potencializar estratégia de vendas com CRM
CONVERSÃO

Como potencializar sua estratégia de vendas com o CRM

Atualizado há mais de 1 semana

Aumentar a receita de um negócio é uma das principais finalidades dos envolvidos no processo comercial. E, quando se fala em expandir as vendas, existem inúmeras técnicas e táticas difundidas no mercado afora.

E não é para menos. Afinal, toda empresa precisa vender melhor e cada negócio vai descobrir o caminho que lhe traz mais resultados . E é justamente por isso que muitas empresas buscam potencializar a sua estratégia de vendas com o CRM! 

Se você não sabe como uma solução de CRM te ajuda na hora de garantir esses resultados, continue conosco até o fim deste artigo e saiba como é simples melhorar suas estratégias de venda com o auxílio desse software.

Por que utilizar o CRM em suas estratégias de vendas? 

Algo muito importante sobre as soluções de CRM é que pouco adianta contar com a melhor das soluções se a sua empresa não aproveitar todo o potencial desta ferramenta. 

Afinal, o CRM (Customer Relationship Manager), mais conhecido como sistema de gestão de relacionamento com o cliente, é apenas um meio para potencializar a sua equipe. 

Isso porque o CRM automatiza a gestão de relacionamento, ajudando a promover uma gestão completa entre as relações de empresas e clientes. 

Ou seja, quando utilizado por uma equipe bem preparada em um processo bem estabelecido, é possível potencializar as estratégias de vendas com o CRM e obter ótimos resultados. 

Mas se você chegou até este conteúdo é porque deseja entender como, de fato, uma ferramenta de CRM contribui para a geração de receita, desde o momento da atração de clientes até a retenção e a fidelização, não é mesmo?  Continue a leitura e saiba mais!

Então, como potencializar sua estratégia de vendas com o CRM? 

Como citamos no começo deste artigo, existem muitas estratégias que facilitam os processos e trazem bons resultados. E com um CRM de vendas à disposição, não é diferente.

Abaixo listamos os três principais cenários que o CRM auxilia na hora de por suas estratégias em prática.

Planejamento das vendas 

O planejamento é uma etapa fundamental para o sucesso de qualquer estratégia. O grande problema é que na maioria das vezes ele não é feito da maneira correta. 

Para garantir que isso não aconteça na sua empresa, é preciso estabelecer muito bem as suas metas e estar bastante seguro de que elas sejam alcançáveis. Além disso, é importante que cada fase planejada seja dividida em etapas de curto, médio e longo prazo.

Nessa hora o CRM é um excelente aliado, com ele é possível planejar as vendas de forma muito mais ágil e prática. 

Com os dados coletados e gerados pela plataforma, é possível entender quais clientes compram mais com você, além dos pontos de sazonalidade e produtos ou serviços mais rentáveis. 

Ou seja, sua estratégia de vendas com o CRM se torna muito mais produtiva e eficiente. Afinal, através dessas análises os vendedores podem direcionar suas ações de forma muito estratégica. 

Por fim, a possibilidade de contar com um funil de vendas também é um excelente recurso para a organização e o planejamento de todas as ações da equipe de vendas. 

Isso porque a funcionalidade permite a visualização de todos os negócios em andamento, bem como quais são os próximos passos das ações. 

Análise de clientes e compreensão de suas necessidades

Analisar seus clientes para, de fato, compreender suas dores e desejos é muito importante e relevante para os departamentos de marketing e vendas de uma empresa. 

Por isso, outra estratégia de vendas que o CRM proporciona às empresas é a possibilidade de analisar e conhecer profundamente seus clientes.

Seja para consultar o que já foi falado ou vendido para determinadas contas ou para enriquecer seus dados em análise de mercado, ter essa base de informações é essencial.

Afinal, como obter sucesso com estratégias se elas não estiverem de acordo com o público-alvo adequado para o negócio? 

Por meio dessa análise a empresa consegue identificar quais são os produtos ou serviços mais buscados e quais clientes o procuram, em que momento optam pela compra, entre outras tantas informações necessárias para o bom atendimento do cliente. 

Assim, essas e outras necessidades são descobertas e devidamente acompanhadas, gerando a definição de estratégias realmente eficazes e objetivas, garantindo o aumento das vendas.  

Gestão da carteira de clientes 

Como você sabe, o CRM, em suma, visa gerir o relacionamento das empresas com seus clientes através do armazenamento de dados e informações relevantes. 

Assim, você garante o bom andamento de todos os negócios, a satisfação e o sucesso dos clientes. 

Afinal, mais importante do que vender é fidelizar clientes e, então, vender novamente para eles. 

Pelo menos é o que dizia Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno: “Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo”. 

Por isso, é importante ter em mente que mais do que apenas vender é preciso (e também muito necessário) olhar com a devida atenção para o relacionamento com os clientes. 

E, naturalmente, o CRM é um aliado imprescindível na hora de potencializar sua estratégia de vendas.

E não se esqueça, garantir um bom relacionamento com seus clientes é muito importante para que estes comprem em maiores escalas e, principalmente, por mais tempo com você. 

Ou seja, com o CRM você garante o sucesso dos clientes e os consolida em sua carteira. 

Para finalizar 

Ao longo deste artigo pudemos entender que mais do que garantir apenas a gestão de relacionamento com os clientes, é possível potencializar a estratégia de vendas com o CRM e aumentar as vendas do negócio.

Além disso, você também conferiu algumas táticas importantes para sua estratégia de vendas. Não se esqueça de aplicá-las também na sua empresa.

Para isso, não se esqueça de traçar bem os seus objetivos, garantir que os colaboradores envolvidos tenham conhecimento da sua base e estejam alinhados a essas definições.

Para finalizar, procure sempre entender seus clientes e conte com uma solução de CRM para isso. 

Esse artigo foi escrito pela Ploomes

Conteúdo produzido por um dos parceiros da eNotas. Quer participar do nosso programa de parcerias? Então, envie a sua proposta para [email protected] :)
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.