Um lançador de tendências. Essa é a definição de trendsetter, uma nova vertente de influenciadores que tem surgido nos últimos anos.
Esses influenciadores criam tendências e estipulam um novo conceito, relacionado a conteúdos, estética e linguagem. Por isso, são creators com potencial altíssimo de engajamento!
Quer saber como alcançar essa posição no digital e se tornar um lançador de tendências com o seu público? Confira nosso texto completo.
O que é um trendsetter?
Trendsetter é um criador ou lançador de tendências. São pessoas que atuam em um determinado nicho – muitas vezes pequenos, com pequenos interesses em comum, reduzindo bastante o grupo de influência – que apresentam ideias e conceitos que viralizam neste grupo.
Esse conceito tem uma origem nos influenciadores de moda e até é muito encontrado nesse meio, mas outros mercados têm se apropriado.
Especialmente quando as grandes marcas perceberam o poder dos trendsetter e começaram a aproveitar o poder de se tornar viral dessas pessoas.
Mas como exatamente funciona isso? Bom, imagine algo que comece a circular entre algumas pessoas. Em um pequeno número mesmo. Pode ser um estilo de roupa, um modo de falar, uma corrente de vídeos…
Aos poucos, outras pessoas incorporam, aumentando o número de adeptos desse conceito. A margem de audiência cresce, mais gente as vê e começa a seguir também.
Imaginando isso em um gráfico, é como se a linha de crescimento tivesse um pequeno ganho ao longo do tempo, chegando em ponto de aumento que fica maior com rapidez até se estabilizar no alto.
Exemplos de trendsetter
Não é difícil encontrar um trendsetter. Atualmente, a modelo e empresária Kim Kardashian é uma dos melhores exemplos.
Na história, pessoas como “Coco” Chanel e Yves Saint Laurent são outros nomes que podem ser identificados como trendsetter.
Trazendo para o Brasil, a influenciadora Virginia Fonseca e a cantora Manu Gavassi são bons exemplos, bem como a empresária Bianca Andrade, a Boca Rosa.
Esses exemplos são bem mais conhecidos do que aqueles que atuam em nichos menores que, se citados, podem não ser lembrados para um público maior.
Mas é importante reforçar que essas pessoas podem escalar e estourar a bolha de seu nicho. Bianca Andrade, que começou a fazer sucesso com linhas de cosméticos populares que se assemelhavam a grandes marcas.
Atualmente, a empresária é reconhecida no mundo do empreendedorismo por completo, chegando a dar palestras e mentorias sobre empreender.
Como se tornar um trendsetter?
Para produtores de conteúdo que querem se tornar um trendsetter, é preciso ter uma estratégia bem pensada.
Aqueles que ainda não produzem conteúdo, bom, é preciso começar.
E se você está nessa etapa, confira algumas dicas para criar conteúdos na internet.
Do mais, siga a lista de dicas para se tornar um trendsetter
Defina um estilo próprio
O primeiro ponto a se pensar quando quiser se tornar um trendsetter é ter um estilo na qual as pessoas possam te identificar.
Ele precisa ser original e criativo. Isso facilitará que as pessoas o identifiquem quando um conteúdo viralizar.
Encontre oportunidades em seu público
Essa é uma dica básica, mas que não pode deixar de ser dita. O público, além de ser já bem estabelecido, precisa ser bem estudado.
Como você já sabe, os trendsetter normalmente começam em pequenos grupos de pessoas e começam a escalar com o tempo.
Ainda que seja pequeno, esse público precisa ser encarado com seriedade e oferecer conteúdos de alto interesse para eles.
Confira também: Mercado de afiliados para iniciantes: o que é e como começar
Em um determinado momento, esses conteúdos precisam oferecer novidades encontradas a partir de um estudo de oportunidades, seja em conversas, interações nas redes ou até mesmo pesquisa de mercado.
Estude melhor o seu mercado
Bom, se você tem um público é um assunto na qual seja de interesse dessas pessoas, você tem um mercado a explorar.
E explorar nesse caso é encontrar essas oportunidades com seu público e também saber como o seu nicho se comporta.
Trata-se, por exemplo, de conhecer outras pessoas que fazem o mesmo tipo de conteúdo ou falam do mesmo assunto – pode encará-las como concorrentes, se quiser – marcas que se aproveitam da demanda…
Esse aprofundamento o fará se especializar em seu mercado e fazer com que você se torne alguém cada vez mais conhecedor do seu público. E o resultado disso é inevitável, que você lerá no tópico a seguir.
Torne-se uma referência no assunto
A partir do momento que você conhece público e mercado, é capaz de começar a ser mais reconhecido, ter mais segurança para tratar dos assuntos que envolvem seu conteúdo e as pessoas te mencionarem mais pela internet.
E, como percebeu, isso não vem de graça: é preciso se capacitar, criar métodos para conhecer mais o nicho e entender quais são as novidades que podem fazer sucesso.
Daí, lançar as tendências.
Lembre-se que ser um trendsetter global é uma visão de longo prazo e que pode nem ser o objetivo de muitas pessoas. Ainda mais considerando que as empresas e grandes marcas querem investir mais em um marketing de influência cada vez mais nichado.
Dicas para conquistar e influenciar uma audiência
Mas, afinal, como cativar um público e fazer com que ele o ajude a ser um trendsetter?
Algumas estratégias serão fundamentais nesse passo, além de todas aquelas que você leu ainda pouco.
Confira.
Conheça a si mesmo e sua paixão
O primeiro passo é ter clareza sobre seus valores, paixões e o que você deseja transmitir ao mundo. Autenticidade é fundamental para construir uma conexão genuína com o público.
Fazer o que gosta é uma grande conquista para quem trabalha com público, porque é ainda mais fácil de cativar e criar relações.
Construa uma comunidade engajada
Interaja com seu público, responda a comentários e mensagens, promova debates e mostre que você se importa com a opinião deles.
Uma comunidade engajada é a base para o sucesso de um influenciador. Por isso, produza conteúdos com constância e com qualidade, fale a língua do seu público e sempre invista nos interesses dele.
Seja consistente e persistente
A construção de uma audiência fiel leva tempo e exige trabalho duro. Seja consistente na criação de conteúdo e na interação com o público, e não desista quando as coisas parecerem difíceis.
Se por acaso sentir dificuldade em emplacar um conteúdo com seu público, tente ousar, experimentar novas ideias, formatos e abordagens.
Nem tudo vai funcionar, mas é importante testar e aprender com os erros.
E, se quiser continuar investindo em novidades para se tornar trendsetter, confira as profissões do futuro para entender novas tendências e assuntos que podem ser do interesse do público!