Como criar curso online?

Atualizado há mais de 3 semanas

Entre as formas de ganhar dinheiro na internet, os cursos online se popularizaram nos últimos anos. 

Compartilhar um conhecimento online se tornou mais do que uma forma de renda extra, e se transformou em oportunidade de negócio para muitas pessoas. 

Por isso, criar curso online é uma opção viável para muitos empreendedores, mas, claro, cercado de desafios. A começar exatamente com o “big bang” da ideia: como começar um?

Nesse post, vamos abordar como criar um curso online e fornecer as melhores dicas para o seu curso. Vamos lá? 

Como criar curso online do zero?

O passo a passo para criar um curso online de todo o tipo passa por uma preparação séria. Afinal, trata-se de um segmento importante para a sociedade: a educação. 

Isso aumenta a responsabilidade pela qualidade, que precisa ser alta em qualquer contexto, mas aqui, ela será a responsável principal pelo crescimento do seu negócio. 

Então, mãos à obra. 

Defina o que você ensinará…

É claro que para ter um curso, é preciso ter algo a se ensinar. Essa escolha não pode ser feita por meros achismos, sem uma clara concepção. 

Para criar um curso online, você pode optar por ensinar algo em que tenha uma aptidão, mas precisa ter também uma boa didática e clareza para explicar o conteúdo. 

Por isso, antes de escolher o tema, esteja absolutamente certo sobre o que ensinar e se conseguirá aplicar o aprendizado ao seu público.

E por falar nisso…

Escolha seu público

Nem todo mundo se interessa pelo que você ensinará. E antes de criar um curso online, é necessário conhecer a quem o seu conteúdo se destinará.

Definir isso previamente é estudar a audiência que sua aula pode ter. 

Crie um canal de YouTube ou um perfil no Instagram para saber se você terá mesmo público. É uma forma básica de saber isso.

É fundamental também conhecê-lo profundamente com a idade, gênero, ocupação. Esses detalhes te ajudarão a criar uma persona e a se comunicar melhor com a sua audiência. 

Conheça o mercado

Você precisa saber como é o mercado em que você entrará para se colocar exatamente em seu lugar, antes de criar curso online. 

Isso significa saber quais são os resultados que você pode obter, os caminhos para o crescimento e também possíveis pontos negativos em suas estratégias

Esse processo te dará segurança e previsibilidade. 

E para conhecer esse tal de mercado, algumas ajudas:

Use ferramenta de análises

O Google Analytics é uma dessas ferramentas disponíveis que ajudam a te dar uma noção sobre buscas, dados de tráfego e até mesmo de comportamentos na internet. 

Com ele, você pode conhecer tanto o seu público quanto a sua concorrência. 

Faça testes

Ao criar um canal de YouTube ou um perfil de Instagram, como nas recomendações de ainda há pouco, você pode começar a fazer testes junto aos seus seguidores. 

Uma boa forma de fazer testes é com pilotos ou aulas gratuitas. A pré-venda também é uma boa forma, para saber como anda o interesse do público em seu material. 

Monitore os concorrentes

Sim, eles são importantes para o seu negócio. Isso não significa que você deve copiá-los.

Você precisa, na verdade, estudá-los para reconhecer os seus pontos fracos, os destaques e saber como pode atuar de maneira diferenciada. 

Fique atento aos equipamentos

Agora, uma atenção ao seu equipamento, a parte técnica do processo. 

Você pode investir nesses equipamentos para aprimorar ainda mais a qualidade do conteúdo ao criar curso online. 

Câmera

Esse equipamento é fundamental para quem quer criar cursos online e o investimento pode ser considerável. 

As câmeras profissionais atribuem uma qualidade superior às aulas que o seu aluno assistirá, mostrando também que seu conteúdo foi muito bem planejado e elaborado. 

Alguns smartphones conseguem ser uma solução mais em conta do que certas opções de câmeras, mas é preciso estar atento aos recursos de vídeo que o aparelho oferece. 

Geralmente, as câmeras DSLR são as que melhores atendem, com mais recursos. Mas, ao mesmo tempo, são mais caras. 

Iluminação

Esse quesito passa despercebido em um primeiro momento, mas é fundamental estar em um ambiente bem iluminado ao aplicar suas aulas. 

E para criar curso online de boa qualidade, com relação à iluminação, você pode recorrer a recursos menos caros do que uma câmera.

Dependendo do ambiente em que estiver – e da hora que gravar – você pode aproveitar muito da luz natural. Ainda assim você não deve contar muito com ela, afinal, a gravação pode demorar e a luz baixar.

O mais confiável são iluminações em LED. Alguns ring lights atendem bem uma demanda menos complexa de gravação. 

Não conte muito com as luzes artificiais do próprio local. A iluminação geralmente carece de se posicionar bem, levando em consideração o apresentador e essas lâmpadas costumam estar em locais fixos – como o teto.

Áudio

O áudio é um quesito  tão importante quanto a gravação das imagens. Imagine, você aparece bem na imagem, mas a sua voz não ser audível.

Não adianta muito, certo?

O caminho é adquirir um microfone à parte. As câmeras e celulares, com raras exceções, não atendem tão bem áudios quanto um microfone, por mais avançadas que elas possam ser. 

Você pode optar por lapelas, boons, microfones de mesa… sempre dependerá muito do formato que queira dar ao seu projeto. 

Dê atenção ao cenário

O cenário é um ponto importante, mas vale uma ressalva: ele não é o principal da sua aula. Ele nunca pode chamar mais atenção do que aquilo que você ensina.

Nada de muitos elementos que possam tirar a atenção de quem assiste. O certo é um local com uma neutralidade e que você possa ter a calma necessária para gravar.

Pode ser um estúdio ou o quarto da sua casa, desde que você fique confortável e não seja importunado na hora de apertar o rec da câmera. 

Tenha um roteiro

Quando você começou a ler esse passo a passo sobre como criar curso online, leu que você precisa falar sobre algo que domina.

Isso não significa que tudo sairá da sua cabeça magicamente. De forma alguma! 

E aqui entra o roteiro. Ele ajuda a dar dinâmica para sua aula, a te manter no tempo ideal e, claro, seguir com coerência sem esquecer o conteúdo.  

Escolha uma plataforma

E agora, uma parte importante: onde é que você postará a sua aula? 

Parece uma escolha banal, mas não. Existem plataformas próprias para isso que te ajudam, ainda, a se organizar para as aulas. Aliás, você e seu aluno. 

A plataforma precisa ter funcionalidades para o aluno e para melhorar a experiência dele com seu conteúdo, além de dar os devidos acessos conforme o andamento do curso e a se comunicar com você.

Como criar curso online na Hotmart?

A Hotmart é um dos grandes nomes quando se fala de produção de conteúdo para a internet e ela não ficaria de fora com plataformas para criar curso online. 

Sua plataforma se chama Hotmart Club que é superfuncional e te dará todos os recursos necessários para poder hospedar os seus conteúdos para EAD. 

Com ela, você tem acesso a 

  • Player de vídeo próprio;
  • Soluções para pagamento;
  • Ferramentas de marketing;
  • Conteúdos programados – contente dripping;
  • Certificações.

Dicas para bombar as vendas do seu curso online

Agora que você sabe os principais pontos para criar um curso online, é bom se atentar a algumas dicas para vender o seu conteúdo. 

E todas elas passam por ter boas estratégias de marketing, afinal, propaganda sempre é a alma do negócio.

Tenha um blog

Uma ferramenta importante para toda estratégia digital, o blog é um ótimo recurso para quem quer divulgar seu trabalho e ganhar dinheiro. 

Nele, você pode ampliar a experiência do aluno com conteúdos extras e ainda oferecer amostras grátis ao seu público, mostrando o quanto você é uma referência no assunto.

Lembre-se de aplicar técnicas de SEO ao desenvolver seu blog!

Faça anúncios

Os Ads são um importante investimento para quem quer ser reconhecido no mercado. E barato, é bom destacar.. 

Obviamente, o alcance orgânico é um desejo de todo empreendedor digital, mas nem sempre muito fácil de ser conseguido. 

Além do que, com Ads, os seus conteúdos poderão chegar a um público mais definido e muito mais propenso a ter aulas com você!

Crie perfis nas redes sociais

Lembra-se de que você leu sobre ter um perfil no Instagram ou canal de YouTube? 

Elas não servirão apenas para você testes, mas sim divulgar o seu conteúdo. 

Então, esteja presente em todas as redes e faça campanhas de marketing digital.

Automatize tarefas

Por fim, podemos perceber que criar um curso online exige o cumprimento de uma série de atividades. Produzir o roteiro, organizar a gravação, desenvolver o conteúdo... tudo isso leva tempo. 

Para tocar seu negócio e fazer aprimoramentos no conteúdo sempre que necessário, é preciso contar com ferramentas inteligentes, que otimizem seu tempo. 

Uma das formas de fazer isso é usando ferramentas de automação, como um sistema de emissão automática de notas fiscais, por exemplo.

Assim, sempre que você fizer uma venda do seu curso online suas notas serão emitidas automaticamente. 

Você não terá que se preocupar mais com burocracias e pode focar em fazer o seu curso online crescer. 

Gostou da sugestão? Conheça nosso emissor automático de notas fiscais

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.