As tendências de vendas em 2025 seguem uma lógica de discussão que é acompanhada ao longo dos últimos anos. O empreendedor que quer ter sucesso, seja em qualquer nicho, precisa se atentar ao que o consumidor almeja, mas também ao que o mercado indica.
E em 2025, alguns temas devem ditar a tônica das vendas, como a automação dos processos por IA, a experiência do cliente e personalização, o investimento em dados, e muito mais.
Por isso, é fundamental se aprofundar nesses temas para engatar em vendas. Conheça as tendências de vendas para 2025 e não perca mais tempo!
Principais tendências para 2025
Ao se acompanhar estudos, debates e até mesmo apostas para esse novo ano, é possível tirar ao menos 5 grandes tendências de vendas para 2025.
Algumas delas certamente não são nem de perto uma novidade, mas serão determinantes para as estratégias de negócios digitais, em especial.
Confira.
1. Automação dos processos por IA
Desde o boom sobre ChatGPT em 2022 até o seu novo concorrente, o chinês Deepseeker, que a IA está em voga.
Pode-se dizer que a inteligência artificial nem é mais uma novidade, mas é necessário, sim, discutir a sua aplicabilidade. Nesse sentido, ganha força a automação de processos.
Isso pode ser comprovado com dados. Há uma estimativa que até 2025 a IA generativa deterá cerca de 30% de todo o mercado de IA e será avaliada em aproximadamente US$ 60 bilhões, segundo a Exploding Topics.
Por isso que a IA será muito importante no processo de vendas. Desde a análise de dados a automação de comunicação, por exemplo.
O principal ganho aqui é na eficiência das estratégias, tornando processos ora “manuais” em automático, criando a oportunidade de pessoas se especializarem em suas ocupações com foco em estratégias e tomadas de decisões mais eficazes.
Confira: 14 ferramentas de automação de marketing que você precisa conhecer
2. Experiência do cliente e personalização
Aqui, são duas tendências de vendas que podem ser aglutinadas em uma. É fato que cada vez mais os clientes querem aproximação com a marca.
Ao mesmo tempo, as empresas investem em processos automatizados. Colocando em xeque a personalização das IAs, que pode afetar a experiência do cliente.
O “grande pulo do galo” é o investimento em processos que aperfeiçoem ofertas e relacionamentos personalizados, com foco em como o cliente interage com sua empresa, enquanto a IA faz o papel mais “burocrático” das operações.
Percebe como essas duas primeiras tendências de 2025 conversam? É porque a experiência de compra será cada vez mais personalizada, com ofertas e comunicações direcionadas para o perfil de cada cliente.
E a IA pode ajudar a entender os interesses e necessidades dos clientes para oferecer produtos e serviços relevantes, enquanto o time se esforça para atender e criar relacionamentos duradouros.
Não deixe de ler: Experiência do usuário: 5 dicas para aplicar e converter mais
3. Investimento em dados
Mais uma vez, uma tendência para vendas de 2025 que pode conversar com as demais até aqui.
A coleta e análise de dados serão essenciais para entender o comportamento dos clientes e otimizar as estratégias de vendas em 2025.
Por isso, é fundamental que você utilize ferramentas de análise para identificar padrões, tendências e oportunidades de melhoria.
Sem esquecer de investir em treinamentos corporativos e outras capacitações para o time de vendas.
4. Comércio conversacional
Ainda na esteira das IAs, é necessário mencionar as ferramentas conversacionais. Ainda segundo a Exploding Topics, as plataformas de conversa e mensagens automatizadas – os chatbots – tiveram um crescimento de 79% de empresas que usam essas ferramentas nas estratégias, em 2020.
Óbvio que isso possibilita benefícios vistos a um curto prazo, como:
- Disponibilidade sete dias por semana, 24 horas por dia;
- Respostas rápidas que permitem que o cliente não fique esperando atendimento;
- Coleta de dados mais rápidos e melhores tratados.
5. Sustentabilidade com mais evidência
Uma tendência de venda para 2025 que já é debatida há anos gira em torno da sustentabilidade e da responsabilidade social.
Mais do que debater, as empresas precisam começar a colocar em evidência essas duas práticas.
Isso porque os consumidores estão cada vez mais de olho nessas questões. Um exemplo é visto no nicho de cosméticos.
Uma projeção da MarketGlass dá conta que as empresas de cosméticos que se preocupam com a questão animal devem atingir US$ 20 bilhões de valor de mercado.
A ideia é que as empresas utilizem métodos responsáveis em seus negócios de forma transparente. Não só para deixar claro no mercado essas práticas e bandeiras, como também para criar valor de reciprocidade com o público.
Dicas para aumentar as vendas
Tendo em vista essas tendências de vendas para 2025, as empresas de comércio podem apostar em algumas práticas para escalar neste ano.
As principais dicas para aumentar as vendas passam, claro, por aproveitar essas tendências para criar estratégias eficientes e de acordo com o gosto do cliente.
Confira.
Aposte em treinamentos
Os treinamentos e as capacitações estão no centro das boas práticas que as empresas precisam desempenhar em 2025.
Isso porque as novidades e novas práticas – impulsionadas pelas IAs – pedem que se tenha colaboradores mais eficientes e especialistas em seus cargos.
As principais apostas para 2025 nesse sentido são:
- a capacitação em IA,
- análise de dados,
- aperfeiçoamento em vendas consultivas
- Social selling.
Tenha provas sociais
Uma das principais estratégias de venda é criar autoridade em seu nicho. E uma das inúmeras formas de se conseguir isso é mostrando o que seus clientes falam de seus produtos e serviços.
A prova social é um meio de criar uma espécie de reciprocidade com o público, que utilizam os depoimentos de outras pessoas como forma de sacramentar uma compra.
Por isso, depoimentos de clientes satisfeitos, cases de sucesso e avaliações positivas são importantes para gerar confiança e influenciar a decisão de compra.
Incentive seus clientes a compartilhar suas experiências e utilize as provas sociais a seu favor, seja em landing pages, no site de seu negócio ou em disparo de e-mails e mensagens.
Integre (ainda mais) vendas e marketing
As equipes de marketing e vendas precisam trabalhar juntas para gerar leads qualificados e convertê-los em clientes.
A integração de dados e ferramentas permite acompanhar o cliente em toda a jornada de compra e otimizar as estratégias.
Por isso, será fundamental que os times de venda e marketing sejam integrados e que, cada um, saiba das melhores estratégias para uma melhor conversão final.
Confira: Inside Sales: o que é e dicas para aumentar as vendas
Preocupe-se com a personalização
Como você notou, a personalização em tempos de inteligência artificial ganha um salto de importância.
Criar automações não significa ter comunicados e atendimentos robotizados, pelo contrário: é a oportunidade de ter pessoas mais estratégicas na ponta com o cliente.
Aproveite os dados gerados e interpretados pelas IAs para ter uma humanização maior com o cliente, criando identificação, aproximação e relacionamento duradouro.
Estratégias ou ferramentas para apostar em 2025
Por fim, algumas estratégias impulsionadas pelas tendências de vendas em 2025 podem fazer a diferença em sua empresa.
Confira três delas para aproveitar logo e criar resultados quase que imediatamente.
Crie fidelidade
Esse é um dos principais focos para empresas com uma base de clientes já sólida. Nesse cenário, as oportunidades de expandir seu negócio para quem já consome seu produto ou serviço são enormes.
Isso porque esses clientes geram dados de consumo e é possível observar algumas tendências, seja de melhoria ou mesmo de ter novos produtos e serviços agregados a suas ofertas atuais.
Mantenha inúmeros canais para relacionamentos
A “omnicanalidade” é o nome que se dá quando uma empresa possui inúmeros canais para o cliente se relacionar.
Ou seja, os clientes têm a oportunidade de se relacionar com a empresa, podendo escolher aquele mais conveniente, seja um ponto de contato online, físico, as redes sociais…
Assim, eles têm mais oportunidade para pesquisar e comprar.
É fundamental integrar todos os canais para oferecer uma experiência de compra consistente e completa.
Personalize jornadas
Por fim, entenda sua base de clientes ou mesmo de leads cada vez de modo mais específico: separe-os por interesses próximos, que deem uma noção de que, no final, a oferta será a melhor para aquela pessoa.
E nesse sentido, é preciso falar de automação de marketing e vendas.
Além do atendimento, é necessário que a primeira ponta do contato também se esforce em criar uma comunicação próxima e personalizada.
Então, aproveite essa última dica de estratégia para aproveitar as tendências de venda em 2025 e leia sobre as principais novidades em automação, seja no marketing ou nas vendas.