O que é elevator pitch: como vender o seu produto ou serviço rapidamente

Atualizado há mais de 3 semanas

Se você tem um negócio, sabe como é importante apresentá-lo e fazer seus clientes comprarem sua ideia. Mesmo assim, muitas pessoas têm dificuldades em falar sobre seus próprios empreendimentos! E, acredite, isso é mais comum do que você imagina. Mesmo conhecendo cada detalhe de trás pra frente, na hora de falar, as informações acabam se misturando. 

Afinal, como vender o seu produto ou serviço com um discurso simples? É essa problemática que o elevator pitch promete resolver! É uma forma de apresentar uma ideia de forma resumida e convincente. 

Hoje, nós vamos falar sobre o elevator pitch, como funciona e como você pode fazer um para apresentar seu negócio com excelência. Então, vem com a gente!

O que é elevator pitch? 

O elevator pitch, ou pitch de elevador, é uma apresentação curta (entre 30 segundos e 1 minuto) de uma ideia, empresa, negócio, projeto etc. É uma forma de apresentar uma ideia, negócio ou projeto de forma rápida, mas com informações claras e precisas, que expliquem qual é a proposta e o valor.

O termo está  relacionado às conversas de elevador, que costumam ser rápidas, e acontecem em menos de um minuto até que o outro desce no andar pretendido. O elevator pitch é uma estratégia para ser utilizada quando se tem pouco tempo de contato, tal como no intervalo de um evento, quando se é apresentado a alguém, entre outros.

Essa estratégia é essencial para entender quais são os aspectos mais importantes do negócio e também para certificar se você está preparado para vender sua ideia com assertividade, já que não poderá ter o apoio de recursos como apresentações ou documentos. 

Como funciona o elevator pitch?

O elevator pitch deve conter somente o básico. Por isso, a apresentação deve reunir as principais informações da sua empresa e do seu produto e há vários modelos para fazê-la. Confira:

Modelo 1

PARA (público alvo)

QUE (necessidade ou uma oportunidade para)

O (produto ou serviço)

É COMO (categoria de produto ou serviço)

DIFERENTEMENTE DE (concorrente principal)

NOSSO PRODUTO (diferença principal)


Modelo 2 

A (empresa)

resolve (problema)

por meio de (vantagens/benefícios)

para ajudar (público-alvo)

a alcançarem (objetivo).

O modelo de negócios envolve cobrar (clientes)

por (benefício que motiva compra).

Por exemplo, se fôssemos fazer um elevator pitch sobre a eNotas, ficaria assim:

A eNotas é uma solução de automatização de notas fiscais PARA empreendedores, infoprodutores e empresas que querem automatizar a emissão de notas fiscais para ter mais tempo e recursos para investir em seus negócios. A eNotas emite notas fiscais automaticamente, mas DIFERENTEMENTE de outras soluções, tem integração com diversas prefeituras e plataformas, além de oferecer relatórios e permitir a importação de planilhas. 

Erros que você não pode cometer em um pitch de elevador

A ideia de apresentar o seu negócio em tão pouco tempo pode ser muito desafiadora. Isso porque, estando inserido no contexto do seu empreendimento, pode ser difícil organizar as ideias e deixar de lado pequenos detalhes. Porém, para conseguir fazer um discurso de venda de sucesso, é preciso evitar alguns erros. Confira:

1. Não fale como se fosse uma venda

Muitas pessoas costumam fugir de discursos que se assemelham ao “papo de vendedor”. Por isso, não se esqueça de que o elevator pitch tem como objetivo apresentar uma ideia, e não concretizar uma venda ali naquele instante. Foque nas informações essenciais sobre seu negócio, e não na conversão. 

2. Informações muito vagas

O pitch de elevador deve ser simples, direto e objetivo. Porém, nunca vago. As informações devem ser claras e fáceis de serem entendidas, e não podem dar espaço para duplas interpretações. 

3. Não se embole

Muitas vezes, ao falar de algo que gostamos ou estamos empolgados, acabamos nos deixando levar e discorremos sobre vários assuntos. Atenha-se às informações básicas e deixe outros dados que queira acrescentar para depois. 

Hora de fazer seu elevator pitch

O elevator pitch é a técnica ideal para situações em que você precisa ir direto ao ponto. É importante lembrar que a prática leva a perfeição! Com o tempo, você vai treinando seu discurso e poderá ficar cada vez mais assertivo

Após fazer os seus discursos, você conseguirá obter novos contatos, por isso vale ter uma ferramenta para manter o controle sobre todos eles e não deixar passar nenhuma oportunidade de negociação. 

Bom, esperamos que esse post tenha solucionado todas as suas dúvidas sobre o elevator pitch! Se você quiser aprender mais sobre como vender seu produto ou serviço, continue com a gente por aqui. 

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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