O Reels se tornou um dos formatos de conteúdo mais importantes para qualquer estratégia digital. De acordo com o Instagram, o Reels recebe mais de 140 bilhões de reproduções diárias.
Além da grande visibilidade, a plataforma tem grande potencial por ser ainda uma forma de engajar o público. De acordo com um estudo da Emplifi, o Reels tem um engajamento 40% maior, se comparado a outros modelos de publicação na plataforma.
Ou seja, o Reels funciona basicamente como uma vitrine, esperando você publicar seus conteúdos e conquistar seu público. E para te ajudar nisso, preparamos esse post sobre as melhores estratégias e uma dica de ferramenta incrível para bombar seus Reels.
O que é Instagram Reels?
O Reels é uma ferramenta do Instagram para criação de vídeos que podem ter até 15 minutos, em um modelo semelhante ao TikTok.
Na aba de Reels, é possível rolar para baixo e ver diversos vídeos, que iniciam sua reprodução automaticamente.
E, diferentemente dos stories, os Reels podem aparecer na guia Explorar ou na rolagem do Feed. Então, o alcance desse modelo de vídeo pode ser potencializado.
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Como postar no Reels?
Postar no Reels é bem simples. Muitas pessoas preferem gravar o vídeo antes, editar e postar. O aplicativo CapCut, por exemplo, é um dos mais usados tanto para Reels quanto para TikTok.
Mas também é possível gravar e editar seu vídeo dentro do próprio Reels, e é tudo bastante intuitivo. É possível adicionar sons, efeitos e filtros, além de uma legenda.
Melhores estratégias para Reels
Agora que você já sabe como a plataforma funciona, vamos falar de estratégias. Quais são as melhores para fazer seus vídeos bombarem no Reels?
Antes de tudo, recomendamos que você acesse a plataforma, assista alguns vídeos e consuma o conteúdo para entender seu funcionamento e como a rede social entrega os vídeos.
Assim, fica mais fácil na hora de planejar seus conteúdos. Além disso, com as dicas que vamos apresentar, seus vídeos têm mais chances de ter um bom engajamento. Então, se liga nas estratégias para Reels pra você começar a colocar em prática agora mesmo:
1. Aposte em conteúdos para a etapa de descoberta
O Instagram afirmou que o formato mais valorizado dentro da plataforma atualmente são os Reels. Ou seja, os vídeos desse modelo tem mais chances de ter um bom engajamento e alcance.
Isso significa que o seu vídeo pode chegar a mais pessoas, que ainda não conhecem você ou o seu negócio. Os reels podem aparecer nos conteúdos sugeridos do feed e até ganhar destaque na página Explorar.
Basicamente, é uma chance para que mais pessoas descubram sua marca. Por isso, invista em vídeos que chamem a atenção do público e conteúdos que abordem temas que a sua audiência gostaria de ver.
A primeira impressão importa, e se o Reels é a vitrine para exibir sua marca, a parte de encantar o público fica com você.
2. Não faça conteúdos que pareçam publicidade
Sim, falar do seu produto e abordar suas vantagens é muito importante para o seu negócio. Mas não é isso que vai conquistar ou fidelizar sua audiência.
Lembre-se que as pessoas não entram nas redes sociais com a intenção de comprar. Elas estão ali para se distrair e entreter.
Se o seu negócio conseguir proporcionar essa experiência e ainda agregar informação, as chances de que o público se engaje com o seu conteúdo e o seu perfil são muito maiores.
Isso não significa que você não possa fazer publicidade. Mas, se o seu conteúdo for só sobre seus produtos, pode acabar surtindo o efeito contrário: afastar potenciais clientes.
Hoje, existem muitos influenciadores e criadores de conteúdo, por exemplo, que fazem as famosas “publis” para marcas de uma forma divertida. Como assim?
Os vídeos falam de assuntos divertidos e engraçados, e sutilmente, o criador de conteúdo cita um produto ou uma marca. O resultado é que o público fica até o final do vídeo, engaja com o conteúdo, e a marca tem uma visibilidade super interessante.
3. Aposte nas trends
As trends são muito importantes para qualquer rede social. E de tempos em tempos uma nova trend surge e domina as timelines: podem ser modelos de vídeos, áudios que muitas pessoas estão usando ou memes que estão em alta.
Saber usar as trends a seu favor é muito importante no Reels, porque se o conteúdo está em alta naquele momento, há mais chances de que as pessoas parem para ver.
Então saiba aproveitar as tendências e fique de olho nos Reels para ver o que está bombando.
4. Faça conteúdo educativo
Se você ainda acha que o Reels é só dancinha, está muito enganado. A plataforma dá espaço para vários formatos de conteúdos, e um dos que mais gera valor com a audiência é o conteúdo educativo.
Um exemplo: você tem um curso de marketing digital. Uma ideia é fazer reels com dicas e insights sobre o tema e mostrar para o público que você sabe do que está falando.
Você entrega informação, gera valor, e conquista uma audiência na plataforma.
Dica bônus: faça testes!
As estratégias que citamos até aqui são muito valiosas para o seu negócio. Mas, sabemos que parte de colocar uma estratégia em prática é testar. Por mais que o seu conteúdo seja ótimo, às vezes a performance não sai como o esperado.
Nessas horas, é preciso fazer testes e analisar o comportamento do público, e a Meta liberou uma ferramenta para te ajudar nisso!
Agora, será possível experimentar diferentes legendas e miniaturas para ver o que mais atrai sua audiência no Reels, direto do celular. A novidade está disponível para criadores que possuem perfil profissional na plataforma.
Você pode testar até quatro legendas ou miniaturas diferentes. Os resultados do teste aparecem no seu painel profissional e a variante vencedora é exibida automaticamente no seu perfil ou página.
A Meta liberou também outros recursos interessantes. Um deles é uma ferramenta que te ajuda a reaproveitar seus conteúdos.
Basicamente, é um modo simplificado de transformar transmissões e postagens já existentes da sua conta, em Reels.
Você abre a ferramenta de edição, e acessa o novo campo “Seu conteúdo” que apresenta os materiais que podem ser reaproveitados nesse formato.
A empresa implementou também uma central de gerenciamento de conteúdo dentro do perfil profissional que facilita a comparação e o acompanhamento de desempenho das postagens, vídeos e Reels.
Além disso, a Meta também está experimentando a incorporação de uma inteligência artificial generativa para ajudar os criadores a elaborarem diferentes opções de legendas e miniaturas no futuro.
Então, se você tem um negócio, quer conquistar uma audiência e promover o seu produto, já sabe em qual formato investir!
Esperamos que com as dicas desse post, você possa otimizar sua estratégia de Reels.
E se você gostou desse conteúdo, precisa conferir nosso post sobre Instagram Insights para entender como analisar seus resultados na rede social!