Marketing de comunidade: o que é, exemplos e como apostar nessa estratégia

Atualizado há mais de 3 semanas

O mundo do marketing revela um ou outro novo conceito com alguma frequência. Conceitos que podem ser estratégias para acertar cada vez melhor o seu público. O marketing de comunidade é uma dessas maneiras e tem trazido bons resultados.

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As comunidades são grupos de pessoas que possuem mesmo gosto e inclinações por algo. Pode ser por um assunto, por uma área do conhecimento, ou alguma característica profissional, como uma especialização.

Com a internet, ficou mais fácil formar esses grupos e o marketing digital soube se aproveitar disso.

Como? É o que você saberá agora.

O que é marketing de comunidade?

O marketing de comunidade é uma estratégia que reúne um público de interesses em comum em um mesmo “espaço”.

Pode ser em grupo de debate, fóruns, eventos (online ou presenciais) que permitirão que a empresa se aproxime desses potenciais clientes.

Esses espaços precisam fomentar o debate. Dessa maneira, será possível entender melhor opiniões, gostos, costumes e preferências de consumo.

Isso sem esquecer da própria necessidade de cada tipo de consumidor, como informações que podem fazer com que sua empresa faça soluções mais próximas da realidade das pessoas para as quais é destinada.

Quais os tipos de marketing de comunidade?

O marketing de comunidade pode ser dividida em dois formatos diferentes:

  • Orgânico: é a maneira como as pessoas se reúnem por si só, formando fóruns ou grupos para compartilhar opiniões.
  • Patrocinado: é quando a iniciativa parte da empresa. É ela quem estimula o contato entre as pessoas, gerando debates, discutindo assuntos de mútuo interesse e mediando as interações.

Confira também: Marketing de produto: o que é e como fazer 

Quais são os benefícios do marketing de comunidade

O marketing de comunidade tem sido cada vez mais usado e muito por conta de seus benefícios.

É possível mensurar a satisfação dos clientes

Uma das vantagens mais claras com o marketing de comunidade é que, nele, é possível descobrir qual a satisfação dos clientes com a sua solução ou a do concorrente.

Dessa maneira, é possível explorar potencialidades e melhorar as fraquezas, quando ela existe. Quando a insatisfações com um concorrente é possível explorar, mostrando que sua empresa possui algum diferencial como solução.

Você possui uma base engajada

As comunidades possuem muito poder de engajamento, seja com uma marca ou com uma área de interesse.

Com uma participação ativa, você e sua empresa podem colher o fruto desse engajamento, seja com as opiniões com determinada funcionalidade ou até mesmo o grau de satisfação, como dito ainda pouco.

O público se sente parte do negócio

Quando você dá ouvidos ao seu público, eles possuem uma espécie de pertencimento com sua empresa.

Ele se sentirá mais à vontade para dar feedbacks e sempre com muita sinceridade. Isso é um poder incrível, porque você terá uma resposta rápida e verdadeira de quem lida no dia a dia com sua solução.

Gera valor ao seu negócio

Outra vantagem do marketing de comunidade é a geração de valor. Quando uma empresa compartilha conhecimento e dá ouvidos ao público, este, por sua vez, se sente em dívida com o negócio.

Essa dívida pode ser paga com o marketing de boca a boca, com a indicação de novos clientes e o engajamento em redes sociais.

Um exemplo claro desse sentimento de dívida é visto quando uma empresa dá um curso gratuito com certificado.

Além de quererem compartilhar um novo aprendizado, as pessoas se sentem na necessidade de retribuir postando o certificado em redes sociais, como o LinkedIn.

Como aplicar o marketing de conteúdo no negócio?

Com o poder de adesão e os benefícios que o marketing de comunidade possui, nada melhor do que começar a pensar em implementar agora mesmo em sua empresa.

Confira esse passo a passo simples para criar um marketing de conteúdo.

1.      Construa uma comunidade

O primeiro passo é o mais elementar. Por mais que o marketing de comunidade orgânico tenha seus benefícios, o patrocinado é o que te dá mais poder de interação e mediação.

Por isso, invista tempo e dinheiro, quando precisar, para criar esses espaços. Para criar uma comunidade, também será necessário fazer um passo a passo:

Capte os participantes

Os grupos precisam ser formados por pessoas que de alguma forma já interagem com sua empresa.

Você pode conseguir essas pessoas por captação de leads, oferecendo um espaço dedicado para debater algo em comum, para formação de profissionais mais qualificados, por exemplo.

Ou mesmo para discutir algo em comum, para que as pessoas se ajudem mutuamente. Lembre-se que mesmo que essas pessoas sejam engajadas, é preciso fazer uma espécie de triagem, para não haver difamação de sua marca em excesso ou mesmo proposital.

Ache a plataforma adequada

Essa plataforma será o local em que ocorrerá a interação. Você pode criar sua comunidade em grupos nas redes sociais como:

  • Facebook;
  • LinkedIn;
  • WhatsApp;
  • Ou mesmo em fóruns online.

Defina um tema

Por mais que o universo de atuação de sua empresa seja amplo, tenha um assunto que seja norteador da comunidade.

Pode ser rotinas ou um tipo de especialização. O importante é que esse tema ajude na construção de autoridade de sua marca.

Dessa forma, quando o cliente considerar uma compra, ele reconhecerá em sua empresa um potencial para converter.

2.      Engaje seu público

Feito o espaço e escolhido o tema, lembre-se que sua empresa precisa mediar os assuntos debatidos.

Por isso, motive a discussão lançando perguntas, informando sobre atualizações no mercado ou lançando algo.

Você pode também premiar os membros mais ativos e até mesmo atribuir papéis a cada um deles, o que os tornará uma espécie de porta-vozes de sua marca.

Lembre-se também que uma pessoa que pergunta algo não pode ficar sem resposta. Se você perceber que uma pergunta não foi respondida, tome a iniciativa e a responda, por mais que a questão possa parecer simples ou óbvia.

3.      Considere os feedbacks, mesmo os mais difíceis

Se houver reclamação sobre seu produto ou serviço, não os desconsidere. Colha com atenção e responda com melhorias, sempre cordial.

Uma reclamação pode proliferar no seu público, mas pode ser respondida por eles mesmo, quando for algo muito pontual.

Se perceber que há uma insatisfação generalizada, analise e leve para a gestão e discuta as melhorias que devem ser feitas na empresa.

4.      Faça seu público se sentir único

As comunidades fazem com que as pessoas se reúnam em torno de algo que elas compartilham. E por mais que seja algo abrangente, a sua comunidade precisa ser especial e os participantes idem.

Faça com que essa comunidade seja uma espécie de comitê de sua empresa e que as pessoas se sintam um local de privilégio.

Isso fará com que o espaço tenha valor e que receba cada vez mais pessoas e agregue mais a sua empresa.

5.      Não esqueça das ofertas especiais

A comunidade é um canal de vendas. Por isso, ela precisa de uma estratégia de jornada de compras que influenciará, principalmente, os conteúdos discutidos no grupo.

Além disso, retribua o engajamento de seu público com ofertas especiais e exclusivas a eles.

Com essa estratégia, sua empresa ganha mais público cativo e se torna uma autoridade. Aplique o marketing de comunidade e colha os frutos com mais vendas.

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Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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