Diferentes tipos de conteúdo para cursos online e escolha o seu!

Atualizado há mais de 3 semanas

Fazer cursos online está em alta. Tanto para quem quer aprender, quanto para empreender. 

Da mesma maneira que o mercado oferece várias oportunidades de crescer nesse ramo, ele traz alguns desafios e, certamente, o de se destacar diante de tanta concorrência é o principal deles. 

E para que a jornada do empreendedor fique mais fácil na EAD, é preciso criatividade e conteúdos para cursos online de qualidade. 

A internet já tem mostrado alguns caminhos para isso: muito além de boas estratégias de marketing, é preciso cativar o público. 

Como fazer isso? Leia esse texto até o fim e descubra por si só! 

Qual a importância da variedade de conteúdos em cursos online?

Objetivamente: para engajar o seu aluno. 

O engajamento de uma pessoa com o conteúdo permite que ela conclua o curso. E não só: de uma forma verdadeiramente satisfatória. 

A variedade de conteúdos para cursos online é também uma maneira mais assertiva para agradar a todos os perfis de alunos que você tiver. 

A diversidade também é responsável por fazer com que o aprendizado fique menos monótono, bem como possibilita que o aluno possa consumir o conteúdo de maneiras mais diversificadas. 

Por exemplo: se você usar podcast, ele poderá escutar em momentos quando estiver caminhando. Usar quizes ou algo relacionado a gamificação fará com que o aluno tenha mais dinâmica do que só realizando exercícios tradicionais. 

E claro, essa será uma forma de você se destacar no mercado, oferecendo produtos que se diversificam, tornando-o, possivelmente, diferente do que a concorrência. 

Quais os conteúdos possíveis para serem usados?

Na internet, quase tudo é possível. 

Se tratando de conteúdos para curso online é provável encontrar diversas formas de engajar seu aluno e se dar bem no ramo das EaDs. 

Portanto, a lista que você lerá a seguir é um norte dessas possibilidades. Ela não limita as opções, apenas pode clarear o seu instinto e fazer um curso online realmente dinâmico! 

Confira!

Videoaula

Esse é o formato mais tradicional de um curso em EaD. E nem por isso deve ser visto como clichê. 

As videoaulas ainda são muito utilizadas e não poderia ser diferente. Primeiro, porque vídeos são o tipo de conteúdo que mais é consumido na internet. E não deixará de ser tão cedo, pelo contrário.

Outro ponto é que seu formato é diversificado, atraindo muito público, inclusive aqueles que querem aprender. 

Falando especificamente das videoaulas, o conteúdo permite uma maior absorção do aluno. 

Ela faz com que as explicações sejam melhores ilustradas, como demonstrações e com inclusão de outros conteúdos no vídeo.

Com a videoaula, seu conteúdo ganha um rosto, no caso, o da pessoa que apresenta a aula, deixando o seu vídeo ainda mais próximo do aluno, sem falar, ainda, que a linguagem será mais didática. 

Ebook

O ebook é outro formato tradicional para os cursos EaD. Eles servem como material complementar de uma videoaula, por exemplo, permitindo que o aluno possa imprimir ou mesmo usá-los em outras plataformas – como celular ou tablet. 

Os livros eletrônicos fornecem uma experiência ainda mais profunda do conteúdo, podendo se expandir a outros formatos, mas, aqui, ele é detalhado para uma leitura mais linear, porém não menos dinâmica. 

O produto ainda pode servir como amostras grátis de seu curso, podendo captar novos alunos e até mesmo fidelizar aqueles que já concluíram, abastecendo-os com um material de atualização, por exemplo. 

Seu baixo custo de produção faz ele ser um item bem comum em todo curso online. Com um design caprichado você pode deixar seu conteúdo ainda mais qualificado e atrair novos alunos. 

Infográfico

Outro formato de conteúdo para cursos online que não costuma faltar nos materiais disponíveis. 

O infográfico é abrangente, pode ser usado tanto para mídia impressa quanto online. A sua riqueza, contudo, de informação e detalhes não se perde. 

Ele costuma apresentar dados e informações com muitos detalhes, de uma maneira bem visual e atraente para quem o lê.

Sua versatilidade faz a matéria ficar ainda mais dinâmica e permite a absolvição do conteúdo de maneira ainda mais prática! 

Podcast

Esse formato já é considerado queridinho pelos internautas. Se há alguns anos era tratado como “novidade”, esse rótulo ficou para trás e, agora, já é lidado como um conteúdo consolidado.

Ainda há pouco, você leu um exemplo que utilizava o podcast como um material que, muita gente, consome enquanto faz outras atividades – que geralmente não precisam tanto de atenção. 

E é verdade. Na faxina, na caminhada, na academia… esse formato pode ser consumido em vários momentos. 

E o podcast é um tipo de conteúdo para cursos online muito diversificado. Ele pode conter entrevistas, uma apresentação de especialista ou até mesmo uma roda de conversa sobre um tema. 

Já existem diversas plataformas online específicas para podcasts, mas nada impede de existir apenas o formato para download. 

Webinários

Os webinários são uma espécie de conferência online, em que se pode discutir um tema de maneira aprofundada e com a participação do público.

Elas podem, portanto, ser no formato ao vivo, mas nada impede que seja também perpétuo, fazendo com que fique disponível para o aluno durante um bom tempo. 

Os webinars podem ser apenas transmissões ao vivo, utilizando as redes sociais, que cada vez mais estão apostando nesse formato. Dessa forma, você pode adicionar o formato em seu marketing digital e ter ainda mais público. 

Essa é uma forma que você oferece a oportunidade ao aluno de ter contato ainda mais próximo com professores e outros especialistas no tema que você propõe. E dá a ele a oportunidade de ter contato com outras pessoas que fazem o mesmo curso. 

Gamificação

Aqui, é possível criar ainda mais dinâmica nas aulas. 

Com a gamificação aluno aprende por meio de jogos a resolver problemas. Dessa forma, você consegue atribuir mais criatividade ao conteúdo, instiga, por meio de competição, a pessoa a aprender mais e a se dedicar ao estudo. 

O quiz é um dos jogos mais conhecidos, mas é claro que não o único. Alinhando didática e dinâmica, você conseguirá construir jogos que darão ainda mais atratividade ao seu conteúdo. 

Escolha a plataforma correta para seu curso!

Você viu que o mercado de cursos online está em alta. Isso dá a chance de se destacar no mercado desde que a criatividade seja sua aliada. 

Ter diferentes tipos de conteúdo para cursos online é o primeiro passo, mas você precisará, também, se preocupar com outros detalhes, como a plataforma. 

Existem várias na internet e com certeza uma atenderá às suas necessidades. Porém, a escolha pode ser complexa. Para te ajudar, a dica é ler esse artigo com 17 plataformas para EAD. Não deixe de conferir!

Jornalista e apaixonada por produzir conteúdo nos mais diferentes formatos. Nas horas vagas, é fotógrafa, viajante e mãe de suculentas.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.