Market share: o que é e como saber sua posição no mercado?

Atualizado há mais de 1 semana

O market share é um indicador que ajuda a entender a participação de uma empresa no segmento de mercado em que ela atua. É um cálculo complexo, mas necessário, que envolve desde vendas, faturamentos e o momento específico da análise.

Entre os seus benefícios, está o de poder entender como é a competitividade no seu nicho de atuação e qual é a realidade de sua empresa quando comparada às outras empresas que se encontram no mesmo mercado.

Esse índice deve ser compreendido e acompanhado porque fornece informações valiosas sobre o campo de atuação da empresa.

Quer saber mais? Acompanhe!

O que é o market share?

O market share é um KPI que dá, em porcentagem, a participação de uma empresa no seu mercado de atuação. Ele considera o volume de vendas da empresa em um total do nicho.

Ou seja, o market share considera não só o volume de vendas da sua empresa como também o de seus concorrentes.

Mas, ainda, o indicador pode considerar o número de vendas ou o de faturamento, sempre em uma margem temporal, que pode variar de mês, trimestre, semestre ou anual.

Basicamente, o market share ajuda a entender o tamanho da empresa no mercado em que atua.

Como calcular?

Para calcular o market share, é preciso considerar alguns fatores. O primeiro é o período da análise.

Você tem algumas opções e as mais comuns são o cálculo por trimestre, semestre e o anual. Mas nada impede de se fazer menores ou maiores, como a cada dois anos.

O segundo fator é a escolha do nível de mercado. Você pode considerar um nível local, mais regionalizado, ou um nacional.

Se a sua empresa está internacionalizando, então o nível pode ser ainda mais amplo.

Outra escolha é pelo índice que quer analisar. Você quer entender sua participação no mercado em volume de vendas ou de faturamento?

Bom, considerando tudo isso, o cálculo do market share é:

(Resultado da sua empresa/Resultado do mercado de atuação) x 100

É importante ressaltar que esses dados precisam seguir os parâmetros que você escolheu. O resultado da empresa e o do mercado são medidos no mesmo índice, no mesmo nível e no mesmo período.

Também é importante perceber a diferença quando se fala de faturamento e de volume de vendas.

O volume é a quantidade unitária de vendas. O faturamento é o valor que a empresa teve com essas vendas.

Você ainda pode considerar o market share por volume de cliente. Nesse caso, é necessário estabelecer o perfil dessas pessoas para comparar com os concorrentes no mercado.

A fórmula é a mesma, trocando apenas o índice. Em vez de faturamento ou vendas, você precisa usar o número de clientes de cada um. 

Benefícios de fazer o market share

O market share é um índice importante porque ele traz alguns insights para a empresa, entendo o seu tamanho no mercado em que atua.

Outro benefício de entender o market share é saber se o seu negócio está acompanhando o nicho de atuação, além de poder interpretar o nível de competitividade entre a concorrência.

Isso é importante porque se o mercado se expande e a sua empresa não acompanha, alguma coisa não está certa e você precisa ajustar os ponteiros do negócio.

O market share permite entender também o valor de marca da sua empresa, o que pode ser um grande atributo em busca de investidores.

Por tudo isso, é fundamental que a sua empresa saiba como aumentar o market share. Algo que você pode descobrir a seguir.

Como aumentar o market share?

Sabendo o que é a importância de se medir o market share da empresa, você pode acompanhar como aumentá-lo.

Confira algumas das principais ações praticadas no mercado.

1. Invista em novos produtos ou serviços

Você pode aumentar o seu market share oferecendo novas soluções para o seu público. Conhecendo suas dores e como resolver seus problemas, sua empresa pode desenvolver novos mecanismos para ter mais volume de venda, faturamento e ampliar seus clientes.

É uma boa ideia também analisar se os seus produtos e serviços precisam se aperfeiçoar. Muitas vezes, você pode aumentar a sua presença no mercado investindo em melhorias na cartela de ofertas que já existem.

Para isso, invista em pesquisa e desenvolvimento, adote novas tecnologias e sempre esteja atento às necessidades de seu público.

2. Conheça seu público

Essa é uma dica básica, mas que necessita ser reforçada. O público é o grande impulsionador das principais medidas de um market share e, por isso, seus esforços precisam estar nele.

Das principais ações que você pode ter para conhecê-lo melhor, está a criação de personas, pesquisas de mercado, atendimento personalizado e comunicação eficiente e adequada ao perfil dele.

3. Tenha um diferencial competitivo

É claro que você não quer fazer nada parecido com o mercado. Mas é necessário saber exatamente o que fazer para ser destacado.

Isso exige que você conheça também seus concorrentes, suas ofertas e a percepção do público com ele.

Assim, sua empresa consegue encontrar esse diferencial competitivo. A partir daí, é preciso destacar seus pontos fortes, fazer uma comunicação eficaz com elas e criar uma proposta de valor única.

4. Fortaleça sua marca

A presença de mercado exige uma marca forte. Faça isso com uma identidade visual memorável e diferenciada.

Traduza e comunique seus valores, demonstrando os valores da sua empresa e como eles se conectam com os seus clientes.

Use o marketing digital como uma ferramenta para potencializar sua presença e aumentar a visibilidade da sua marca e gerar leads.

Confira: Melhores estratégias de branding para construir uma marca forte 

5. Utilize métricas e metas factíveis e alcançáveis

Por fim, não deixe de acompanhar indicadores como taxa de conversão, custo por aquisição de cliente e retorno sobre o investimento.

Eles serão os ponteiros para entender se as suas estratégias de aumentar o market share estão dando certo.

Por isso, antes de determinar as metas, analise cada métrica para saber se elas são factíveis e alcançáveis.

Confira também: Aumentar ticket médio: aprenda a obter melhores resultados 

E ao longo do percurso, analise os dados e faça ajustes em sua estratégia conforme achar necessário.

Logo, entenda o market share e como a análise de dados pode ajudar a potencializar o seu negócio. O texto do link te ajudará com isso!

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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