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MARKETING DIGITAL

TikTok: o que é e como funciona o aplicativo para criar vídeos

Atualizado há mais de 3 semanas

O mundo da internet está cercado de novidades. A cada instante, surge uma notícia, uma pequena revolução, mais e mais atualizações.  E dentre esse universo agitado e cheio de mudanças, uma rede social vem ganhando muitos adeptos e já é um dos aplicativos mais baixados no mundo: o TikTok. 

Quem trabalha com o marketing digital sabe que essas tendências podem mudar completamente o conceito de uma estratégia. E com a força que o app vem ganhando, é preciso entendê-lo e descobrir se ele é uma nova e poderosa forma de se comunicar com seu o público-alvo. 

É por isso que, neste texto, você vai conhecer tudo sobre essa novidade que já é febre na China e vem ganhando mercado no restante do Planeta.

O que é TikTok?

Um dia conhecido como Musical.ly, é uma rede social que permite o compartilhamento de pequenos vídeos curtos. 

Neles, você pode criar dublagens e fazer edições divertidas, como inserir emoticons, filtros, acelerar e pausar a gravação. Algo bem-parecido com o que já foi o Vine um dia. A sua popularidade começou na China, onde é conhecido como Douyin. Por lá, diversos artistas conseguiram alcançar sucesso graças ao aplicativo. 

O fenômeno teve início em 2016 e um ano depois já estava com seu mercado ampliado para além das fronteiras chinesas. 

Em 2018, o TikTok consegui ultrapassar o Instagram e o Facebook como a rede social mais baixada no mundo. No primeiro trimestre de 2019, perde apenas para o WhatsApp. Isso graças a sua consolidação no mercado americano e a popularidade na China.

Como funciona o TikTok?

O TikTok, disponibilizado na App Store e Google Play, permite criar vídeos divertidos e cheios de recurso gráficos de maneira divertida, prática e leve. 

Por permitir somente vídeos curtos, o potencial de engajamento desse conteúdo é grande e capaz de ter um alcance alto. 

Ao iniciante, é possível, no primeiro acesso, ver os vídeos mais populares, sugestões de páginas para seguir. Mas você pode descobrir usuários e hashtags e segui-los. O que cativa e populariza tanto o TikTok são os seus recursos. 

Graças a eles é possível criar conteúdos criativos, que são essenciais na estratégia digital de qualquer empresa. 

Quais são os principais recursos do TikTok?

Tudo começou com vídeos de dublagem. Depois, o app começou a ganhar o mundo e hoje possui outras funcionalidades que permitem criar conteúdos criativos com alto poder de alcance.

Dublagem

Esse recurso lembra muito um karaokê. Com canções disponibilizadas pelo app, o usuário pode se passar pelo cantor. O catálogo de canções é bem grande, o que permite uma variedade bem interessante na brincadeira. 

Tudo isso, com um grande leque com opções de efeitos visuais, filtros de rosto, de ambiente e outros recursos gráficos.

Mixagens

No TikTok, você pode aumentar ou diminuir o volume da música e mixá-lo ao som ambiente, dando uma naturalidade ao vídeo.

Com isso, é possível criar mixagens bem criativas o que pode dar originalidade ao vídeo. De maneira bem prática, é possível eliminar ruídos e corrigir falhas também — o que é ótimo para quem não tem prática no assunto. 

Efeitos visuais

É claro que uma rede social voltada para a criação de vídeos teria um recurso para efeito visual. São máscaras, adesivos temáticos e filtros que permitem que você crie os mais diversos ambientes ao vídeo. 

Mensagens

A popularização do app fez com que ele disponibilizasse uma área em que os usuários trocassem mensagens diretas — sim, antes isso não era possível. 

Bem como o Messenger no Facebook, o Direct no Instagram e a Mensagem Direta no Twitter, o TikTok permite a troca de mensagens entre os seus usuários de maneira privada. O que potencializa a interação entre o público.

Quem é produtor de conteúdo pode tirar bons insights dos comentários e dos feedbacks enviados pelos seguidores nessa funcionalidade. Portanto, fique de olho no que o seu público diz.

Reação

O usuário pode se filmar reagindo a determinado vídeo. Ele é colocado em uma pequena janela, enquanto o vídeo em questão é mostrado na tela principal. É um ótimo recurso que permite uma interação entre usuários e empresas. 

Duetos

Os duelos estão cada vez mais populares no TikTok. Com ele, você pode colocar um vídeo seu com um outro e reproduzi-los juntos. Graças a esse recurso, muitos vídeos se tornaram virais. E por falar nisso, vamos começar a falar de sua estratégia de marketing?

E na estratégia de marketing, como ele pode ajudar?

O TikTok se popularizou graças à criatividade de seus usuários e a facilidade de engajamento de suas criações, o que permite a muitos influenciadores digitais a viralizar as suas publicações. 

Uma campanha bem pensada e que conhece a fundo como funciona os mecanismos na rede tem grandes chances de bombar.

Uma das diferenças do TikTok para as demais redes sociais é o seu mecanismo de interação. Ao começar a usar o app, você tem a disposição alguns vídeos populares e, conforme você vai interagindo, outros conteúdos relacionados são sugeridos. 

Essa inteligência artificial diferenciada é outro ponto a favor da popularização do aplicativo. Dentre as várias opções que você pode pensar para sua estratégia, algumas se assimilam melhor no app.

Viralização

Como você já sabe, o TikTok permite criar conteúdos altamente criativos e com um poder de viralização. Essa popularidade pode ocorrer sem muitos investimentos, graças ao número crescente de usuário e ao formato do conteúdo. 

Uma característica bem típica do app é que o usuário não consegue rolar o feed sem assistir todo o vídeo que lhe aparece. Ou seja, o view é garantido.  

Campanhas segmentadas

A persona do TikTok é muito bem definida: são jovens em torno de 13 e 24 anos e estão na rede social para ver vídeos bem-humorados.

Com essas características ainda muito bem determinada — o que pode mudar, claro, graças à popularização da rede — o app se torna um campo a ser muito bem explorado para empresas que queira dialogar com esse público. 

Hashtags

As hashtags já dominam as redes sociais e ela não deixaria de existir nesse app. Portanto, uma campanha que usa as tags corretas pode conquistar o público.

E uma de suas utilizações mais recorrente são os desafios. No app, não é raro ver famosos e empresas lançando campanhas de desafios para engajar o público. Você certamente já viu alguma, com o termo “challenge”. 

Como co​​​​mpartilhar vídeos do TikTok no Instagram?

Compartilhar vídeos no Instagram já é um hábito que muitos empreendedores têm. Mas você sabia que é possível publicar vídeos feitos no Tiktok no Instgram? E é mais simples do que você imagina. 

Abra o TikTok e clique em "compartilhar" (canto direito da tela):

compartilhar-video-tiktok-instagram

Depois disso, selecione a opção Instagram e siga os procedimentos exigidos para uma publicação padrão:

compartilhar-video-tiktok-instagram-2

Você também pode compartilhar o conteúdo em outras redes, como o Facebook e o Whatsapp.

Por que investir no TikTok?

Depois desse apanhado de informações sobre a rede social que mais cresce no mundo, você ainda pode estar se perguntando se vale a pena pensar em uma estratégia voltada para ela, certo?

Se você ainda precisa de um empurrãozinho para ter certeza que sim, vale muito a pena investir no TikTok.

Não apenas por seu poder de popularização, mas também porque a facilidade em seu uso é muito grande, permitindo criar vídeos criativos sem muitos investimentos e com alto poder de viralização. Isso atrai público e empresas, claro. 

Se ainda há alguma dúvida para você, saiba que muita gente já testou e aprovou o app. Antes de se popularizar no mundo, o app foi aprimorado na China, tendo melhorias no recurso e em segurança para então se expandir para o restante do planeta. 

Enfim, não há mais porque não se pensar no TikTok para anunciar sua empresa. 

E por falar em novidades na internet, você certamente já sabe o que é a ferramenta de vídeos do Instagram: o IGTV. 

Mas será que você sabe como ela funciona e quais são suas particularidades? Então, continue com a gente e entenda mais sobre o IGTV!

Gabriel Nascimento - Analista de marketing, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!
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