A Hotmart é uma das plataformas digitais mais famosas da atualidade e tornou-se referência no mercado digital. Já são mais de 35 milhões de usuários, mais de 580 mil produtos digitais cadastrados e vendas já registradas em mais de 188 países.
Desde a sua fundação em 2011, a plataforma passou por diversas transformações e melhorias, além da implementação de novas funcionalidades para auxiliar o empreendedor digital na sua estratégia.
Agora, a plataforma lança uma mega novidade: é possível vender produtos físicos pela Hotmart!
Creators que vendem produtos digitais e físicos poderão unificar suas estratégias em uma só plataforma, proporcionando mais praticidade e agilidade na rotina.
Por isso, se você vende na plataforma, é muito importante saber como funcionará a venda de produtos físicos para preparar seu negócio e começar a faturar ainda mais na Hotmart!
Confira tudo sobre a venda de produtos físicos na Hotmart:
Como a Hotmart funciona?
Bom, para entender na prática o que vai mudar, é necessário entender como a Hotmart funcionava antes. Até então, era possível comercializar somente produtos digitais na Hotmart, como cursos online, ebooks, podcasts, comunidades.
São os famosos infoprodutos, os produtos vendidos e consumidos no ambiente digital.
Agora será possível vender também produtos físicos, que são aqueles que você recebe em casa depois de comprar online.
Isso permite que os empreendedores ampliem sua gama de produtos, já que agora é possível vender os dois: tanto o digital, quanto o físico.
Ou seja, é uma forma de aumentar o faturamento e unificar a venda de produtos em uma só plataforma.
A venda de produtos físicos já está liberada?
No momento, a solução de venda de produtos físicos está disponível para alguns criadores de conteúdo, enquanto os aprimoramentos finais são feitos.
Se você ainda não tiver acesso ao cadastro, mas tiver interesse em vender produtos físicos, a Hotmart disponibilizou uma lista de interesse. Após o cadastro, um time de especialistas da Hotmart vai avaliar sua inscrição.
Como vai funcionar a venda de produtos físicos na Hotmart?
Os creators poderão colocar seus produtos físicos no ar, e usar o sistema de pagamentos da Hotmart para processar as vendas.
Além da venda, você pode contar com integrações e empresas parceiras para a parte logística das suas operações. Serão duas opções, que você pode escolher no momento do cadastro:
- Envio via parceiro da Hotmart: nessa opção, é possível contar com fornecedores que usam os Correios para criação das etiquetas, envio e rastreio. Porém, os demais processos como emissão de nota fiscal, gestão de estoque e ofertas, impressão de etiquetas, encaminhamento aos Correios são responsabilidade do creator.
- Envio próprio: nesta modalidade, o creator deve cuidar de toda a parte logística, como gestão de estoque e ofertas, emissão de nota fiscal, impressão de etiquetas, comunicação do processo de envio com os compradores e encaminhamento aos Correios ou outros distribuidores da sua escolha.
Mas vale ressaltar que, por enquanto, os Creators ficam 100% responsáveis pela administração dos produtos físicos.
Além disso, para conferir quais produtos podem ser vendidos, é importante conferir a Política de Uso Responsável da Hotmart.
Quais são os benefícios de vender produtos físicos na Hotmart?
E afinal, quais são as vantagens de vender produtos físicos na Hotmart? Bom, além da praticidade de ter os produtos físicos e digitais na mesma plataforma e na mesma esteira, os creators tem alguns benefícios ao adotar essa estratégia. Vamos conferir alguns?
Aumento do alcance
Se você vende um produto em uma plataforma e outros produtos em outra, pode ser que seu público não conheça todos os seus produtos.
Com os produtos físicos e digitais em um só lugar, você pode alcançar mais pessoas, aumentar o awareness sobre seus produtos e sua marca e pensar em estratégias integradas para divulgar e impulsionar todos os seus produtos simultaneamente.
Ferramentas Hotmart
Quem usa a Hotmart sabe que as ferramentas e funcionalidades disponibilizadas pela plataforma são uma grande vantagem. E agora você pode contar com essas ferramentas para vender seus produtos físicos também!
Assim, você aumenta o faturamento usando o mesmo esforço operacional.
Com o Order Bump, por exemplo, você pode fazer uma oferta adicional no momento em que o cliente está finalizando a compra no checkout. É uma ótima forma de aumentar o ticket médio, ou seja, o valor que o cliente vai pagar por compra.
Você também pode usar o Funil de Vendas na própria plataforma Hotmart com os produtos digitais e físicos, criando uma jornada para que os clientes sigam e convertam.
Aumento da autoridade
Se o seu objetivo é se tornar uma autoridade no mercado digital, oferecer produtos físicos certamente é um diferencial dos demais concorrentes.
Você pode oferecer produtos que sejam um complemento do seu conteúdo digital, aumentando o engajamento do seu público!
Emissão automática de notas fiscais dos produtos
Sei que, como empreendedor, você também deve pensar nos aspectos burocráticos e financeiros de acrescentar uma nova operação na sua estratégia. Afinal, com mais vendas, serão mais notas fiscais para emitir.
Mas existe uma forma de ficar despreocupado em relação à emissão fiscal.
Na Hotmart, você pode contar com a eNotas, que é uma solução de emissão fiscal automática. Com um plano eNotas, suas vendas são importadas diretamente para o software emissor. Assim, todas as vendas dos seus produtos físicos têm suas notas emitidas automaticamente.
E, claro, o eNotas também funciona para seus produtos digitais. Você pode importar todas as suas vendas, de produtos físicos ou digitais, e emitir todas as suas notas fiscais de forma simples e prática.
Emita as notas fiscais das vendas de produtos físicos com o eNotas: