O que é uma startup unicórnio e quais são as principais do mercado nacional?

Startups unicórnio são as empresas de tecnologia privadas avaliadas em mais de um bilhão de dólares antes de abrir seu capital em bolsas de valores, ou seja, antes de realizar o IPO (Initial Public Offering).

A principal característica de uma startup unicórnio é a inovação no mercado em que pertence. A Uber, por exemplo, revolucionou o transporte, permitindo que os usuários solicitem um veículo com alguns cliques em qualquer lugar e a qualquer momento.

Em janeiro de 2019, já existiam mais de 325 startups unicórnios no mundo de acordo com a CBInsights, e esse número tende a crescer bastante nos últimos anos.

Quer conhecer mais sobre essas startups, quem são os unicórnios do Brasil e como alcançar o tão sonhado bilhão de dólares? Então, você está no local certo!

O que é uma startup?

O conceito de empresa Startup ainda é bastante discutido. Uma startup é um modelo de negócio escalável e repetível que se desenvolve em condições de incerteza.

Ou seja, é necessário alcançar um número grande de clientes para gerar lucro sem ter custos elevados com o crescimento e a expansão.

Também é importante entregar aos clientes produtos iguais, e não personalizados um a um, de modo que todas as variáveis do produto estejam prontas para entrega repetida.

O que é uma startup unicórnio?

O termo startup unicórnio nasceu no ano 2013 quando o fundador da Cowboy Ventures o, Aillen Lee, o descreveu como empresas eram valorizadas em mais de 1 bilhão de dólares sem terem capital na bolsa de valores.

Essa descrição foi dada pela raridade dessas empresas e a dificuldade dessa valorização para negócios emergentes no mercado. Então, os unicórnios são as empresas que enfrentaram os desafios, sobreviveram aos obstáculos e alcançaram o tão sonhado décimo dígito.

Curiosidade

Um Super Unicórnio (Decacorn) é a startup que alcança valorização superior aos 10 bilhões de dólares, como a Uber e a WeWork.

As principais características de uma startup unicórnio são:

Inovação

Inovar e revolucionar o modelo de mercado que a empresa está inserida é essencial para garantir que haverá um diferencial.

A Spotify é um exemplo de inovação, pois, revolucionou o modo como as pessoas ouviam música, trazendo o meio streaming para essa finalidade. É essa a ideia de inovar, de sair da bolha do que dá certo e arriscar com novas possibilidades e ideias.

Posição de vantagem

Por serem empresas inovadoras, elas se mantém em uma posição de vantagem no mercado, sendo pioneiras no ramo, inovando e aprimorando o produto sempre.

É importante se manter atualizado e em constante crescimento para garantir a posição de vantagem no topo.

Investimento em tecnologia

Grande parte dos unicórnios investiram em tecnologia. Apesar de não ser uma regra, o investimento em capitalização tecnológica para se tornar um unicórnio, é essencial. Além disso, não há como negar que a tecnologia e automação estão cada vez mais presentes em nossa rotina, né?

Foco no cliente

O foco do desenvolvimento das startups unicórnios é o cliente. Os produtos e as funcionalidades dos softwares são criadas pensando no usuário e em sua acessibilidade, visando sanar qualquer dor ou dificuldade.

A empresa Uber surgiu da dor do próprio dono, Travis Kalanick, ao tentar chamar um táxi em um dia de chuva em Paris. Ele simplesmente não conseguiu e pensou em como seria mais fácil fazer esse pedido pelo smartphone e, após alguns projetos, criou o app Uber.

Esse é o espírito de inovação: canalizar a dor do cliente e desenvolver um meio de resolvê-la da melhor forma possível.

Quais são as startups brasileiras avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares?

Alcançar o primeiro bilhão é o sonho de basicamente todas as startups no mercado. Atualmente e algumas gestões, brasileiras, já atingiram esse marco. Conheça-as a seguir:

Ifood

startup unicornio ifood

Empresa brasileira que foi inaugurada em 2011. É líder no ramo de entrega de alimentos, investindo em uma plataforma para centralizar os pedidos de delivery em um só lugar.

A empresa teve o crescimento e valorização do mercado, e, em 2014, foi comprada pela Movile, atingindo o marco de startup unicórnio.

Nubank

startup unicornio nubank

É uma startup nacional que inovou os serviços financeiros, sendo uma das primeiras startups nesse ramo no país. A oferta de cartão de crédito e de banco digital são os seus principais serviços. Além disso, recentemente, incluiu outras funcionalidades, como o pagamento em débito e os investimentos em forma de poupança.

Foi fundada em 2013 e teve um rápido crescimento e aceitação do mercado, alcançando a marca de unicórnio.

Stone

startup unicornio stone


Empresa focada em meios de pagamento e na automação de pontos de venda e possuem parceria com outras empresas como Pagar.me, mundipagg e cappta.  A startup foi inaugurada em 2012 e alcançou o título de unicórnio em 2018, demonstrando um alto crescimento e autoridade quando o assunto é pagamento em um curto intervalo.

PagSeguro

startup unicornio pagseguro


Startup especializada em receber e enviar pagamentos, sendo uma das pioneiras no ramo de pagamentos online no Brasil. A PagSeguro é uma empresa pertencente a UOL e, devido ao grande crescimento, alcançou a marca de unicórnio em 2018.

99

startup unicornio 99

Fundada em 2012, tinha a missão de mudar o modo de transporte das pessoas na cidade. Em 2018, foi comprada pela DiDi, uma empresa especializada em transporte por celular, e teve as funcionalidades do aplicativo ampliadas e otimizadas. Com isso, alcançaram o primeiro bilhão de dólares.

Como alcançar o primeiro bilhão e se tornar unicórnio?

Para alcançar o primeiro bilhão de dólares, é importante que o empreendedor pense globalmente e gerencie a empresa do modo certo. Além disso, é necessária ambição, ter a vontade de dominar o mundo com a sua empresa e pró-atividade para ampliar o seu networking.

Chegar no título de startup unicórnio, obviamente, é um desafio, senão todas as empresas seriam, né? Não existe uma receita ou um passo a passo 100% certo para sua empresa se tornar bilionária. Entretanto, alguns pontos estão presentes em todos os unicórnios que deram certo no mercado e podem nortear as suas estratégias:

Propósito

O propósito de uma empresa é a definição de onde ela quer chegar e o motivo da própria criação. Utilize as dicas abaixo para definir o propósito da sua empresa:

Determine a importância do seu empreendimento para o público.

Lembre-se do que te motivou a abrir a empresa, o quanto o produto é importante para o seu cliente e qual dor será sanada.

Pense no que o seu negócio se difere da concorrência para potencializar o benefício ao usuário e, com isso, se posicionar competitivamente.

Pense nas pessoas.

Focar os esforços e os benefícios da empresa para as pessoas é o que possibilita o crescimento e satisfação de todos. Direcione as vantagens para a persona e também para os funcionários. Deixe claro que todos são essenciais para a melhoria dos processos, o aumento das vendas e a redução de despesas.

Pense grande

Pensar grande e ter propósitos inspiradores é o que move as empresas do ponto que elas estão para o futuro que elas podem chegar.

Realizar planejamentos realistas é essencial, entretanto, nada te impede de pensar em crescer, e inclusive você deve pensar nisso. Almeje grandes conquistas e pense em como a  sua empresa pode ajudar mais pessoas, por exemplo.

Tenha um especialista.

Gerenciar, administrar e produzir sozinho uma empresa, pode até dar certo no início. Porém, chega um momento em que ter um especialista de áreas específicas alavancará e otimizará o seu desenvolvimento. Portanto, invista em pessoas com conhecimento e experiência.

Saiba que fomentar o crescimento de sua equipe é outra oportunidade também. Em algumas situações, o seu time já conta com bons talentos, bastando apenas um direcionamento melhor. Então, realize treinamentos e fomente a melhoria contínua dos seus funcionários.

Preze pela cultura organizacional

A cultura da empresa define como ela é representada e vista pela sociedade. Alguns princípios te ajudarão a definir a cultura da empresa, como:

  • Pense no que faz bem para o cliente;
  • Pense positivo. O que é impossível para os outros pode ser uma oportunidade para você;
  • Permita erros (afinal todos erram), mas aprenda com cada falha;
  • Tenha foco no que realmente deseja e saia da mesmice. Ouse, acredite e se esforce para esse resultado.

Foque na gestão de pessoas

Além do propósito da empresa e da cultura, também é importante saber gerenciar a sua equipe e os seus resultados.

Lidere-os adequadamente, de uma forma que cada profissional tenha liberdade para te questionar e propor mudanças. Lembrando do princípio de que a empresa é focada nas pessoas internas (colaboradores) e externas (usuários), é possível ter uma equipe motivada e ciente da missão possui engajamento maior para contribuir com o sucesso do empreendimento.

As equipes de alta performance são o exemplo disso, pois entendem que são como engrenagens e que cada função tem a sua importância para o objetivo total.

Conclusão

Com este conteúdo você aprendeu que apesar do perfil de incertezas e de instabilidades das startups que estão iniciando, algumas gestões conseguem chegar no primeiro bilhão de dólares.

Com as dicas aprendidas aqui, você sabe por onde começar. O resto do caminho é com você e a sua equipe.

Gostou deste post? Qual empresa você acha que será o próximo unicórnio brasileiro? Conta para gente nos comentários abaixo!

About the Author

Larissa Ester - Estagiária de marketing, sempre em busca de aprendizado. Apaixonada por marketing digital e criação.

>

Baixe o seu Guia Prático de Nota Fiscal para Negócios Digitais e Marketplace