Estratégias de monetização para coprodutores digitais

Atualizado há mais de 3 semanas

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A coprodução é uma estratégia que os infoprodutores podem garantir que seu produto saia ainda mais completo ao mercado.

Ou ainda, ter uma estratégia poderosa de lançamento, algo que o coprodutor pode cooperar para as vendas serem relevantes.

A verdade é que a internet está repleta de estratégias para monetizar sendo coprodutor — uma parte do processo de criação de um infoproduto que não precisa necessariamente participar de sua elaboração.

Mas, não significa que você pode fazer isso de qualquer jeito ou sem um mínimo de planejamento.

Por isso, siga a leitura e confira algumas estratégias de monetização para coprodutores digitais.

O que é coprodutor digital?

O coprodutor é uma pessoa que ajuda o produtor na elaboração de um infoproduto. Mas, não necessariamente em sua criação em si.

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Os produtores, muitas vezes, possuem expertise para a criação de um produto digital, mas precisam de uma força para pensar em seu lançamento, em sua divulgação… em estratégias, de fato, para a venda.

Nesse processo, o coprodutor entra com outros tipos de expertises, complementares ao do produtor e possa alavancar as conversões do infoproduto.

Em plataformas como a Hotmart, o coprodutor possui uma comissão por cada venda do produto digital que ele participa. O torna o trabalho rentável e viável.

Confira também: Onde vender infoprodutos como afiliado? 

Por que é vantajoso ser um coprodutor digital

Além de ganhar comissão pela venda do infoproduto, o coprodutor tem outras vantagens em participar desse processo.

Uma delas é o fato de poder participar de projetos diferentes e ter contato com os mais variados produtores.

A depender de sua atuação no processo de um infoproduto, o coprodutor pode participar de projetos diferentes e ter os mais variados profissionais ao seu lado.

Outra vantagem é a autonomia. O coprodutor não possui qualquer vínculo com produtos ou infoprodutores, a não ser a sua participação no processo, que pode ser feita em comum acordo.

O coprodutor digital também tem a vantagem de trabalhar apenas com aquilo que tem foco na carreira, sem precisar se dedicar em outras áreas — o que não deixa de ser interessante.

Como monetizar sendo coprodutor digital

Há diferentes maneiras de ganhar dinheiro sendo coprodutor digital, outra vantagem dessa estratégia.

Confira algumas das mais vantajosas.

Crie grupos exclusivos

Os grupos exclusivos são uma forma de ter contato mais direto com os clientes de um potencial negócio.

Esses grupos podem ser administrados via WhatsApp em que as pessoas podem ou não interagir.

No caso do controle de apenas o administrador mandar as mensagens, a estratégia é criar um grupo exclusivo para divulgação de lançamentos ou novas funcionalidades de um produto.

Nesse caso, o coprodutor pode ser o administrador e ajudar na divulgação do lançamento do produto na qual participa.

Dê mentorias

As mentorias são outra boa forma de participação em uma coprodução. Nesse caso, o coprodutor seria uma espécie de especialista do produto, explicando como usá-lo, suas vantagens e até mesmo ficando à disposição como um suporte.

Essas mentorias podem ser um plano plus de um produto ou ser agregado na venda. A ideia é ser mesmo um especialista no item e prestar serviços como onboarding, por exemplo.

Faça um clube de assinaturas

Os clubes de assinatura se tornaram uma forma bem vantajosa de divulgar produtos e serviços digitais.

A ideia funciona como as assinaturas de jornais e revistas, em que cada mês, os assinantes recebem uma nova edição do título.

Nesse caso, o clube de assinatura serviria como um incremento ao produto, possuindo valores agregados com novidades periódicas sobre ele.

O clube de assinatura pode, ainda, possuir planos exclusivos, como o grupo, newsletter e um canal direto com o produtor ou coprodutor do produto comprado.

Lembre-se de monetizar as redes sociais

Aqui, a ideia é ser um canal de divulgação muito mais direto do produto. É fato que as redes sociais são uma forma de publicidade de itens que dão muito certo.

As plataformas de anúncios do Google e da Meta (Facebook e Instagram) possuem muitas ferramentas para poder criar segmentos de Ads cada vez mais personalizados.

O coprodutor pode ser a pessoa que gerencia essas campanhas. É claro que, para isso, é preciso um conhecimento bom sobre Google Ads e Facebook Ads, pelo menos.

Tenha uma estratégia de lançamento

Os lançamentos são outra forma de estratégia de divulgação de produtos que nem sempre um produtor tem conhecimento.

Nesse caso, o coprodutor pode atuar como um gerente de lançamento, pensando nas diversas etapas de um.

Um trabalho complexo que pode ser construído até com mais pessoas, como um especialista em mídia paga, em SEO e copywriter.

Conheça mais sobre lançamento! 

Tipos de lançamento digital: quais são, como funciona e vantagens

Esteja na plataforma certa para encontrar infoprodutos

Por fim, uma das dicas mais valiosas: encontre a plataforma certa para ter acesso aos mais diferentes produtos para participar da coprodução.

As plataformas, além de ter um bom catálogo de produtos, precisa oferecer recursos próprios para coprodução e, claro, oferecer uma boa comissão.

A Hotmart oferece recursos como relatórios de dados contábeis, compromisso fiscal apenas com o produtor — nesse caso, o coprodutor é um prestador de serviço do produtor —, comissões variadas conforme o tipo de negociação com o produtor.

A plataforma é certamente uma das mais completas do mercado, seja para produtor, coprodutor e afiliados.

Aprenda mais sobre a Hotmart e como ela pode potencializar seus negócios.

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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