Mindset Digital: o que é e como desenvolver na sua empresa

Atualizado há mais de 3 semanas

Acompanhe o nosso post e descubra o que é e qual a importância de desenvolver um Mindset Digital na sua empresa!

Nos últimos anos, as empresas têm percebido cada vez mais a necessidade de aplicar métodos e desenvolver processos inovadores.

Especialmente, em 2020, muitas organizações aceleram o processo de transformação digital nos negócios, sejam grandes ou pequenas empresas, a maioria delas já percebeu a importância de desenvolver-se digitalmente.

Nesse percurso, surge a necessidade de desenvolver um mindset digital e fazer com que essa característica torne-se um dos pilares nos negócios.

O fato é que o termo “transformação digital” tem ficado em grande evidência, tanto nas empresas, quanto nas pesquisas e jornais.

Mas, o que pouca gente sabe é que grande parte das organizações fracassam nos projetos nesse sentido, uma pesquisa do Boston Consulting Group (BCG) revela que 70% das empresas não conseguem atingir os seus objetivos com esses projetos.

Um dos motivos é exatamente a dificuldade de evoluir no desenvolvimento de um mindset digital, uma tarefa que deve ser estruturada e revisitada diariamente.

Se você quer saber como desenvolver esse tipo de mentalidade e aplicá-la em sua empresa, esse texto foi feito para você!

Afinal, o que é Mindset Digital?

mindset-digital

Mindset” é outro termo que vem sendo usado com muita frequência nos mais diversos canais. Ele começou a entrar em voga no Brasil, principalmente após a tradução do livro de Carol Dweck, intitulado: “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso”. 

A obra aborda o poder da atitude mental como ponto importante para que o indivíduo tenha sucesso ou fracasso. O termo que começou a ser usado muito mais para o desenvolvimento pessoal, passou a ser incorporado também nas instituições.

Vale lembrar que mindset é um termo da língua inglesa que pode ser traduzido como “mentalidade”.

Dessa maneira, “mindset” tem a ver com o modo de pensar e desenvolver raciocínios específicos.

Assim, mindset digital significa uma mudança de mentalidade que leva em consideração as novas tecnologias, especialmente as digitais, observando como o indivíduo se relaciona com elas e como as empresas podem aproveitar dos recursos advindos das tecnologias digitais para desenvolver negócios ainda mais inovadores e resolver as dores dos clientes.

Qual a importância de desenvolver o Mindset Digital?

Principalmente em 2020, vimos o quanto é importante que as empresas estejam preparadas para incorporar soluções digitais em seus negócios.

Com a covid-19, muitos negócios que dependiam exclusivamente do ponto físico tiveram seu faturamento reduzido e outros até precisaram fechar as portas.

Na contramão, outras empresas adotaram estratégias digitais e viram seus negócios  crescerem ainda mais.

Vimos instituições de ensino que funcionavam somente de maneira presencial, adotarem plataformas EAD e mudaram o formato das aulas.

Observamos restaurantes que alteraram completamente suas estratégias e passaram a oferecer somente o serviço de delivery. Presenciamos lojas físicas virarem a chave, trazendo como estratégia principal o comércio eletrônico.

Percebemos o varejo evoluir em vendas digitais e até desenvolver novas ferramentas, como as live commerces. Todas essas mudanças que observamos em diversos negócios foram desenvolvidas a partir de um mindset digital.

Claro, neste caso específico de pandemia, muitas utilizaram a digitalização como estratégia de sobrevivência e se reestruturaram.

Desenvolver um mindset digital significa acompanhar o comportamento do consumidor, que está cada vez mais incorporando as facilidades digitais no dia a dia.

Em 2020, por exemplo, o comércio eletrônico cresceu cerca de 73,88%. Sabemos que esse número foi influenciado também pela pandemia, mas, mesmo antes dela, o e-commerce já vinha em uma forte crescente.

Atualmente, uma boa parcela dos consumidores já são nativos digitais, ou seja, aqueles que já nasceram conectados.

Dessa maneira, redes sociais, compras online, dentre outras facilidades já fazem parte do dia a dia desses possíveis clientes. Dessa forma, é preciso que as empresas acompanhem esse movimento de digitalização para não perder clientes.

Além de tudo isso, desenvolver um mindset digital é importante também para a empresa ganhar em produtividade, agilidade, escalabilidade e até em redução de custos.

Até aqui, você já deve ter percebido que desenvolver uma mentalidade digital é muito mais que uma tendência, é uma necessidade para a sua empresa ter mais perenidade e acompanhar as evoluções do mercado.

Mas, como desenvolver esse mindset? É sobre isso que iremos falar nas próximas linhas.

18 principais perguntas sobre nota fiscal eletronica
Ebook: As 18 principais perguntas sobre nota fiscal eletrônica

Desenvolvendo um mindset digital

Não existe receita mágica para desenvolver uma mentalidade digital, mas existem boas práticas que a sua empresa pode começar a aplicar hoje mesmo! Confira alguns passos importantes:

Estruture a sua empresa para uma cultura de inovação

Cultura organizacional é um tema extremamente importante para nortear os caminhos, decisões e processos da empresa. Por isso, estruturar uma cultura de inovação é fundamental para desenvolver um mindset digital.

Muitas empresas constroem manuais e documentos diversos para formalizar a cultura organizacional, isso é importante, mas não deve ser a única maneira de desenvolver uma cultura.

É preciso conversar com os colaboradores, pedir opiniões, realizar treinamentos e principalmente, fazer com os líderes estejam alinhados com essa cultura.

Normalmente, uma cultura de inovação é aquela em que os colaboradores não têm medo de expor suas ideias, pensam sempre em novas soluções, métodos e ferramentas, e a empresa contribui para que a criatividade seja algo frequente dentro do negócio.

Estimule o intraempreendedorismo

Você já ouviu falar no termo intraempreendedorismo? Ele é uma derivação da palavra empreendedorismo.

Empreender está ligado a criar um novo negócio, enquanto o intraempreendedorismo significa desenvolver o empreendedorismo  dentro da própria empresa, ou seja, cada colaborador poderá ser um intraempreendedor. 

Neste caso, está relacionado a criar novos processos, novas ideias, metodologias, dentre outros.

É aquele colaborador que pensa sempre de maneira inovadora, está sempre buscando maneiras de encontrar novos caminhos e soluções. São funcionários inquietos, que não se acomodam diante de uma dificuldade.

Para desenvolver o intraempreendedorismo é preciso que exista uma gestão mais flexível e que os colaboradores tenham certa autonomia, dessa maneira é possível inovar sem ter que depender sempre de processos burocráticos de aprovações, por exemplo.

Funcionários intraempreendedores podem ajudar na construção de um mindset digital, trazendo novas ferramentas digitais que otimizem os processos.  

Esteja aberto para o mercado

Para desenvolver uma mentalidade cada vez mais digital é fundamental estar aberto ao mercado, assim é possível criar um intercâmbio de troca de ideias e aprendizados.

Um modelo que muitas empresas têm utilizado é a inovação aberta, com o open innovation, as organizações se abrem para receber contribuições de outras organizações, governo, clientes, etc.

Dessa maneira, é possível melhorar o desenvolvimento de produtos e soluções, tendo como base diversos pontos de vista e experiências.

Além disso, os hubs de inovação e o modelo de squads também são tendências para as empresas que querem desenvolver um mindset digital.

Neste texto, você aprendeu o quanto é importante que uma organização esteja atenta às inovações do mercado e às necessidades dos clientes para desenvolver um mindset digital.

Outro aprendizado importante é que para desenvolver esse tipo de mentalidade, deve-se sempre levar em consideração as pessoas envolvidas em todo o processo, além disso, as lideranças exercem um importante papel para a disseminação e preservação dos hábitos adquiridos durante essa construção.

Comece hoje mesmo a aplicar todos os ensinamentos deste texto em sua empresa!

* Esse texto foi escrito pela Samba Digital, unidade de negócio da Sambatech focada em inovação e transformação digital.

Conteúdo produzido por um dos parceiros da eNotas. Quer participar do nosso programa de parcerias? Então, envie a sua proposta para [email protected] :)
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.