Taxa de engajamento no Instagram: como calcular e melhorar essa métrica

Atualizado há mais de 1 semana

A taxa de engajamento no Instagram é uma métrica importantíssima para pessoas que empreendem na rede.

Ela metrifica qual a porcentagem de seguidores que efetivamente se engajam com o conteúdo que você publica na rede.

Isso ajuda a dar uma dimensão do quão valoroso é seus posts para os seus seguidores. Por isso, acompanhe essas dicas para entender um pouco mais da importância da taxa de engajamento no Instagram para a sua marca!

O que é a taxa de engajamento no Instagram?

A taxa de engajamento no Instagram é uma métrica que mostra, em porcentagem, quanto de seus seguidores interagem com os seus conteúdos.

Quando se trata de engajamento, fala-se de toda ação de interação com o conteúdo, como:

  • Curtidas;
  • Comentários;
  • Salvamentos;
  • Compartilhamentos.

A taxa de engajamento também pode metrificar outras ações em um perfil no Instagram:

  • Mensagens diretas;
  • Cliques;
  • Menções.

Por isso, a taxa de engajamento do Instagram pode mostrar quanto seu público está envolvido com seus conteúdos.

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Como interpretar essa métrica?

A métrica pode ser entendida como um medidor do nível de comprometimento que sua audiência tem com seus conteúdos.

Pense: uma publicação que alcança 500 pessoas e possui um número de interação de 45. A taxa de engajamento desse conteúdo é de 9%.

Isso representa que 9% das pessoas que visualizaram seu conteúdo tiveram algum interesse com seu conteúdo.

Ela pode representar o quão interessante o post é para o seu público de maneira geral e também o poder que seu perfil tem em entregar e distribuir a publicação pela rede social.

Ainda assim, é importante também considerar quais foram as interações que a pessoa fez no conteúdo.

Por exemplo, uma curtida é importante, mas ela é mais fácil de fazer do que um comentário. Que, por sua vez, representa um canal importante de comunicação direta, mais do que o curtir!

Por isso, a taxa de engajamento precisa ser entendida nas nuances e nunca ser analisada sozinha.

É importante analisar a métrica sempre com: recorte de tempo, por publicação e, sim, de maneira geral.

O recorte de tempo pode mostrar o quanto a sua estratégia para aumentar a taxa evolui ao longo dos dias.

Por publicação ajuda a entender qual é o conteúdo que mais engaja com seu conteúdo. E, de modo geral, para acompanhar o quão forte é o seu perfil.  

Confira: Instagram insights: o que é e como consultar 

Como calcular?

A taxa de engajamento no Instagram é calculada somando todas as interações e dividindo pelo alcance da publicação. O resultado é necessário multiplicar por 100 para ter o número em percentual.  

(Interações / alcance da publicação ) x 100 = taxa de engajamento.

Lembre que é preciso determinar um tempo para medir essa métrica, assim como as interações precisam ser sempre do mesmo período.

É preciso entender que a taxa de engajamento pode ser pública ou privada.

A chamada taxa de engajamento pública considera as interações que todos têm acesso, como as reações, os comentários e o compartilhamento. Elas são somadas e divididas pelo número de seguidores.

Ela é usada para fazer comparações de concorrência, já que é possível ter essa métrica de modo geral na rede.

Já a taxa de engajamento privada é aquela que considera os números que nem todos possuem, apenas quem gerencia a conta.

Ela é a considerada a taxa de engajamento real porque considera o número de alcance da publicação, não de seguidores.

O alcance é quantas pessoas efetivamente viram o seu post e dificilmente será o mesmo número de seguidores.

Para entender a diferença, considere um post que tem 125 reações. Seu perfil possui 1.526 seguidores, mas o alcance foi de 2.589 pessoas.

A taxa de engajamento pública é de 8,19%. A privada é de 4,82%.

Isso ajuda a “calibrar” melhor suas estratégias. Seu conteúdo está viralizando para além de seus seguidores e por isso, é importante metrificar por alcance.

A pública ajuda, contudo, a entender como está a sua taxa em relação aos seus principais concorrentes.

Por isso, não desperdice a chance de usar os dois modos, entendendo seus contextos diferentes.

Melhores estratégias para aumentar o engajamento

Percebendo o que é e qual a importância da taxa de engajamento no instagram, você precisa entender como melhorar essa taxa.

Confira algumas das melhores estratégias para isso.

Crie conexões

Seu conteúdo é o principal canal entre você e o seu público. Por isso, responda comentários e mensagens. Mostre que você se importa com seus seguidores e mantenha um diálogo genuíno.

Sempre que possível, estimule interações para promover a troca de ideias entre seus seguidores.

Não deixe de curtir e comentar as publicações de outros perfis. Dessa forma, você cria conexões com outros empreendedores e expande seu alcance.

Use ferramentas como as lives, as enquetes e as trends para interagir com seu público em tempo real e tire suas dúvidas.

Quer conhecer mais? Confira: As 19 melhores ferramentas de automação para Instagram que vão impulsionar o seu negócio 

Dê valor aos seus conteúdos

Invista em conteúdos de qualidade. Imagens e vídeos caprichados que transmitam profissionalismo e amem a sua marca.

Aposte também em variedade: Fotos, vídeos, stories, reels... explore os diversos formatos para manter seu público entretido e engajado.

Em todos eles, seja autêntico e com a sua cara. Mostre a sua personalidade e, quando possível, os bastidores do seu negócio, criando uma conexão genuína com seus seguidores.

Tenha frequência

Imagine que a frequência de posts no Instagram seja a forma como a rede social entenda a relevância de seu perfil. Basicamente, quanto mais você publica, mais engajamento e visibilidade você pode conseguir.

O algoritmo do Instagram dá prioridade a perfis que publicam com frequência, mostrando seus posts para mais pessoas no feed e nos stories.

Isso significa que seus seguidores têm mais chances de ver seu conteúdo e interagir com ele, aumentando o engajamento.

Sem se esquecer que quanto mais o público te vê, mais se lembra da sua marca e dos seus produtos ou serviços.

Explore diferentes formatos

O instagram possibilita o uso de recursos diversos. Por exemplo, os stories: enquetes, quizzes, caixas de perguntas, GIFs e figurinhas.

É um mundo de possibilidade de fazer com que seu público engaje pela ferramenta de vídeos curtos.

Por falar em vídeo, crie reels criativos e divertidos. Explore as tendências e utilize músicas e efeitos visuais que atraiam a atenção do público.

Use postagens em conjuntos ou a nova funcionalidade de carrossel colaborativo, em que seus seguidores podem adicionar fotos a sua publicação.

Use gatilhos mentais na legenda

Nas legendas, você pode criar opções que sejam direto ao ponto. Mas que possa instigar o seguidor a praticar alguma ação, com os chamados gatilhos mentais.

Algumas das que você pode usar:

  • Novidade: é quando você fala sobre últimas tendências do seu nicho ou anuncia um lançamento exclusivo para seguidores, por exemplo;
  • Urgência: promoções e frases como "últimas unidades" para despertam a ação imediata;
  • Escassez: é quando você anuncia uma oferta em que a quantidade de produtos ou vagas para cursos é limitada, gerando a sensação de "perda" e impulsionando as vendas.
  • Prova Social: nesse caso, você usa depoimentos de clientes satisfeitos com seus produtos ou serviços;
  • Autoridade: é um posicionamento de especialista no seu nicho, compartilhando dicas valiosas e mostrando seus resultados.

Não esqueça de usar as hashtags: combine as populares com outras mais específicas para alcançar um público mais amplo e segmentado.

Mas, cuidado: limite-se a 5 a 10 hashtags relevantes por postagem para não soar desesperado pelo alcance.

Dê atenção à acessibilidade

Por fim, crie conteúdos acessíveis. Garanta que o seu vídeo contenha texto na tela e forneça um conteúdo alternativo (alt text) que possa ser lido por leitores de tela.

Certifique-se de que o alt text seja descritivo e preciso, refletindo o conteúdo do texto na tela.

Aliás, use uma linguagem clara, concisa e objetiva, evitando gírias e jargões para que seja do conhecimento de todos.

E, sempre que possível, tenha legendas nos vídeos. 

Com essas dicas para aumentar a taxa de engajamento do Instagram, você pode melhorar as suas conversões nas redes sociais, como também encontrar formas de automatizar seus processos. 

Então, conheça 14 ferramentas de automação de marketing.

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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