4 tendências do mercado digital para 2023

Atualizado há mais de 3 semanas

O ano começou e as expectativas para o mercado digital são promissoras. Com as novidades, ferramentas e possibilidades que surgiram nos últimos anos, o crescimento desse setor é iminente. Cada vez mais pessoas apostam nesse segmento e se tornam verdadeiras referências no mundo digital.

Nesse contexto, é possível apontar algumas tendências que podem ser destaque no mercado digital em 2023, e que você deve ficar de olho. Afinal, manter- se atualizado é essencial para garantir o sucesso, já que o mercado muda e se renova cada vez mais rápido. 

Veja as tendências do mercado digital para 2023:

  1. Consolidação da Creator Economy 

A Creator Economy, ou economia dos criadores, veio para ficar. Basicamente, é o mercado relacionado a tudo que envolve a criação de conteúdo, desde os creators, ou seja, criadores de conteúdo, até outros players como marcas e patrocinadores. Esse setor cresceu consideravelmente com o boom das redes sociais e as possibilidades de desenvolvimento de mídia que esses canais proporcionam.

De acordo com a CBInsights, o mercado da Creator Economy saiu do do faturamento estimado de 600 mil dólares em 2012 para 143,8 milhões de dólares em 2020. E os números continuam a impressionar.

 A criação de conteúdo se transformou em mais do que uma fonte de renda, e já é profissão para muitos creators. É o que mostra a pesquisa “Creators e Negócios”, feita pela agência Brunch e a consultoria YOUPIX. Segundo o estudo, para 34,6% dos creators, a criação de conteúdo é a principal fonte de renda, ou seja, vivem exclusivamente disso.

A atividade de criador de conteúdo passou a ser reconhecida como profissão pelo Ministério do Trabalho no começo de 2022. Segundo a pesquisa, 54,5% dos creators entrevistados já emitem nota fiscal sob essa nova definição. 

Ainda segundo o estudo, a valorização do trabalho também está mudando, o número de criadores que cobram até R$ 500 pelo combo de conteúdo reduziu de 53,7% em 2021 para 28,9% em 2022. O preço médio pago por esse tipo de trabalho está subindo.

  1. Responsabilidade social

Uma das tendências do mercado digital para 2023 é o crescimento da responsabilidade social. O público espera que seus criadores de conteúdo se engajem com ações de responsabilidade social e ambiental, evitando condutas que possam prejudicar o meio ambiente ou grupos sociais. 

Muitos creators devem investir em ações de inclusão social, ou demonstrar apoio a esse movimento. Em relação ao meio ambiente, a tendência é ainda mais forte. De acordo com uma pesquisa feita pelas empresas Dentsu International e Microsoft Advertising, 91% das pessoas querem que as marcas mostrem que estão fazendo boas escolhas sobre o meio ambiente. Além disso, 59% dos consumidores pretendem boicotar marcas que não atuam contra as mudanças climáticas.

Portanto, podemos esperar maior transparência em relação às práticas sociais e éticas das marcas, além de um trabalho mais próximo de criadores de conteúdo com as marcas que se relacionam nesse sentido. 

Nesse cenário, o ativismo também será um ponto de atenção. Segundo o The 2023 Instagram Report, no próximo ano a geração Z deve comprar mais na plataforma para apoiar causas ativistas em que eles acreditam. 

Isso inclui também apoiar causas sociais. Segundo o relatório, três em cada quatro usuários do Instagram da Geração Z querem seguir um influenciador que tem uma deficiência. Provavelmente mais membros da próxima geração vão se engajar com criadores que defendem pessoas com deficiência intelectual ou física.

  1. Triunfo do metaverso

O metaverso foi um dos assuntos mais comentados em 2022, e isso não deve mudar esse ano. Espera-se que cada vez mais pessoas estejam presentes no mundo digital da criadora do Facebook, estabelecendo um mercado expressivo. Um relatório da IAB aponta que esse mercado deve chegar  a US$ 47.48 bilhões no final deste ano. Já até 2030, o crescimento deverá alcançar a marca de US$ 678.7 bilhões.

Uma pesquisa feita pela Meta com 30 mil consumidores de 12 países mostrou interesse crescente em experiências imersivas de compras, com o uso da realidade aumentada. O estudo identificou três grandes tendências para o consumo de produtos no metaverso:

Consumidores querem estar no metaverso

O metaverso não será somente um lugar para interação social, mas também uma forma inovadora de comprar. Assim, o público espera que mais lojas estejam presentes nesse ambiente, conforme revela o estudo: 76% preveem maior variedade de lojas no metaverso. 

Além disso, 57% dizem que o metaverso vai melhorar a experiência de compra, oferecendo experiências mais completas. Nesse cenário, a realidade virtual surge como a grande aposta, permitindo a exploração de mais recursos do mundo virtual. Visto isso, 68% desejam ter uma experiência na realidade aumentada, replicando a compra em uma loja física.

A realidade aumentada é o caminho para o metaverso

A realidade aumentada, tecnologia que permite interligar elementos virtuais à nossa visão da realidade, será um dos grandes destaques dentro do metaverso. Os consumidores querem ter experiências com essa inovação. De acordo com o estudo, os consumidores pretendem usar a realidade aumentada para guiar suas experiências de compra. Veja: 

  • 70% querem se aprofundar em experiências interativas com uma marca;
  • 70% têm interesse em usar a câmera do smartphone para experiências interativas;
  • 69% se interessam em se comunicar online com um consultor da marca;
  • 66% querem usar dispositivos em lojas físicas para experimentar produtos virtualmente;
  • 50% acreditam que a realidade aumentada pode melhorar a experiência de compra ao diminuir a distância entre as lojas física e digital;
  • 34% usam ou já usaram realidade aumentada durante uma compra.

Interesse pela versão digital de produtos físicos

A integração entre os mundos real e virtual fica cada vez mais presente. De acordo com o estudo da Meta, os consumidores têm interesse em explorar essa possibilidade, por meio do metaverso. 68% dos entrevistados acreditam que a disponibilização de produtos físicos junto a produtos virtuais é importante. 

Além de ser uma experiência inovadora, é uma forma de construir uma relação forte com o público, online e offline. Dessa forma, 68% dos consumidores tendem a se tornar fiéis se a marca oferecer um produto digital como recompensa.

  1. Foco em eventos e experiências

A pandemia impediu a realização de muitos eventos, ocasionando adiamentos e cancelamentos. Com o retorno das atividades presenciais com segurança, o público anseia por mais experiências no mundo real. Assim, uma das grandes tendências do mercado digital para 2023 é a participação de criadores de conteúdo em eventos, palestras e convenções. 

Ainda de acordo com o relatório do Instagram, quase um terço dos usuários anseiam por experiências pessoais, como convenções para criadores de conteúdo e meet and greets com seus influenciadores favoritos.

Eventos que reúnam grandes nomes e players do mercado digital, como o Fire Festival, por exemplo, serão muito procurados. 

A tendência é que o mercado digital se consolide ainda mais como um forte segmento da economia, fomentando o surgimento de novos criadores de conteúdo. Por isso, é importante ficar de olho nas novidades! 

Aproveite e confira também nosso post sobre as principais tendências em criação de conteúdo e veja insights interessantes para fazer o seu planejamento de conteúdo para 2023. 

Jornalista e apaixonada por produzir conteúdo nos mais diferentes formatos. Nas horas vagas, é fotógrafa, viajante e mãe de suculentas.

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