Auditoria fiscal: o que é e qual a importância para o seu negócio

Atualizado há mais de 1 semana

A auditoria fiscal é uma rotina empresarial que busca analisar se o negócio cumpre todas as exigências que a Receita Federal e outros órgãos púbicos possuem no que se refere a impostos.

Basicamente, pode-se dizer que a auditoria fiscal:

  • É uma vistoria feita por um profissional da contabilidade que apura se todos os impostos são devidamente pagos;
  • A pessoa precisa verificar se os tributos municipais, estaduais e federais são calculados certos, encontrar possíveis falhas ou mesmo fraudes;
  • Ela é recomendada a todas as empresas, mesmo aquelas que não tenham qualquer problema fiscal. Mas, em especial, às que possuem multas recorrentes da receita;
  • É preciso diferenciar a auditoria fiscal da contábil. A primeira analisa possíveis erros em tributos, a segunda, analisa as finanças da empresa.

Quer entender melhor? Confira o texto até o fim!

O que é uma auditoria fiscal?

A auditoria fiscal é uma vistoria nos registros da empresa para entender se ela cumpre todas as obrigações fiscais que deve obedecer.

A pessoa encarregada de fazer a auditoria fiscal apura os pagamentos de impostos, como:

Além delas, a auditoria fiscal verifica se há falhas nos cálculos ou problemas de pagamento desses impostos e de outros tributos.

Muitos empreendedores acreditam que a auditoria fiscal é recomendada a empresas que tem algum tipo de problema de impostos.

Contudo, a auditoria fiscal é uma ação preventiva, ou seja, atua para evitar que esses erros sejam feitos.

Em todo caso, ela auxilia, sim, a correção de rotinas e a identificação de erros. Mas, se feita com regularidade com os devidos processos, esse tipo de ocorrência não existirá ou será muito menor.

Confira também: Encargos fiscais: como reduzir no seu negócio? 

Quem faz a auditoria fiscal de uma empresa?

A pessoa responsável pela auditoria é chamada de auditor fiscal. Normalmente, quem atua na área presta serviços de consultorias ou realiza a verificação de forma terceirizada, ainda que seja possível ter alguém assim em seu quadro de funcionários.

Normalmente, essa pessoa é da área da contabilidade. Necessariamente ela precisa conhecer as legislações vigentes no município, no estado e na união.

Ela pode ser também do setor público e atuar como um fiscal em casos de suspeitas de sonegação de impostos.

Entenda melhor: O que faz um contador e qual é a importância dele para o seu negócio? 

Quais são suas vantagens?

A auditoria fiscal é fundamental para a saúde financeira e a conformidade legal das empresas. Seus principais benefícios incluem:

  • Correção de erros: identifica e ajusta falhas na gestão tributária;
  • Prevenção de irregularidades: reduz riscos de multas e penalidades;
  • Garantia de conformidade: assegura o cumprimento da legislação fiscal;
  • Otimização tributária: analisa oportunidades de melhorias no processo fiscal;
  • Melhora o controle interno: aumentando a sua eficiência e a segurança de informações.
  • Ajuda na tomada de decisões: a auditoria serve como base para a tomada de decisões estratégicas, auxiliando no planejamento tributário da empresa.
  • Gerenciamento de riscos: identifica os principais riscos fiscais da empresa, permitindo que sejam tomadas medidas para mitigá-los.

Tudo isso ajuda a empresa a tomar multas e sofrer sanções severas dos órgãos públicos. Fazendo com que se comprometa financeiramente e reduza as chances de crescer.

Por isso mesmo, pode-se dizer que auditoria fiscal é um investimento que garante a saúde financeira da empresa, reduzindo custos e riscos, além de aumentar a sua credibilidade no mercado.

Como fazer uma? Passo a passo

A auditoria fiscal exige planejamento e organização, justamente por ser um processo detalhado de verificação de toda a sua rotina tributária.

Embora esses detalhes possam variar conforme o tamanho da empresa e a complexidade de suas operações, o processo geralmente segue passos parecidos, como:

  • Planejamento;
  • Coletas de dados;
  • Análise dos dados;
  • Elaboração de relatório;
  • Implementação das recomendações.

Confira.

1.      Planejamento

Nesse passo, é preciso encontrar os objetivos da auditoria. Você pode estar em dois cenários: o de querer prevenir erros ou de encontrá-los.

Por isso, é muito importante seguir etapas como:

  • Definição dos objetivos: estabeleça os objetivos da auditoria, como identificar possíveis erros, otimizar a carga tributária ou garantir a conformidade legal;
  • Seleção da equipe: monte uma equipe com profissionais qualificados e experientes em contabilidade e legislação tributária. Muito importante que esse time tenha a liderança de um auditor fiscal;
  • Definição do escopo: determine o período a ser auditado e os tributos devem ser analisados;
  • Elaboração do cronograma: estabelece um cronograma detalhado das atividades a serem realizadas, com foco sempre nos objetivos predeterminados.

2.      Coleta de dados

Nesse passo, você e sua equipe precisam reunir todos os documentos tributários da empresa. Além disso, envolver funcionários e softwares em entrevistas e averiguações de como é a rotina envolvida. Para facilitar, separe esse passo em 3 etapas:

  • Documentação: reúna toda a documentação fiscal da empresa, como notas fiscais, livros contábeis, declarações de imposto de renda, etc.
  • Entrevistas: realize entrevistas com os funcionários envolvidos nos processos fiscais para obter informações adicionais;
  • Análise de sistemas: avalie os sistemas de gestão utilizados pela empresa para identificar possíveis falhas ou inconsistências.

3.      Análise dos dados

Nesse momento, você pegará a coleta dos dados e os interpretará. É aqui que o auditor fiscal e seu time encontrarão os caminhos para atingir os objetivos da auditoria.

Mais uma vez, esse passo é seguido por etapas como:

  • Conciliação: comparação dos dados contábeis com os fiscais para identificar possíveis divergências;
  • Verificação de cálculos: revisão de todos os cálculos dos impostos para garantir que estejam sendo realizados corretamente;
  • Análise da legislação: aqui entra a expertise do auditor para comparar as práticas da empresa com a legislação tributária vigente;
  • Identificação de riscos: mapeamento dos principais riscos fiscais da empresa com a realidade apontada na coleta de dados.

4.      Elaboração do relatório

Nessa hora, entra a necessidade de documentar tudo o que foi encontrado. Até para a apresentação do trabalho para outras pessoas, como sócios, investidores ou mesmo equipe tributária.

Para isso:

  • Faça uma descrição dos procedimentos aplicados: detalhe como foi realizada a auditoria;
  • Apresente os resultados: incluindo os pontos fortes e fracos da gestão tributária da empresa.
  • Identifique as oportunidades: indique como e o que há de se fazer de melhoria e otimização da carga tributária na empresa;
  • Faça conclusões e recomendações: apresente o que é possível entender da auditoria e das recomendações para a empresa.

5.      Implementação das recomendações

Essas recomendações do relatório são fundamentais para a auditoria ser eficiente. Elas devem ser ações a serem tomadas pela empresa para otimizar sua rotina e ter todos os impostos apurados de maneira adequada.

Por isso:

  • Faça um acompanhamento: esteja perto da implementação das recomendações apresentadas no relatório.
  • Avaliação dos resultados: faça as devidas avaliações dos resultados da implementação das recomendações.

Lembre-se: por mais que você tenha uma equipe especializada, não dispense o serviço de um auditor fiscal, mesmo que terceirizado.

Qual é a diferença entre auditoria fiscal e auditoria contábil?

Apesar do nome parecido, e que as duas auditorias estejam relacionadas à análise dos registros de uma empresa, a fiscal e a contábil possuem objetivos e focos distintos.

  • Auditoria Fiscal: verificar a conformidade da empresa com as leis e regulamentos tributários. Baseia-se nas normas e legislações tributárias específicas de cada país ou região.
  • Auditoria Contábil: avaliar a precisão e a confiabilidade das demonstrações contábeis da empresa. Baseia-se nas normas contábeis, como as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).

Ou seja: a fiscal analisa a rotina de pagamento tributário e o seu devido recolhimento conforme a legislação, enquanto a contábil verifica os registros fiscais e financeiros conforme as normas contábeis.

Com a devida auditoria fiscal realizada, você poderá ter mais eficiência em sua rotina e realizar uma gestão de impostos melhor. Inclusive, leia melhor a respeito no link.

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