A gestão de conteúdo é um conjunto de ações de uma empresa para criar, armazenar, publicar e divulgar materiais em blogs, em redes sociais e em todos os canais na internet. Tem o objetivo de otimizar a performance do negócio através dos conteúdos e aproximar o mercado.
Com esse gerenciamento, é possível entender o seu funil de vendas, desde o topo até o fundo, onde a venda é concretizada. Com isso, os materiais criados são alinhados com a necessidade do cliente e direcionados ao público correto, facilitando o acesso às informações.
Realizar essa gestão é essencial para evitar o desperdício de tempo e de recursos. Neste post, você aprenderá como fazer uma boa gestão de conteúdo no seu negócio.
O que é a gestão de conteúdo?
A gestão de conteúdo é uma estratégia da área de marketing para que a criação e a divulgação de conteúdos tragam os melhores resultados e contribuam para o sucesso do empreendimento.
Um ponto interessante da gestão de conteúdo é que ela pode ser aplicada em qualquer empresa e em todos os tipos de criações, como artigos, infográficos, imagens, e até mesmo vídeos.
Por mais que cada empreendedor tenha objetivos e táticas diferentes, saiba que existem 5 etapas básicas em uma boa gestão de conteúdo:
1. Iniciação
É o início, no qual surge a ideia da campanha e do conteúdo. Nesse passo, o projeto inicial é levado aos gestores. É necessário fazer uma pesquisa para entender como os concorrentes já se posicionam em relação ao assunto também.
2. Planejamento
Nesse momento, todos os aspectos da campanha serão detalhados para estabelecer o orçamento necessário, o meio de divulgação utilizado, o método de criação, os objetivos e as tarefas a realizar.
3. Execução
A execução é destinada a colocar em prática o que foi planejado, monitorar a produção e fazer alterações se necessário no decorrer da criação. É o famoso “colocar a mão na massa”, realizando testes e criando o conteúdo para ser divulgado.
4. Monitoramento e controle
Feito com a análise das métricas estabelecidas no planejamento. É o momento em que os resultados são comparados com as expectativas, analisando o retorno da campanha criada.
5. Encerramento
Essa é a finalização do projeto. É feito o registro de todos os itens anteriores para se obter um balanço dos erros e acertos. Essas anotações servem de base para as próximas iniciativas.
Apesar de parecer simples, cada uma das etapas citadas acima influenciam diretamente o sucesso da sua campanha e a produtividade da sua equipe, por isso, devem ser executadas com bastante atenção.
Quais são os benefícios de gerir conteúdos?
A principal vantagem é a organização dos processos de produção e a divulgação dos seus conteúdos. Com a gestão, todas as informações são centralizadas, permitindo a documentação de tudo que é feito.
Com a gestão de conteúdo, é possível:
- planejar e criar conteúdos antecipadamente;
- agendar postagens e manter a frequência nos canais de comunicação (redes sociais e blogs);
- melhorar a qualidade dos conteúdos
- evitar repetições e conteúdos superficiais;
- divulgar em diversos canais com estratégias exclusivas;
- medir e mensurar resultados.
Como colocá-la em prática?
Entendendo o que é a gestão de conteúdo e os benefícios que ela traz para o seu negócio, é natural que surjam dúvidas sobre como agir. Apesar de não ser um bicho de sete cabeças, algumas táticas devem ser aplicadas para que tudo dê certo.
Defina a persona
Para criar um conteúdo, é importante saber quem irá consumi-lo, certo? Portanto, é essencial estabelecer a persona da campanha que está sendo produzida.
Ao criar um curso online que ensina a fazer brigadeiros, por exemplo, se a sua persona for uma criança, todo o ambiente e a linguagem serão adaptadas para que ela entenda e se interesse. Em contrapartida, se for um adulto, a abordagem já será totalmente diferente, não é mesmo?
Desse modo, é importante identificar o seu público-alvo e planejar todo o seu conteúdo pensando nele. Pense na dor e na necessidade que a persona tem, pois, por melhor que seja o seu conteúdo, se ele não atender à expectativa do seu consumidor, provavelmente, será ignorado.
Crie um calendário editorial
O calendário editorial é utilizado para organizar o seu planejamento de postagens. Além disso conteúdos, serve para definir e mensurar o tempo de antecedência que é necessário para produzir posts, vídeos e infográficos.
E tem mais, essa ferramenta permite que você analise qual conteúdo merece ser revisado e atualizado com o passar do tempo.
Com o calendário criado, se torna visível um panorama dos conteúdos. É interessante inserir datas de produção, de entrega e de postagem para acompanhar e gerar relatórios de regularidade e de produção.
Você pode começar com uma planilha do Excel, inserindo colunas para as diferentes funções que desejar. Existem também algumas plataformas que permitem organizar essas informações e até mesmo arquivá-las, como o Google Drive.
Abaixo, você confere um trecho do calendário editorial do eNotas (clique na imagem para ampliá-la):
Unifique o local para salvar os conteúdos
Deixar todos os conteúdos salvos em um computador ou um pendrive, por exemplo, apresenta um grande risco, pois, a qualquer momento, você pode perder arquivos, e todo o seu trabalho irá pelo ralo.
Uma boa prática é realizar o backup dos arquivos e também salvá-los em algum local no qual toda a sua equipe tenha acesso, como a nuvem.
Quando isso não acontece, é complicado gerenciar a produção e até mesmo apresentar o que já foi feito para um novato na equipe, por exemplo.
Centralize as informações em um local seguro. Plataformas online, como o Google Drive, possibilitam que você armazene os arquivos e estabeleça permissões de visualização para quem você desejar que acesse o conteúdo. Inclusive, o Google Drive é a ferramenta utilizada aqui na eNotas.
Revise o conteúdo
A revisão garante que erros sejam corrigidos e evitados, e também que a qualidade e a linguagem estão adequadas ao perfil da sua persona.
Revisar os conteúdos criados também possibilita identificar pontos de melhoria após a sua publicação. Um artigo pode ser atualizado depois de meses que foi divulgado e ter uma imagem, dados ou citação mais atual, por exemplo.
Divulgue nas redes sociais
Após a criação do seu conteúdo, é interessante divulgá-lo nas redes sociais. Se você ainda não adota essa prática, é melhor mudar de ideia quanto antes. Para isso, é importante analisar os algoritmos de cada comunidade e criar uma estratégia única para cada uma.
O LinkedIn, por exemplo, é tem o perfil mais profissional que o Twitter. Além disso, o LinkedIn permite que você publique conteúdos extensos. Em contrapartida, o Twitter tem a limitação de 280 caracteres. Então, considere as particularidades de cada rede social antes de tomar qualquer atitude.
As redes sociais devem aproximar o cliente da sua marca. Investir nas estratégias nessas plataformas otimizará a sua campanha e permitirá que os leads interajam e forneçam feedbacks.
Outra boa prática é a divulgação para as suas listas de emails. Mas tenha calma ao disparar emails automáticos. É importante encaminhar para quem tem interesse no seu conteúdo e esteja na camada correta do funil, caso contrário, seu email pode acabar no spam.
Analise os resultados
Acompanhar os resultados das suas campanhas é essencial para verificar se tudo está saindo conforme o planejado. Para isso, existem diversas maneiras de avaliar, como:
Número de curtidas e comentários em um post
A quantidade de interações, como as curtidas e os comentários em um post, é um aspecto fundamental de uma publicação, pois, além de mostrar o engajamento do seu público, fornece informações de feedbacks e satisfação dos seus seguidores.
Tráfego orgânico
O tráfego orgânico em um blog ou em um site é o que mostra quantas pessoas realmente têm interesse no que você divulga. Acompanhar isso é necessário para garantir que a estratégia usada está adequada ao seu público e à necessidade do mercado.
O tempo de permanência merece destaque também. Essa métrica indica se os leitores gostam ou não do seu conteúdo. Tenha em mente que esse valor é considerado pelos mecanismos de busca para ranquear blog post.
Posts com maior engajamento
Os posts e os conteúdos que tiverem maior e menor engajamento devem ser analisados cuidadosamente, para verificar o motivo pelo qual isso aconteceu.
Ferramentas, como o Google Analytics, te ajudam a mensurar os resultados de campanhas em diversos canais, fornecendo relatórios e estatísticas. Além disso, é uma plataforma gratuita que pode ser acessada por todos. Então, não existe desculpa para não utilizá-lo.
Conclusão
Você aprendeu que a gestão de conteúdo é uma forma de agilizar e otimizar as conversões de seus canais de comunicação online. Você entendeu que planejar, executar e acompanhar são etapas que qualquer empreendimento pode aplicar, não importando o tamanho ou o campo de atuação da empresa.
Com as dicas aprendidas, será possível iniciar as suas estratégias e criar conteúdos melhores, atraindo assim um público maior e mais qualificado.
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