A taxa de engajamento no Instagram é uma métrica importantíssima para pessoas que empreendem na rede.
Ela metrifica qual a porcentagem de seguidores que efetivamente se engajam com o conteúdo que você publica na rede.
Isso ajuda a dar uma dimensão do quão valoroso é seus posts para os seus seguidores. Por isso, acompanhe essas dicas para entender um pouco mais da importância da taxa de engajamento no Instagram para a sua marca!
O que é a taxa de engajamento no Instagram?
A taxa de engajamento no Instagram é uma métrica que mostra, em porcentagem, quanto de seus seguidores interagem com os seus conteúdos.
Quando se trata de engajamento, fala-se de toda ação de interação com o conteúdo, como:
- Curtidas;
- Comentários;
- Salvamentos;
- Compartilhamentos.
A taxa de engajamento também pode metrificar outras ações em um perfil no Instagram:
- Mensagens diretas;
- Cliques;
- Menções.
Por isso, a taxa de engajamento do Instagram pode mostrar quanto seu público está envolvido com seus conteúdos.
Como interpretar essa métrica?
A métrica pode ser entendida como um medidor do nível de comprometimento que sua audiência tem com seus conteúdos.
Pense: uma publicação que alcança 500 pessoas e possui um número de interação de 45. A taxa de engajamento desse conteúdo é de 9%.
Isso representa que 9% das pessoas que visualizaram seu conteúdo tiveram algum interesse com seu conteúdo.
Ela pode representar o quão interessante o post é para o seu público de maneira geral e também o poder que seu perfil tem em entregar e distribuir a publicação pela rede social.
Ainda assim, é importante também considerar quais foram as interações que a pessoa fez no conteúdo.
Por exemplo, uma curtida é importante, mas ela é mais fácil de fazer do que um comentário. Que, por sua vez, representa um canal importante de comunicação direta, mais do que o curtir!
Por isso, a taxa de engajamento precisa ser entendida nas nuances e nunca ser analisada sozinha.
É importante analisar a métrica sempre com: recorte de tempo, por publicação e, sim, de maneira geral.
O recorte de tempo pode mostrar o quanto a sua estratégia para aumentar a taxa evolui ao longo dos dias.
Por publicação ajuda a entender qual é o conteúdo que mais engaja com seu conteúdo. E, de modo geral, para acompanhar o quão forte é o seu perfil.
Confira: Instagram insights: o que é e como consultar
Como calcular?
A taxa de engajamento no Instagram é calculada somando todas as interações e dividindo pelo alcance da publicação. O resultado é necessário multiplicar por 100 para ter o número em percentual.
(Interações / alcance da publicação ) x 100 = taxa de engajamento.
Lembre que é preciso determinar um tempo para medir essa métrica, assim como as interações precisam ser sempre do mesmo período.
É preciso entender que a taxa de engajamento pode ser pública ou privada.
A chamada taxa de engajamento pública considera as interações que todos têm acesso, como as reações, os comentários e o compartilhamento. Elas são somadas e divididas pelo número de seguidores.
Ela é usada para fazer comparações de concorrência, já que é possível ter essa métrica de modo geral na rede.
Já a taxa de engajamento privada é aquela que considera os números que nem todos possuem, apenas quem gerencia a conta.
Ela é a considerada a taxa de engajamento real porque considera o número de alcance da publicação, não de seguidores.
O alcance é quantas pessoas efetivamente viram o seu post e dificilmente será o mesmo número de seguidores.
Para entender a diferença, considere um post que tem 125 reações. Seu perfil possui 1.526 seguidores, mas o alcance foi de 2.589 pessoas.
A taxa de engajamento pública é de 8,19%. A privada é de 4,82%.
Isso ajuda a “calibrar” melhor suas estratégias. Seu conteúdo está viralizando para além de seus seguidores e por isso, é importante metrificar por alcance.
A pública ajuda, contudo, a entender como está a sua taxa em relação aos seus principais concorrentes.
Por isso, não desperdice a chance de usar os dois modos, entendendo seus contextos diferentes.
Melhores estratégias para aumentar o engajamento
Percebendo o que é e qual a importância da taxa de engajamento no instagram, você precisa entender como melhorar essa taxa.
Confira algumas das melhores estratégias para isso.
Crie conexões
Seu conteúdo é o principal canal entre você e o seu público. Por isso, responda comentários e mensagens. Mostre que você se importa com seus seguidores e mantenha um diálogo genuíno.
Sempre que possível, estimule interações para promover a troca de ideias entre seus seguidores.
Não deixe de curtir e comentar as publicações de outros perfis. Dessa forma, você cria conexões com outros empreendedores e expande seu alcance.
Use ferramentas como as lives, as enquetes e as trends para interagir com seu público em tempo real e tire suas dúvidas.
Quer conhecer mais? Confira: As 19 melhores ferramentas de automação para Instagram que vão impulsionar o seu negócio
Dê valor aos seus conteúdos
Invista em conteúdos de qualidade. Imagens e vídeos caprichados que transmitam profissionalismo e amem a sua marca.
Aposte também em variedade: Fotos, vídeos, stories, reels... explore os diversos formatos para manter seu público entretido e engajado.
Em todos eles, seja autêntico e com a sua cara. Mostre a sua personalidade e, quando possível, os bastidores do seu negócio, criando uma conexão genuína com seus seguidores.
Tenha frequência
Imagine que a frequência de posts no Instagram seja a forma como a rede social entenda a relevância de seu perfil. Basicamente, quanto mais você publica, mais engajamento e visibilidade você pode conseguir.
O algoritmo do Instagram dá prioridade a perfis que publicam com frequência, mostrando seus posts para mais pessoas no feed e nos stories.
Isso significa que seus seguidores têm mais chances de ver seu conteúdo e interagir com ele, aumentando o engajamento.
Sem se esquecer que quanto mais o público te vê, mais se lembra da sua marca e dos seus produtos ou serviços.
Explore diferentes formatos
O instagram possibilita o uso de recursos diversos. Por exemplo, os stories: enquetes, quizzes, caixas de perguntas, GIFs e figurinhas.
É um mundo de possibilidade de fazer com que seu público engaje pela ferramenta de vídeos curtos.
Por falar em vídeo, crie reels criativos e divertidos. Explore as tendências e utilize músicas e efeitos visuais que atraiam a atenção do público.
Use postagens em conjuntos ou a nova funcionalidade de carrossel colaborativo, em que seus seguidores podem adicionar fotos a sua publicação.
Use gatilhos mentais na legenda
Nas legendas, você pode criar opções que sejam direto ao ponto. Mas que possa instigar o seguidor a praticar alguma ação, com os chamados gatilhos mentais.
Algumas das que você pode usar:
- Novidade: é quando você fala sobre últimas tendências do seu nicho ou anuncia um lançamento exclusivo para seguidores, por exemplo;
- Urgência: promoções e frases como "últimas unidades" para despertam a ação imediata;
- Escassez: é quando você anuncia uma oferta em que a quantidade de produtos ou vagas para cursos é limitada, gerando a sensação de "perda" e impulsionando as vendas.
- Prova Social: nesse caso, você usa depoimentos de clientes satisfeitos com seus produtos ou serviços;
- Autoridade: é um posicionamento de especialista no seu nicho, compartilhando dicas valiosas e mostrando seus resultados.
Não esqueça de usar as hashtags: combine as populares com outras mais específicas para alcançar um público mais amplo e segmentado.
Mas, cuidado: limite-se a 5 a 10 hashtags relevantes por postagem para não soar desesperado pelo alcance.
Dê atenção à acessibilidade
Por fim, crie conteúdos acessíveis. Garanta que o seu vídeo contenha texto na tela e forneça um conteúdo alternativo (alt text) que possa ser lido por leitores de tela.
Certifique-se de que o alt text seja descritivo e preciso, refletindo o conteúdo do texto na tela.
Aliás, use uma linguagem clara, concisa e objetiva, evitando gírias e jargões para que seja do conhecimento de todos.
E, sempre que possível, tenha legendas nos vídeos.
Com essas dicas para aumentar a taxa de engajamento do Instagram, você pode melhorar as suas conversões nas redes sociais, como também encontrar formas de automatizar seus processos.
Então, conheça 14 ferramentas de automação de marketing.