Como potencializar sua estratégia de vendas com o CRM

Atualizado há mais de 3 semanas

Aumentar a receita de um negócio é uma das principais finalidades dos envolvidos no processo comercial. E, quando se fala em expandir as vendas, existem inúmeras técnicas e táticas difundidas no mercado afora.

E não é para menos. Afinal, toda empresa precisa vender melhor e cada negócio vai descobrir o caminho que lhe traz mais resultados . E é justamente por isso que muitas empresas buscam potencializar a sua estratégia de vendas com o CRM! 

Se você não sabe como uma solução de CRM te ajuda na hora de garantir esses resultados, continue conosco até o fim deste artigo e saiba como é simples melhorar suas estratégias de venda com o auxílio desse software.

Por que utilizar o CRM em suas estratégias de vendas? 

Algo muito importante sobre as soluções de CRM é que pouco adianta contar com a melhor das soluções se a sua empresa não aproveitar todo o potencial desta ferramenta. 

Afinal, o CRM (Customer Relationship Manager), mais conhecido como sistema de gestão de relacionamento com o cliente, é apenas um meio para potencializar a sua equipe. 

Isso porque o CRM automatiza a gestão de relacionamento, ajudando a promover uma gestão completa entre as relações de empresas e clientes. 

Ou seja, quando utilizado por uma equipe bem preparada em um processo bem estabelecido, é possível potencializar as estratégias de vendas com o CRM e obter ótimos resultados. 

Mas se você chegou até este conteúdo é porque deseja entender como, de fato, uma ferramenta de CRM contribui para a geração de receita, desde o momento da atração de clientes até a retenção e a fidelização, não é mesmo?  Continue a leitura e saiba mais!

Então, como potencializar sua estratégia de vendas com o CRM? 

Como citamos no começo deste artigo, existem muitas estratégias que facilitam os processos e trazem bons resultados. E com um CRM de vendas à disposição, não é diferente.

Abaixo listamos os três principais cenários que o CRM auxilia na hora de por suas estratégias em prática.

Planejamento das vendas 

O planejamento é uma etapa fundamental para o sucesso de qualquer estratégia. O grande problema é que na maioria das vezes ele não é feito da maneira correta. 

Para garantir que isso não aconteça na sua empresa, é preciso estabelecer muito bem as suas metas e estar bastante seguro de que elas sejam alcançáveis. Além disso, é importante que cada fase planejada seja dividida em etapas de curto, médio e longo prazo.

Nessa hora o CRM é um excelente aliado, com ele é possível planejar as vendas de forma muito mais ágil e prática. 

Com os dados coletados e gerados pela plataforma, é possível entender quais clientes compram mais com você, além dos pontos de sazonalidade e produtos ou serviços mais rentáveis. 

Ou seja, sua estratégia de vendas com o CRM se torna muito mais produtiva e eficiente. Afinal, através dessas análises os vendedores podem direcionar suas ações de forma muito estratégica. 

Por fim, a possibilidade de contar com um funil de vendas também é um excelente recurso para a organização e o planejamento de todas as ações da equipe de vendas. 

Isso porque a funcionalidade permite a visualização de todos os negócios em andamento, bem como quais são os próximos passos das ações. 

Análise de clientes e compreensão de suas necessidades

Analisar seus clientes para, de fato, compreender suas dores e desejos é muito importante e relevante para os departamentos de marketing e vendas de uma empresa. 

Por isso, outra estratégia de vendas que o CRM proporciona às empresas é a possibilidade de analisar e conhecer profundamente seus clientes.

Seja para consultar o que já foi falado ou vendido para determinadas contas ou para enriquecer seus dados em análise de mercado, ter essa base de informações é essencial.

Afinal, como obter sucesso com estratégias se elas não estiverem de acordo com o público-alvo adequado para o negócio? 

Por meio dessa análise a empresa consegue identificar quais são os produtos ou serviços mais buscados e quais clientes o procuram, em que momento optam pela compra, entre outras tantas informações necessárias para o bom atendimento do cliente. 

Assim, essas e outras necessidades são descobertas e devidamente acompanhadas, gerando a definição de estratégias realmente eficazes e objetivas, garantindo o aumento das vendas.  

Gestão da carteira de clientes 

Como você sabe, o CRM, em suma, visa gerir o relacionamento das empresas com seus clientes através do armazenamento de dados e informações relevantes. 

Assim, você garante o bom andamento de todos os negócios, a satisfação e o sucesso dos clientes. 

Afinal, mais importante do que vender é fidelizar clientes e, então, vender novamente para eles. 

Pelo menos é o que dizia Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno: “Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo”. 

Por isso, é importante ter em mente que mais do que apenas vender é preciso (e também muito necessário) olhar com a devida atenção para o relacionamento com os clientes. 

E, naturalmente, o CRM é um aliado imprescindível na hora de potencializar sua estratégia de vendas.

E não se esqueça, garantir um bom relacionamento com seus clientes é muito importante para que estes comprem em maiores escalas e, principalmente, por mais tempo com você. 

Ou seja, com o CRM você garante o sucesso dos clientes e os consolida em sua carteira. 

Para finalizar 

Ao longo deste artigo pudemos entender que mais do que garantir apenas a gestão de relacionamento com os clientes, é possível potencializar a estratégia de vendas com o CRM e aumentar as vendas do negócio.

Além disso, você também conferiu algumas táticas importantes para sua estratégia de vendas. Não se esqueça de aplicá-las também na sua empresa.

Para isso, não se esqueça de traçar bem os seus objetivos, garantir que os colaboradores envolvidos tenham conhecimento da sua base e estejam alinhados a essas definições.

Para finalizar, procure sempre entender seus clientes e conte com uma solução de CRM para isso. 

Esse artigo foi escrito pela Ploomes

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