Acompanhar as tendências tecnológicas é basicamente estar atento o tempo todo e não apenas em viradas de ano.
Ainda que essa seja a época perfeita para se planejar, o mercado tecnológico não espera para crescer e desenvolver novos temas que podem ser debatidos ano após ano.
Na verdade, algumas das tendências tecnológicas para o mercado em 2024 já foram indicadas em anos anteriores e, agora, surgem como desdobramentos e novos caminhos para empreendedores e outros profissionais seguirem.
É o caso das IA. As inteligências artificiais têm tudo para monopolizar 2024 no quesito tendências, dessa vez, com formas de tornar a vida das pessoas mais fáceis ou os processos das empresas mais otimizados.
Confira o que se debate o que aponta para 2024 em tendências tecnológicas.
Veja também:
Principais tendências para 2024
Saber as principais tendências tecnológicas para 2024 é uma forma de se manter atualizado e de entender como aproveitar novos conceitos para escalar um negócio ou se desenvolver profissionalmente.
Algumas dessas tendências, como você já sabe, são discutidas há alguns anos e agora se desenrolam por um melhor entendimento de sua tecnologia.
E não há exemplo melhor disso do que a inteligência artificial: há alguns anos ela era apontada como tendência, dominou o assunto tecnologia há pelo menos dois anos e agora o tema segue se desenvolvendo por outras expectativas.
Confira melhor.
Desenvolvimento por IA
As inteligências artificiais estão cada vez mais entendidas como uma ferramenta que possibilita a otimização de processos.
Em 2024, elas partem para um “novo” momento: o de desenvolvimento integrado nas equipes, principalmente aquelas de engenharia de tecnologia, como softwares e aplicativos.
Equipes desenvolvedoras poderão gastar menos tempo escrevendo códigos e focar em tarefas mais estratégicas.
De acordo com a Gartner, em seu estudo sobre 10 tendências em alta para 2024, até 2028, 75% dos engenheiros terão como assistentes a IA para codificar.
Confira também: Conteúdo gerado por inteligência artificial: como funciona, vale a pena?
AI Generativa
Ainda conforme as previsões da Gartner, a IA generativa estará mais presente no público a partir de 2024.
Isso porque ela conseguirá criar melhores e mais conteúdos, tornando mais disponível essas criações.
Essa disponibilidade acontece justamente porque será possível otimizar processos com a IA e os profissionais estarão focados em estratégias e estratégias de aprimoramento de suas empresas e carreiras.
Gerenciamento de confiança, risco e segurança de IA
As IAs certamente dominarão as tendências de tecnologia nos próximos anos sob diversos pontos e um deles é o gerenciamento de confiança, risco e segurança.
No mercado, esse tema é chamado de AI TRiSM, sigla do termo inglês Artificial Intelligence Trust, Risk and Security Management.
É um assunto que tende a apoiar a governança das empresas sobre o uso das IAs em suas operações.
A Gardner indica que o AI TRiSM pode aumentar a precisão das tomadas de decisão das IAs, de forma que diminuirá aquelas informações imprecisas, ilógicas e com viés.
Isso com o uso de testes e monitoradas de acordo com o AI TRiSM, com rigor e política de uso.
Tecnologia mais sustentável
A governança das empresas segue sendo observada pelas tendências tecnológicas com sustentabilidade.
Mais uma vez, esse não é um tema novo, mas a discussão segue firme na tentativa de encontrar as melhores práticas para apoiar o equilíbrio ambiental e observados os direitos humanos nos resultados das empresas.
A tecnologia também deverá apoiar, ainda mais, as decisões de governança, fortalecendo questões sociais e ambientais.
Engenharia de plataforma
A engenharia de plataforma é uma ferramenta que otimiza a entrega de um software mais moderno para a gestão.
Ela é mantida por um time de produtos que apoia desenvolvedores oferecendo ferramentas e recursos reutilizáveis e integrando infraestruturas mais complexas.
Ou seja, ela aprimora a experiência de um desenvolvedor, fazendo com que sua entrega seja mais rápida e tenha mais valor comercial.
As empresas de tecnologia devem começar a usar a engenharia de plataforma como fornecedores internos para suas equipes e aprimorar suas entregas e, portanto, o produto final.
Aplicativos inteligentes
Mais uma vez, a IA deve atuar para aprimorar novas tecnologias. Os aplicativos inteligentes tendem como uma forma de entrega mais avançada de experiência do usuário.
Eles usam dados para gerar insights na própria plataforma, sem a necessidade de depender de ferramentas de gestão de dados para isso, como o Business Intelligence (BI).
Ou seja, os aplicativos devem ser cada vez mais personalizados graças a dados nativos, melhorando sua entrega por pessoa.
Que tal conhecer as melhores tendências em criação de conteúdo para 2024
Como usar essas tendências no seu negócio?
Essas são algumas das tendências mais apontadas para tecnologia em 2024, mas a questão é: como usá-las no negócio de forma prática e que não fique, apenas, no campo das ideias?
O primeiro ponto que todo gestor precisa entender é que a adoção de novos modelos de tecnologia não pode ser ignorada ou combatida. A IA, por exemplo, é uma ferramenta que melhora processos, otimiza resultados e ressignificam um profissional na empresa.
Por sua vez, o profissional pode aprimorar alguns hard skills de sua ocupação, reestruturando suas tarefas para serem mais estratégicas e focadas.
Logo, é importante haver incentivo, observadas políticas e orientações de boas práticas.
As tendências podem ser aproveitadas no negócio fomentando novos insights de como cada nova tecnologia pode ser usada nas operações, focando na otimização e entregas de mais valor.
Capacitação e a participação de debates sobre o assunto é mais uma forma de aproveitar essas discussões sobre tendências tecnológicas em seu negócio.
E como você pôde acompanhar nesse texto, a otimização é uma forma de aproveitar essas tendências tecnológicas.
Sua empresa já pode se valer de algumas delas, que já estão potencializando setores, como o fiscal.
A eNotas pode fazer com que sua emissão de notas seja mais estratégica e imune a erros e cálculos equivocados.
Por isso, aproveite algumas dessas tendências tecnológicas agora mesmo conhecendo o emissor de notas da eNotas.