Como falar em público: 11 dicas para ser um bom orador

Para se destacar no mundo dos negócios, é preciso ter conhecimento de muita coisa. Porém, para persuadir um potencial cliente, a melhor escolha é a oratória. 

Falar bem diante um público, seja presencial ou virtual, não é assim tão fácil quanto parece. Às vezes, a dificuldade é por falta de aptidão, preparo ou mesmo nervosismo.

Mas não é preciso se desesperar. Quem se empenha, participa de eventos e faz pequenas apresentações para se preparar alcança os resultados que deseja.  

Se você é dessas pessoas que querem aprender a como falar em público sem medo para melhorar seu empreendimento, por meio de palestras ou de cursos online e canal de Youtube, você encontrará 11 dicas para perder falar bem em público neste post!

1. Treine

A dica mais básica e talvez a mais necessária para se começar esta lista. Treinar o seu discurso antes de qualquer apresentação permite que você avalie o seu desempenho, administre o seu tempo e te ajuda a revisar o seu conteúdo.

Outra dica valiosa quanto ao treino é ensaiar diante pequenos grupos de amigos, com quem você se sinta mais à vontade. Assim, a sensação de ser observado – uma das principais causas do medo de se falar em público – é naturalizado.

Além disso, nessas horas, fique atento aos feedbacks que você recebe. Peça para que a sua plateia mostre pontos a melhorar e, claro, diga os aspectos você está mandando bem!

2. Prepare-se

Não confunda: preparar e treinar são coisas diferentes.

A preparação diz mais sobre o estudo do que você planeja falar do que a maneira como você discursará. Ela vem antes até do que o treino. Você precisa dominar aquilo que vai falar.

Mas não só: faça uma estruturação natural do assunto. Evite idas e vindas em seu argumento, seja linear e tenha a plena convicção de que aquele discurso atingirá seu público.

3. Tenha uma mensagem

O que você quer falar em público? Qual é o tema daquilo que falará?

Você precisa ter isso bem definido e deixar claro qual é essa mensagem para o público. Não saia de casa —  ou vá para frente da câmera — sem saber qual é ela e de que forma você vai passá-la aos seus espectadores.

dream

4. Respire

Aqui valem dois pontos. O primeiro é a pausa entre as falas. Por isso, pense em períodos não muito longos para falar bem o que quer. Essas pausas servem para você respirar, não atropelar ideias e ajudar na compreensão de seu público. Só não exagere em pausas longas demais.

Pode parecer que você esqueceu o assunto ou não sabe o que falar.

O outro ponto é a respiração em si. Saber respirar é fundamental para ter um domínio de como falar em público. A má respiração atrapalha o seu discurso,  pode abalar a sua confiança e aumentar a tensão no momento.

“Mas como se respira certo diante um público?”, você deve ter se perguntado... Bom, a dica é: respire naturalmente. Nada de ficar puxando ar ou aceleradamente.

respirar

5. Tenha postura!

Você só consegue passar segurança — para o público e para si mesmo — se manter uma postura confiante, poderosa e que marque a sua presença no vídeo ou no palco. Isso não significa que seja para você ficar duro como uma pedra. Na verdade, é para ser o mais natural possível, apenas não tente parecer muito informal.

Aliás, em relação à postura, tenha uma linguagem corporal que seja condizente com o que está dizendo. Gestos desproporcionais, que não agregam em nada do que está tentando dizer, vão te atrapalhar na hora de assar segurança ao público.

A postura e a fluidez, ou naturalidade, dos gestos fazem que o medo se afaste e te dá mais segurança.

6. Caprichar no visual faz parte

O importante é um dress code que te deixe confortável,  que você se sinta bem e que traduza a sua maneira de ser. Mas, se puder, seja discreto e que esteja de acordo com a ocasião e o discurso.

Tome cuidado com acessórios que chamam muita atenção, como pulseiras que balança demais no pulso, camisas com estampas muito chamativas ou penteados ousados demais.

Se, quando tiver falando em público, perceber que outra coisa em você chama mais atenção do que aquilo que diz, pode ser que a insegurança surja e  faça você se perder no argumento.

7. Sorria!

Pessoa sisuda não conquista público. Mostre apreço por poder falar com aquelas pessoas esbanjando um belo sorriso, algo que mostre simpatia. Com ele, você pode conquistar a plateia que o assiste e agir com mais segurança diante dela.

Mas, preste atenção: aquele sorriso amarelo, sem graça e forçado não é bem-vindo! Seja espontâneo até na hora de sorrir.

Se o seu discurso for sério demais para um belo sorriso, cuidado nos excessos, ok?

sorrir

8. Chegue cedo no local

É claro que chegar atrasado é uma coisa que você vai sempre evitar! Mas não é disso que essa dica quer focar.

Para perder o medo de falar em público, você não só precisa ter amplo domínio do que falará, como deve ter também conhecimento necessário de equipamentos, do palco, iluminação, espaço... tudo para que você esteja inteiramente seguro de seu discurso.

Imagine você se preparar, ter em mente várias técnicas de oratória e, na hora da palestra (ou da apresentação), um equipamento falha porque não foi checado antes?

Se você está preparando uma apresentação online, faça toda a conferência antes de ligar a câmera e apertar o play.

Em ambos os casos, faça um check-list de tudo o que precisa estar ok na hora da apresentação para não se esquecer de nada. Vale sempre também consultar, quando for o caso, a equipe técnica do local, ou quem gerencia o evento, para saber se por lá tem determinado equipamento e quais são as suas condições.

late

9. Ler slides? JAMAIS!

Olha, até aqui você está lendo sobre dicas valiosas de como falar em público com segurança, bem e com qualidade. Mas, se chegar no palco e começar a ler sua apresentação, todas essas dicas irão por água abaixo.

O Power Point — ou qualquer que seja a ferramenta que usar — deve ser um apoio ao público e somente a ele. Dominar completamente a sua apresentação fará que os slides sejam desnecessários para você.

A leitura do material de apoio na hora da apresentação pode mostrar que você não conhece do tema, demonstrar falta de didática e fazer com que o público perca a confiança.

10. Tenha slides atrativos

Como acabou de ler, slides devem ser um apoio ao seu público. E por mais que eles não sejam lidos, você não pode fazê-los de qualquer jeito. Caso a sua apresentação não seja visualmente atrativa ou  desleixada com a gramática, mais uma vez, a plateia não sentirá firmeza no que você fala.

11. Use Storytelling

O storytelling é uma das técnicas que mais cresce entre pessoas que precisam discursar diante um público.

O termo pode ser definido como a arte de se contar histórias com início, meio e fim. E, dessa maneira, transmitir emoções.  A técnica pode prender muito público, mas o fundamental é que ela seja um apoio para passar sua mensagem para quem estiver discursando com a escrita criativa.

A partir disso, você consegue memorizar melhor o que quer falar e criar uma conexão com o seu público. Então, desenvolva um personagem para a sua mensagem, trace um conflito para ele e mostre uma conclusão em que o público possa captar aquilo que você deseja.

Ninguém consegue dominar uma apresentação, conquistar um público, atrair pessoas para a sua causa forçadamente. Você pode ser ator, ter feito aulas de performance, mas, na hora de vender o seu produto ou o seu serviço, o público quer transparência.

E ele só sentirá o quão verdadeiro que você é se agir de maneira natural. Sem gestos forçados!

Bom, estas são as principais dicas de como falar em público. Será que, agora, você terá algum medo? Este post te ajudou nisso? Ou já é um vencedor que, com as técnicas de oratória certas, conseguiu se dar bem no mercado?

Deixe a  sua experiência aqui nos comentários e ajude outras pessoas a perder o medo de falar em público. 

About the Author

Gabriel Nascimento - Analista de marketing apaixonado pela produção de conteúdo, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!

>
Gabs

Como conseguir 200 mil visitas mensais no seu site sem gastar com anúncios