5 dicas importantes para aumentar suas vendas em 2024

Atualizado há mais de 3 semanas

Ano novo, planos novos. A virada entre dezembro e janeiro costuma ser levada como o encerramento de um ciclo para a abertura de outro.

É nesse tempo que muitas pessoas aproveitam para fazer listas de coisas a se cumprirem no novo ano, com planos de vida como viagens, desejos de consumo e até mesmo amorosas.

Na gestão empresarial, quase tudo isso ocorre. A diferença é que as metas são estipuladas por dados e muito estudo.

Esse estudo considera tendências e movimentos de mercado que nenhum empreendedor pode ignorar.

A análise leva em conta não apenas o que pode acontecer no ano novo para impulsionar seu negócio, mas sim estuda movimentos que já ocorrem, debates que já deduzem e números que já explicam um novo momento a ser entendido.

Por isso, as tendências para 2024 para aumentar suas vendas não são surpresas, apesar de algumas apostas.

Confira.

Tendências para ficar de olho em 2024

Com base em estudos, debates e até mesmo apostas para esse ano novo, é possível tirar ao menos 5 grandes tendências de vendas para 2024.

Algumas delas certamente não são nem de perto uma novidade, mas serão determinantes para as estratégias de negócios digitais.

Confira.

Inteligência artificial

Esse assunto corre solto nos debates da sociedade de maneira geral. Não é à toa, já que ChatGPT desde o final de 2022, pelo menos, deixou todos ainda mais atentos com a capacidade da inteligência artificial.

Mas a IA não é só o ChatGPT, tampouco se resume a soluções para tornar a vida de um creator mais prática, como no caso de uso de textos ou mesmo de imagens, para uma estratégia.

A McKinsey divulgou um relatório que assegura às empresas que empregaram a IA em departamentos de vendas e marketing aumentaram suas receitas entre 5% e 15%.

Esses dados são seguidos por uma redução de custos que gira entre 10% e 20%.

São dados que não podem ser ignorados e a briga contra a IA é desnecessária para aqueles mais relutantes. Ela já é uma ferramenta poderosa e estratégica que não deve ser mais subvalorizada.

Portanto, dizer que a Inteligência Artificial é uma tendência de vendas para 2024 chega a ser repetitivo e até clichê, mas é, sim, algo que precisa ser incentivado.

Até porque, segundo a Leadster, em divulgação da pesquisa da IDC sobre o panorama da Inteligência Artificial no Brasil, o uso da ferramenta está consolidado entre negócios B2B — vendas de empresas para empresas — mais ainda pouco popular nas B2C — empresas para pessoas.

É, portanto, um campo que ainda pode ser melhor aproveitado para negócios digitais que queiram fazer a diferença para vida das pessoas, de alguma maneira.

Data Driven

O data driven é outro assunto que está nas rodas de conversa de — e já praticado por — grandes empresas.

A cultura baseada em dados torna as tomadas de decisões mais simples e seus resultados melhores.

A consultoria da Gartner produziu um relatório em 2021 que apontava que nem todos os dados gerados pelos negócios eram utilizados em suas estratégias.

O Data Driven tem se aperfeiçoado desde lá e as empresas estão, cada vez mais, se aproveitando das informações que geram de seus clientes para tornar suas decisões mais acertadas.

Por isso, a cultura data driven é sim um tema para se considerar o próximo ano. Com ela, é possível:

  • Personalizar campanhas de acordo com a preferência do consumidor;
  • Reduzir custos ao longo de uma campanha;
  • Aumentar a satisfação do cliente;
  • Achar as melhores oportunidades de prospecção e fidelização do cliente.

Sustentabilidade

Outro tema que não passa despercebido há alguns anos em listas de tendências. A sustentabilidade segue em voga e não deixará de ser assim.

Além da pressão da sociedade, é percebido como os clientes têm se importado cada vez mais em consumir produtos de marcas que praticam a sustentabilidade.

Empresas de grande porte têm colocado práticas de  ESG em evidência em sua cultura organizacional e colhido resultados.

Além de usar tecnologia para reduzir insumos como o papel, esses negócios conseguem gerar valor para as pessoas com soluções que tornem a vida das pessoas mais sustentáveis.

Para além de empregar a sustentabilidade em seu negócio, o tema pode ser um poderoso recurso de receita, colocando em prática ações que visam a melhoria da sociedade, em especial do ambiente.

Integração de canais

A integração de canais ganha um nome cada vez mais pomposo: omnicanalidade. Esse não é um tema propriamente novo, mas ganha a atenção cada vez mais dos negócios digitais.

O objetivo da omnicanalidade é que o cliente tenha interação contínua independente do canal que se inicia e termina a relação com uma empresa.

Essa integração de canais não precisa ser só contínua, mas abranger diferentes fontes de contatos.

Experiência do usuário cada vez mais no centro das estratégias

A UX já é algo bastante utilizado e desdobrado, seja para vendas, seja para desenvolver um produto.

Mas é fato que ela não só será um recurso adicional nessas estratégias: a experiência do usuário tende a ser o foco dos produtos digitais em 2024.

No mesmo relatório da Gartner sobre data drive, é possível extrair que as empresas estão, sim, rumando para conseguir melhorar seus produtos com dados gerados pela experiência de seus usuários.

Isso chega a ser óbvio se considerar que um produto é melhor se pensado para tornar não só a vida do usuário mais fácil, como também a própria navegabilidade ser mais cômoda.

A UX não só dá esse conjunto de fatores intuitivos, amigáveis e navegabilidade melhor, como também faz com que o produto seja mais aprazível para conversão.

Dicas para aumentar as vendas

Com algumas dicas, você pode aperfeiçoar suas vendas, melhorando, em conjunto com as tendências de mercado para 2024.

Confira:

Estruture seu Lifecycle

O Lifecycle, ou jornada do cliente, é basicamente o período de maturação do lead para se tornar em um potencial comprador, ou seja, prospect.

Para cada etapa, existe uma ação específica, o que além de facilitar a vida da equipe de marketing e vendas, traz uma fácil medição para futuras otimizações.

A jornada de compra do cliente consiste em 7 etapas:

1. Desconhecido

O lead encontra seu conteúdo por meio de site de buscas como Google ou YouTube. Aqui, a ideia é pensar em volume de leads para depois qualificá-los.

Por que pensar em volume? Bom, dessa forma você subirá seu rankeamento orgânico nos mecanismos de busca, aumentando a probabilidade da sua persona te encontrar.

E para isso, o ideal é utilizar estratégias de SEO (Otimização para mecanismos de busca) em seus artigos e nas redes sociais para o seu conteúdo ser visualizado por quem realmente se interessa por ele.

2. Visitante

Nessa fase, você tem um visitante recorrente no seu site, mas não é hora de relaxar. Procure sempre manter uma frequência em suas postagens, trazer riqueza e relevância aos conteúdos.

Invista em materiais para que a sua persona se sinta atraída. Sempre use CTAs (call to action) para chamar para uma ação e auxiliar no follow-up.

3. Lead

Uma vez que converteu esse visitante para lead, terá que manter a sua autoridade no segmento em que atua. Então, traga soluções ao seu lead e mude o mindset da sua equipe para além de converter vendas.

A arte de vender vai muito além da conversão. Então, continue nutrindo seu prospect com materiais como e-book, webinars e artigos aprofundados. Também use landing pages e foque em ser referência no seu mercado. 

4. Suspect

Alguém que baixou algum material em seu site, como uma planilha, por exemplo, ou uma pessoa que é visitante recorrente em seu blog é suspect. Isso quer dizer que é um talvez potencial cliente.

Nessa etapa, o objetivo não é vender e sim investigar quais são as necessidades e demandas do usuário. Aqui, será necessário que sua equipe de pré-venda, Sales Representative, entre em contato com ele e procure entender o interesse no conteúdo que o seu blog oferece.

5. Prospect

Nesse momento, você sabe um pouco mais sobre as dores da pessoa, porém não tem total certeza se ela está realmente focada em resolver sua demanda, ou seja, converter. Portanto, ela é um prospect.

Para conquistar chegar ao objetivo final, considere utilizar ferramentas de framework como Spin Selling e GPCTBA, CI.

6. Cliente

Parabéns! Você conseguiu cumprir todas as etapas à risca e conquistou o seu cliente. A partir de agora, o foco é cumprir tudo o que prometeu, caso contrário, sofrerá o famoso “churn”, que é popularmente conhecido como cancelamento de um produto/serviço.

Supere ainda mais as expectativas de seu cliente, certifique-se que ele esteja sempre satisfeito com a sua solução, busque melhorar seu relacionamento com ele e ofereça exclusividades.

7. Evangelizador

Se todos os passos forem seguidos e cumpridos rigorosamente, você terá evangelizadores, ou seja, fãs da sua marca. Com eles, é bem provável que o seu negócio seja indicado para outras pessoas, receba feedbacks e ideias de melhorias.

Lembre-se: o cliente é sempre o foco.

Invista no seu time e nos seus clientes inativos

Muitas empresas perdem grandes negócios por falta de experiência da equipe. E ainda mais, mesmo após ter construído um time eficaz, esquecem daqueles clientes que efetuaram churn lá atrás.

Mas será que é uma boa alternativa investir nesses usuários inativos?

Com toda certeza a resposta é sim! Basta recuperar o contato com eles e mostrar as evoluções do serviço ou produto. Certamente, você colherá bons resultados.

E como você irá chegar a esse resultado?

Basta investir em sua equipe, seja em treinamentos, viagens ou premiações. Uma ação excelente para aplicar é o Marketing de Incentivo, que além de gerar valor na vida pessoal também traz ganhos para a vida profissional.

Então, busque qualificar seus vendedores e crie programas de metas para recuperação de clientes inativos.

Venda mais para o mesmo cliente

Essa estratégia é uma das mais utilizadas pelas grandes empresas para aumentar seu faturamento. O desafio é aumentar seu ticket médio e diminuir seu CAC, mas com os clientes que já estão na sua base. E, para isso, você precisa conhecer estes dois termos:

  • Cross-selling: Oferecer aos seus clientes fidelizados, serviços ou produtos complementares àqueles que já foram ou estão para ser adquiridos.
  • Up-selling: oferecer aos seus clientes os produtos mais caros, conhecidos como Premium. Mas em troca, há um retorno melhor do serviço ou produto.

Leia mais: O que é upsell, downsell e cross sell?

Antes de oferecer um serviço mais caro ou um produto complementar ao já adquirido, é necessário que seja validado as consequências positivas e negativas que trarão para o mesmo, evitando futuras dores de cabeça.

Busque alternativas que vão agregar valor para o seu cliente.

Invista no seu time de Marketing

Muitas empresas esquecem que o marketing é essencial tanto para grandes quanto para pequenas empresas. O que podemos concluir é que não adianta ter um time de vendedores excelentes, um produto ou serviço incrível, se as pessoas não compram.

  • Então, se atente a estas dicas:
  • Crie um plano de marketing;
  • Segmente seu público;
  • Invista em impulsionamento e co-marketing;

As campanhas que são bem elaboradas têm resultados satisfatórios e de longo prazo. Então, procure segmentar o seu público-alvo ao investir em mídia paga, por exemplo, e faça parcerias estratégicas por meio de co-marketing (guestpost, ebooks e outros materiais).

Adote a solução de um CRM

CRM ou Customer Relationship Management trata-se de um software que gerencia o relacionamento com o cliente.

Um bom CRM une tecnologia e metodologia para que se obtenha ótimos resultados nas suas vendas. E, para isso, sua equipe comercial tem que saber utilizar a solução e aplicar as técnicas em seu processo comercial.

O CRM centraliza e gerencia as informações do cliente, sejam elas de marketing ou de vendas, além de proporcionar uma maior agilidade em tarefas operacionais. Assim, a produtividade do seu time de pré e pós-venda aumenta consideravelmente.

Conheça as principais vantagens ao implementar um CRM:

  • Aumento na produtividade;
  • Aumento do ticket médio;
  • Aumento de assertividade;
  • Diminuição do tempo de venda;
  • Melhor relacionamento com o cliente;
  • Otimização de recursos;
  • Integração de informações;
  • Facilidade de tomadas de decisão.

É preciso de uma série de estratégias para fazer com que o seu lead se transforme em cliente e, melhor ainda, em evangelizador da sua marca.

Quando você consegue chegar a esse ponto, as chances de alavancar as suas vendas são bem grandes, já que você já possui um conhecimento profundo sobre o usuário.

Aposte na automação de todo o seu processo

Por fim, não dá para ignorar que o mundo está se remodelando para novos modelos de negócios, o tempo todo.

E isso indica que sua empresa, independente do porte, precisa se preparar. O preparo passa por ter pessoas cada vez mais estratégicas de ponta a ponta em sua operação.

Uma forma para alcançar isso é capacitando sua equipe e apostando na automação das operações burocráticas.

Como a emissão da nota fiscal. Se você quer vender mais, significa que mais notas você precisará gerar.

Mais notas para emitir significa mais tempo para uma equipe se preocupar com isso, enquanto poderiam extrair informações importantes para o seu negócio.

Se você é uma pequena empresa então, muito possivelmente isso será tarefa sua.

Não se você contar com a eNotas para agilizar todo o processo de emissão de nota fiscal de sua empresa!

Como? Conheça a eNotas!

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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