O que é webhook? Confira essa automação e suas funcionalidades

Atualizado há mais de 3 semanas

O webhook é uma técnica que vem ganhando seu espaço no mundo empresarial. 

Já pensou se o usuário do seu software pudesse conseguir informações variadas em tempo real sem interromper uma atividade ou entrar em outras páginas e aplicativos para fazer buscas? 

Seria demais, não? 

Agora, imagine que ele seja capaz de poder conferir se o status das notas fiscais foram alterados direto do seu software.

E se eu te contar que esses são somente alguns diferenciais que a implementação do webhook pode proporcionar aos seus usuários?

Ficou interessado? Então acompanhe o nosso guia para ficar por dentro a respeito desse recurso estratégico! 

O que é Webhook?

O webhook, também conhecido como retorno de chamada web, é um método simples que facilita a comunicação entre duas ferramentas, fornecendo informações em tempo real sempre que um evento acontecer.

Em outras palavras, trata-se de um modo de receber dados entre dois sistemas de forma passiva, ou seja, sem realizar nenhuma ação.

Portanto, um webhook é desenvolvido para reproduzir automações pré-definidas na ferramenta ou sistema de chegada, independentemente da origem da informação.

Dessa maneira, você poderá fazer com que uma ação X, do sistema 1, por exemplo, gere uma ação Y no sistema 2.

A ponta de “reação” das automações é fixa, mas cabe a você definir qual será o “gatilho” usado.

Isso possibilita que programas simples e independentes sejam criados exclusivamente com o intuito de funcionar em cadeia conforme outros comandos são executados.

Qual a vantagem do webhook para os desenvolvedores?

Como vimos anteriormente, o webhook fornece automaticamente informações em tempo real, evitando que haja um trabalho de pesquisa a cada minuto em busca de uma resposta.

Por consequência, isso impede que aconteça uma sobrecarga do sistema e a perda de dados sempre que transcorrer algum erro.

Logo, um webhook facilita o trabalho do desenvolvedor, além de deixar todo o processo mais simples e também mais barato.

Ao analisar o que acontece em um sistema sem webhook, será possível identificar que fica impraticável, por exemplo, para uma integração descobrir onde enviar a mensagem.

Assim, a ferramenta fica obrigada a consultar periodicamente a API em busca de alguma mudança ou atualização.

Por fim, conclui-se que haveria um trabalho mais complexo e que exigiria muito mais tempo e empenho, além de encarecer o software.

Como funciona um webhook?

Webhooks permitem que sistemas externos recebam notificações de todos os eventos que ocorrem na API.

Quando um evento acontece, a API pode enviar uma requisição, sendo a mais comum a  HTTP (POST), para a URL configurada no webhook com as informações relativas ao evento.

Ao receber a notificação, o sistema integrado à API pode executar diversas tarefas, dependendo do seu objetivo.

O webhook viabiliza que você receba notificações a cada alteração de status de um tipo de nota fiscal, por exemplo.

Desta forma, sempre que uma nota tiver seu status atualizado (aprovada, rejeitada, cancelada, etc) será enviado uma chamada via POST (PATCH, DELETE, PUT, etc), por exemplo, para uma URL pré-configurada conforme os parâmetros do seu conteúdo, de modo que você consiga realizar suas decisões comerciais.

Desse jeito, será possível criar gatilhos para determinadas ações, à medida que o status da nota fiscal for especificado. 

Na prática, o que precisa ser entendido é que os webhooks enviam dados em tempo real entre suas ferramentas ou sistemas para a URL do webhooks. E é dessa forma que você irá automatizar suas tarefas.

Quais fatores levar em conta ao criar um webhook?

Antes de criar um webhook para o seu sistema, é preciso que você observe alguns fatores de modo a evitar erros e problemas futuros.

Pensando nisso, montamos uma lista com os principais quesitos que você precisa se atentar antes de elaborar o seu webhook. Confira: 

Tome cuidado com a perda de dados

Os webhooks entregam dados ao seu aplicativo. Portanto, se a sua aplicação por algum motivo tiver um erro de dados, os mesmos podem ser perdidos. 

Observe se há dados duplicados

Boa parte dos webhooks vão se basear nas respostas e solicitações de reenvio, sobretudo, se o seu aplicativo apresentar erros com frequência.

Se o seu pedido for processado e ainda houver esses erros, isso pode gerar dados duplicados em seu aplicativo.

Verifique se há erros de aplicação

Erros de aplicação são comuns, por isso, busque entender como o seu webhook provedor lida com as respostas de cada ação, assim você pode se preparar para contornar essa adversidade. 

Explore a possibilidade da manipulação em escala

Um grande benefício dos webhooks, é que eles podem fazer vários pedidos ao mesmo tempo.

Portanto, o ideal é verificar se o seu aplicativo é capaz de manipular a escala esperada do seu webhook.

Opte por serviços adequados à sua demanda 

A melhor maneira de compreender verdadeiramente um webhook é testar um serviço que se adeque à sua necessidade.

Felizmente, muitos serviços usam webhooks, assim, você pode facilmente aprender com eles e conhecer sobre todo o conteúdo referente ao sistema.

Webhook x API REST: quais são as diferenças?

Em uma API REST, definimos um recurso para receber dados, para então devolver alguma resposta.

Para enviar uma mensagem para um webhook, é feito uma requisição e também recebemos uma resposta (dependendo do caso).

Ambos fazem a mesma coisa? Qual é a diferença? Seria algo apenas conceitual ou de implementação?

Bom, vamos por partes: um webhook é um serviço, API é o conjunto de regras e métodos com que podemos comunicar e usar esse serviço.

Há webhooks que usam uma API do tipo REST, outros que usam API customizada, outras GraphICAL, Thrift, etc.

Em outras palavras, um webhook é um endpoint HTTP que um cliente deve implementar para receber notificações de eventos que ocorrem em um servidor.

Ambos fazem a mesma coisa?

Em uma API REST, o servidor expõe um conjunto de serviços através de endpoints HTTP.

Já em um webhook, o cliente expõe um endpoint HTTP e se inscreve no servidor para receber notificações de eventos.

A diferença é que o cliente consome a API REST do servidor diretamente por meio de requisições HTTP, enquanto os webhooks são requisições HTTP das quais o cliente deve aguardar.

Como funciona o webhook do eNotas?

Para clientes que já integram via API, é possível usar o método de webhook para receber retornos em HTTP. 

Para usar essa função, é preciso consultar nossa documentação de API, e é imprescindível contar com a ajuda de um desenvolvedor ou time de TI para configurar a integração.

Confira todos os passos para realizar a configuração do Webhook. 

Especificação

A API Web é disponibilizada por meio de um serviço REST HTTP, onde a comunicação de dados é feita por meio de JSON, especificando o Content-type a ser utilizado como application/json.

Todos os métodos da API necessitam de autenticação prévia por meio de uma API Key, uma chave única. A API Key é fundamental para manter a integridade das comunicações feitas com o eNotas.

Autenticação

Para autenticar com a API do eNotas, a cada requisição, inclua sua API KEY no header utilizando a Basic Authentication, conforme exemplo abaixo:

Authorization: Basic {sua-APIKey-aqui}

Para mais informações sobre esse processo, basta acessar nosso artigo sobre a documentação da API para Webhook do Emissor.

Conclusão

Nesse post, você pode tirar suas dúvidas a respeito do webhook, seu conceito, vantagens e funcionalidades.

Além disso, pôde conhecer também um pouco sobre como ele funciona, atuando como um recurso estratégico que te ajuda escalar e simplificar o seu trabalho.

Gostou do conteúdo? Confira mais vantagens da automação e descubra qual é a hora certa para automatizar sua emissão de nota fiscal.

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.