API para e-commerce: 4 integrações para turbinar o seu negócio

Atualizado há mais de 3 semanas

As e-commerces encontram um caminho repleto de oportunidades no futuro. No final de 2021, era esperado um crescimento de 38%, nas estimativas da Confederação Nacional do Comércio.

Mas nenhuma oportunidade vem sem alguns desafios. Algumas delas podem ser superadas com a API para e-commerce.

Esse mecanismo pode fazer muita diferença para a experiência do consumidor, que quer ter “cada vez menos cliques” para adquirir algo na internet.

Quer saber mais sobre API para e-commerce e quais as vantagens para a sua empresa? Confira agora!

O que é API para e-commerce?

Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos. Essa é a tradução da sigla que já explica bem o que ela significa.

Uma tradução melhor seria uma “ponte” entre dois ambientes diferentes no mundo virtual.

Tecnicamente falando, a API é mais complexa que isso. Mas, pode-se falar que é um conjunto de integrações que otimizam a função de um software em outro.

No contexto do comércio eletrônico, a API para e-commerce permite promover uma ação específica para uma funcionalidade maior.

Pense, por exemplo, no abandono de carrinho. Existem inúmeros motivos para isso ocorrer. Talvez você queira que a pessoa que não fechou a compra volte lá e finalize a ação.

Em uma estratégia, você usa o email para pedir a ela que volte. Dentre os diversos gatilhos que você pode praticar, será necessário um botão para a encaminhar exatamente para o carrinho.

Afinal, ela pode ter abandonado as compras por conta de inúmeros obstáculos que ela encontrou em sua jornada. E você não pode fazê-la percorrer todo esse caminho novamente.

Com uma API para e-commerce, você consegue usar o email para levá-la no carrinho, com login já feito, com os produtos já selecionados, por exemplo.

Então, a API é exatamente essa ponte, entre o e-mail e o site de sua empresa.

5 benefícios de uma API para e-commerce

Deu para ver que uma API para e-commerce pode possuir muitas vantagens, não é? E tem mesmo.

Confira uma lista com 5 delas.

Segurança

Ainda que faça uma ponte entre dois softwares completamente diferentes, a primeira vantagem que se pode listar é a segurança dos dados.

Na API para e-commerce, é possível escolher quais informações poderão ser compartilhadas. Lembrando, que esse compartilhamento é somente entre as empresas.

Otimização

Se é possível escolher os dados compartilhados, o fluxo de informação será muito menor, fazendo com que a performance dos softwares seja muito melhor.

Ganho de dinamicidade

Como você leu ainda há pouco, a API possibilita que um cliente volte a determinada operação abandonada com apenas um clique.

Mas há também outra possibilidade, por exemplo, nos logins de cadastro. Uma pessoa pode criar um perfil em uma loja acessando sua conta de Facebook, por exemplo.

Isso ganha velocidade e conversões mais rápidas. Algo que, inclusive, falaremos mais.

Melhora a experiência do usuário

Você já deve ter ouvido falar de UX, certo? Em português, pode-se traduzir para Experiência do Usuário (User Experience) e tem-se a explicação clara desse termo.

Profissionais das mais diferentes áreas — de arquitetos da informação a designers — já se preocupam com o desenvolvimento de soluções que se preocupem com a UX em um software.

Dentre muitos detalhes, está em ter processos otimizados e rápidos, que façam o usuário ter poucos processos a fazer.

Exatamente o que uma API para e-commerce pode fazer.

Aumento de conversão

Se tudo é mais rápido e permite uma experiência melhor para o usuário, o resultado só pode ser ter mais conversões.

Pense no exemplo de ainda há pouco, do email com um API direto para o carrinho.

Com gatilhos certos e uma copy poderosa, sua API será — mesmo — uma ponte para ter mais clientes.

As melhores do mercado: 4 integrações para turbinar seu negócio

Algo que pode ter ficado claro ao se falar de API é na quantidade de funções que ela pode ter para integrar seu negócio ao seu potencial cliente.

API de comparação de preço

Essa API permite fazer um “benchmarking”, por assim dizer, com seus concorrentes. A funcionalidade verifica quanto outras empresas estão cobrando por um mesmo produto que você.

API antifraude

Aqui uma API para e-commerce que verifica situações suspeitas de fraude, sobretudo aquelas que envolvem cartão de crédito.

API de logística

As duas primeiras APIs são bem típicas para o empreendedor. A de logística já é tanto para a empresa quanto para o consumidor.

Essa API para e-commerce faz o rastreamento de um pedido. Isso ajuda não só o seu cliente a acompanhar a entrega do produto, quanto auxilia no controle de estoque.

API de nota fiscal eletrônica para e-commerce

Aqui, uma API para e-commerce: o Gateway da eNotas. 

Trata-se de uma funcionalidade completamente voltada para a gestão de notas fiscais de sua empresa, seja ela de varejo ou de serviço.

Com ela, você pode gerar nota fiscal integrada com os servidores de qualquer cidade do país, sem se preocupar com adaptações ou instabilidades de sistema.

Conheça agora o Gateway eNotas.

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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