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Entre as inúmeras possibilidades de ganhar dinheiro na internet está a de coprodutor. Essa função nem sempre cria, propriamente dito, um produto, mas participa de algum processo em sua concepção ou mesmo sua escalada de vendas.
Ser coprodutor é vantajoso de algumas maneiras, como a de ganhar dinheiro de uma forma que você não cria, mas sim ajuda a desenvolver uma ideia com algo que você é especializado.
Para o infoprodutor, é importante ter um coprodutor não para dividir tarefas, apenas. Mas sim, potencializar algo em seu produto que, talvez, não seja a sua expertise.
Confira tudo o que você precisa saber para achar um coprodutor perfeito para o seu infoproduto.
Como escolher um coprodutor?
Escolher um coprodutor é parte imprescindível de sua estratégia de lançamento do produto. Essa pessoa precisa contribuir de alguma forma para a concepção de seu infoproduto.
Perdido com a emissão das notas fiscais em coprodução?
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Ela não cria, necessariamente, mas contribui para o seu nascimento de alguma maneira. É muito comum que os coprodutores, por exemplo, sejam pessoas especialistas em lançamentos.
Dessa forma, ela encontra as melhores maneiras de colocar o seu infoproduto no mercado. Uma tarefa que, nem sempre, um produtor está familiarizado.
Outra contribuição que o coprodutor pode dar é na formação do infoprodutor: ser uma espécie de consultor para capacitar o criador na hora de conceber seu produto.
Isso se dá em forma de consultorias e mentorias, normalmente por vídeo aulas.
Dessa forma, para escolher o coprodutor, você necessariamente precisa definir um modelo de coprodução.
Na Hotmart, uma das principais plataformas de afiliados, isso pode se dar de duas maneiras;
- Modelo de comissionamento: o coprodutor é um prestador de serviço, por isso, ele se relaciona apenas com o infoprodutor. O valor da comissão é fixado pelo produtor.
- Modelo de parceria de negócio: aqui, produtor e coprodutor dividem as responsabilidades pelo produto, seja na venda e na emissão de notas para os compradores. Diferente do primeiro modelo, aqui é estabelecido um percentual de comissão que considera as responsabilidades de cada um.
Pensando em um ebook, por exemplo, pode-se dizer que o infoprodutor pensa todo o texto, a sua concepção e o coprodutor executa o design. Por exemplo.
Nesse caso, o primeiro modelo poderia ser executado. Mas, caso o segundo seja o preferido, o coprodutor deve se responsabilizar também pela venda, distribuição e emissão de notas, por exemplo.
Confira também: Onde vender infoprodutos como afiliado?
Como dividir as responsabilidades
O modelo de comissionamento com o coprodutor tem a responsabilidade muito definida entre cada um. Afinal, trata-se de uma prestação de serviço e isso estabelece um escopo muito específico de trabalho.
Já no modelo de parceria de negócio, a coisa muda um pouco. Aqui, cada um precisa ter responsabilidade dividida, mas muito bem definida. E aqui mora o desafio desse modelo.
O primeiro ponto é estabelecer um contrato em que ambos firmam essa responsabilidade.
O infoprodutor, geralmente, é aquele que tem a concepção de ideia que procura um coprodutor para ajudar em um aspecto que não é sua especialidade.
Na concepção, o infoprodutor fornece a ideia, o coprodutor dá insights, realiza pesquisa de mercado para aprimorar, por exemplo.
O importante nesse tipo de parceria é que infoprodutor e coprodutor tenham funções complementares.
Dicas para o sucesso com um coprodutor
Ao encontrar um coprodutor e dividir com ela as responsabilidades pelo infoproduto, algumas outras dicas podem ser consideradas para obter sucesso.
Combine prazos
Sempre será necessário estipular um calendário de entregas com o seu coprodutor. Seja ele um prestador de serviço ou alguém incumbido para realizar certos processos na criação do produto.
Dessa forma, ninguém sai prejudicado e o produto não terá gargalos em seu processo de criação.
Lembre-se de formalizar esses prazos com o parceiro e, caso haja mais pessoas envolvidas no processo, informá-las também.
Analise resultados
Essa é uma parte importante para você saber se a coprodução está surtindo efeito também nas vendas.
Alguns desses resultados podem ser medidos por cliques, número de vendas e ROI. A depender do tipo de coprodução você possui, outras métricas ainda podem ser usadas, como:
- Taxa de retenção;
- Número de downloads;
- Taxa de abertura de e-mails;
- Avaliações;
- Custo por aquisição.
Faça planejamentos
O planejamento ajuda a estabelecer metas e objetivos claros para a coprodução. Isso garante que tanto o infoprodutor como o produtor tenham uma compreensão comum dos resultados desejados.
Além disso, um plano bem elaborado pode passar claramente as responsabilidades de cada um. Evitando que haja mal-entendidos e assegurando que cada parceiro saiba exatamente qual é o seu papel.
Outra vantagem do planejamento é o alinhamento das expectativas de todas as partes. Isso inclui expectativas em relação ao produto final, prazos, investimentos financeiros, estratégias de marketing, entre outros aspectos.
O planejamento ainda ajuda a identificar e antecipar possíveis desafios e risco. Isso permite que os parceiros desenvolvam estratégias para mitigá-los e reduzir a probabilidade de contratempos que atrapalhem a escalada do seu infoproduto.
Além de um planejamento de cronograma, pense também na melhor gestão de recursos que possui.
O planejamento cuidadoso auxiliará na gestão desses recursos, fazendo que eles sejam eles financeiros, humanos ou tecnológicos. Isso inclui a alocação adequada de tempo e esforço para cada fase da coprodução.
Depois de tudo isso, não restam dúvidas que utilizar um coprodutor na sua estratégia de infoproduto pode ser eficiente.
E se você quiser saber como encontrar o coprodutor ideal, temos um material completo para te ajudar!
Saiba como encontrar os parceiros certos para serem seus coprodutores.
Neste guia nós vamos te orientar sobre as principais etapas até você identificar a pessoa ideal para dividir uma parceria de sucesso!