No mundo da tecnologia, alguns termos podem ser até desconhecidos, mas que fazem muita diferença para o bom funcionamento de um software, como o multithreading.
Trata-se, no entanto, de algo até comum, sobretudo em processadores e usuários de bons computadores podem já ter se deparado com o termo.
Mas para quem desenvolve uma ERP, esse multithreading pode ser um conceito que incorpora ainda mais agilidade para o programa.
Entenda como agora!
O que é multithreading?
Multithreading é a execução em massa de várias threads em um mesmo processo.
Threads, por sua vez, é uma unidade originada de maneira independente na execução de um processo de software ou aplicativo.
Por isso, quando há multithreading, é possível afirmar que o sistema possui ainda mais performance, sempre possibilitando que as threads sejam executadas de maneira independente e compartilhando recursos simultaneamente.
Para uma API de gestão fiscal, esse conceito pode ser determinante.
Para que serve o multithreading?
Como você notou, o multithreading serve para que o sistema execute várias threads ao mesmo tempo.
Cada uma dessas threads executam processos diferentes, logo, a performance de uma ERP ou mesmo um app, é aumentada.
Qual a diferença entre processo e thread?
Uma dúvida bem comum no universo da tecnologia é a confusão entre processo e thread, que cabe ser esclarecida aqui.
O processo é uma aplicação sendo feita. Ele usa uma parte da memória do sistema e não pode ser compartilhado com outro processo.
Já as threads, sim, compartilham memória, logo, conversam melhor entre uma e outra. Por fim, é possível dizer que a thread consome menos recurso que um processo.
Quais as vantagens do multithreading?
Com a possibilidade de oferecer mais performance a uma ERP ou a qualquer tipo de sistema, fica fácil imaginar que essa é a principal vantagem do multithread. Mas não é a única.
Recursos compartilhados
Como você viu, as threads podem conversar entre si e usarem os mesmos recursos do sistema. E essa é uma vantagem grande, porque resulta em outros benefícios.
Que são multiplicados quando feitos em massa, como possibilitar o multithreading.
Economia
A primeira vantagem é resultado dos recursos compartilhados com a economia. Feito com processos, um sistema demoraria mais a ser desenvolvido e por isso mesmo mais caro.
Com as threads isso não ocorre e você ainda tem a possibilidade de gerenciar menos e não criar sobrecargas.
Resposta mais rápida
Graças a sua capacidade de ser executada ao mesmo tempo, as threads possuem respostas mais rápidas.
Também por causa do multithreading, a execução pode ser feita mesmo que parte delas estejam bloqueadas.
Quais os modelos de multithreading?
São basicamente três modelos de multithreading. Confira:
Um para um: é quando uma thread do usuário é mapeado para uma thread de kernel, o núcleo de um processador;
Muitos para muitos: é o mapeamento de várias threads de pessoas diferentes para um número igual ou menor de threads do kernel;
Muitos para um: são várias threads mapeadas para uma única thread de kernel. É o modelo mais eficiente.
Em que o multithreading é usado?
Por ser uma técnica que melhora o desempenho de um sistema, o multithreading pode ser encontrado em diversos lugares.
Apps que precisam validar uma série de ações são os mais comuns. Navegadores, como o Google Chrome, são aplicações que usam o multithreading. Quando se faz vários downloads ou se abre muitas abas, o conceito é usado.
Outro local bastante usado é em ERPs, quando se pode fazer diversas tarefas ao mesmo tempo para gerenciar algum trabalho.
Na computação, o multithreading é também usado. Eles normalmente aparecem em processadores e são itens presentes em CPUs de última geração.
Mas o principal é saber que uma boa API usa o multithreading. Como o Gateway do eNotas, que, de maneira simples, integra seu sistema fiscal a todas as plataformas de emissão de nota do país.