Melhores funcionalidades da Hotmart: quais são e como usar

Atualizado há mais de 1 semana

Se você é um produtor digital ou afiliado, certamente conhece ou usa a Hotmart. A plataforma é uma das mais usadas no mundo para vender e comprar produtos digitais, e já acumula mais 370 mil produtos cadastrados por 26 milhões de usuários, com vendas em mais de 188 países. 

Além de ser uma excelente ferramenta no mercado digital, a Hotmart oferece uma série de funcionalidades que te ajudam a vender e melhorar os resultados do negócio. Pensando nisso, nós criamos este guia completo sobre as melhores funcionalidades da Hotmart para bombar seu negócio de vez!

A Hotmart 

A Hotmart é uma plataforma que intermedeia a venda de produtos digitais. Ela permite que você coloque um conteúdo no site, como e-books, webinars e cursos, e comece a vender.. Você cria um perfil na plataforma, cadastra seu produto e pode acompanhar todas as vendas de perto. 

Por ser uma forma simples de comercializar produtos digitais e oferecer várias funções interessantes, a Hotmart se tornou a plataforma mais usada pelos produtores digitais. Além disso, é uma ótima opção para quem é afiliado, ou seja, a pessoa que quer vender o produto e recebe uma comissão, mas não necessariamente participou da sua criação.

Por exemplo, você vende um curso de culinária na internet e o seu afiliado possui um blog com bastante tráfego que trata exatamente do assunto. Então, ele vende o seu produto e recebe a porcentagem em cima de cada venda.

Esse é um cenário bem interessante já que o blog é especializado na sua área de atuação, ou seja, o público que está ali tem grandes chances de se interessar pelo seu curso. Por outro lado, se você vende um produto em que há mais pessoas envolvidas no processo de criação, você também utiliza o método de coprodução na Hotmart, no qual cada um recebe o comissionamento de acordo com o seu percentual.

Melhores funcionalidades da Hotmart

Hoje, existem várias funcionalidades que permitem otimizar a sua estratégia de vendas e oferecem formas de contribuir ainda mais com o seu negócio. 

Usar essas funções pode oferecer insights para tornar sua estratégia muito mais assertiva. Separamos algumas funcionalidades do Hotmart que podem te ajudar a bombar seu negócio. Confira: 

1. Chat 

Antes de comprar um produto ou até mesmo após o pagamento, o cliente pode ter algumas dúvidas. Muitas delas podem ser decisivas para que ele faça ou compra ou não. Por isso, é muito importante que ele consiga falar com você.

Dessa forma, o chat é uma ferramenta essencial para deixar tudo esclarecido e contribuir para a concretização da conversão. Esse atendimento aproxima você do seu cliente, ajudando também a criar uma conexão.

De acordo com uma pesquisa da feita pela Mckinsey, 70% das experiências de compra podem ser influenciadas de acordo com a maneira como o cliente está sendo atendido e tratado. 

Na Hotmart, a função do chat está disponível e aparece para os clientes que acessam a página de pagamento do seu produto. Esta opção já está integrada com os sistemas Zopim, Zendesk e Tawk.to. Para fazer a integração é bem fácil, basta clicar no menu “Meus Produtos”, selecionar o produto que terá o chat na página de pagamento e clicar em “Editar”. 

Depois, é só escolher a plataforma que você deseja integrar e registrar o código ID no campo mostrado e salvar. Lembrando que o código ID fica disponível na plataforma que você escolheu. 

2. Avaliação dos clientes

A avaliação dos produtos é muito importante para construir uma boa reputação. Um produto bem avaliado, com comentários ou reviews, proporciona muito mais confiança. A avaliação do produto está disponível na Hotmart, e, ao ativá-la, a página de pagamento passa a mostrar a nota de avaliação dos clientes que já compraram o produto. 

Para ativar, basta acessar sua conta na Hotmart, ir para Ferramentas e clicar em Aparência da Página de Pagamento. Na página seguinte, escolha o produto e clique no lápis para editar. Depois, é só escolher a opção Avaliações e preencher os campos.

3. Contagem Regressiva

Outra função que pode ajudar a converter mais é a contagem regressiva! Ela se baseia no gatilho mental da urgência. Basicamente, a ideia é criar a necessidade de agir rápido, estimulando o cliente a comprar assim que possível. 

Na Hotmart, essa função está disponível e pode ser ativada a qualquer momento! É possível criar um argumento de vendas e colocá-lo na frase ao lado do relógio. O tempo para fechar a compra pode ser de até 16 minutos (960 segundos).

Para ativar, acesse o segmento Ferramentas, clique em Aparência da Página de Pagamento, selecione o produto e escolha a Contagem Regressiva. Prontinho, agora é só criar um argumento de venda matador e o tempo de contagem que será exibido.

4. HotPay

O HotPay é um sistema de pagamentos exclusivo da Hotmart. Ele foi criado pensando no mercado de produtos digitais, com o objetivo de simplificar o processo de venda e pagamento de infoprodutos.  

Ele permite vender para qualquer lugar do mundo, aceita diversas bandeiras de cartão de crédito usadas internacionalmente e tem meios de pagamento específicos de alguns países. 

Além disso, a HotPay apresenta uma super vantagem: a possibilidade de fazer pagamentos com dois cartões de crédito. 

Para ativar essa opção para seus clientes, é só acessar a aba Ferramentas, clicar em Configurações de pagamento, selecionar o produto e ativar a opção 2 Cartões de Crédito. 

5. Hotmart Analytics

O Hotmart Analytics é uma ferramenta que reúne e exibe os dados do seu negócio na plataforma, como número de vendas, taxa de conversão, dados por segmentações, visitas nas páginas, etc. 

O Analytics contém 5 abas: 

  • Home: números gerais do seu produto, dados interessantes para moldar e adaptar sua estratégia, como número total de visitantes e  páginas monitoradas pelo código;
  • Segmentações: dados segmentados dos visitantes de diversas formas;
  • Páginas: métricas de conversão e uso de cada página rastreada pelo código;
  • Conversões: conversões de cada parâmetro dos links de divulgação (hotlinks);
  • Visões de Produto: dados do seu negócio e produtos cadastrados.

Assim como no Google Analytics, o Hotmart Analytics é gratuito e requer a instalação do Código de Rastreamento nas páginas que você quer monitorar. Com este código adicionado aos links, as informações passam a ser compiladas. 

A instalação depende de qual plataforma você usa para hospedar sua página. A página do Hotmart Analytics está disponível em todas as contas. 

6. Order Bump

Outra ferramenta interessante disponível na Hotmart é o Order Bump, recurso usado para oferecer um outro item ao cliente ao cliente na página de pagamento. Trata-se de uma prática de upsell, ou seja, uma estratégia de vendas para aumentar o valor que o cliente gastou com seus produtos por meio do oferecimento de itens complementares. 

No Order Bump, ao comprar um produto e ser direcionado até a página de pagamento, o cliente se depara com uma outra oferta de produto complementar, geralmente com um valor mais baixo. Assim ele compra dois itens de uma vez só, aumentando o ticket médio. 

Para configurar o Order Bump na Hotmart, é preciso acessar o menu Ferramentas na conta, e depois Aparência da Página de Pagamento. Lá, selecione o produto que terá outro item complementar na Página de Pagamento e clique em Continuar.

Para quem já usa a solução Aparência da Página de Pagamento, é só escolher a página que deseja acrescentar outro  produto.Se você ainda não habilitou essa função, confira nesse artigo como  configurar a Aparência da Página de Pagamento.

Na Aparência da Página de Pagamento, selecione a opção Order Bump, escolha o produto e a oferta do produto complementar. Clique em Inserir e posicione a área pontilhada para colocar o local de sua oferta. Salve tudo, e pronto! Seu Order Bump está configurado. 

7. Pixel de rastreamento

O pixel de rastreamento é um gerenciador de campanhas que apresenta dados sobre o desempenho de um conteúdo impulsionado. Na Hotmart, ele ajuda a descobrir mais informações sobre os clientes em ferramentas externas à plataforma.

O pixel é um código JavaScript que é aplicado na página e acompanha todas as ações que um lead faz ao visitá-la. Cada plataforma tem um pixel de rastreamento próprio, como o Facebook e o Google.

Na prática, quando uma pessoa acessa um e-commerce, por exemplo, esse código é ativado e começa a “orientar” os anúncios certos para a pessoa, de acordo com a jornada que teve no site.

Com o pixel de rastreamento, fica mais fácil segmentar clientes de acordo com o seu objetivo, e entender melhor os resultados das suas campanhas por meio do comportamento do lead nas páginas.

8. Parâmetros de Acompanhamento SRC e SCK

Uma forma interessante de ter insights é usando os parâmetros de acompanhamento, um recurso da Hotmart que poucas pessoas conhecem, mas que pode fazer grande diferença. 

Basicamente, trata-se de um código de acompanhamento que é inserido no hotlink (o link de divulgação do produto), e monitora as vendas para rastrear sua origem. Toda vez que alguém fizer uma compra do seu produto, você vai saber a origem dela e essa informação fica salva no seu parâmetro.

Padronizando o parâmetro para todas as plataformas que você usa para vender, fica fácil descobrir a origem de todas as suas vendas. Com essa informação, você sabe exatamente qual canal está dando mais resultados. 

Para inserir o parâmetro de identificação no link de divulgação, o padrão ideal para produtores é o SCK. 

Assim, supondo que você tenha uma campanha no Facebook e deseja saber quais vendas se originam dela, o link ficaria assim: https://pay.hotmart.com/XYZ?checkoutMode=X&sck=FB

Por outro lado, se você é afiliado, o parâmetro SRC deve ser adicionado ao link. Para isso, basta inserir o parâmetro ?src=xxx (sendo que o XXX é a identificação que você deseja) no final do Link de Divulgação

Neste artigo da Hotmart você confere o passo a passo para definir seus padrões de acompanhamento.

9. eNotas

Um grande desafio dos empreendedores digitais é a emissão de nota fiscal. Enquanto determinam estratégias para o crescimento do negócio, é preciso ainda se preocupar com a emissão do documento. Pensando nisso, a Hotmart tem uma integração com o eNotas, uma solução de emissão automática de notas fiscais.

Com a integração, as vendas feitas na Hotmart são enviadas automaticamente para a plataforma, e as notas fiscais são emitidas automaticamente. Você pode ainda configurar quando a nota deve ser emitida e enviada para o cliente, tornando o processo muito mais prático e criando tempo para que você possa focar no seu negócio.

Além disso, a integração é bem simples, e pode ser feita em poucos passos, como é descrito neste artigo.

Esperamos que esse post tenha solucionado suas dúvidas e esclarecido um pouco mais sobre as funcionalidades da Hotmart!

Se você quiser conhecer mais funcionalidades, dominar a plataforma e bombar seu negócio de vez, confira nosso material completo:

Guia de funcionalidades da Hotmart que vão te fazer vender mais!

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Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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