Como melhorar sua imagem pessoal e o poder desse recurso?

Atualizado há mais de 3 semanas

Quem lida com vendas e gestão de negócios sabe que tem algo intrinsecamente relacionado ao sucesso: a imagem pessoal. 

Mais do que uma observação de vestes, penteados e maquiagem, por exemplo, o modo de falar, o comportamento de maneira geral, os gestos, o trato, a ética, enfim, são fundamentais para passar uma boa imagem pessoal.

Os negócios e empreendedores que querem ter sucesso no que fazem, esses fatores podem significar uma impressão de confiança. 

Para saber mais e melhor sobre o assunto, explore, nesse texto, alguns detalhes sobre como ter uma boa imagem pessoal e o porquê é importante falar sobre isso. 

O que é imagem pessoal?

Falar de imagem pessoal geralmente requer entender a visão que uma pessoa tem de si mesma como também a que outras pessoas têm dela. 

Como lido ali em cima, é uma perspectiva que analisa o modo de vestir, de se maquiar, de falar, de se expressar e também de se comportar. 

É uma visão que considera esses fatores e que, com uma análise que pode variar conforme a interpretação das pessoas, mas que seguindo uma retidão, consegue seguir um padrão positivo. 

A imagem pessoal, portanto, exige que um indivíduo tenha um autoconhecimento profundo e, mais do que isso, saber exatamente o que deseja para conquistar seus objetivos. 

Qual o poder da imagem pessoal?

A imagem pessoal tem o poder de mostrar o melhor de cada um. Isso significa dizer que outras pessoas podem perceber o que um indivíduo tem como qualidade. 

Com uma boa gestão e construção de imagem pessoal, a confiança será uma das características melhor percebidas por outros indivíduos, sobretudo aqueles que convivem contigo. 

A confiança é algo primordial para alguém que quer ter uma carreira sólida no mundo corporativo e ter sucesso em vendas, por exemplo. 

A partir daqui você precisa entender qual é essa relação entre imagem pessoal, profissional e a institucional.

Imagem pessoal, profissional e institucional: qual a relação?

A distinção de imagem pessoal e profissional possui diferenças sutis, considerando que a última precisa passar também características de competência, ética e liderança – algo que se atinge quando as demais são bem trabalhadas.

Claro, é fundamental também saber que as duas imagens se diferem do ambiente. Isso influencia o tipo de vestimenta que usa. Em uma empresa, é necessário estar adequado ao dress code quando estipulado.

Já a institucional é relativa à imagem de uma empresa e àquilo que possíveis clientes podem esperar dela. Ela é construída também com a qualidade do produto posto no mercado ou do serviço prestado. 

Todas as três se relacionam quando o trato com o público com o propósito de vendas é colocado em questão. Representantes, CEOs, pessoas de vida pública que representam a empresa de alguma forma precisam se preocupar com imagem pessoal, profissional e institucional com o mesmo peso. 

Como melhorar sua imagem pessoal? 

Deu para ter uma noção de como a imagem pessoal pode interferir nas relações de negócio. Tudo passa pela confiança que as outras pessoas terão de você e isso pode ser a chave para o sucesso. 

E para saber como construir uma boa imagem pessoal, siga algumas dicas. 

Cuidado com a primeira impressão

Aquele velho ditado é até um clichê e sempre vale a pena levá-lo em consideração, mesmo que a primeira impressão não seja, necessariamente, a que fica. 

Quando estiver indo a um encontro com uma pessoa pela primeira vez, a uma reunião com novos clientes ou ser o seu dia inicial em um trabalho, preocupe-se com a impressão que pode causar com sua imagem. 

Há uma relação apontada que mostra como a primeira impressão é formada:

  • O conjunto de sua imagem, o que inclui vestuário, representa 58% da primeira impressão;

  • O tom da voz 18%;

  • O bom uso das palavras: 14%;

  • A linguagem corporal: 10%.

Adeque sua roupa a ocasião

Como viu, a roupa é bem importante para a primeira impressão. Por isso, ela precisa ser condizente não só com a sua imagem pessoal, como para o momento. Ser informal demais é ruim para eventos muito corporativos.

Assim como ser muito formal em situações de mais leveza ou descontração pode ser inadequado. 

Vale lembrar que é importante manter maquiagens e perfumes sóbrios para o momento. Nem carregar muito o rosto com uma make, nem usar perfumes fortes em ambientes, sobretudo, fechados. 

Em todos os sentidos, evite a extravagância. 

Preocupe-se com o horário

Você leu algumas vezes por aqui que o comportamento é um fundamento para a construção de uma boa imagem pessoal. 

E se tem algo que pode irritar as pessoas é a falta de comprometimento com horários e prazos. Mostra displicência, desrespeito e irresponsabilidade. 

Se houver prazos ou horário a cumprir, cumpra! Nunca deixe outras pessoas dependendo de sua chegada para algo, seja tarefas ou reuniões. 

Tenha uma boa postura

Gestos, tom de voz, linguagem corporal… tudo isso entra na equação que resulta na imagem pessoal. 

Há também use moderadamente tanto a sua voz quanto os seus gestos. Movimentos bruscos e tons altos são bem inadequados. 

Tenha atenção especial a outro tipo de postura, o de envolvimento com assuntos que não dizem respeito a você ou ao seu propósito dentro de uma organização.

Resumidamente: fofocas e intromissões no trabalho alheio – a não ser que, de alguma maneira, isso impacte no seu trabalho. 

Se for o caso, aja com ética, respeito e tente sempre falar com a pessoa em questão. Já com relação às fofocas, evite mesmo. 

Atente-se a limpeza e higiene

Pessoas sujas não dá, né?

Além da higiene pessoal, seja organizado e limpo com o seu ambiente de trabalho. Evite poeiras, papéis fora de local, lixo acumulado… 

Isso nunca é exatamente o que se espera de alguém com uma boa imagem pessoal.

Cuide também do seu ambiente virtual, como a organização de arquivos no computador e de emails, com pastas específicas de acordo com assunto, por exemplo.

Está confiante em como, agora, você pode ter uma boa imagem pessoal? Conte aqui nos comentários o que achou ou dê as suas dicas!

Head de Marketing na eNotas

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.