4 dicas para produzir bons vídeos online

Os vídeos online, hoje, já correspondem a uma grande parte do tráfego de dados na internet. Cada vez mais eles se mostram poderosas ferramentas nas mais diversas áreas, como entretenimento, marketing digital, ensino a distância e até mesmo o empreendedorismo.

Acredite, uma boa estratégia de vídeos pode te ajudar até a vender mais!

Mas é claro, para atingir o máximo de seu potencial, um vídeo deve ter boa qualidade, ser claro, atrativo e prender a atenção do público.

Pensando nisso, bolamos quatro dicas e boas práticas que vão te ajudar a produzir excelentes vídeos online, independente do seu objetivo. Essas dicas vão desde a elaboração de um roteiro até a escolha dos equipamentos e de uma boa thumbnail.

Vamos lá?

1. Pense no seu público

A primeira dica para um bom vídeo pode parecer óbvia, mas muitos produtores não lembram de pensar nisso. Para que seu vídeo, independente do propósito, seja efetivo, é importante que você entenda como comunicar com seu público.

Por exemplo, a linguagem de um vídeo de entretenimento voltado para adolescentes deve ser bem diferente de uma vídeoaula para adultos, certo?

Então, o primeiro passo é entender qual o objetivo do seu projeto e quem você deseja atingir com seu conteúdo.

Fique atento!

Uma boa dica para se lançar no mercado dos negócios digitais, especialmente o dos vídeos online, é trabalhar com nichos. De forma resumida, trabalhar com o mercado de nicho significa o contrário de atuar com mercado de massas. 


No caso de um canal de vídeos ou curso online, por exemplo, em vez de tentar atingir um grande número de pessoas distintas com assuntos variados, você pode focar em um segmento específico de pessoas que procuram pela mesma solução.


Por exemplo, se você possui amplo conhecimento acerca do mercado financeiro, pode criar conteúdo voltado para pessoas que querem começar a investir e estão querendo aprender mais sobre o assunto.


Segmentando o seu público e produzindo conteúdo para um nicho, você tem muito mais chance de atrair um público qualificado com muito menos gastos.


Depois de entender qual é o seu público alvo e compreender qual é a melhor forma de se comunicar com ele, você deve começar o planejamento de um bom roteiro.

​2. Faça um roteiro

Acredite, roteiros não são exclusividades do cinema e da televisão! Para quem quer trabalhar com vídeos online, é muito importante planejar e escrever esse tipo de documento.

Para além das questões técnicas de equipamentos, a escrita de um roteiro é um dos passos mais importantes para garantir a qualidade do seu vídeo. Afinal, é o roteiro que garante que você irá se manter claro, coerente e, principalmente, que não irá fugir do assunto principal do seu conteúdo.

Em uma conversa rosto a rosto, é normal que as pessoas conversem sobre diversos assuntos, contem casos, piadas e muito mais, porém, no caso de um vídeo, é importante manter o foco em apenas um assunto para que o conteúdo não fique confuso e o público se perca.

Se o vídeo ficar confuso demais, provavelmente, as pessoas não irão assistir até o final e você terá muita dificuldade em conquistar sua audiência.

A boa notícia é que um roteiro de vídeo não precisa ser um documento muito elaborado e difícil de se fazer. Seguindo alguns passos simples você pode fazer um excelente e efetivo roteiro para seus vídeos online:

2.1. Pense no objetivo, público e como irá divulgar:

Primeiramente, lembre-se dos aspectos que você pensou anteriormente, como seu público e qual é o seu objetivo com esses vídeos. Além disso, é importante já começar a pensar em quais canais de divulgação e redes sociais que serão utilizadas, já que cada uma delas possui características distintas, e é preciso adaptar as linguagens e imagens.

2.2. Escolha o tipo ideal de roteiro para seu vídeo

Alguns modelos de roteiro são mais indicados para determinados tipos de vídeo, e é importante atentar-se a isso. Para vídeos mais simples, você pode fazer um roteiro em texto direto, como se estivesse escrevendo uma redação de tudo que será dito no vídeo.

Para um vídeo mais elaborado e com uma equipe de produção maior você pode usar um modelo espelho de 5 colunas, que descreve detalhadamente cada cena, fala e até mesmo uma estimativa de tempo.

Leia nosso outro post e descubra mais sobre outros modelos de roteiros

2.3. Escreva

Depois de planejar, é hora de botar a mão na massa e começar a escrever. Anote no seu roteiro tudo que pretende falar no vídeo de uma forma que seja fácil de utilizar até mesmo durante as gravações.

Seu roteiro será o seu guia, portanto, faça de tudo para mantê-lo organizado e atualizado.

2.4. Revise e cronometre

Depois de escrever, é importante fazer a revisão e, claro, ensaiar! Aproveite para ter um tempo estimado do vídeo e verificar a necessidade de ajustes para que seu conteúdo tenha a duração ideal.

Com um bom roteiro pronto, você pode começar a planejar as questões práticas do seu vídeo.

3. Escolha bons equipamentos

É verdade que a qualidade de um vídeo online não depende unicamente dos equipamentos utilizados para gravá-lo, mas eles representam grande parte do sucesso de um conteúdo.

Você dificilmente assistirá a um vídeo muito escuro, com áudio ruim e um péssimo cenário até o final, certo? Então, é importante atentar-se para a escolha de bons equipamentos como câmeras, microfone e uma boa iluminação.

É claro que equipamentos de vídeo podem ser um investimento e tanto, mas, com um pouco de pesquisa e dedicação, é possível encontrar bons equipamentos sem que você precise gastar rios de dinheiro com eles.

Inclusive, com o avanço tecnológico recente, até mesmo smartphones possuem câmeras boas o suficiente para gravar vídeos em HD e FULL HD.

3.1. Preocupe-se com fatores para além da câmera 

Uma boa maneira de manter seus vídeos com uma boa qualidade de imagem é realizando a gravação durante o dia. Algumas câmeras, mesmo muito boas, não captam imagens em ambientes escuros corretamente.

Outra dica importante é buscar um local silencioso, sem ruídos externos e escolher um bom microfone. Um vídeo muito barulhento, com interferências externas como barulho de trânsito e latidos de animais podem ficar bastante confusos e incômodos e isso pode fazer com que a audiência desista de assistir antes do fim.

Então, capriche na iluminação e na captação de áudio de seus vídeos também.

4. Hora da gravação!

Depois do planejamento, da elaboração do roteiro e da escolha dos equipamentos, chega o momento gravar! Dê uma olhada em algumas dicas para deixar seus vídeos atraentes e efetivos:

  • Preocupe-se com os primeiros segundosPara reter a audiência durante o vídeo inteiro é importante que você capte a atenção dela logo nos primeiros segundos. Então, uma dica é abrir o vídeo com algo que mantenha as pessoas curiosas e faça com que elas fiquem com vontade de assistir ao restante. Que tal começar com um questionamento que será respondido ao longo do vídeo?
  • Preze pela qualidade do cenário: nós somos seres visuais, ou seja, somos atraídos por boas imagens. A fim de deixar seus vídeos online mais atraentes, é essencial caprichar no cenário! E claro, você não precisa gastar muito com isso. Procure decorações interessantes que você já tenha em casa e monte um espaço bonito e bem decorado para gravar seus vídeos;
  • Faça uma boa edição: Não se esqueça da edição! É na pós-produção que tudo será acertado, os erros serão cortados e seu vídeo será montado para o resultado final. Adicione uma boa trilha sonora para valorizar ainda mais sua produção;
  • Fale pausadamente: se você ficará em frente às câmeras, deve sempre se lembrar de falar um pouco mais devagar do que fala normalmente. Se estamos conversando é normal falarmos um pouco mais rápido, mas para que a mensagem do seu vídeo fique clara e a audiência não se perca, é usual falar um pouco mais devagar nas gravações;
  • Escolha a Thumbnail ideal: Por último, escolha uma boa thumbnail - imagem miniatura - para atrair mais público para seu conteúdo. Uma boa e atrativa thumbnail é algo simples e pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de um conteúdo.

E aí, gostou dessas dicas para produzir bons vídeos online? Então, mãos à obra e comece agora mesmo a tirar seus planos do papel! Pensou em alguma outra dica e quer compartilhar com a gente? Deixe um comentário.

Abraços e boas gravações!

About the Author

Analista de marketing apaixonado pela produção de conteúdo, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!

>