Conheça os principais tipos de inovação e como implementar

Atualizado há mais de 3 semanas

Inovar. Qual empreendedor que não sonha em revolucionar o mercado e, por que não o mundo, com o seu negócio?

Inovar não é apenas um sonho, é uma necessidade. A inovação é uma característica que toda empresa deve ter para se destacar no mercado, sobressair diante seus concorrentes e conquistar mais clientes.

Mais do que querer, é preciso conhecer sobre o assunto e saber os tipos de inovação que existem. 

E é por isso que você deve seguir neste texto! Acompanhe e descubra mais sobre o assunto!

O que é inovação?

Em rodas de empreendedores, a palavra inovação está presente em qualquer contexto. Mas, quando é que alguém a define, de fato?

A verdade é que, muitas vezes, o termo é usado sem muita profundidade e desconsiderando os diversos tipos de inovação que existem. 

Para entender o termo, é preciso se falar de seus tipos, mas, de maneira geral, inovação é a mudança de algo em curso regular, introduzindo uma novidade. 

Você pode inovar processos, operações, culturas, sociedades e até mesmo legislações. 

É pouco, por exemplo, associar inovação ao avanço tecnológico apenas. Ela é muito mais que isso e não necessariamente precisa dele para existir.

Quais são os conceitos de inovação?

Falar inovação da maneira como foi feita ainda há pouco é ignorar as suas nuances. Por isso, é preciso entender que o termo pode ser compreendido de três diferentes conceitos. 

Inovação Incremental

É a mais comum. Ela emprega a mudança de maneira contínua, aplicada em produtos ou processos. 

Ainda que seja comum, ela é pouco percebida, justamente pelas mudanças serem parte da rotina do empreendimento de maneira constante e pequena. 

Por isso, ela não é expressiva, mas, obviamente, importante tanto quanto as demais. 

Inovação Radical

Diferente do anterior, aqui se tem um tipo de inovação um pouco mais complexo. Deu para perceber pelo nome, não é?

Esse conceito é o que mais chama atenção, pois o produto ou serviço implementado é único e radicaliza nas transformações no mercado. 

A concorrência não existe e a inovação, aqui, pode mudar completamente o modelo de negócio da empresa. 

Obviamente, esse conceito de inovação não passa despercebido no mercado.

Inovação disruptiva 

Uma outra palavra da moda, a disrupção na inovação é quando o produto ou serviço produz um novo tipo de segmento no mercado. 

É possível que uma inovação radical se transforme em disruptiva, desde que o seu produto seja único, mas que estabeleça uma nova situação no modelo.

Um exemplo clássico desse conceito de inovação é a Netflix. Ela construiu um novo segmento, mesmo levando um certo tempo para isso. 

Quais os principais tipos de inovação?

Partindo desses três conceitos, pode-se, agora, falar em tipos de inovação. 

A lista que você verá a seguir é com as principais, mas não únicas. É possível inovar em qualquer área, por isso, não se pode ficar preso em poucos tipos de inovação!

Inovação no modelo de negócio

Como o próprio nome diz, é quando a empresa muda completamente o seu modo de gerar receita.

Dessa forma, o empreendimento precisa ter um conhecimento de mercado grande e achar formas criativas de se chegar a soluções para entender as diversas mudanças que o cenário apresenta. 

Por isso, todo empreendedor deve estar aberto a elas e não ficar resistente apenas a um conceito de gestão. 

Inovação no processo

Essa é um tipo de inovação incremental, aquela forma mais constante, ainda que menos percebida pelas pessoas. 

O foco é a mudança de processo que visa o aumento da produtividade, usando recursos de otimização e automação sem perder a chance de melhoria de qualidade em seu produto ou serviço para o cliente final.

Inovação na estrutura

A inovação, aqui, é interna. Nesse caso, se transforma a organização da empresa, no sentido de gestão de pessoas e de processos.

Esse tipo de inovação busca a atração de talentos, motivar o capital humano e o incentivo de uma gestão mais descentralizada. 

Inovação em marketing

Já esse tipo de inovação, visa a mudança do produto ou do serviço de modo a ter um destaque junto ao público. 

As mudanças de design, de segmentação de público, o reposicionamento no mercado, são vistos como inovação em marketing. 

Inovação em serviços

Aqui, não há muito segredo. Esse tipo de inovação está atrelado a oferta de um novo serviço  no mercado.

Ele também busca melhorias e transformações dentro do seu próprio segmento. A Uber é um exemplo de inovação em serviço, oferecendo um novo tipo de mobilidade, transformando o segmento de transporte urbano. 

Inovação de produtos

Sem segredos por aqui também. Essa inovação visa o lançamento de novos produtos, únicos no mercado. O foco é a transformação da experiência do consumidor junto a sua marca, agregando mais valor ao que você oferece a ele.

Atende-se mais às expectativas dele dentro de um conceito no mercado já existente. 

Como fazer a inovação acontecer na sua empresa?

Posto tudo isso no papel, chega a hora de saber como fazer na prática. 

Mas é importante reforçar que o conceito de inovação não pode se agarrar a passos que estejam solidificados, afinal, a própria definição de “inovação” busca quebrar regras e incentivar novos modelos.

Por isso, essas sugestões podem ser a base ou o ponto de partida para que você e sua empresa busquem por novas práticas de incentivo à inovação!

Promova as ideias

Para fazer a sua empresa produzir inovação, é preciso ter um ambiente aberto às ideias. Afinal, sem elas, não há inovação. 

Por isso, o seu empreendimento precisa não apenas estar aberto, mas incentivar o surgimento delas. 

E o caminho para isso passa pela liberdade e autonomia do funcionário. O começo pode ser incentivando-os quanto à flexibilidade de horário, de dress code, metas e tarefas. 

Isso pode dar confiança e eles, incentivando-os a serem mais criativos.

Alinhe expectativas

Promovendo as ideias, é preciso alinhar tanto as expectativas do funcionário, quanto as da própria empresa e do consumidor. 

O colaborador precisa para trazer ideias inovadoras, tanto quanto saber o que o cliente espera que seja entregue. 

A melhor forma para isso, é a gestão e lideranças conversarem e estarem abertos às opiniões do funcionário, que participa das decisões e do gerenciamento de projetos. 

Estruture os processos 

Fazer com que uma ideia criativa e inovadora surge não é dizer que se deve esperar que um lapso criativo surja em alguém.

O fomento da criatividade e da inovação começa com uma estrutura que instigue isso constantemente.

Além disso é necessário fazer um fluxo de processos que capte uma ideia, dê suporte para o seu desenvolvimento e ajustes até chegar na finalização do produto. 

Criado todo um ambiente criativo, como você leu ainda há pouco, esse fluxo de processos ficará mais claro e intuitivo. 

Faça da inovação um elemento estratégico

Inovação é por si só estratégica. Essas características são inerentes uma das outras. Contudo, a gestão não pode enxergar nisso uma passividade e achar que só aplicando novos conceitos tecnológicos de gerenciamento de equipes que sua empresa será verdadeiramente inovadora.

É preciso entender que a inovação pode ser o grande ponto de virada do negócio e fazer com que seu mercado reconheça isso. 

Bom, agora você sabe dos tipos de inovação. E viu também que é preciso ter uma boa gestão para inovar, certo? 

Então a dica agora fica por conta do Roadmap tamplate da Enotas. Com ele você consegue elevar o seu nível de organização nas tarefas e processos. 

Quer dar uma conferida? Acesse a página do Roadmap Tamplate e conheça!

Agora, se quiser inovar mesmo em seus processos, você precisa conhecer o Gateway da eNotas. 

O eNotas Emissor é o software ideal para quem quer automatizar a emissão de notas fiscais eletrônicas, ficando livre de muitos processos burocráticos e, assim, ter mais tempo para alocar em outras partes importantes do seu negócio e vender mais!

Com a nossa solução, você será capaz de emitir NFS-e, por exemplo, em todo o Brasil! Inclusive, em municípios sem webservice, como: Valinhos, Santana de Parnaíba e Barueri.

 E tem mais! O eNotas Emissor gerencia automagicamente as instabilidades das prefeituras e conta com um código de serviço municipal nacionalizado.

Dessa forma, você não precisa se preocupar com os diferentes tipos e formatos de códigos exigidos pela prefeitura, como CNAE e item da lista. 

Se você vende na internet e está disposto a vivenciar a melhor experiência da galáxia em emissão de notas fiscais, então… você precisa conhecer o eNotas Emissor!

Érico Rocha, Whindersson Nunes, JusBrasil, Empiricus, GetNinjas, são apenas alguns dos nossos usuários. E você? Vai mesmo ficar de fora dessa?

Esse é certamente um jeito de implementar um tipo de inovação em sua empresa. 

Conheça melhor as funcionalidades do eNotas Emissor!

Jornalista e apaixonada por produzir conteúdo nos mais diferentes formatos. Nas horas vagas, é fotógrafa, viajante e mãe de suculentas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.