Mastermind: o que é e como aplicar

Atualizado há mais de 3 semanas

Se você está no mercado digital ou tem buscado informações sobre o assunto, já deve ter se deparado com o termo Mastermind. A palavra pode ser traduzida para Mente Mestra, momento em que a mente está em harmonia para alcançar um objetivo. 

Basicamente, o conceito foi consolidado nos Estados Unidos, na época da independência, e surgiu para representar a oposição do ideal europeu de que somente nobres poderiam ser bem-sucedidos. Hoje, esse conceito se transformou e ganhou novos formatos, integrando-se ao digital e à realidade do homem moderno. 

Para explicar o que é mastermind e como aplicá-lo, fizemos esse post completo. Veja:

O que é mastermind?

O mastermind é o termo usado para denominar as trocas entre grupos de pessoas que se unem para compartilhar conhecimentos, aprendizados e experiências, com o objetivo de realizar ou concretizar um propósito específico. A ideia é unir esses saberes, em uma mentalidade positiva, para concluir a meta almejada. 

As pessoas envolvidas no mastermind devem ter o desejo de crescer, superar desafios, e evoluir cada vez mais, até alcançar um objetivo. Dessa maneira, muitos empreendedores começaram a se reunir em masterminds, compartilhando insights e informações para desenvolver seus negócios e crescerem com sucesso. 

Como o mastermind funciona?

O mastermind funciona como um grupo, ou seja, duas ou mais pessoas se unem eventualmente para trocar aprendizados e pensar de forma conjunta em maneiras de crescer. 

Hoje, existem masterminds voltados para os mais diversos segmentos, e cada grupo estabelece suas regras para o funcionamento dos encontros e também para receber novos membros. Geralmente, é necessário investir um valor para ingressar em um mastermind, e o preço varia de acordo com a experiência dos participantes ou a quantidade de pessoas, por exemplo. 

A maioria dos grupos tem um líder, que costuma ser um nome conhecido no mercado, que conseguiu alcançar o sucesso. Essa pessoa compartilhará seus conhecimentos com o restante do grupo, contando como alcançou seus objetivos, quais foram seus desafios, como conseguiu superá-los.

Para isso, ele pode contar com a ajuda de convidados, que também já alcançaram algum objetivo importante. Dessa forma, os participantes têm insights valiosos de pessoas que estão realmente inseridas no mercado, e tem as experiências necessárias para guiá-los nesse segmento. 

Como criar um mastermind?

Se você tem interesse em criar seu próprio mastermind, separamos algumas dicas para colocar esse projeto em prática:

  1.  Defina o tema

Um mastermind pode ter diversos temas, como negócios, liderança, empreendedorismo, desenvolvimento de competências pessoais, e muito mais. Por isso, o primeiro passo é decidir qual assunto será explorado no seu mastermind. Ter esse elemento bem definido é crucial para que os participantes tenham clareza sobre os objetivos das reuniões.  

Caso você seja o líder do mastermind, certifique-se de escolher um tema em que tenha experiências e conhecimentos valiosos, que sejam enriquecedores para os futuros membros. 

  1. Planeje as reuniões

Como você vai abordar o tema escolhido? Quais são as etapas? O que será discutido em cada encontro? É primordial definir todos esses elementos com antecedência, fazendo um planejamento e o escopo do que será falado. 

Ao longo desse planejamento, você já pode incluir também possíveis convidados, certificando-se de que eles tenham relação com o assunto. Estar bem preparado garante que as reuniões sejam produtivas e bem executadas, proporcionando uma boa experiência aos membros. 

  1. Estabeleça regras

Depois de planejar cada reunião, é recomendado criar também um modelo para seguir, com as regras que serão aplicadas no mastermind. Isso é importante para organizar a dinâmica, e assegurar a ordem do encontro. 

Não há uma receita de bolo, e, portanto, seu mastermind tem a liberdade para criar um esquema de seja mais vantajoso e produtivo de acordo com suas particularidades. Vocês podem fazer uma roda de conversa, palestras com tempo para perguntas posteriormente, troca de experiências, e muito mais. 

  1. Estude a cobrança de taxas

O mastermind costuma exigir um valor para a participação. Nesse caso, você precisa estudar qual taxa é adequada de acordo com o tipo de experiência oferecida. Afinal existem alguns cursos dependendo do modelo, como o aluguel do espaço para realizar as reuniões, cadeiras e mesas para acomodação dos convidados, deslocamento de participantes, entre outras despesas. 

Caso decida cobrar um valor, leve todos esses elementos em consideração. Afinal, sua força de trabalho e dedicação também estão sendo empregados neste projeto. 

  1. Aprenda com cada encontro

Depois de fazer a primeira reunião, você pode começar a observar o que está funcionando e o que pode ser melhorado. Para isso, peça para que seus convidados forneçam feedbacks e sugestões para tornar a experiência ainda mais enriquecedora. 

Dessa forma, ao longo dos encontros, você pode aplicar as sugestões e fazer alterações pontuais. 

  1. Divulgue seu diferencial

Por que as pessoas devem ficar interessadas em integrar seu mastermind? Quais são as experiências oferecidas? Qual é o diferencial do seu projeto? As pessoas precisam ter interesse em integrar o grupo, e, para isso, precisam enxergar o valor do que você está oferecendo. 

Para isso, divulgue qual é o diferencial do mastermind, seja a experiência única que você viveu, os convidados de renome ou até mesmo a oportunidade de participar de um espaço livre para debates. O que importa é despertar a atenção do público alvo e seu desejo de fazer parte. 

Lembre-se que, conforme os encontros vão acontecendo, ficará mais fácil desenvolver cada vez mais o seu mastermind! 

Esperamos que esse post tenha solucionado suas dúvidas. Aproveite e confira nosso artigo sobre como ser um empreendedor de sucesso e frases para te inspirar!

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.