Startups unicórnio são as empresas de tecnologia privadas avaliadas em mais de um bilhão de dólares antes de abrir seu capital em bolsas de valores, ou seja, antes de realizar o IPO (Initial Public Offering).
A principal característica de uma startup unicórnio é a inovação no mercado em que pertence. A Uber, por exemplo, revolucionou o transporte, permitindo que os usuários solicitem um veículo com alguns cliques em qualquer lugar e a qualquer momento.
Em janeiro de 2019, já existiam mais de 325 startups unicórnios no mundo de acordo com a CBInsights, e esse número tende a crescer bastante nos últimos anos.
Quer conhecer mais sobre essas startups, quem são os unicórnios do Brasil e como alcançar o tão sonhado bilhão de dólares? Então, você está no local certo!
O que é uma startup?
O conceito de empresa Startup ainda é bastante discutido. Uma startup é um modelo de negócio escalável e repetível que se desenvolve em condições de incerteza.
Ou seja, é necessário alcançar um número grande de clientes para gerar lucro sem ter custos elevados com o crescimento e a expansão.
Também é importante entregar aos clientes produtos iguais, e não personalizados um a um, de modo que todas as variáveis do produto estejam prontas para entrega repetida.
O que é uma startup unicórnio?
O termo startup unicórnio nasceu no ano 2013 quando o fundador da Cowboy Ventures o, Aillen Lee, o descreveu como empresas eram valorizadas em mais de 1 bilhão de dólares sem terem capital na bolsa de valores.
Essa descrição foi dada pela raridade dessas empresas e a dificuldade dessa valorização para negócios emergentes no mercado. Então, os unicórnios são as empresas que enfrentaram os desafios, sobreviveram aos obstáculos e alcançaram o tão sonhado décimo dígito.
Curiosidade
Um Super Unicórnio (Decacorn) é a startup que alcança valorização superior aos 10 bilhões de dólares, como a Uber e a WeWork.
As principais características de uma startup unicórnio são:
Inovação
Inovar e revolucionar o modelo de mercado que a empresa está inserida é essencial para garantir que haverá um diferencial.
A Spotify é um exemplo de inovação, pois, revolucionou o modo como as pessoas ouviam música, trazendo o meio streaming para essa finalidade. É essa a ideia de inovar, de sair da bolha do que dá certo e arriscar com novas possibilidades e ideias.
Posição de vantagem
Por serem empresas inovadoras, elas se mantém em uma posição de vantagem no mercado, sendo pioneiras no ramo, inovando e aprimorando o produto sempre.
É importante se manter atualizado e em constante crescimento para garantir a posição de vantagem no topo.
Investimento em tecnologia
Grande parte dos unicórnios investiram em tecnologia. Apesar de não ser uma regra, o investimento em capitalização tecnológica para se tornar um unicórnio, é essencial. Além disso, não há como negar que a tecnologia e automação estão cada vez mais presentes em nossa rotina, né?
Foco no cliente
O foco do desenvolvimento das startups unicórnios é o cliente. Os produtos e as funcionalidades dos softwares são criadas pensando no usuário e em sua acessibilidade, visando sanar qualquer dor ou dificuldade.
A empresa Uber surgiu da dor do próprio dono, Travis Kalanick, ao tentar chamar um táxi em um dia de chuva em Paris. Ele simplesmente não conseguiu e pensou em como seria mais fácil fazer esse pedido pelo smartphone e, após alguns projetos, criou o app Uber.
Esse é o espírito de inovação: canalizar a dor do cliente e desenvolver um meio de resolvê-la da melhor forma possível.
Quais são as startups brasileiras avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares?
Alcançar o primeiro bilhão é o sonho de basicamente todas as startups no mercado. Atualmente e algumas gestões, brasileiras, já atingiram esse marco. Conheça-as a seguir:
Ifood

Empresa brasileira que foi inaugurada em 2011. É líder no ramo de entrega de alimentos, investindo em uma plataforma para centralizar os pedidos de delivery em um só lugar.
A empresa teve o crescimento e valorização do mercado, e, em 2014, foi comprada pela Movile, atingindo o marco de startup unicórnio.
Nubank

É uma startup nacional que inovou os serviços financeiros, sendo uma das primeiras startups nesse ramo no país. A oferta de cartão de crédito e de banco digital são os seus principais serviços. Além disso, recentemente, incluiu outras funcionalidades, como o pagamento em débito e os investimentos em forma de poupança.
Foi fundada em 2013 e teve um rápido crescimento e aceitação do mercado, alcançando a marca de unicórnio.
Stone

Empresa focada em meios de pagamento e na automação de pontos de venda e possuem parceria com outras empresas como Pagar.me, mundipagg e cappta. A startup foi inaugurada em 2012 e alcançou o título de unicórnio em 2018, demonstrando um alto crescimento e autoridade quando o assunto é pagamento em um curto intervalo.
PagSeguro

Startup especializada em receber e enviar pagamentos, sendo uma das pioneiras no ramo de pagamentos online no Brasil. A PagSeguro é uma empresa pertencente a UOL e, devido ao grande crescimento, alcançou a marca de unicórnio em 2018.
99

Fundada em 2012, tinha a missão de mudar o modo de transporte das pessoas na cidade. Em 2018, foi comprada pela DiDi, uma empresa especializada em transporte por celular, e teve as funcionalidades do aplicativo ampliadas e otimizadas. Com isso, alcançaram o primeiro bilhão de dólares.
Como alcançar o primeiro bilhão e se tornar unicórnio?
Para alcançar o primeiro bilhão de dólares, é importante que o empreendedor pense globalmente e gerencie a empresa do modo certo. Além disso, é necessária ambição, ter a vontade de dominar o mundo com a sua empresa e pró-atividade para ampliar o seu networking.
Chegar no título de startup unicórnio, obviamente, é um desafio, senão todas as empresas seriam, né? Não existe uma receita ou um passo a passo 100% certo para sua empresa se tornar bilionária. Entretanto, alguns pontos estão presentes em todos os unicórnios que deram certo no mercado e podem nortear as suas estratégias:
Propósito
O propósito de uma empresa é a definição de onde ela quer chegar e o motivo da própria criação. Utilize as dicas abaixo para definir o propósito da sua empresa:
Determine a importância do seu empreendimento para o público.
Lembre-se do que te motivou a abrir a empresa, o quanto o produto é importante para o seu cliente e qual dor será sanada.
Pense no que o seu negócio se difere da concorrência para potencializar o benefício ao usuário e, com isso, se posicionar competitivamente.
Pense nas pessoas.
Focar os esforços e os benefícios da empresa para as pessoas é o que possibilita o crescimento e satisfação de todos. Direcione as vantagens para a persona e também para os funcionários. Deixe claro que todos são essenciais para a melhoria dos processos, o aumento das vendas e a redução de despesas.
Pense grande
Pensar grande e ter propósitos inspiradores é o que move as empresas do ponto que elas estão para o futuro que elas podem chegar.
Realizar planejamentos realistas é essencial, entretanto, nada te impede de pensar em crescer, e inclusive você deve pensar nisso. Almeje grandes conquistas e pense em como a sua empresa pode ajudar mais pessoas, por exemplo.
Tenha um especialista.
Gerenciar, administrar e produzir sozinho uma empresa, pode até dar certo no início. Porém, chega um momento em que ter um especialista de áreas específicas alavancará e otimizará o seu desenvolvimento. Portanto, invista em pessoas com conhecimento e experiência.
Saiba que fomentar o crescimento de sua equipe é outra oportunidade também. Em algumas situações, o seu time já conta com bons talentos, bastando apenas um direcionamento melhor. Então, realize treinamentos e fomente a melhoria contínua dos seus funcionários.
Preze pela cultura organizacional
A cultura da empresa define como ela é representada e vista pela sociedade. Alguns princípios te ajudarão a definir a cultura da empresa, como:
- Pense no que faz bem para o cliente;
- Pense positivo. O que é impossível para os outros pode ser uma oportunidade para você;
- Permita erros (afinal todos erram), mas aprenda com cada falha;
- Tenha foco no que realmente deseja e saia da mesmice. Ouse, acredite e se esforce para esse resultado.
Foque na gestão de pessoas
Além do propósito da empresa e da cultura, também é importante saber gerenciar a sua equipe e os seus resultados.
Lidere-os adequadamente, de uma forma que cada profissional tenha liberdade para te questionar e propor mudanças. Lembrando do princípio de que a empresa é focada nas pessoas internas (colaboradores) e externas (usuários), é possível ter uma equipe motivada e ciente da missão possui engajamento maior para contribuir com o sucesso do empreendimento.
As equipes de alta performance são o exemplo disso, pois entendem que são como engrenagens e que cada função tem a sua importância para o objetivo total.
Conclusão
Com este conteúdo você aprendeu que apesar do perfil de incertezas e de instabilidades das startups que estão iniciando, algumas gestões conseguem chegar no primeiro bilhão de dólares.
Com as dicas aprendidas aqui, você sabe por onde começar. O resto do caminho é com você e a sua equipe.
Gostou deste post? Qual empresa você acha que será o próximo unicórnio brasileiro? Conta para gente nos comentários abaixo!