Melhores estratégias de branding para construir uma marca forte

Atualizado há mais de 1 semana

Alguns termos são essenciais no marketing e um deles é o branding. Esse é um conceito que define um conjunto de ações que identificam uma marca.

Mas não se engane achando que se trata de identidade visual. Branding parte desde elementos que criam conexões com um usuário e que permitem que uma marca seja lembrada.

Trata-se de um conceito bem amplo e que todo empreendedor precisa conhecer, mesmo que minimamente.

O que é branding?

O branding pode ser definido como um conjunto de ações que permitem que uma pessoa identifique uma marca.

Essas ações passam por todas as percepções sensoriais, desde as visuais como as imagéticas, podendo ter atribuições sonoras ou mesmo subjetivas de cada pessoa.

Philip Kotler, um dos nomes mais importantes do marketing mundial, define branding como, “(…) meio de distinguir os produtos de um fabricante de outro.”

Essa é uma maneira simples, mas objetiva de entender o que é branding. Já o escritor Seth Godin explana mais:

“Uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço ao invés de outro.”

Com essa definição, Godin explora um pouco mais sobre como o branding ajuda na elaboração da marca, seja por definir uma identidade conceitual de uma empresa ou por criar percepções sensoriais sobre um nome do mercado.

O branding faz isso por meio de:

  • Logotipo;

  • Tipografias;

  • Escalas de cores;

  • Tom de voz;

  • Discurso;

  • Valor, missão e visão;

  • Identidade sonora;

  • Aromas…

Todos esses elementos ajudam a identificar uma marca e criar uma conexão com os usuários quando instigados por eles.

Melhores estratégias de branding

Bom, a melhor maneira de entender branding é conhecendo algumas estratégias para por em prática.

Confira algumas estratégias para poder criar um bom branding em sua empresa.

Crie um propósito

Pode-se definir o propósito como aquilo que faz sua empresa existir. Para que você quer vender para sua clientela?

Obviamente, ter lucro não é exatamente a resposta que as pessoas que queiram comprar com você gostariam de ouvir.

Pense em um objetivo para o qual você cria a empresa, mas que impacte a vida das pessoas. O mercado estrutura o propósito em 3 pilares:

  • Missão: é a definição do que e como a sua empresa faz;

  • Visão: é uma ideia do que a empresa deseja ser, para inspirar, no futuro. Ela é um norte das metas que você terá de alcançar;

  • Valores: são princípios que sua empresa prega, interna e externamente.

Tenha um público-alvo

Obviamente, você gostaria de vender para alguém. Mas, quem? A definição do público-alvo passa por conhecer todas as características dele, sobretudo os hábitos de consumo.

Saber para quem quer vender significa saber quais as demandas que sua empresa precisa atender e o branding deve ser mais assertivo.

Nesse caso, conhecer essas informações ajudarão a criar um branding que se aproxima do seu público e o ajude a se identificar com sua marca.

Tenha um nome relacionado ao seu produto e ao seu público

Pensando na identificação com o público, o nome da sua empresa precisa ser claro e objetivo. Até porque, possivelmente, ela será o primeiro contato que uma pessoa terá com seu negócio.

Faça estudos, analise se ela traduz seu propósito de maneira contundente e se é um nome que não seja estranho ao mercado.

Não esqueça de verificar se o nome tem alguma proteção de marca ou de propriedade intelectual. 

Elabore uma identidade visual

A identidade visual é normalmente o aspecto que as pessoas mais associam ao branding. Até porque ela tem muito impacto. É como se fosse o “rosto” da empresa.

Além de uma marca fácil de ser lembrada, outros aspectos precisam ser previstos em um manual muito bem construído com elementos que derivam da marca e de seu conceito.

Logo, cores, tipografia, símbolos… tudo isso ajuda a transmitir a ideal na qual quer passar ao seu público. Sempre para traduzir o seu propósito e alinhada ao hábito do público.

Confira: Manual de marca: como fazer e exemplos 

Formate um tom de voz

Se a identidade visual é o rosto da sua empresa, o tom de voz pode ser traduzido como o “sotaque”.

Nos discursos, textuais ou não, publicações de redes sociais, nos conteúdos de blog, na maneira de vender… o tom de voz está sempre presente e é a maneira de que o seu público identifica a sua marca.

Assim como a identidade visual, ela precisa traduzir seu propósito, mas também o jeito de ser da empresa.

Uma falta de tom de voz, bem como de identidade visual, pode deixar seu público confuso com a desconexão dos textos que fizer a ele.

Como aplicar branding em um negócio digital

Tudo isso parece muito para um negócio digital? Pois saiba que não é que você precisa se atentar a branding também atuando apenas na internet.

Confira como você pode fazer isso agora mesmo.

Tenha redes sociais

As redes sociais devem ser ativações constantes de sua marca. É por elas que você interage com seu público e terá um termômetro se seu branding atinge, de fato, as pessoas que quer.

Lembre-se de que suas redes sociais precisam ter coerência entre elas e os conteúdos que cada uma pública.

Além disso, precisa ser consistente com seus valores, seu propósito, com seu tom de voz e obviamente sua identidade visual.

Pratique o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma maneira de pulverizar os materiais que sua empresa oferece ao público.

Redes sociais, blogposts, vídeos, podcasts, materiais gratuitos… todos eles são ferramentas do marketing de conteúdo e você não pode ignorá-los em sua estratégia de construção de branding digital.

É por meio deles que você constrói a identidade e o reconhecimento que quer junto ao público. Lembre-se sempre que no marketing de conteúdo, é fundamental respeitar o tom de voz e a identidade visual para manter consistência em suas publicações.

Não deixe de conferir: Brand marketing: o que é e como gerar mais receita com ele? 

Faça uma gestão de marca

A gestão de marca é colocada como uma tradução de branding por muita gente. Mas, nesse caso, objetive em estratégias que possam fazer com que sua marca seja bem trabalhada. Interna e externamente.

Faça uma avaliação de como sua marca é colocada ao público, reforce os valores internamente e sempre capacite seus funcionários para seguirem as orientações de tom de voz e identidade visual.

Importante que um brandbook ajuda a reforçar tanto o propósito quanto essas questões de identidade que você quer seguir.

Seja consistente

Por fim, você precisa ser consistente em seu propósito e na construção de sua marca. Preserve sua marca em todos os momentos.

Se precisar, revise processos para entender como o seu branding possa ser respeitado não só na hora de se comunicar, mas também quando for vender, para não haver contradições e o público se espantar.

Lembre-se de que um branding bem construído pode dar mais confiança para o público fechar uma compra e se tornar um porta-voz de sua marca.

Aliás, para vender, branding é importante também no inside sales. Confira no link como essa estratégia é fundamental para seus negócios. 

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

    1. Olá Sandro! Agradecemos muito o seu feedback!
      É muito bom saber que estamos no caminho certo! Você disse tudo, o sucesso é mérito de muito esforço e trabalho duro somado à disciplina!🙂

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