O que é ROAS e como aumentar o retorno dos seus anúncios

Atualizado há mais de 3 semanas

ROAS é uma das métricas mais importantes para todo empreendedor, que precisa saber quanto de lucro suas campanhas publicitárias dão.

Em português, ROAS significa Retorno Sobre Investimento de Publicidade e investiga exatamente se essa estratégia dá resultado financeiro para uma empresa.

Então, para o empreendedor não é só mais uma sigla, mas sim uma métrica que pode influenciar a saúde financeira do seu negócio.

Confira melhor no texto abaixo!

O que é ROAS?

ROAS significa Return On Advertising Spend, que em tradução literal pode-se dizer de retorno sobre investimento em publicidade. Isso dá a dimensão do que ela é na prática: uma medida do lucro que essas campanhas dão para a empresa.

De forma mais prática, ela diz respeito sobre o retorno de cada unidade de valor investido, como em uma proporção.

Ou seja, é comum encontrar um ROAS como 2:1, ou seja, R$ 2 a cada R$ 1 investido. Lembrando que a moeda pode ser a que você usa em suas campanhas.

Dessa forma, essa métrica consegue metrificar o sucesso de uma campanha de publicidade, seja ela no Meta Ads, Google Ads ou qualquer outra plataforma de mídia paga disponível.

Como calcular?

O cálculo do ROAS é feito considerando o valor da receita gerada por uma campanha dividida pelo investimento. Ou seja:

 Receita da campanha/custo da campanha

Em exemplo prático, imagine uma campanha de R$ 2000 que gerou um retorno de R$ 6000. Considerando a fórmula do cálculo, o retorno seria de R$ 3. Ou seja, o ROAS é de 3:1, ou para cada real investido, 3 foram retornados.

Como analisar o ROAS?

O ROAS, como toda métrica, precisa ser analisado junto a outros índices e até mesmo o contexto de seu negócio. Por isso, para entender esse número, sempre considere outros. 

Um primeiro aspecto a ser considerado é o seu objetivo. Em campanhas de conversão, um ROAS alto é necessário, mas em uma de expansão de marca e branding, um número menor pode não ser algo ruim.

Considere também o Valor de Vida Útil do Cliente, o CLV. Essa métrica considera quanto o cliente dá de retorno enquanto ele for um. !

Nesse caso, um CLV baixo pode ser compensado com um ROAS alto, e vice-versa.

Se o ROAS baixo tiver um CLV alto, pode ser que, ao longo do tempo, o valor do investimento naquela campanha tenha sido favorável.

Considere também cada público impactado pela campanha para saber qual o melhor retorno e benchmarking para entender se seu ROAS é bom.

Apesar de não haver um número mágico, é fundamental mantê-lo acima de 1 para que, ao menos, uma campanha se pague.

Por que é importante analisar o ROAS?

Basicamente, nenhuma decisão pode ser dada na base de feeling ou de alguém achar algo. O ROAS é uma dessas métricas que quando analisadas bem, podem fomentar boas tomadas de decisões.

No caso do ROAS, ele indica se a sua campanha de publicidade dá retorno, esperado ou não. Nesse contexto, a métrica se torna mais um fator argumentativo para a tomada de decisão.

Outro ponto a favor dessa métrica é que ela define quais são as campanhas que valem a pena mais investimento. Aqueles que trazem mais retorno, podem ser priorizadas em detrimento àquelas que são de pouco valor.

Ela ajuda a entender qual dos públicos de sua estratégia dá mais retorno. É claro que para isso, você precisa fazer boas segmentações e analisar métricas como o CLV, como já mencionado.

E claro, o ROAS é fundamental na hora de estipular estratégias com o time de vendas. Para entender melhor, confira como criar uma estratégia de integração entre marketing e vendas?

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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