Marketing sazonal: o que é e como aproveitar datas comemorativas inusitadas para vender mais

Atualizado há mais de 3 semanas

O aumento do número de vendas é um desafio para um profissional despreparado, não é mesmo? Se você almeja atrair mais clientes e fechar mais contratos, é fundamental utilizar estratégias certeiras, que solucionam as dores do mercado — e o marketing sazonal é um de seus principais exemplos.

Você pode até nunca ter usado essa expressão, mas, provavelmente, já comprou um produto na promoção do dia das mães com condições especiais.

Esse exemplo mostra como campanhas sazonais, que são lançadas em uma determinada data, oferecem inúmeras oportunidades para escalar o negócio e vender mais.

Este post explica o que é o conceito de marketing sazonal e dá dicas para aplicá-lo corretamente.

Como a sazonalidade afeta o seu negócio?

A performance das vendas varia de acordo com a estratégia de marketing aplicada, os conteúdos produzidos e as oportunidades existentes no mercado também.

Nessas horas, é essencial entender que existem certas épocas do ano que são propícias ou não para vender mais. Um produtor de roupas de inverno, por exemplo, não deve esperar um crescimento exponencial das vendas durante o verão.

De forma semelhante, quem trabalha com o mercado de academias não terá resultados surpreendentes com quem não quer ter uma vida saudável.

Nessas horas, a sazonalidade representa a ideia de que algo é temporário. Em outras palavras, esse termo é aplicado em situações que variam com o passar do tempo.

A sazonalidade de demanda é surpreendente. Um produto que teve boas vendas no ano passado pode ou não ter os mesmos índices em outro ano. Dessa forma, é necessário atuar com precisão e não acreditar que essa variação é ruim.

É possível criar produtos especiais, com preços diferenciados em épocas específicas, a fim de fidelizar clientes e ganhar mais espaço no mercado em qualquer estação, temporada ou mês.

O que é o marketing sazonal?

O marketing sazonal está relacionado ao aproveitamento de datas especiais para impulsionar vendas e manter os setores de marketing e comercial aquecidos.

Além disso, quando bem aproveitada, essa estratégia pode ser adaptada em várias épocas do ano. Campanhas sazonais permitem que você não sofra com mercadorias paradas e promovem melhor movimentação no estoque.

Quais são as melhores dicas para colocá-lo em prática?

Chegou o momento que você vai entender como aplicar o marketing sazonal. Você encontra abaixo algumas orientações para impulsionar o negócio em datas comemorativas.

Crie um bom cronograma

Antes de tomar qualquer decisão, você deve escolher datas e períodos relacionados ao seu negócio. Preferencialmente, opte por aqueles que atraem mais clientes e causam mais impacto nas mídias.

A partir disso, comece a traçar estratégias focadas nas seguintes questões:

  • quais são os meus objetivos? Vender mais? Melhorar o reconhecimento da minha marca?
  • quais serão os meios de comunicação utilizados?
  • quais serão os formatos dos materiais produzidos na estratégia de marketing de conteúdo (vídeos, textos, postagens em redes sociais, etc)?
  • qual será a frequência de cada postagem?
  • qual é o público-alvo das campanhas sazonais?
  • quais benefícios serão oferecidos? Descontos? Pacotes especiais de assinatura?

Após definir esses critérios, documente o planejamento e o cronograma e faça com que os funcionários envolvidos nas atividades possam entendê-los e encontrá-los facilmente. Tenha em mente que essa preparação o ajuda a encontrar insights e oportunidades, antecipar adversidades e pensar em planos alternativos.

Estabeleça uma mensagem em cada campanha

Já se foi a época em que bastava apenas oferecer um bom produto para ter espaço no mercado. Hoje em dia, além de ter esse cuidado, você precisa entender como funciona a jornada de compra do cliente, analisando as emoções, sentimentos e desejos sentidos por eles.

A escolha do call to action é um momento muito importante. Existem várias opções, como o chamado para falar com o consultor, se cadastrar em uma lista de emails ou aproveitar um preço promocional.

Faça com que a mensagem transmita seus objetivos e leve seus consumidores ao caminho certo.

Dica importante: cada rede social tem características únicas. Enquanto o Twitter é formado por mensagens curtas e rápidas, o LinkedIn tem um perfil mais profissional. E inclusive cada uma delas tem dimensões diferentes de tamanho de mensagens de textos, duração de vídeos e outras questões.

Esses pontos parecem simples, mas são diferenciais que você não pode deixar de lado, já quer criar a melhor experiência em seus seguidores, certo?

Faça parcerias

Uma grande empresa nunca cresce sozinha. Toda gestão precisa de parceiros para ajudá-la a desenvolver melhores produtos e serviços, seja na divulgação da marca, seja na comunicação entre clientes e funcionários.

Dessa forma, você deve ter parceiros que trabalha com objetivos, visões e missões semelhantes às suas — e não seria diferente ao implementar o marketing sazonal no negócio.

Os influenciadores digitais, por exemplo, têm um públicos fiéis, que já estão acostumados com um tipo de linguagem. Ao escolher o digital influencer ideal, você consegue aumentar o alcance e a eficiência de suas campanhas sazonais.

Quanto maior for a segmentação do nicho, maiores são as chances de transformar seguidores em clientes. Portanto, veja quais personalidades têm mais influência em sua área de atuação e as inclua em sua estratégia.

É válido também fazer parcerias com outras soluções que melhoram a vida do usuário quando são utilizadas em conjunto. Quem desenvolve um aplicativo de vendas, por exemplo, pode fazer um acordo com um emissor de notas fiscais para quem assinar os dois serviços em um determinado período ter preços especiais.

Analise resultados

Mais importante do que realizar o marketing sazonal é analisar os números de todas as ações realizadas. Isso quer dizer que você não deve deixar de documentar tudo o que acontece em suas campanhas.

De nada adianta criar um vídeo que, na sua opinião, é maravilhoso, mas que não atraia a atenção de seus consumidores. Como o único jeito de conhecer a receptividade do mercado é colocar seus planos em prática, não espere resultados milagrosos na primeira tentativa.

Desse modo, você precisa ser muito criterioso ao utilizar métricas, a fim de medir a eficiência de seus esforços. Sempre esteja pronto para propor alterações e nunca se acomode, já que a volatilidade do mercado é alta.

Aproveite as redes sociais

As redes sociais já fazem parte da vida de muitas pessoas. Segundo um estudo da Agência eMarketer, o Brasil foi o país com o maior número de usuários da América Latina em 2016, representando o total de 93,2 milhões.

Todas essas pessoas consomem conteúdos em forma de vídeo, imagens e textos diariamente. A partir disso, você pode aproveitar seus perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin para interagir com o público e lançar campanhas sazonais atraentes.

Nessas horas, é essencial criar uma estratégia adequada aos desejos de seus clientes, que está relacionada às datas comemorativas do seu nicho do mercado.

Uma empresa de contabilidade digital, por exemplo, pode aproveitar o dia do contador para oferecer melhores condições de contrato. Já as gestões SaaS (Software as Service) podem criar preços especiais para em seus planos de assinatura.

Existem oportunidades para o marketing sazonal em todos os setores do mercado. Por isso, não perca mais tempo: comece a investir na sazonalidade de consumo em suas redes sociais e nunca deixe que o número de vendas caia.

Bônus: Datas que nem todos aproveitam (e você deve se beneficiar)

Dia das mães, natal e ano novo são datas que muitos empreendedores aproveitam e fazem o marketing sazonal. De fato, elas apresentam bons resultados, contudo, você não deve restringir suas ações a elas.

Veja abaixo algumas datas para marcar em seu calendário que não são lembradas por muitos:

  • Dia do livro - 23 de abril;
  • Dia da internet - 17 de maio;
  • Dia do veterinário - 9 de setembro;
  • Dia do contador - 22 de setembro;
  • Dia da nota fiscal - 10 de novembro;
  • Dia mundial de não comprar nada - último sábado de novembro.

O marketing sazonal é uma ótima ferramenta quando é utilizada corretamente. Ao seguir as dicas e as datas citadas neste post, será possível aproveitar o desejo de compras dos clientes e vender mais e melhor durante todo o ano.

Lembre-se de que não há uma fórmula mágica para o sucesso. É essencial analisar as variações das demandas e produzir conteúdos e campanhas de qualidade. Fique atento para compreender os resultados de suas ações e melhorá-las no futuro.

Sempre preze pela inovação nas campanhas e adote uma linguagem adequada aos seus consumidores.  

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Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

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