Se você tem um negócio, sabe como é importante apresentá-lo e fazer seus clientes comprarem sua ideia. Mesmo assim, muitas pessoas têm dificuldades em falar sobre seus próprios empreendimentos! E, acredite, isso é mais comum do que você imagina. Mesmo conhecendo cada detalhe de trás pra frente, na hora de falar, as informações acabam se misturando.
Afinal, como vender o seu produto ou serviço com um discurso simples? É essa problemática que o elevator pitch promete resolver! É uma forma de apresentar uma ideia de forma resumida e convincente.
Hoje, nós vamos falar sobre o elevator pitch, como funciona e como você pode fazer um para apresentar seu negócio com excelência. Então, vem com a gente!
O que é elevator pitch?
O elevator pitch, ou pitch de elevador, é uma apresentação curta (entre 30 segundos e 1 minuto) de uma ideia, empresa, negócio, projeto etc. É uma forma de apresentar uma ideia, negócio ou projeto de forma rápida, mas com informações claras e precisas, que expliquem qual é a proposta e o valor.
O termo está relacionado às conversas de elevador, que costumam ser rápidas, e acontecem em menos de um minuto até que o outro desce no andar pretendido. O elevator pitch é uma estratégia para ser utilizada quando se tem pouco tempo de contato, tal como no intervalo de um evento, quando se é apresentado a alguém, entre outros.
Essa estratégia é essencial para entender quais são os aspectos mais importantes do negócio e também para certificar se você está preparado para vender sua ideia com assertividade, já que não poderá ter o apoio de recursos como apresentações ou documentos.
Como funciona o elevator pitch?
O elevator pitch deve conter somente o básico. Por isso, a apresentação deve reunir as principais informações da sua empresa e do seu produto e há vários modelos para fazê-la. Confira:
Modelo 1
PARA (público alvo)
QUE (necessidade ou uma oportunidade para)
O (produto ou serviço)
É COMO (categoria de produto ou serviço)
DIFERENTEMENTE DE (concorrente principal)
NOSSO PRODUTO (diferença principal)
Modelo 2
A (empresa)
resolve (problema)
por meio de (vantagens/benefícios)
para ajudar (público-alvo)
a alcançarem (objetivo).
O modelo de negócios envolve cobrar (clientes)
por (benefício que motiva compra).
Por exemplo, se fôssemos fazer um elevator pitch sobre a eNotas, ficaria assim:
A eNotas é uma solução de automatização de notas fiscais PARA empreendedores, infoprodutores e empresas que querem automatizar a emissão de notas fiscais para ter mais tempo e recursos para investir em seus negócios. A eNotas emite notas fiscais automaticamente, mas DIFERENTEMENTE de outras soluções, tem integração com diversas prefeituras e plataformas, além de oferecer relatórios e permitir a importação de planilhas.
Erros que você não pode cometer em um pitch de elevador
A ideia de apresentar o seu negócio em tão pouco tempo pode ser muito desafiadora. Isso porque, estando inserido no contexto do seu empreendimento, pode ser difícil organizar as ideias e deixar de lado pequenos detalhes. Porém, para conseguir fazer um discurso de venda de sucesso, é preciso evitar alguns erros. Confira:
1. Não fale como se fosse uma venda
Muitas pessoas costumam fugir de discursos que se assemelham ao “papo de vendedor”. Por isso, não se esqueça de que o elevator pitch tem como objetivo apresentar uma ideia, e não concretizar uma venda ali naquele instante. Foque nas informações essenciais sobre seu negócio, e não na conversão.
2. Informações muito vagas
O pitch de elevador deve ser simples, direto e objetivo. Porém, nunca vago. As informações devem ser claras e fáceis de serem entendidas, e não podem dar espaço para duplas interpretações.
3. Não se embole
Muitas vezes, ao falar de algo que gostamos ou estamos empolgados, acabamos nos deixando levar e discorremos sobre vários assuntos. Atenha-se às informações básicas e deixe outros dados que queira acrescentar para depois.
Hora de fazer seu elevator pitch
O elevator pitch é a técnica ideal para situações em que você precisa ir direto ao ponto. É importante lembrar que a prática leva a perfeição! Com o tempo, você vai treinando seu discurso e poderá ficar cada vez mais assertivo.
Após fazer os seus discursos, você conseguirá obter novos contatos, por isso vale ter uma ferramenta para manter o controle sobre todos eles e não deixar passar nenhuma oportunidade de negociação.
Bom, esperamos que esse post tenha solucionado todas as suas dúvidas sobre o elevator pitch! Se você quiser aprender mais sobre como vender seu produto ou serviço, continue com a gente por aqui.