Networking: o que, como ele pode mudar a sua carreira e dicas para colocar em prática

Você já reparou como a nossa sociedade é diversa? Existem pessoas com gostos, vontades e características diferentes, não é mesmo? 

Hoje em dia, um empreendedor deve estar rodeado de pessoas capazes de superar desafios e propor novas soluções. Mas isso não acontece quando você se relaciona sempre com os mesmos indivíduos.

Nessas horas, o networking é um conceito que precisa ser muito bem trabalhado no seu dia a dia. Essa estratégia pode ser entendida como uma rede de contatos, mas sabia que essa ideia vai muito além disso.

É preciso estar preparado para mantê-la em crescimento, criando relacionados profissionais e pessoais.

Este post vai te ajudar a entender mais sobre o assunto e como ele afeta a sua carreira. Confira.

O que é networking?

O networking representa a maneira como você está ligado aos seus colegas de trabalho. Também chamado de rede de contatos, ele é uma ferramenta que constrói relacionamentos a longo prazo, que beneficiam todas as partes envolvidas.

Ou seja, o networking possibilita acessar pessoas e negócios que são relevantes para o seu empreendimento.

Entretanto, você deve ter cuidado. Atitudes falsas e forçadas evidenciam que você quer conhecer alguém apenas por interesse próprio. Desse modo, o networking precisa ser utilizado com eficiência e naturalidade.

Como ele afeta a sua vida carreira?

Uma rede consolidada de contatos permite que você conheça novas pessoas e amplie o seu campo de visão sobre vários assuntos. É possível, por exemplo, conquistar um novo emprego ou encontrar um colaborador para o seu time de inside sales.

Além do mais, um empreendedor em início de carreira precisa de profissionais e parceiros para ajudá-lo a se consolidar no mercado. Nessas situações, é necessário encontrar pessoas com os mesmos objetivos e formas de agir.

Tenha em mente que cada rede de contato se relaciona de maneira diferente. Você não pode utilizar a mesma linguagem ou o mesmo canal de comunicação ao combinar um show com os seus amigos de academia e agendar uma reunião com um possível sócio, por exemplo. 

É preciso entender como as relações acontecem, a fim de criar uma estratégia focada em resultados positivos.

E não pense que o networking acontece apenas em reuniões com grandes empreendedores do mercado. Na verdade, o nosso dia a dia é repleto de pequenas ações que influenciam a forma como nos relacionamos com os outros.

Quem convive com pessoas inspiradoras tem maiores chances de crescer profissional e pessoalmente. De forma semelhante, contatos que apenas criticam ou desmotivam a sua postura atrapalham o seu desenvolvimento.

Dessa forma, fique atento para ser uma pessoa melhor em todas as situações da sua vida e veja como é possível otimizar o seu networking naturalmente.

Quais são as melhores dicas para colocar em prática?

Após conhecer o que é networking e como a sua carreira pode ser afetava, você vai aprender importantes dicas para fortalecer a sua rede de contatos.

Estabeleça objetivos

Alguns empreendedores acreditam que basta adicionar milhares de pessoas nas redes sociais ou apertar dezenas de mãos em um evento para ter um bom networking.  Antes de tomar essas e qualquer atitude, é fundamental estabelecer metas.

É preciso estabelecer a sua marca e o que você tem a oferecer. Entenda melhor os seus valores e paixões e veja como as pessoas podem se beneficiar disso também.

Você deve prezar pela qualidade. De nada adianta ter milhares de contatos no seu perfil no LinkedIn, por exemplo, se eles não agregam nada de interessante para você.

Nesses momentos, faça, por exemplo, uma lista com as pessoas que você deseja conhecer. À medida que os objetivos forem alcançados, você pode atualizá-la com informações, insights e dicas para próximas oportunidades.

Participe de eventos

Um profissional que quer crescer e conquistar o mercado precisa ser visto e reconhecido, certo? Se você ficar somente em frente ao computador, esperando que as pessoas venham até você, pode ter certeza de que nada disso acontecerá.

Dessa forma, você deve participar dos eventos que estão relacionados à sua área de atuação. Existem oportunidades para todos os empreendedores.

Os eventos famosos, como o Fire e o RD Summit, ganham grande destaque na mídia e reúnem os principais influenciadores do marketing digital. Já o mercado de recorrência tem o Superlógica Experience com maior destaque. Mas saiba que eventos menores melhoram o seu networking do mesmo modo.

É válido também fazer uma reserva financeira mensal para conhecer pessoas de maior impacto na sua comunidade, já que elas nem sempre moram próximo a você.

Emails e mensagens de WhatsApp ajudam a expandir o networking, contudo, nada substitui uma boa e velha conversa pessoalmente. Se você quer participar de um evento no Vale do Silício ano que vem, por exemplo, comece a se planejar e fazer economias quanto antes.

Não pense apenas nos gastos que acontecerão com a compra de passagens de avião e as diárias de hotel, pondere todos os benefícios de conhecer novos ares e fazer novas conexões.

Uma conversa entre as palestras do evento podem iniciar uma poderosa parceria para o futuro do seu negócio.

Agregue valor

O que você fez por uma pessoa desconhecida hoje? Ser legal com amigos e familiares é bom, mas não ajuda muito na divulgação da sua marca. Quem está sempre disposto a ajudar pessoas cria laços e tem facilidade para atrair novos olhares.

Portanto, você deve ajudar pessoas sem pedir ao em troca — principalmente aquelas que não fazem parte do seu ciclo de vivência. Ao tomar essa atitude, você provoca uma mudança positiva e espontânea na vida de um indivíduo. E pode ter certeza: essa transformação ajuda a divulgar o seu nome e mostrar que você se importa com todos.

Se você divulgar conteúdos ricos, que são proveitosos para a sua rede de contatos no LinkedIn, ou fizer webinários relevantes e gratuitos, cada vez mais pessoas tendem a escutar o seu nome e ver suas as postagens.

Não se esqueça de ter empatia em suas ações e se coloque no lugar do outro. Saiba que esse conceito permite que você tenha maturidade para perceber os sentimentos dos indivíduos à sua volta, considerando as suas crenças e os seus valores — inclusive ela é um dos principais valores aqui na eNotas!

Utilize as redes sociais

Provavelmente, você já ouviu o ditado “só é lembrado quem é visto”. Apesar de parecer simples, ele evidencia a verdade das relações humanas; ainda mais em um mundo repleto de redes sociais como o nosso. 

Marcar presença no Facebook, LikedIn, Instagram, Twitter e todas as outras redes sociais é extremamente importante para fazer networking. Desse modo, crie perfis e os mantenha atualizada sempre que possível.

Utilize o espaço para publicar postagens e divulgar fotos e vídeos também.

Não se limite à sua área

O dinamismo atual do mercado pode surpreender um profissional muito experiente. Com o avanço das tecnologias e da automação de processos, você não pode esperar as mudanças acontecerem sozinhas. É necessário acompanhar tudo o que acontece e fazer parte dessas transformações.

Se você fizer novos contatos apenas no seu setor de atuação, saiba que o seu alcance será pequeno, e, possivelmente, as opções podem se esgotar com o passar do tempo.

Quem sabe fazer bom networking pratica a diversidade e conhece pessoas de todos os ramos. Lembre-se de que uma solução para um problema que tira as suas noites de sono podem surgir de lugares e pessoas inusitadas.

Indivíduos com experiências diferentes têm opiniões distintas sobre um mesmo assunto. Isso quer dizer que, quanto mais ampla for a sua rede de contatos, melhor será a sua capacidade de tomar decisões.

Com a leitura deste conteúdo, você entendeu mais sobre o networking e como ele afeta a sua vida. Ao expandir a sua rede de contatos, você conhece mais pessoas e entende que as diferenças ajudam a formar uma sociedade melhor.

É essencial manter um bom relacionamento com as pessoas ao seu redor, saber se  comunicar e utilizar as redes sociais corretamente.

Quer aprender sobre outros assuntos para melhorar os resultados no negócio? Então, continue conosco e descubra hobbies que otimizam a sua performance no trabalho!

About the Author

Gabriel Nascimento - Analista de marketing, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!

>