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Qualidade de vida no trabalho: o que é e como alcançar

Atualizado há mais de 3 semanas

Quem tem qualidade de vida no trabalho consegue alcançar os resultados que deseja e ter uma vida mais saudável e feliz. Dessa forma, é essencial que as empresas saibam investir em questões que fomentam esses benefícios.

Contudo, algumas pessoas consideram que esse é um dever apenas dos gestores. Na verdade, a qualidade de vida no trabalho só pode ser obtida quando todos atuam em conjunto, prezando pelo bem-estar de todos os seus colegas.

Como o caminho a ser trilhado é longo, este post vai te ajudar a entender mais sobre o assunto. Preste atenção em nossas dicas e faça de tudo para alcançá-la.

O que é a qualidade de vida no trabalho?

Pode ser definida pelas sensações de felicidade e satisfação dos membros da equipe da empresa. Isso quer dizer que a qualidade de vida no trabalho está relacionada ao cumprimento de metas e de planejamentos, sem que o estresse e outros problemas atrapalhem o desempenho de cada um.

Por que ela é importante?

Provavelmente, você gasta grande parte do seu dia no trabalho, certo? E essa é uma realidade dos trabalhadores de todo o mundo.

Se você realiza uma atividade ruim, que prejudica a sua saúde, você tem grandes chances de não se sentir acolhido ou satisfeito. A partir disso, você não se sente bem para desempenhar suas funções e abre brechas para doenças físicas e psicológicas.

Desse modo, a qualidade de vida no trabalho deve ser a sua prioridade. Se você é um empreendedor e lidera uma equipe, esse conceito melhora o relacionamento entre os funcionários e facilita o crescimento da empresa.

Outros de seus ganhos são:

  • melhoria do ambiente de trabalho;
  • aumento da empatia, inclusão e acessibilidade na instituição;
  • reconhecimento das individualidades e características do trabalhador;
  • diminuição das doenças laborais;
  • redução dos atritos entre funcionários.

Uma pessoa que está satisfeita com seu emprego consegue evoluir rapidamente, tomar decisões importantes e se relacionar com todos facilmente. Além de tudo isso, é possível se esforçar mais, superar metas empresariais e manter-se em constante evolução.

Em outras palavras, a qualidade de vida no trabalho é um dos pilares do sucesso da gestão.

Quais são os fatores que afetam a qualidade de vida no trabalho?

Saiba que ela não pode ser analisada apenas por um critério. Como cada pessoa tem características e desejos diferentes, uma posição com boa remuneração financeira, por exemplo, pode não ser ideal para todo mundo.

Desse modo, existem várias condições que você precisa analisar antes de alcançar a qualidade de vida no trabalho. Conheça alguns de seus principais exemplos abaixo:

Remuneração salarial

Não há nada melhor do que poder pagar as contas em dia, planejar viagens de férias e não passar apertos no final do mês, não é mesmo?

Pois bem, essas situações só acontecem quando você tem um salário adequado às suas necessidades e às funções realizadas na empresa. Além de disso, é preciso saber se a sua remuneração está alinhada aos valores pagos pelo mercado.

Porém, esse fator nunca pode ser o único considerado. De nada adianta, por exemplo, ter um salário astronômico se a sua rotina é estressante e cansativa. No final das contas, não há dinheiro no mundo que pague o seu bem-estar.

Benefícios

Você já sabe que funcionários felizes são a alma do negócio. As gestões que oferecem benefícios vantajosos conseguem reter talentos e prezar pela qualidade de vida no trabalho.

Cada empresa oferece vantagens diferentes, mas algumas mais comuns são:

  • vale alimentação/ vale refeição
  • plano de saúde/ plano odontológico;
  • auxílios/bolsas de estudo
  • participação nos lucros

Uma boa dica é analisar os seus concorrentes e grandes negócios do mercado e descobrir quais benefícios eles ofertam. Com essas informações em mãos, é possível entender o que os funcionários mais cobiçados querem e traçar um plano para estimular a equipe e captar e manter talentos.

Saúde psicológica e física

Algumas condições ambientais são insalubres, como a exposição a calor intenso ou a presença de agentes químicos ou biológicos. E os profissionais que atuam nesses locais recebem o adicional de insalubridade.

Contudo, existem outras questões que prejudicam a saúde psicológica e física de um colaborador também, como trabalhar todos os dias sob pressão e estresse.

A Organização Mundial da Saúde afirma que os efeitos de um ambiente negativo pode levar a problemas mentais e físicos de colaboradores e outras consequências, como: a queda de produtividade e o uso abusivo de álcool e drogas. O bullying e o assédio psicológico são outros problemas enfrentados frequentemente também.

Dessa maneira, é essencial pensar sobre esse aspecto em seu negócio e evitá-las de todas as formas possíveis.

Como alcançar a qualidade de vida no trabalho?

Não se engane ao acreditar que apenas os trabalhadores de grandes empresas alcançam a tão sonhada satisfação no serviço. Saiba que algumas dicas podem ser aplicadas em qualquer gestão, até mesmo em pequenos e médios negócios.

Abaixo, você encontra algumas orientações que não podem faltar em seu dia.

Goste de sua área de atuação

Infelizmente, nem todas as profissões recebem o mesmo reconhecimento na sociedade. Por causa disso, algumas pessoas olham apenas para o salário ou o status na hora de procurar emprego.

Quem se esforça apenas pelo dinheiro pode se tornar infeliz e não ter qualidade de vida no trabalho. Por esses motivos, você deve buscar uma área que consiga equilibrar as questões financeiras e as suas satisfações pessoais.

Mas não se assuste ao encontrar dificuldades. Saiba que é possível fazer uma lista de suas habilidades e como elas são aplicadas no mercado de trabalho. A partir disso, basta procurar formas de introduzi-las em seu emprego atual e, caso seja necessário, em uma nova oportunidade em outra gestão.

Evite procrastinar

A procrastinação é representada pelo fato de adiar uma ação.

Quem procrastina sempre está atrasado e nunca consegue concluir atividades com eficácia, já que as tarefas mais difíceis ficam para depois e sobra pouco tempo para solucionar pendências e outros problemas.

Percebe-se, então, que ela é uma das principais inimigas da qualidade de vida porque você terá que resolver tudo do mesmo jeito, só que com muito mais pressão e tensão.

Preze pelo diálogo

Qual é a relação entre um casamento e o dia a dia de uma companhia? As duas situações são distintas, mas ambas precisam de muito diálogo e comunicação. Quando isso não acontece, os envolvidos não se relacionam bem e vários problemas começam a surgir, como discussões, separações e demissões.

Portanto, é essencial utilizar o diálogo com uma ferramenta em sua empresa — principalmente quando se tratar de receber e fazer feedbacks. Equipes que sabem analisar resultados conseguem identificar erros e crescer com eficiência.

É importante que o diálogo seja positivo e todos os envolvidos possam participar, não importando o cargo ocupado na organização.

Seja flexível na rotina

Uma pesquisa da Talenses mostra que a flexibilidade é a palavra-chave para ter funcionários mais felizes. Isso quer dizer que o expediente de 9 horas às 18 horas já está ultrapassado.

Ao oferecer diferentes horários de trabalho, você garante o aumento de produtividade dos funcionários. Os millennials, pessoas que nasceram entre 1980 e 1990, e a geração Z, jovens que nasceram entre 1990 e 2010, são aqueles que mais valorizam a liberdade para trabalhar a qualquer hora ou lugar segundo o estudo.

As empresas que adotam uma postura mais ajustável já estão alcançando bons resultados. Portanto, se prepare para mudar a cultura e as prioridades entre as gerações e permitir que os funcionários atuem em horários que mais se adéquam aos seus gostos, sem deixar as responsabilidades de lado.

É válido também lembrar-se de tirar um tempo para descansar. Ficar na frente do computador o tempo todo pode não ser muito produtivo. As noites sem dormir e o cansaço excessivo são outras dificuldades também.

Por isso, faça pausas sempre que necessário e tire momentos para descansar e colocar os pensamentos e ordem.

Valorize os colegas de trabalho

Você não precisa ser o melhor amigo de toda a sua equipe. Na verdade, basta respeitar as diferenças, ter empatia e saber valorizar os resultados que cada membro apresenta.

Quando todos são valorizados e respeitados, os serviços se tornam mais leves e o time fica mais forte.

Fuja das fofocas

Uma relação saudável e amigável com os colegas de trabalho é outro fator que não pode ser deixado de lado. A fim de garantir isso, você não pode participar de fofocas. Elas atrapalham o seu desempenho e criam um ambiente desagradável.

Caso alguém faça uma fofoca com você, seja delicado e diga que o comentário não agrega nada ao ritmo de produção e só ajuda a perpetuar ideias ruins na empresa.

Automatize tarefas

Você já reparou como as tecnologias fazem parte de quase tudo o que fazemos em nossas vidas? Hoje em dia, existem ferramentas e sistemas que automatizam tarefas repetitivas e nos dão mais qualidade de vida.

A automação de processos é uma ótima forma para tornar a sua rotina mais produtiva e fazer com que você tenha mais tempo. Assim sendo, encontre soluções, como um emissor de notas fiscais e as ferramentas de automação de marketing, que estão adequadas aos seus objetivos e tenha mais comodidade.

Saiba admitir erros

Erros podem acontecer por mais bem preparado e capacitado que você deseja. Em vista disso, não tente ser perfeito em todos os momentos de sua vida. Gênios que ganharam Prêmios Nobel e criaram startups de sucesso falharam várias vezes antes de acertarem.

Ao se deparar com uma falha, faça de tudo para analisá-la e encontrar os pontos que a trouxeram à tona. Quem aceita que os erros fazem parte da natureza humana tem um dia a dia mais leve e consegue aprender cada vez com o passar do tempo.

Este texto mostrou como a qualidade de vida no trabalho deve ser uma de suas prioridades. A partir de agora, você entendeu mais sobre o assunto e está pronto para alcançá-la em seu negócio.

Quer melhorar ainda mais a sua rotina? Continue com a gente e descubra aplicativos para construir novos hábitos!

Gabriel Nascimento - Analista de marketing, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!
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