Marketing de produto: o que é e como fazer

Atualizado há mais de 3 semanas

Você já parou para pensar em todas as práticas envolvidas ao lançar um produto? Criá-lo é apenas uma etapa. É preciso saber como divulgá-lo, entender o público almejado, saber destacar as características do item e posicioná-lo de acordo com os objetivos. Se engana quem pensa que o trabalho acaba quando a solução é lançada!

Nesse cenário, o Marketing de Produto surge como uma estratégia fundamental para quem quer oferecer um produto e garantir que a sua audiência se conecte e entenda sua proposta. Não é à toa que essa área está em pleno crescimento, sendo adotada por muitas empresas que buscam garantir o sucesso das vendas. 

Para entender o que é Marketing de Produto e como aplicar no seu negócio, confira nosso post completo: 

O que é Marketing de Produto?

O Marketing de Produto é a estratégia que envolve a conexão entre produtos e os seus consumidores em potencial, que começa no momento de trazer esse item ao mercado. Essa frente do marketing guia e coloca em prática ações de posicionamento, formas de comunicação, estratégia Go-to-Market, lançamentos, testes, aperfeiçoamentos e todas as práticas necessárias para garantir o melhor desempenho possível.

Assim, o gerente de Marketing de Produto ou Product Marketing Manager deve trabalhar com um olhar estratégico durante todo o ciclo de vida de um produto, identificando as melhores formas de definir e aproximar esse item do público. 

Quais são as etapas do Marketing de Produto?

O Marketing de Produto atua com todas as frentes necessárias para o bom desempenho desta solução no mercado. Uma estratégia de Marketing de Produto é composta por algumas etapas. Veja quais são e como fazer:

Entender o público

O primeiro passo é identificar qual público o produto deve alcançar. Para isso, é preciso traçar uma persona e entender todas as características, preferências, desejos, dificuldades, problemas e comportamentos dessa audiência. 

Compreendendo o público almejado, é possível saber o que esse grupo espera de um produto e ter insights de como você pode desenvolver e melhorar o seu. 

Definição do posicionamento 

Além da qualidade do produto, saber como divulgá-lo no mercado é primordial. A forma como sua marca vai se posicionar e promover o produto é essencial para gerar identificação com o público esperado.

Por isso, o Marketing de Produto também é responsável pela definição da forma como esse produto vai se comunicar com o mercado, e quais características dele serão ressaltadas.  Quais são as vantagens que esse item vai oferecer? Quais dificuldades, dores ou problemas ele ajuda a resolver? Por que escolher ele em relação aos concorrentes?

O Marketing de Produto define a forma de comunicação, a linguagem usada, os argumentos de venda e todos os elementos que ajudem a posicionar o produto de forma eficiente. 

Definição da estratégia de lançamento 

O lançamento do produto deve ser feito com organização, garantindo que todos os colaboradores envolvidos estejam em alinhamento. Assim, o Marketing de Produto define como será feito o lançamento, em quais canais a divulgação será feita, quais serão as condições ao introduzir o produto no mercado, etc. 

Criação de conteúdo

O Marketing de Produto deve contar com outras estratégias que ajudem a impulsionar o produto, alcançando o público certo. Nesse cenário, o Marketing de Conteúdo é responsável por produzir materiais que ajudem a destacar as qualidades do item e mostrar para a audiência porque ele é o produto ideal para determinadas demandas. 

Os conteúdos podem variar de formato, de acordo com o objetivo do produto e suas particularidades, podendo ser feitos como blog, posts, vídeos, materiais ricos ou posts em redes sociais.

Lançamento do produto

Depois de toda a estratégia desenvolvida antes do lançamento do produto, é hora de colocá-lo à disposição no mercado. Porém, o Marketing de Produto continua em atuação, acompanhando o desempenho do produto e as ações feitas para divulgá-lo ao público. 

Assim, é preciso garantir que as práticas de divulgação estão sendo eficientes,observar a reação do público consumidor e verificar oportunidades de melhoria ou ajustes na distribuição e promoção do item. É esse acompanhamento que garante que o produto tenha sucesso por mais tempo. 

Quais são as diferenças entre Marketing de Produto e Gestão de Produto?

Muitas pessoas têm dúvidas e confundem o Marketing de Produto com a Gestão de Produto. Apesar de estarem interligadas, o profissional de cada uma dessas áreas têm funções diferentes. 

Na Gestão, o foco é o desenvolvimento dos produtos, suas funcionalidades, como aprimorar o item e os ajustes que precisam ser feitos. 

Já o Marketing tem como objetivo criar a conexão entre o público e o produto, garantindo que seu lançamento seja feito de forma eficiente. Assim, são promovidas ações para divulgar o produto e definir seu posicionamento diante do mercado.

Basicamente, enquanto a Gestão de Produto desenvolve e cria os produtos, o Marketing de Produto estabelece as melhores estratégias para sua divulgação e aceitação pelo público. 

Vantagens de uma estratégia de Marketing de Produto

Agora que você já entendeu como o Marketing de Produto, deve estar se perguntando quais benefícios essa prática pode trazer para seu negócio. Ter uma estratégia bem alinhada é crucial para o sucesso do seu produto. Veja algumas vantagens:

  1. Sustentação do produto no mercado

Você pode já ter passado por isso. Lançou um produto, foi um sucesso, teve muitas vendas, mas, de repente, o interesse do público diminuiu e as vendas também. Logo, o produto foi um sucesso para uma dor de cabeça. 

Com o Marketing de Produto, você consegue analisar todo o ciclo de vida do produto e entender exatamente cada fase, estipulando ações para maximizar os ganhos e evitar prejuízos de acordo com o mercado. 

Assim, você pode fazer melhorias e colocar em prática ações que mantenham o produto atraente para o público, sustentando-o no mercado por mais tempo. 

  1. Autoridade no mercado

Com um posicionamento claro do seu produto, seu negócio consegue se destacar da concorrência e se consolidar como uma autoridade no setor. Quando o público entende a mensagem que seu produto quer passar e sabe exatamente o que esperar, tem mais confiança na sua marca. 

Assim, sua empresa se torna o destaque por meio de uma imagem estruturada de branding e o posicionamento assertivo.

  1. Fidelização de clientes

O Marketing de Produto conecta sua solução ao cliente, entendendo suas necessidades e mostrando como seu produto pode atender a essas demandas.

Ao perceber que o produto entrega exatamente o que o cliente precisa, ele sente mais confiança, aumentando o engajamento e as chances de uma segunda compra ou indicação para outras pessoas. 

Assim, as chances de conseguir clientes fiéis, estabelecendo uma audiência engajada, aumentam consideravelmente. 

Invista no Marketing de Produto

Uma estratégia completa de marketing requer a atuação de diversos profissionais e áreas que se interligam. O Marketing de Produto é uma frente indispensável nesse cenário, aperfeiçoando sua solução e determinando as melhores estratégias para que seu negócio construa uma boa imagem e aumente suas vendas. 

Gostou desse post? Não deixe de conferir também nosso artigo sobre Growth Hacking, outra estratégia de marketing interessante para o crescimento de qualquer negócio! 

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.