O que é elevator pitch: como vender o seu produto ou serviço rapidamente

Atualizado há menos de 1 semana

Se você tem um negócio, sabe como é importante apresentá-lo e fazer seus clientes comprarem sua ideia. Mesmo assim, muitas pessoas têm dificuldades em falar sobre seus próprios empreendimentos! E, acredite, isso é mais comum do que você imagina. Mesmo conhecendo cada detalhe de trás pra frente, na hora de falar, as informações acabam se misturando. 

Afinal, como vender o seu produto ou serviço com um discurso simples? É essa problemática que o elevator pitch promete resolver! É uma forma de apresentar uma ideia de forma resumida e convincente. 

Hoje, nós vamos falar sobre o elevator pitch, como funciona e como você pode fazer um para apresentar seu negócio com excelência. Então, vem com a gente!

O que é elevator pitch? 

O elevator pitch, ou pitch de elevador, é uma apresentação curta (entre 30 segundos e 1 minuto) de uma ideia, empresa, negócio, projeto etc. É uma forma de apresentar uma ideia, negócio ou projeto de forma rápida, mas com informações claras e precisas, que expliquem qual é a proposta e o valor.

O termo está  relacionado às conversas de elevador, que costumam ser rápidas, e acontecem em menos de um minuto até que o outro desce no andar pretendido. O elevator pitch é uma estratégia para ser utilizada quando se tem pouco tempo de contato, tal como no intervalo de um evento, quando se é apresentado a alguém, entre outros.

Essa estratégia é essencial para entender quais são os aspectos mais importantes do negócio e também para certificar se você está preparado para vender sua ideia com assertividade, já que não poderá ter o apoio de recursos como apresentações ou documentos. 

Como funciona o elevator pitch?

O elevator pitch deve conter somente o básico. Por isso, a apresentação deve reunir as principais informações da sua empresa e do seu produto e há vários modelos para fazê-la. Confira:

Modelo 1

PARA (público alvo)

QUE (necessidade ou uma oportunidade para)

O (produto ou serviço)

É COMO (categoria de produto ou serviço)

DIFERENTEMENTE DE (concorrente principal)

NOSSO PRODUTO (diferença principal)


Modelo 2 

A (empresa)

resolve (problema)

por meio de (vantagens/benefícios)

para ajudar (público-alvo)

a alcançarem (objetivo).

O modelo de negócios envolve cobrar (clientes)

por (benefício que motiva compra).

Por exemplo, se fôssemos fazer um elevator pitch sobre a eNotas, ficaria assim:

A eNotas é uma solução de automatização de notas fiscais PARA empreendedores, infoprodutores e empresas que querem automatizar a emissão de notas fiscais para ter mais tempo e recursos para investir em seus negócios. A eNotas emite notas fiscais automaticamente, mas DIFERENTEMENTE de outras soluções, tem integração com diversas prefeituras e plataformas, além de oferecer relatórios e permitir a importação de planilhas. 

Erros que você não pode cometer em um pitch de elevador

A ideia de apresentar o seu negócio em tão pouco tempo pode ser muito desafiadora. Isso porque, estando inserido no contexto do seu empreendimento, pode ser difícil organizar as ideias e deixar de lado pequenos detalhes. Porém, para conseguir fazer um discurso de venda de sucesso, é preciso evitar alguns erros. Confira:

1. Não fale como se fosse uma venda

Muitas pessoas costumam fugir de discursos que se assemelham ao “papo de vendedor”. Por isso, não se esqueça de que o elevator pitch tem como objetivo apresentar uma ideia, e não concretizar uma venda ali naquele instante. Foque nas informações essenciais sobre seu negócio, e não na conversão. 

2. Informações muito vagas

O pitch de elevador deve ser simples, direto e objetivo. Porém, nunca vago. As informações devem ser claras e fáceis de serem entendidas, e não podem dar espaço para duplas interpretações. 

3. Não se embole

Muitas vezes, ao falar de algo que gostamos ou estamos empolgados, acabamos nos deixando levar e discorremos sobre vários assuntos. Atenha-se às informações básicas e deixe outros dados que queira acrescentar para depois. 

Hora de fazer seu elevator pitch

O elevator pitch é a técnica ideal para situações em que você precisa ir direto ao ponto. É importante lembrar que a prática leva a perfeição! Com o tempo, você vai treinando seu discurso e poderá ficar cada vez mais assertivo

Após fazer os seus discursos, você conseguirá obter novos contatos, por isso vale ter uma ferramenta para manter o controle sobre todos eles e não deixar passar nenhuma oportunidade de negociação. 

Bom, esperamos que esse post tenha solucionado todas as suas dúvidas sobre o elevator pitch! Se você quiser aprender mais sobre como vender seu produto ou serviço, continue com a gente por aqui. 

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.