Como estabelecer estratégias de sucesso com o coprodutor digital

Atualizado há mais de 1 semana

Entre as inúmeras possibilidades de ganhar dinheiro na internet está a de coprodutor. Essa função nem sempre cria, propriamente dito, um produto, mas participa de algum processo em sua concepção ou mesmo sua escalada de vendas.

Ser coprodutor é vantajoso de algumas maneiras, como a de ganhar dinheiro de uma forma que você não cria, mas sim ajuda a desenvolver uma ideia com algo que você é especializado.

Para o infoprodutor, é importante ter um coprodutor não para dividir tarefas, apenas. Mas sim, potencializar algo em seu produto que, talvez, não seja a sua expertise.

Confira tudo o que você precisa saber para achar um coprodutor perfeito para o seu infoproduto.

Como escolher um coprodutor?

Escolher um coprodutor é parte imprescindível de sua estratégia de lançamento do produto. Essa pessoa precisa contribuir de alguma forma para a concepção de seu infoproduto.

Ela não cria, necessariamente, mas contribui para o seu nascimento de alguma maneira. É muito comum que os coprodutores, por exemplo, sejam pessoas especialistas em lançamentos.

Dessa forma, ela encontra as melhores maneiras de colocar o seu infoproduto no mercado. Uma tarefa que, nem sempre, um produtor está familiarizado.

Outra contribuição que o coprodutor pode dar é na formação do infoprodutor: ser uma espécie de consultor para capacitar o criador na hora de conceber seu produto.

Isso se dá em forma de consultorias e mentorias, normalmente por vídeo aulas.

Dessa forma, para escolher o coprodutor, você necessariamente precisa definir um modelo de coprodução.

Na Hotmart, uma das principais plataformas de afiliados, isso pode se dar de duas maneiras;

  •  Modelo de comissionamento: o coprodutor é um prestador de serviço, por isso, ele se relaciona apenas com o infoprodutor. O valor da comissão é fixado pelo produtor.
  • Modelo de parceria de negócio: aqui, produtor e coprodutor dividem as responsabilidades pelo produto, seja na venda e na emissão de notas para os compradores. Diferente do primeiro modelo, aqui é estabelecido um percentual de comissão que considera as responsabilidades de cada um.

Pensando em um ebook, por exemplo, pode-se dizer que o infoprodutor pensa todo o texto, a sua concepção e o coprodutor executa o design. Por exemplo.

Nesse caso, o primeiro modelo poderia ser executado. Mas, caso o segundo seja o preferido, o coprodutor deve se responsabilizar também pela venda, distribuição e emissão de notas, por exemplo.

Confira também: Onde vender infoprodutos como afiliado? 

Como dividir as responsabilidades

O modelo de comissionamento com o coprodutor tem a responsabilidade muito definida entre cada um. Afinal, trata-se de uma prestação de serviço e isso estabelece um escopo muito específico de trabalho.

Já no modelo de parceria de negócio, a coisa muda um pouco. Aqui, cada um precisa ter responsabilidade dividida, mas muito bem definida. E aqui mora o desafio desse modelo.

O primeiro ponto é estabelecer um contrato em que ambos firmam essa responsabilidade.

O infoprodutor, geralmente, é aquele que tem a concepção de ideia que procura um coprodutor para ajudar em um aspecto que não é sua especialidade.

Na concepção, o infoprodutor fornece a ideia, o coprodutor dá insights, realiza pesquisa de mercado para aprimorar, por exemplo.

O importante nesse tipo de parceria é que infoprodutor e coprodutor tenham funções complementares.

Dicas para o sucesso com um coprodutor

Ao encontrar um coprodutor e dividir com ela as responsabilidades pelo infoproduto, algumas outras dicas podem ser consideradas para obter sucesso.

Combine prazos

Sempre será necessário estipular um calendário de entregas com o seu coprodutor. Seja ele um prestador de serviço ou alguém incumbido para realizar certos processos na criação do produto.

Dessa forma, ninguém sai prejudicado e o produto não terá gargalos em seu processo de criação.

Lembre-se de formalizar esses prazos com o parceiro e, caso haja mais pessoas envolvidas no processo, informá-las também.

Analise resultados

Essa é uma parte importante para você saber se a coprodução está surtindo efeito também nas vendas.

Alguns desses resultados podem ser medidos por cliques, número de vendas e ROI. A depender do tipo de coprodução você possui, outras métricas ainda podem ser usadas, como:

  • Taxa de retenção;
  • Número de downloads;
  • Taxa de abertura de e-mails;
  • Avaliações;
  • Custo por aquisição.

Faça planejamentos

O planejamento ajuda a estabelecer metas e objetivos claros para a coprodução. Isso garante que tanto o infoprodutor como o produtor tenham uma compreensão comum dos resultados desejados.

Além disso, um plano bem elaborado pode passar claramente as responsabilidades de cada um. Evitando que haja mal-entendidos e assegurando que cada parceiro saiba exatamente qual é o seu papel.

Outra vantagem do planejamento é o alinhamento das expectativas de todas as partes. Isso inclui expectativas em relação ao produto final, prazos, investimentos financeiros, estratégias de marketing, entre outros aspectos.

O planejamento ainda ajuda a identificar e antecipar possíveis desafios e risco. Isso permite que os parceiros desenvolvam estratégias para mitigá-los e reduzir a probabilidade de contratempos que atrapalhem a escalada do seu infoproduto.

Além de um planejamento de cronograma, pense também na melhor gestão de recursos que possui.

O planejamento cuidadoso auxiliará na gestão desses recursos, fazendo que eles sejam eles financeiros, humanos ou tecnológicos. Isso inclui a alocação adequada de tempo e esforço para cada fase da coprodução.

Depois de tudo isso, não restam dúvidas que utilizar um coprodutor na sua estratégia de infoproduto pode ser eficiente. 

Aliás, a sua estratégia não pode parar aí. Que tal conhecer o marketing de afiliados para potencializar ainda mais as vendas de seu infoproduto?

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