog de seu negócio, já que te dá em mãos quais são os assuntos mais pesquisado e, inclusive, qual termo é mais pesquisado que outro, graças às comparações que é possível realizar.
Além disso, há a sazonalidade que é possível analisar graças às linhas do tempo que a ferramenta desenha. Isso é primordial para saber quando é melhor investir em uma keyword ou não.
Você ainda consegue saber qual é o melhor termo associado a uma palavra, mesmo que, aparentemente, elas não tenham diferenças de significado. Mas que, analisando, você pode perceber a diferença de pesquisas que cada uma tem, como no caso de “Seleção Brasileira” e “Seleção do Brasil”.
Gritante, não é?
Para ilustrar ainda mais a importância do Google Trend, anualmente, o maior buscador da internet lança um vídeo mostrando quais foram os termos mais buscados no mundo.
O vídeo é bem bacana!
Aliás, você consegue ver todas as retrospectivas do Google ao final da página inicial do Trends.
E por falar em retrospectiva, você sabe dizer quais foram os termos mais buscados no Google em 2018?
As tendências de 2018
Coronavirus, auxílio emergencial, eleições 2020, eleições EUA e BBB 2020. Esses foram os termos mais buscados no Google em 2020 no mundo em termos gerais. Na página, ainda é possível ver quais são estes termos separados por categoria, como “notícias”, “pessoas”, “atores”, “atletas” …
E, claro, filtrar tudo isso por país. No Brasil, estes foram os termos mais buscados no Google.
Deu para ter ideia do porquê você deve usar o Google Trends como uma ferramenta poderosa para alavancar seu conteúdo na internet?
Pois se acha que ela é a única plataforma que você deve conhecer, está enganado. O Ubersuggest é mais um recurso de análise de métricas importante para quem trabalha na área de marketing de conteúdo!