14 ferramentas de automação de marketing que você precisa conhecer

Atualizado há menos de 1 semana

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O marketing digital oferece inúmeras possibilidades, entre elas estabelecer uma relação cada vez mais próxima com o seu cliente. E nada é mais eficaz que o bom e velho e-mail, não é mesmo?

Mas além dele, existem outros meios que precisam ser monitorados. Por isso, é essencial conhecer quais são as ferramentas de automação de marketing disponíveis no mercado.

Redes sociais, blogs, sites, nutrição de leads e muito mais! Pode parecer complicado no primeiro momento, mas nada de perder noites de sono por isso.

Ficou curioso? Então, confira quais são os 14 softwares de automação de marketing que você precisa conhecer agora mesmo:

  • Hubspot
  • Brevo
  • SendPulse
  • Leadlovers
  • Active Campaign
  • Keap
  • Mautic
  • Mailchimp
  • RD Station
  • GetResponse
  • Autopilot
  • SharpSpring
  • Wishpond
  • Ramper

1. Hubspot

A Hubspot é uma das mais completas ferramentas de automação de marketing, principalmente quando se fala em marketing digital e marketing de conteúdo. Ela permite fazer muito mais do que simplesmente enviar e-mails.

É possível enviar notificações internas, pontuar leads e até mesmo criar uma página específica para cada visitante.

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O foco é fazer o seu cliente ser encaminhado para a próxima etapa do funil de vendas naturalmente. Além disso, em todo o processo é possível verificar a eficácia dos e-mails, se eles estão atingindo os objetivos esperados e o que é preciso modificar.

É uma das plataformas mais famosas e ainda disponibiliza os serviços de CRM e vendas. O software pode ser contratado a partir de US$800, com versão gratuita – e bem limitada – de alguns recursos.

Entenda mais sobre o que é HubSpot com o vídeo:

2. Brevo

A Brevo é a antiga Sendinblue. Trata-se de um software de marketing focado em automação em e-mail marketing voltado para pequenas e médias empresas.

Por isso mesmo, a plataforma é extremamente fácil de usar, com excelentes ferramentas para criar e-mails bonitos e altamente atrativos.

Além dos e-mails automatizados, a Brevo inclui ferramentas de automação amigáveis que permitem enviar e-mails transacionais, criar fluxos de trabalho e segmentar usuários.

Os pacotes são bem flexíveis e você obtém fluxos de trabalho de automação para o pacote Grátis, com envio de 300 e-mails por dia, templates personalizados e campanhas de SMS e Whatsapp.

Nas versões Starter, Business e Enterprise, você consegue trabalhar com 20.000 emails por mês e funcionalidades que podem atender a empresas de variados tamanhos, em preços de R$ 95 e R$ 295 por mês respectivamente.

O plano enterprise é personalizado e o preço personalizado.

3. SendPulse

Com foco no engajamento de leads de maneira multicanal, a SendPulse simplifica e humaniza os processos de marketing por meio de funcionalidades como automação de e-mail marketing, criação de landing pages e integração com sites.

Entre as principais vantagens de utilizar a SendPulse estão: CRM próprio integrado, integração com ferramentas de vendas e mensuração do ROI de campanhas de marketing.

O valor para utilização varia do plano gratuito, com recursos limitados, passando por R$ 26,40 mensais para um plano mais básico, R$ 31,68 mensais para um trabalho de marketing mais avançado e o pacote empresarial, de R$ 44,35.

4. Leadlovers

A Leadlovers é uma plataforma de automação digital que foca no relacionamento entre marca e cliente. Portanto, é ideal para empreendedores digitais que buscam vender mais pela internet.

Entre as diversas funcionalidades que a plataforma oferece, podemos citar a hospedagem de domínios ilimitados e criação de páginas personalizadas. E o mais interessante: você pode inserir o seu curso online dentro da Área de Membros.

Ela integra as principais plataformas de afiliados do mercado, como a Hotmart — e também — com os mecanismos de pagamentos, como o PagSeguro e o Paypal. Tudo isso sem precisar sair do Leadlovers!

Realmente é uma ferramenta para se apaixonar, não é mesmo? Para quem está começando um novo negócio, o plano starter, o mais básico, possui mensalidade de R$149.

5. Active Campaign

O objetivo da ActiveCampaign é facilitar a vida do usuário, principalmente para aqueles que não compreendem muito bem os processos de marketing.

Ele apresenta os procedimentos de maneira visualmente atrativa e bem amigável. No mercado das ferramentas de automação de marketing, ela tem uma aplicabilidade de destaque: consegue acessar o local em que o lead estava quando recebeu o seu e-mail. Isso pode ser eficaz para traçar novos caminhos.

Ainda, analisa o comportamento do  usuário na rede, bem como as interações com as redes sociais que podem ser relacionadas como o e-commerce, sites e blogs. E tem mais: tudo em tempo real.

Os planos se baseiam na quantidade de contatos, iniciando com 500 por uma versão básica de US$47 por mês.

6. Keap

A Keap é a antiga Infusionsoft. Ela tem foco em pequenas empresas que estão buscando o crescimento do negócio, com a finalidade de fazer com que elas percam menos tempo perseguindo os contatos.

É uma das ferramentas de automação de marketing que permite enviar emails personalizados, fazer disparos e acompanhar o comportamento do consumidor.

Além disso, ainda faz a criação de landing pages e é possível modificar a campanha de acordo com a sua necessidade. O plano mais barato custa US$159 por mês.

7. Mautic

Pensada para simplificar ainda mais uma das plataformas mais conhecidas do mundo, a Mautic, dá a você a oportunidade de baixar e instalar uma plataforma de automação de marketing gratuita e de código aberto.

No mais, a plataforma oferece funções de automação para:

  • Nutrição de leads e Gestão de Contatos;

  • Campanhas de Marketing;

  • Programa de Email Marketing Sequencial;

  • Monitoramento de Mídias Sociais;

  • Landing Pages e Funil de Vendas.

8. Mailchimp

Mesmo focado em e-mail marketing, o Mailchimp oferece algumas funcionalidades de automação.

Como exemplo, é possível citar qualificação e nutrição de leads, estratégias para reter clientes que abandonam o carrinho e agendamento de envio.

Além disso, possui uma integração estratégica ao monitorar quais campanhas específicas o consumidor acessou no seu site.

E tem mais: é gratuita! Entre tantas alternativas de ferramentas de automação de marketing, se você está com receio de gastar sem antes testar, esta pode ser uma opção.

Em contrapartida, se você quer enriquecer as suas estratégias, pode ser proveitoso integrar com o Zapier, um meio que possibilita a ligação entre as aplicações web de maneira fácil e rápida, não sendo necessária a contratação de um programador.

O Mailchimp é usado por muita gente que gosta de automatizar e-mails, como campanhas de newsletter. Isso porque possui uma versão free, mesmo com limites de contato.

Para empresas que querem mais flexibilidade, existem planos a partir de R$ 27,50 a R$ 825.

9. RD Station

O RD Station é referência quando o assunto é  ferramentas de automação de marketing como um todo.

Criado pela Resultados Digitais, ele possui uma análise completa dos leads, baseada no perfil e interesse de cada um. Além disso, tem um suporte na criação de conteúdo considerando a etapa do funil de vendas em que o cliente se encontra.

Ainda é possível gerenciar as suas mídias sociais, blogs, landing pages e SEO. E o mais importante: você não precisa de um programador para fazer tudo isso, a plataforma é simples e de fácil  usabilidade!

Ela é brasileira e possui três soluções: RD Station Marketing (com planos a partir de R$ 50), RD Station CRM (com versão free e planos a partir de R$ 54,00) e o RD Station Conversation, a partir de R$ 798. Todos mensais.

10. GetResponse

A GetResponse oferece recursos para automatizar todas as etapas da jornada do cliente, com foco no e-mail.

Com um editor intuitivo e templates desenvolvidos para diferentes cenários, a plataforma permite programar mensagens de boas-vindas, confirmação de compra, carrinho abandonado, recomendação de produtos, etc.

Por isso, é uma solução adequada de automação de marketing para e-commerce e outros tipos de negócios.

Ela também facilita a segmentação de leads por critérios comportamentais e a criação de workflows com base nas ações dos contatos, como a inscrição em uma newsletter.

O plano mais básico custa R$ 80 por mês, com geradores de campanhas por meio de IA, criação de newsletter e gerenciamento de LPs com formulários.

11. Autopilot

Como o próprio nome diz, a premissa do Autopilot é transformar os processos de email marketing e nutrição de leads em procedimentos totalmente automáticos.

O principal diferencial é que ela monitora a jornada dos consumidores, o que possibilita o desenvolvimento de estratégias personalizadas para cada um deles.

E  vai além: cria conteúdos específicos também para aplicativos de mensagens, como o Whatsapp, SMS e até cartas no momento certo da jornada do usuário. É uma das ferramentas de automação de marketing mais completas disponíveis atualmente.

O Autopilot ainda transforma visitantes anônimos em leads e clientes de maneira prática. A plataforma captura os dados por meio de um código de rastreamento (cookie) quando a pessoa está no seu site, blog, apps e até no Facebook.

12. SharpSpring

A SharpSpring tem como foco facilitar o trabalho das agências para que elas não repassem para o usuário final o valor do serviço de email marketing. Assim, ela já disponibiliza essa alternativa dentro das suas assinaturas mensais.

Entre as principais vantagens, podemos citar a integração com o CRM, o abandono de carrinho de loja online sem cobrar mais nada por isso. Os valores dependem de negociação entre a agência e o cliente.

13. Wishpond

O Wishpond tem como propósito impactar o usuário por meio da sua bela interface. Tem como serviços disponíveis a nutrição de leads, e-mails personalizados, segmentação e relatórios em tempo real.

Tem como forte diferenciação o sistema CRM integrado com outros mecanismos, como o seu e-commerce, Mailchimp, SurveyMonkey, Slack e outras. A assinatura básica está no valor de US$44/mês.

14. Ramper

A Ramper é a empresa que adquiriu a antiga LAHAR, pensando em ampliar sua atuação para o Marketing.

Mesmo com um novo nome, você encontra as melhores funcionalidades até mesmo para quem não tem conhecimento em programação.

Seu objetivo é conseguir engajar leads de maneira simples e fácil, integrado com vendas B2B. Por isso, com a Ramper você pode trabalhar com soluções em 4 frentes:

  • Prospecção digital (Ramper Prospect);

  • Automação de marketing (Ramper Marketing);

  • Gestão de vendas (Ramper Pipeline);

  • Engajamento de Leads (Raper Engaje),

A automação de marketing se tornou uma das principais estratégias para quem deseja ver o seu negócio crescer e atrair mais clientes. Porém, existem diversas plataformas que oferecem o serviço, veja qual delas se encaixa melhor às suas metas e objetivos de venda.

E a automação pode simplificar os processos do seu negócio em várias frentes, inclusive a parte fiscal! 

Com um emissor de notas fiscais automático, como o eNotas, você emite notas fiscais automaticamente e tem mais tempo para focar no que realmente importa: fazer seu negócio crescer.

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Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

  1. Tem também o pessoal da LAHAR. Ferramenta muito boa, com um custo benefício muito interessante e o atendimento dos caras é muito top. Eu recomendo!

  2. Olá Pessoal! As vezes queremos usar uma plataforma internacional mas esbarramos na barreira do dólar e da falta de suporte em português… No caso da ActiveCampaign, existe uma revenda autorizada no Brasil que oferece a plataforma com suporte em português e em é possível assinar Reais! O site é ativate.com.br

  3. A Metlycs é uma plataforma de marketing digital que possui CRM e automação de marketing! Possui versão gratuita (uma plataforma fremium) e é totalmente modular!! Vale conferir! Além disso, usamos eNotas para automação de NFs 😉

  4. Bom dia, aqui utilizamos o RD Station, é uma boa plataforma, mas tem um custo elevado pela entrega dos recursos, estava pensando em migrar para o active campaing o que acha dele?

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