Métodos de ensino e aprendizagem: os 5 melhores!

Atualizado há mais de 3 semanas

Montar cursos online é um processo de escolhas. E entre elas está o melhor método de ensino a se aplicar.

Ele precisa ser aquele que melhor atende os objetivos de seu curso e das pessoas nas quais deseja atingir.

Quando se fala em ensino a distância, é bem comum acreditar que o professor ministra sua aula por videoconferência e pronto!

Na verdade, há toda uma escolha de processos de aplicação de conteúdo, que precisa estar atrelado ao formato e à qualidade final do aprendizado.

Por isso, é fundamental conhecer melhor os métodos de ensino e quais as melhores formas de aplicá-los no ensino a distância.

Confira.

O que são métodos de ensino

Metodologia de ensino é a forma como um conteúdo de aprendizado é aplicado. Ele é pensado no desenvolvimento da aprendizagem do aluno.

A palavra metodologia deriva do grego Methodus que significa exatamente a forma como algo é feito, como uma técnica, procedimento ou meio de fazer algo.

Por isso, metodologia de aprendizado diz respeito à técnica de ensino que você escolhe para aplicar seus conteúdos.

Também é o método de ensino que, junto aos recursos utilizados, tornam a aplicação mais dinâmica ou prática, para o conteúdo ser absorvido melhor.

Sempre, claro, pensando no tipo de aluno que possui e nos objetivos de sua empresa. 

Quais são os tipos de métodos de ensino

Ao longo dos tempos, várias frentes de métodos de ensino surgiram. Eles aparecem de acordo com as vertentes de pensamentos e práticas de aplicação.

Pode-se elencar como as principais:

  • Ensino tradicional;
  • Método de ensino construtivista;
  • Método de ensino montessoriano;
  • Método de ensino waldorfiano;
  • Método de ensino sócio-interacionista.

Conheça rapidamente cada uma.

Ensino tradicional

O ensino tradicional foca o protagonismo da transferência de conhecimento no professor. É ele que, por meio da linguagem verbal e de demonstrações que expõe o conteúdo.

O ensino tradicional é focado na aprendizagem para a vivência em sociedade. Ainda que seja uma metodologia de aprendizado muito popular, ela possui algumas críticas.

A forma de hierarquização do professor para os alunos é uma delas. Quem aprende, aqui, muitas vezes é colocado como um agente que apenas recebe o conteúdo, sem a possibilidade de protagonismo.

Outro ponto é que essa metodologia aplica o conteúdo igualmente a todas as pessoas, desconsiderando algumas diferenças importantes, como o contexto de vida.

Método de ensino construtivista

O método de ensino construtivista foi idealizado por Jean Piaget, um pensador suíço. Pode-se dizer que o pensamento é de uma construção de ensino, em que os alunos participam mais ativamente.

O papel do professor é de mediador, aplicando estímulo de aprendizagem nos alunos. Para o suíço, os alunos são despertados ao conhecimento por assimilação e acomodação.

Assimilação seria uma integração de um elemento à percepção do aluno. Enquanto acomodação é a falta de percepção, fazendo um aluno desistir ou modificar o seu conhecimento.

Método de ensino montessoriano

Esse método é baseado no pensamento da educadora italiana Maria Montessori. Aqui, o protagonismo é todo do aluno, que, de maneira independente, desenvolve seus aprendizados.

A escola é um espaço que permite que as experiências aconteçam de forma autônoma, por isso, há um preparo especial para despertar a curiosidade nos alunos.

Mais uma vez, o professor tem papel de mediador.

Método de ensino waldorfiano

O precursor desse método é o filósofo austríaco Rudolf Steiner, muito aplicado em crianças e pré-adolescentes.

Nesse método, as pessoas são instigadas por meio de materiais e técnicas, e o contato com natureza e atividades cotidianas são o meio de aprendizado.

Método de ensino sócio-interacionista

Esse método considera que a interação do sujeito com a sociedade é o grande processo de aprendizagem.

Nesse caso, há um processo de modificação do ambiente no ser humano e vice-versa.

Mais uma vez, o professor é um mediador, que possibilita os progressos de maneira espontânea, com recursos e ferramentas adequadas.

Ensino freiano

O método de ensino do pedagogo brasileiro Paulo Freire, também conhecido como educação libertadora, foca no aprendizado crítico a partir do contexto de vida de cada aluno.

O modelo visa trazer conceitos educacionais para a vida do aluno, para não apenas educar, mas humanizar e melhorar a autoestima.

O professor tem papel fundamental como mediador, proporcionando o compartilhamento de experiências e sabedorias populares.

Leia também:

15 plataformas EAD para você hospedar seus cursos online 

Quais são métodos de ensino a distância

Como você notou, esses métodos de ensino são todos baseados na presença do aluno em um meio (normalmente escolas e universidades) com uma pessoa mediadora (o professor).

A realidade cada vez mais virtual proporciona não só adaptações como a criação de novos métodos de ensino, alguns bem próprios para um contexto totalmente digital.

Ensino a distância síncrono

É o ensino em que aluno e professor possuem participação ao mesmo tempo. Ou seja, as aulas são ao vivo e ambos ocupam um mesmo ambiente virtual.

O ensino é facilitado por conta dessa integração, mas é menos flexível, já que perde essa característica de integração simultânea quando disponibilizada gravada.

Ensino a distância assíncrona

São as aulas em que professor e aluno não estão no mesmo ambiente e sequer disponíveis ao mesmo tempo.

É uma maneira mais flexível de aplicar conhecimento, deixando a cargo do aluno a melhor forma e horário de consumir o conteúdo.

A integração ocorre com chats, fórum e listas de discussão.

Videoconferência

Uma das metodologias de ensino a distância mais utilizadas e também uma das mais eficientes.

Por ela, as pessoas se conectam pela internet por meio de vídeo. O professor passa seu conteúdo em formato de texto, gráficos e imagens. Por isso, pode ser tanto assíncrona quanto síncrona.

A dinâmica de integração ocorre por meio de chat, ainda que o vídeo não seja ao vivo (assíncrono) e apenas entre os alunos.

Em casos de aulas gravadas, há a presença de um mediador que passa as questões para o professor e disponibiliza as respostas. Normalmente, esse papel é do próprio tutor.

Open schedule

É o agendamento aberto. É um formato assíncrono que se baseia na independência do aluno em marcar suas próprias aulas.

Ele permite que o aluno tenha seu próprio ritmo, ainda que possua alguma cobrança de prazos.

Assim como todo ensino assíncrono, a integração entre alunos e o professor é por meio de chats e fórum.

Método STEM

Esse é um método que se inspira nas mudanças tecnológicas. Seus pilares se baseiam na Ciência (Science), especificamente a biologia, física e química); a Tecnologia (Technology), aplicando a linguagem de programação e internet das coisas.

Outros conceitos são a Engenharia (Engineering), que foca na criação de materiais sob o ponto de vista científico e a Matemática (Mathematics), com soluções de problemas práticos para o cotidiano.

Esse é um método educacional muito usado em formações técnicas e superiores. Sua aplicação precisa ser interdisciplinar, com cada um desse pilar.

Existem uma série de outros métodos de ensino que você pode aplicar em seu curso online.

Escolher uma delas é algo que precisa de muita atenção, estudo e até mesmo conhecer melhor o seu público para poder entender qual faz mais sentido a aplicação.

E tudo isso demanda muito foco e estratégia. Por isso automatize seus processos! O crescimento começa com a emissão de notas fiscais.

E com essa ajuda, podemos te apresentar ao Emissor eNotas

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.