5 tendências do mercado digital para 2025

Atualizado há mais de 1 semana

O começo do ano é o momento perfeito para se preparar e aplicar novas estratégias para atrair o público, e acompanhar as tendências do mercado digital ajudam a fazer isso!

As novidades, ferramentas e possibilidades que surgiram nos últimos anos, fazem com que empreendedores se atentem em como se fazer chegar melhor no público.

Quer saber quais tendências vão decolar neste ano? Confira melhor e entenda como as tendências do mercado digital podem fazer sua empresa prosperar em 2025.

Tendências do mercado digital para 2025

As tendências de marketing digital para 2025 apontam para um cenário cada vez mais personalizado, interativo e imersivo.

É claro que no centro dessa discussão está a inteligência artificial (IA). Não longe dela, a experiência do usuário (UX) e a jornada do cliente serão prioridades, como há alguns anos já se discute.

Antes, que tal descubrir 6 tendências tecnológicas para o mercado em 2025

Mas, tanto a experiência como a jornada variam as atenções para as maneiras de engajamento e lançam luz sobre a diversidade na comunicação com o público, também cada vez mais diverso e com interesse em produtos e marcas que se comuniquem com ele de maneira adequada.

Entenda melhor.

Aplicabilidade de IA

A Inteligência Artificial é uma realidade próxima do público. Por mais que falar sobre aplicabilidade seja uma tendência, a IA não é uma novidade mais.

Fazer com que a IA seja uma ferramenta poderosa em sua empresa, já traz resultados interessantes, como:

  • Melhora na interação com público: criação de chatbots e assistentes virtuais mais avançados, capazes de entender a linguagem natural e fornecer respostas personalizadas e relevantes;
  • Geração de conteúdo criativo: gerar automaticamente conteúdo original e criativo para marketing e vendas, como textos, imagens e vídeos. Isso agiliza a produção de conteúdo e permite que as empresas se destaquem na comunicação com seus clientes. É sempre importante, no entanto, se atentar para que esses conteúdos sejam mesmo personalizados, e não genéricos.
  • Otimização de tarefas: a IA automatiza tarefas repetitivas e manuais, liberando os funcionários para atividades mais estratégicas e criativas. Isso aumenta a produtividade e eficiência das equipes;
  • Redução de custos: a ferramenta ajuda na redução de custos operacionais, otimizando processos, evitando erros e retrabalhos, e permitindo tomadas de decisões mais assertivas.
  • Melhora na tomada de decisões: imagine interpretar grandes volumes de dados e identificar padrões e insights que seriam difíceis de detectar manualmente. A IA permite isso, fazendo com que as empresas tomem decisões mais informadas e estratégicas.    

Comunidade como ferramenta para o engajamento

Essa é uma tendência que também pode ser vista ao longo dos últimos anos. A comunidade nada mais é do que reunir pessoas com o mesmo interesse para aplicar estratégias personalizadas.

A tendência desse mercado digital é fazer com que as empresas diversifiquem ofertas em bases cada vez mais segmentadas e crie espaços para esses grupos de interesse, como:

  • Eventos online;
  • Grupos em redes sociais – como o Facebook ou Reddit;
  • E-mails direcionados;
  • Lista de transmissão de WhatsApp.

Ter essas segmentações será uma forma de aumentar o engajamento do público, mesmo que em diferentes canais.

Diversidade

Quando é falado de experiência do usuário, normalmente se discute as diferentes formas de uma pessoa interagir com a sua empresa, seja em app, site, conteúdos textuais, de áudio…

Esse debate sempre teve na tangente a diversidade, que já começa a centralizar essa discussão.

O que isso significa: que para seus conteúdos, sejam eles quais forem, é necessário em se pensar em como eles são acessados e interagidos.

E para ser mais direto: como as pessoas com deficiência e de diferentes identificações podem consumir esses conteúdos?

Um exemplo simples dessa tendência de mercado já pode ser observado em eventos presenciais e online. As pessoas que participam se preocupam em se autodescrever e se atentam para utilizar a linguagem inclusiva.

Essa é uma forma especial para as pessoas cegas terem contato com o conteúdo de maneira mais completa, independente de como elas e outros indivíduos se identificam.

Outras formas que podem ser interessantes nesse debate que você pode usar em sua empresa:

  • Tradutores de libras em eventos e conteúdos de vídeo;
  • Descrição nas otimizações das imagens de seu site;
  • Diversificar pessoas em suas fotos em divulgações;
  • Implementar uma política de diversidade no time e ter decisores e líderes cada vez mais diversos.

Retail media

Retail Media, ou Mídia de Varejo, é uma estratégia de publicidade que permite que marcas anunciem seus produtos ou serviços diretamente nos canais de venda de um varejista, tanto online quanto offline.

Essa estratégia aproveita o grande volume de dados de consumo e o relacionamento de confiança que os varejistas têm com seus clientes para oferecer anúncios altamente segmentados e relevantes.

Uma estratégia que pode entregar boas vantagens quando bem feita:

  • Alta segmentação: os anúncios são direcionados para o público-alvo específico de cada varejista, aumentando as chances de conversão.
  • Relevância da marca: os anúncios são exibidos em um contexto de compra, o que os torna mais relevantes para o consumidor.
  • Dados com mensuração e aplicabilidade: é possível acompanhar o desempenho dos anúncios em tempo real e medir o retorno sobre o investimento (ROI).
  • Fortalecimento da marca: a presença da marca em canais de venda confiáveis pode fortalecer sua imagem e reputação.

Live Shopping

Por fim, uma tendência de mercado para 2025 é que muitas empresas de renome já colhem frutos dela.

O Live Shopping, também conhecido como Live Commerce, é uma estratégia de vendas online que utiliza transmissões ao vivo para apresentar produtos ou serviços, interagir com o público em tempo real e efetuar vendas diretamente durante a transmissão.

Ele é aplicado de algumas formas:

  • Transmissão ao vivo: a empresa realiza uma transmissão ao vivo em plataformas como redes sociais (Instagram, Facebook, YouTube) ou mesmo em seu próprio site;
  • Apresentação de produtos: nessa mesma live, os produtos ou serviços são apresentados seja por algum especialista, influenciador digital ou vendedor da empresa. Eles precisam fazer demonstrações do que é lançado, mostrando seus benefícios, funcionalidades e diferenciais;
  • Interação com o público: esse é o momento que o público tem de interagir com a transmissão com comentários, perguntas e reações em tempo real. O apresentador pode responder às dúvidas, fornecer informações adicionais e criar um senso de comunidade.
  • Ofertas exclusivas: durante a live, são oferecidas promoções, descontos e ofertas exclusivas para os espectadores, incentivando a compra imediata.
  • Venda direta: a venda é realizada diretamente durante a transmissão, através de links de compra, cupons de desconto ou outras ferramentas disponibilizadas pela plataforma utilizada.

Pontos para ficar de olho/apostar em 2025

Sejam tendências ou apostas, alguns pontos podem fazer sua empresa se destacar em 2025.

Essa lista pode fazer ter insights com mecanismos que são observados por outras empresas de diferentes mercados e podem ser ricas ferramentas para a sua.

  • SEO e o resultado generativo do Google: o grande navegador da internet não está apenas observado as movimentações de mercado com a IA. Há algum tempo ele tenta também protagonizar o debate, seja com o seu chatbot, o Gemini, ou com a SGE - Search Generative Experience – para apresentar seus resultados. Entender como a bigtech se movimenta nesse assunto pode despertar ideias interessantes para um bom posicionamento orgânico;
  • Fidelização: não é uma tendência porque essa é uma estratégia adotada por muitas empresas há anos. Mas ela pode ser um pouco mais central, sobretudo em bases de clientes já bem consolidadas. A ideia é ampliar o leque de ofertas e fazer com que a recorrência seja maior, tendo mais oportunidades do público em ter uma experiência mais completa com sua marca.
  • Marketing ágil: essa é uma forma de adaptação do marketing de uma empresa. Ele não é visto só com publicidades mais dinâmicas e que acompanham tendência, mas envolve uma lógica de ter equipes atuando em dados e métodos flexíveis para alcançar melhor o interesse do público.

Entender e acompanhar as tendências do mercado digital pode ser a grande porta de oportunidades de sua empresa em 2025. Coloque isso em seu plano estratégico e mais: na sua rotina.

Quer saber mais sobre o plano estratégico? Leia o texto da eNotas para você

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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