Como fazer a primeira venda como afiliado: melhores dicas

Atualizado há mais de 1 semana

Saber como fazer sua primeira venda como afiliado é uma estratégia fundamental àqueles que desejam ganhar dinheiro em uma das formas mais rentáveis da internet.

Escolher seu público-alvo, ter conteúdos relevantes e ter um bom entendimento de marketing são formas de se colher frutos nesse mercado.

Mas, todo começo é mesmo desafiador, por isso, tenha um pequeno guia para saber como fazer sua primeira venda como afiliado.

O que é afiliado?

Afiliado é um tipo de serviço que vende produtos de terceiros em seus canais de divulgação, ganhando uma parte da venda feita com seus links personalizados.

Essas pessoas estão em programas de afiliado de sites como a Hotmart, em que empreendedores disponibilizam seus produtos e os afiliados podem se associar a eles para divulgação.

As vendas são realizadas pelos canais dos afiliados, normalmente um influencer ou alguma pessoa com algum tipo de especialidade na internet, que tem alcance em um público cativo.

Para identificar as vendas do afiliado, são disponibilizados links personalizados, divulgados para o público. Feita a compra, esse link ajuda a distribuir as comissões da venda entre produtor, coprodutor (quando tem) e o afiliado.

O afiliado tem liberdade para divulgar como quiser o link do produto: blog, mídia paga, posts em rede social e Canal do Youtube são alguns exemplos.

O produtor pode decidir se determinado afiliado pode divulgar seu produto. Assim, ele pode decidir se a pessoa tem o perfil ideal e se o público-alvo é o mesmo que ele pensou para seu trabalho.  

Como se tornar afiliado?

Para ser um afiliado, a pessoa precisa estar cadastrada em um site com programas de afiliados, como a Hotmart.

O cadastro pode variar de acordo com cada uma dessas plataformas. Na Hotmart, basta um email que você faz o processo de forma gratuita.

É importante que a pessoa tenha algum canal com audiência para que faça sentido a divulgação.

Redes sociais, blogs, canais de Youtube são bons exemplos. Não é um critério, mas se tiver um público engajado e familiaridade com essas mídias, já é um ótimo começo para ser um afiliado.

Ao se tornar um afiliado, a pessoa terá acesso a inúmeros produtos de vários nichos diferentes. Será a hora de escolher o que fizer mais sentido a ela para começar a usar sua estratégia de venda.

Confira mais: Mercado de afiliados: um guia completo para iniciantes 

Como fazer a primeira venda como afiliado: melhores estratégias

Fazer a primeira venda como afiliado pode ser desafiador, mas existem estratégias que ajudam a facilitar esse processo.

Confira uma lista de estratégias para fazer a primeira venda como afiliado.

Determine bem o nicho de mercado que deseja atuar

A pessoa que deseja ser afiliada precisa explorar áreas que a entusiasmam e nas quais tem conhecimento. Identificar esse nicho facilita a escolha dos produtos para divulgar.

Esse mapeamento ajuda a entender a demanda por produtos relacionados ao seu nicho e identificar se há um público-alvo engajado e disposto a comprar. Normalmente, quando a pessoa já tem uma audiência, esse processo é mais fácil.

Analisar o nicho é também avaliar a concorrência. É preciso saber o nível de competitividade, identificando se há uma concorrência equilibrada com oportunidades ou se o mercado já está saturado -  isso pode dificultar o trabalho, por exemplo.

Encontre produtos alinhados com o público e o nicho

Plataformas de afiliados, como a Hotmart, dão a oportunidade de encontrar produtos diversos e o nicho é um crivo importante para escolher qual delas é a melhor para a divulgação nos canais da pessoa.

É necessário avaliar a qualidade do produto, reputação do produtor, taxas de comissão, depoimentos de clientes, dentre outras informações que podem impactar a estratégia de venda.

O afiliado precisa promover apenas produtos que acredita, que tenha fit com sua audiência. Um bom exercício para identificar isso é saber se ele usaria aquela mercadoria, se realmente indicaria para seus seguidores e ao seu público.

Tenha uma boa presença na internet

Não é um critério, mas é importantíssimo ter uma presença online para ser afiliado. Isso ajuda para fazer a primeira venda como afiliado.

O espaço online servirá para compartilhar conteúdo relevante para o nicho e atrair o público-alvo.

Por isso, é fundamental ser ativo nas redes sociais, ter um blog… interagir com público nessas plataformas e outras que sejam relevantes para o nicho ajudam nessa presença online.

Crie conteúdo interessantes e de qualidade

Estar presente na internet não basta: é preciso ser relevante e ter um conteúdo que atraia o público.

Aplicando essa ideia ao produto escolhido, o afiliado deve apresentá-lo em detalhes, com destaque em seus benefícios, recursos e como podem solucionar problemas do seu público.

Quando possível, fazer comparações entre produtos similares pode mostrar na prática como o escolhido ajuda o público a tomar a melhor decisão de compra.

Estudos de caso também são bem-vindos: mostrar como outras pessoas usaram o produto com e alcançaram resultados positivos, com depoimentos e, se tiver, dados alcançados com a utilização dele.

Atenção: é fundamental ser transparente com o público sobre a relação com os produtos que você promove. Nos casos de influencer, usar a #publi é uma maneira honesta de manter essa clareza.

As recomendações precisam ser de experiência real com o produto, sem promessas exageradas ou inverídicas.

É fundamental construir uma confiança sendo autêntico e com um relacionamento genuíno com o público.

Promova os links de maneira estratégica

Com presença consolidada na internet, a pessoa pode começar a distribuir o produto entre seus canais para fazer sua primeira venda como afiliado.

Para isso, é necessário inserir links em blog e site de forma natural nos conteúdos, sempre direcionando para produtos relevantes ao contexto.

Nas redes sociais, promover conteúdos de qualidade com valor e contexto dentro da realidade da página – ou seja, com formatos em que o público esteja acostumado a ver no perfil.

Explorar as inúmeras possibilidades da internet é uma ótima forma de fazer a primeira venda como afiliado. Por isso, para além das redes sociais, o email marketing pode ser uma boa forma de divulgação, com envio de newsletters para quem se cadastrar, por exemplo.

Tenha paciência e persistência

Ainda que seja uma forma de muito sucesso, ser afiliado exige esforço. Por isso, não pode haver desânimo com a demora de resultados.

É preciso ter consistência e continuar criando conteúdo de qualidade, promovendo produtos e construindo relacionamentos com o público.

Caso a primeira venda não venha, é preciso refletir sobre a escolha do produto, os canais usados e até mesmo a forma de abordagem com o público.

Muitas vezes, o público dá sinais de recepção do produto nos canais e é importante entender isso para saber recalcular as estratégias.

Por isso, é preciso aprender com os erros e não desistir em cada um deles. Afinal, errar é necessário para saber como alcançar o sucesso.

Se você quer aprender como fazer sua primeira venda como afiliado, temos o material perfeito! Com nosso guia, você vai tirar seu projeto do papel e decolar suas vendas:

Mercado de afiliados: um guia completo para iniciantes

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.