Quando se pensa em SEO para um negócio digital, sabe-se que seu principal objetivo é ranquear bem na primeira página do Google para conseguir tráfego orgânico para um site.
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Um dos inúmeros fatores para isso é o uso das palavras-chave escolhidas para utilizar na estrutura das páginas do seu conteúdo.
Identificar os termos mais buscados pode trazer um aumento do tráfego orgânico em seu e-commerce. Por isso, ao criar um site ou blog para seu negócio digital, você deve levar essa parte do planejamento em conta.
Essa organização é fundamental para aqueles que querem vender pela internet conseguirem atrair visitantes sem precisar depender totalmente de anúncios em redes sociais ou no Google.
Se você não sabe como planejar as palavras-chave e organizar o SEO do seu negócio digital, não se preocupe.
Confira como fazer isso neste guia sobre como escolher palavras-chaves para seu negócio digital escalar organicamente.
Como escolher palavras-chave?
Antes de saber como escolher as palavras-chaves para seu negócio é preciso entender exatamente o que é isso.
Bom, as palavras-chave, ou keywords (KW), são os termos usados pelas pessoas para pesquisar no Google (ou qualquer outro buscador na internet).
Cada KW pesquisada no Google dá como resultado uma página chamada SERP (Search Engine Results Page ou, em bom português, página de resultados de um mecanismo de busca).
A SERP varia muito de acordo com certos fatores, como a intenção de busca do termo pesquisado, oferecendo, de diferentes maneiras, os resultados de sua primeira página.
De toda forma, esses resultados orgânicos – aqueles que não são anúncios – precisam respeitar uma série de boas-práticas que o Google recomenda. Um deles, é justamente o trabalho de palavras-chaves.
Confira: Devo investir mais em tráfego pago ou orgânico?
Mas, afinal, quais seriam essas palavras-chaves e o que fazer depois que encontrar elas? Siga essas dicas!
Defina as principais palavras-chave do seu negócio
O primeiro passo para achar as palavras chaves ideais para seu negócio é: o que define o seu produto ou serviço?
Essas palavras precisam estar diretamente relacionadas com o seu produto, mas também ser de interesse do seu público.
Pegue por exemplo um infoprodutor que precisa vender seu produto que é um curso para pequenos artesãos de sisal.
Percebe que o produto é bem específico, certo? Faça uma lógica reversa desse produto para encontrar algumas palavras-chaves que sejam do interesse desse curso e do próprio curso.
Algumas palavras-chaves poderiam ser, por exemplo: sisal, artesanato, curso online.
Esses três exemplos poderiam ser o ponto de partida para começar a estratégia de planejamento de KW.
Escolha palavras hardtail e long tails
No universo de palavras-chaves em SEO, você se deparará com alguns termos e talvez os primeiros sejam head tail e longtail.
Em português, head tail pode ser traduzido como cauda curta e long tail cauda longa. Esses dois termos possuem diferenças que ajudam a entender o interesse do público.
O nome vem de um gráfico que demonstra a especificidade da pesquisa. Quanto mais específica, menor volume de busca que ela tem e mais interesse tem o público para converter em algo.
Dá para entender com esse gráfico:
Fonte: https://i.workana.com/guias/o-que-sao-as-long-tail-keywords-palavras-chaves-de-cauda-longa/
Volume de busca é a quantidade de vezes que o termo é buscado no Google, de acordo com algumas plataformas, como o SEMRush.
Por exemplo, o termo “Curso online” tem 18,1k de volume de busca, o que é bem alto. O que mostra que os conteúdos do Google tendem a ser mais genéticos. Logo, o interesse do público por comprar algo ainda é menor.
Agora, “curso online de sisal” sequer chega a ter um número relevante de buscas. Ou seja, poucas pessoas pesquisam. Mas, aquelas que pesquisam, possuem mais interesse em comprar algo.
Então, além de palavras como “sisal”, “Curso online” e “artesanato”, faça um processo de especificação desses termos, aumentando a sua cauda. Como?
“Como fazer sisal”, “Curso online de artesanato”, “artesanato de sisal”.
Você pode escolher essas palavras aproximando-as de seu produto e ainda contando com a ajuda de plataformas de SEO, como o próprio SEMRush.
Considere ter topic cluster
O topic cluster é uma estratégia dentro de outra, a do post pilar.
Post Pilar é aquele conteúdo mais rico sobre um termo muito genérico, que seja sobre algo do seu produto. Por exemplo, “curso online”.
Neste conteúdo, você explica passo a passo o que é um curso online, resultando um texto grande, mas especificando bem o que é o termo em questão.
No texto, você perceberá que alguns tópicos não são centrais, mas também importantes. Como por exemplo “certificado”.
Note que ele não é exatamente uma longtail derivada de “curso online”, mas é um termo que se associa ao principal.
Trata-se de um termo satélite. Um topic cluster.
Encontrar os melhores topic cluster ajuda a dar uma dimensão de conteúdos que você pode criar para abastecer seu site e blog, sem perder de vista o seu produto e seu público.
Na estratégia de post pilar, você deverá criar “certificado”, falar brevemente dele, e dar oportunidade de linkagem interna para o seu conteúdo.
Fazendo essa rede de conexões, chamada de link juice, o Google consegue entender que seu conteúdo, como um todo, é coeso, e percebe que seu blog e site tentam se aperfeiçoar nas palavras-chaves trabalhadas.
Use ferramentas de SEO
Como você pôde perceber até aqui, as ferramentas de SEO são essenciais para fazer um planejamento de KW para o seu site e blog.
Algumas das mais importantes são:
Considere a intenção de busca de cada palavra-chave
Como você leu, toda vez que alguém busca algo no Google, essa pessoa possui uma intenção.
A SEMRush divide essas intenções em 4.
Palavras-chaves informacionais
São termos que as pessoas usam para buscar informações rápidas. Como, por exemplo, “O que é curso online” ou “O que é sisal”.
Normalmente, as pessoas ainda estão se conscientizando sobre uma demanda de compra, logo, são de topo de funil.
Palavras-chaves navegacionais
Pode-se dizer que são palavras-chaves em que as pessoas querem acessar um site específico. Nesse caso, termos institucionais, como Google, Facebook, YouTube ou o nome de qualquer empresa.
Logo, as pessoas querem apenas encontrar algo específico. Por isso, elas podem estar no topo do funil ou no fundo.
Palavras-chaves comerciais
São as palavras que, quando jogadas no Google, demonstram que o usuário pesquisa algo para determinar uma compra.
Por exemplo, palavras que buscam informações como preço de algo, avaliação, recomendações de produtos.
São palavras que podem estar mais para o meio e fundo do funil.
Palavras-chaves transacionais
São termos usados para fechar uma compra. Elas demonstram muito interesse de um usuário em comprar e eles já estão na iminência disso.
Normalmente, são termos longtail, mas nem sempre, e que estão muito mais para fundo de funil.
Para cada uma dessas intenções, tenha um bom número de palavras a serem trabalhadas, sempre pensando uma proporcionalidade de funil de vendas: KW de amplo interesse devem estar mais presentes em seu site e blog, como as com mais intenção de compra, menos.
Mapeie seu concorrente
Por fim, não deixe de monitorar sua concorrência. Confira quais são as palavras que ela já utiliza e faça conteúdos melhores.
Não se trata de espionagem propriamente dito, mas sim se de se alimentar de insumos que podem atrair também o seu público.
Você pode fazer isso via SEMRush, por exemplo.
Como fazer um planejamento de palavras-chave?
Depois dessas dicas, fica bem mais simples planejar seus conteúdos de acordo com as palavras-chaves:
- Comece pelas head tails: faça post pillars sobre as principais palavras chaves mais genéricas de seu mapeamento;
- Faça conteúdos de longtail: aos poucos, vá criando conteúdos com palavras-chaves mais específicas, para aproximar ao seu negócio digital.
- Priorize também os topic cluster: você não pode esquecer de sempre trabalhar com temas não centrais de seus conteúdos, sempre associando ao seu negócio.
- Encontre palavras longtail sobre o seu produto: são aquelas palavras muito específicas e que determinam o seu produto. Ela pode ser a KW principal de seu site.
Depois de tudo isso, você tem o básico para fazer um bom trabalho de SEO. Inclusive, vale mesmo evitar certos erros.
Por isso, confira esse post sobre os principais erros de SEO para evitar.