A auditoria fiscal é uma rotina empresarial que busca analisar se o negócio cumpre todas as exigências que a Receita Federal e outros órgãos púbicos possuem no que se refere a impostos.
Basicamente, pode-se dizer que a auditoria fiscal:
- É uma vistoria feita por um profissional da contabilidade que apura se todos os impostos são devidamente pagos;
- A pessoa precisa verificar se os tributos municipais, estaduais e federais são calculados certos, encontrar possíveis falhas ou mesmo fraudes;
- Ela é recomendada a todas as empresas, mesmo aquelas que não tenham qualquer problema fiscal. Mas, em especial, às que possuem multas recorrentes da receita;
- É preciso diferenciar a auditoria fiscal da contábil. A primeira analisa possíveis erros em tributos, a segunda, analisa as finanças da empresa.
Quer entender melhor? Confira o texto até o fim!
O que é uma auditoria fiscal?
A auditoria fiscal é uma vistoria nos registros da empresa para entender se ela cumpre todas as obrigações fiscais que deve obedecer.
A pessoa encarregada de fazer a auditoria fiscal apura os pagamentos de impostos, como:
- ICMS;
- IPI;
- ISS;
- PIS e COFINS;
- IRPJ;
- INSS;
- CSLL.
Além delas, a auditoria fiscal verifica se há falhas nos cálculos ou problemas de pagamento desses impostos e de outros tributos.
Muitos empreendedores acreditam que a auditoria fiscal é recomendada a empresas que tem algum tipo de problema de impostos.
Contudo, a auditoria fiscal é uma ação preventiva, ou seja, atua para evitar que esses erros sejam feitos.
Em todo caso, ela auxilia, sim, a correção de rotinas e a identificação de erros. Mas, se feita com regularidade com os devidos processos, esse tipo de ocorrência não existirá ou será muito menor.
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Quem faz a auditoria fiscal de uma empresa?
A pessoa responsável pela auditoria é chamada de auditor fiscal. Normalmente, quem atua na área presta serviços de consultorias ou realiza a verificação de forma terceirizada, ainda que seja possível ter alguém assim em seu quadro de funcionários.
Normalmente, essa pessoa é da área da contabilidade. Necessariamente ela precisa conhecer as legislações vigentes no município, no estado e na união.
Ela pode ser também do setor público e atuar como um fiscal em casos de suspeitas de sonegação de impostos.
Entenda melhor: O que faz um contador e qual é a importância dele para o seu negócio?
Quais são suas vantagens?
A auditoria fiscal é fundamental para a saúde financeira e a conformidade legal das empresas. Seus principais benefícios incluem:
- Correção de erros: identifica e ajusta falhas na gestão tributária;
- Prevenção de irregularidades: reduz riscos de multas e penalidades;
- Garantia de conformidade: assegura o cumprimento da legislação fiscal;
- Otimização tributária: analisa oportunidades de melhorias no processo fiscal;
- Melhora o controle interno: aumentando a sua eficiência e a segurança de informações.
- Ajuda na tomada de decisões: a auditoria serve como base para a tomada de decisões estratégicas, auxiliando no planejamento tributário da empresa.
- Gerenciamento de riscos: identifica os principais riscos fiscais da empresa, permitindo que sejam tomadas medidas para mitigá-los.
Tudo isso ajuda a empresa a tomar multas e sofrer sanções severas dos órgãos públicos. Fazendo com que se comprometa financeiramente e reduza as chances de crescer.
Por isso mesmo, pode-se dizer que auditoria fiscal é um investimento que garante a saúde financeira da empresa, reduzindo custos e riscos, além de aumentar a sua credibilidade no mercado.
Como fazer uma? Passo a passo
A auditoria fiscal exige planejamento e organização, justamente por ser um processo detalhado de verificação de toda a sua rotina tributária.
Embora esses detalhes possam variar conforme o tamanho da empresa e a complexidade de suas operações, o processo geralmente segue passos parecidos, como:
- Planejamento;
- Coletas de dados;
- Análise dos dados;
- Elaboração de relatório;
- Implementação das recomendações.
Confira.
1. Planejamento
Nesse passo, é preciso encontrar os objetivos da auditoria. Você pode estar em dois cenários: o de querer prevenir erros ou de encontrá-los.
Por isso, é muito importante seguir etapas como:
- Definição dos objetivos: estabeleça os objetivos da auditoria, como identificar possíveis erros, otimizar a carga tributária ou garantir a conformidade legal;
- Seleção da equipe: monte uma equipe com profissionais qualificados e experientes em contabilidade e legislação tributária. Muito importante que esse time tenha a liderança de um auditor fiscal;
- Definição do escopo: determine o período a ser auditado e os tributos devem ser analisados;
- Elaboração do cronograma: estabelece um cronograma detalhado das atividades a serem realizadas, com foco sempre nos objetivos predeterminados.
2. Coleta de dados
Nesse passo, você e sua equipe precisam reunir todos os documentos tributários da empresa. Além disso, envolver funcionários e softwares em entrevistas e averiguações de como é a rotina envolvida. Para facilitar, separe esse passo em 3 etapas:
- Documentação: reúna toda a documentação fiscal da empresa, como notas fiscais, livros contábeis, declarações de imposto de renda, etc.
- Entrevistas: realize entrevistas com os funcionários envolvidos nos processos fiscais para obter informações adicionais;
- Análise de sistemas: avalie os sistemas de gestão utilizados pela empresa para identificar possíveis falhas ou inconsistências.
3. Análise dos dados
Nesse momento, você pegará a coleta dos dados e os interpretará. É aqui que o auditor fiscal e seu time encontrarão os caminhos para atingir os objetivos da auditoria.
Mais uma vez, esse passo é seguido por etapas como:
- Conciliação: comparação dos dados contábeis com os fiscais para identificar possíveis divergências;
- Verificação de cálculos: revisão de todos os cálculos dos impostos para garantir que estejam sendo realizados corretamente;
- Análise da legislação: aqui entra a expertise do auditor para comparar as práticas da empresa com a legislação tributária vigente;
- Identificação de riscos: mapeamento dos principais riscos fiscais da empresa com a realidade apontada na coleta de dados.
4. Elaboração do relatório
Nessa hora, entra a necessidade de documentar tudo o que foi encontrado. Até para a apresentação do trabalho para outras pessoas, como sócios, investidores ou mesmo equipe tributária.
Para isso:
- Faça uma descrição dos procedimentos aplicados: detalhe como foi realizada a auditoria;
- Apresente os resultados: incluindo os pontos fortes e fracos da gestão tributária da empresa.
- Identifique as oportunidades: indique como e o que há de se fazer de melhoria e otimização da carga tributária na empresa;
- Faça conclusões e recomendações: apresente o que é possível entender da auditoria e das recomendações para a empresa.
5. Implementação das recomendações
Essas recomendações do relatório são fundamentais para a auditoria ser eficiente. Elas devem ser ações a serem tomadas pela empresa para otimizar sua rotina e ter todos os impostos apurados de maneira adequada.
Por isso:
- Faça um acompanhamento: esteja perto da implementação das recomendações apresentadas no relatório.
- Avaliação dos resultados: faça as devidas avaliações dos resultados da implementação das recomendações.
Lembre-se: por mais que você tenha uma equipe especializada, não dispense o serviço de um auditor fiscal, mesmo que terceirizado.
Qual é a diferença entre auditoria fiscal e auditoria contábil?
Apesar do nome parecido, e que as duas auditorias estejam relacionadas à análise dos registros de uma empresa, a fiscal e a contábil possuem objetivos e focos distintos.
- Auditoria Fiscal: verificar a conformidade da empresa com as leis e regulamentos tributários. Baseia-se nas normas e legislações tributárias específicas de cada país ou região.
- Auditoria Contábil: avaliar a precisão e a confiabilidade das demonstrações contábeis da empresa. Baseia-se nas normas contábeis, como as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).
Ou seja: a fiscal analisa a rotina de pagamento tributário e o seu devido recolhimento conforme a legislação, enquanto a contábil verifica os registros fiscais e financeiros conforme as normas contábeis.
Com a devida auditoria fiscal realizada, você poderá ter mais eficiência em sua rotina e realizar uma gestão de impostos melhor. Inclusive, leia melhor a respeito no link.