A tecnologia não para de evoluir, e 2025 promete ser um ano de transformações que vão impactar nossa rotina - até mesmo nossa forma de trabalhar! Desde a consolidação da inteligência artificial até avanços em tecnologias sustentáveis, neste ano será possível acompanhar evoluções tecnológicas incríveis.
Neste post, vamos explorar as 6 principais tendências tecnológicas que estão se destacando e têm o potencial de revolucionar mercados.
Fique de olho nessas novidades e para sair na frente e aproveitar as melhores oportunidades!
Veja também:
Principais tendências para 2025
Saber as principais tendências tecnológicas para 2025 é uma forma de se manter atualizado e de entender como aproveitar novos conceitos para escalar um negócio ou se desenvolver profissionalmente.
Algumas dessas tendências, como você já sabe, são discutidas há alguns anos e agora se desenrolam por um melhor entendimento de sua tecnologia.
Separamos as principais tendências tecnológicas para acompanhar em 2025:
AI Generativa
De acordo com a Gartner, a IA generativa será destaque em 2025 - e deve provocar alguns efeitos nas empresas.
A IA generativa é um modelo de inteligência artificial que consegue criar conteúdos melhores e em maior quantidade, além de ajudar no planejamento e desempenho ações para alcançar metas definidas pelo usuário.
Com ela, será possível otimizar processos com a IA e os profissionais estarão focados em estratégias de aprimoramento de suas empresas e carreiras.
Porém, simultaneamente, as empresas também devem investir em plataformas de governança de IA, para garantir mais segurança no uso desse tipo de tecnologia e permitir o acompanhamento do desempenho ético e operacional das ferramentas de IA.
Tecnologia quântica
A tecnologia quântica tem grande potencial para revolucionar o mundo em 2025, e promete gerar avanços em áreas como computação e segurança cibernética.
Basicamente, a tecnologia quântica é baseada nos princípios da mecânica quântica.
Enquanto os computadores tradicionais processam informações em bits (0 ou 1), os computadores quânticos usam qubits, que podem existir em múltiplos estados ao mesmo tempo por causa dos conceitos da física, o entrelaçamento e a superposição.
Assim, eles podem fazer cálculos extremamente complexos com muito mais velocidade e eficiência.
Por isso, o potencial dessa tecnologia é imenso, e pode contribuir, por exemplo, para a criação de novos medicamentos e até mesmo sistemas de criptografia robustos.
Biotecnologia
A tecnologia voltada para aspectos ambientais e sustentáveis será uma grande tendência tecnológica. De acordo com o Grand View Research, o mercado global de biotecnologia pode atingir o valor de US$ 1.683,41 bilhões até 2028.
Mais uma vez, esse não é um tema novo, mas a discussão segue firme na tentativa de encontrar as melhores práticas para apoiar o equilíbrio ambiental e observar os direitos humanos nos resultados das empresas.
A tecnologia também deverá apoiar, ainda mais, as decisões de governança, fortalecendo questões sociais e ambientais.
Pode-se esperar avanços em edição genética, produção de alimentos sustentáveis e terapias personalizadas. Além disso, podemos destacar o CRISPR, uma tecnologia de edição genética que permite alterar o DNA de forma precisa e a bioimpressão 3D.
Low-code
O low-code é uma tendência que já está no radar de muitas empresas. Trata-se de uma forma de desenvolvimento que permite a criação de aplicativos e sistemas usando interfaces visuais e funcionalidades pré-configuradas.
A ideia é reduzir ao máximo a necessidade de codificação manual.
Assim, com essa tecnologia, não será preciso ter conhecimento técnico avançado para desenvolver soluções mais complexas. E o melhor - será possível fazer isso de forma mais rápida.
O low-code será uma grande tendência, diante da necessidade crescente de uma inovação mais ágil.
E a tecnologia já está sendo incorporada em muitas empresas. Aproximadamente 69% dos CIOs já usam o low-code, enquanto 31% demonstram interesse, segundo pesquisa da OutSystems.
Engenharia de plataforma
A engenharia de plataforma é uma ferramenta que otimiza a entrega de um software mais moderno para a gestão.
Ela é mantida por um time de produtos que apoia desenvolvedores oferecendo ferramentas e recursos reutilizáveis e integrando infraestruturas mais complexas.
Ou seja, ela aprimora a experiência de um desenvolvedor, fazendo com que sua entrega seja mais rápida e tenha mais valor comercial.
As empresas de tecnologia devem começar a usar a engenharia de plataforma como fornecedores internos para suas equipes e aprimorar suas entregas e, portanto, o produto final.
Hiperautomação
A hiperautomação é um conceito que une diversas tecnologias, desde a inteligência artificial (IA) até a automação de processos robóticos (RPA). O seu objetivo é facilitar tarefas complexas e automatizar processos.
A diferença em relação a automação comum, é que a hiperautomação pode transformar processos completamente e conectar múltiplos sistemas.
Por isso, esse formato de tecnologia será um grande destaque, principalmente para negócios que querem diminuir custos, otimizar processos e aumentar a produtividade. Será possível identificar gaps, prever resultados e adaptar processos em tempo real.
Como usar essas tendências no seu negócio?
Essas são algumas das tendências mais apontadas para tecnologia em 2025, mas a questão é: como usá-las no negócio de forma prática e que não fique, apenas, no campo das ideias?
O primeiro ponto que todo gestor precisa entender é que a adoção de novos modelos de tecnologia não pode ser ignorada ou combatida. O desenvolvimento da IA, por exemplo, pode otimizar ainda mais os processos.
Por sua vez, o profissional pode aprimorar alguns hard skills de sua ocupação, reestruturando suas tarefas para serem mais estratégicas e focadas.
Logo, é importante ter incentivo, observadas políticas e orientações de boas práticas.
As tendências podem ser aproveitadas no negócio fomentando novos insights de como cada nova tecnologia pode ser usada nas operações, focando na otimização e entregas de mais valor.
Capacitação e a participação de debates sobre o assunto é mais uma forma de aproveitar essas discussões sobre tendências tecnológicas em seu negócio.
E como você pôde acompanhar nesse texto, a otimização é uma forma de aproveitar essas tendências tecnológicas.
Sua empresa já pode se valer de algumas delas, que já estão potencializando setores, como o fiscal.
A eNotas pode fazer com que sua emissão de notas seja mais estratégica e imune a erros e cálculos equivocados.
Por isso, aproveite algumas dessas tendências tecnológicas agora mesmo conhecendo o emissor de notas da eNotas.
muito bom. continue a produzir bons conteudos
Muito obrigada, Sandro! Continue nos acompanhando para mais conteúdos como esse 🙂